Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Se tornar um batera: benefícios de praticar um instrumento musical

De Joseane, publicado dia 15/12/2018 Blog > Música > Bateria > Tocar bateria ajuda no desenvolvimento da criança

Você conhece a importância da múcica para as crianças?

Praticar um instrumento musical ainda é uma atividade pouco difundida entre as crianças brasileiras. Uma pena já que essa prática traz uma variedade de benefícios para o desenvolvimento da criança.

Muitos estudos conseguiram provar que a música e a prática de um instrumento musical possui várias vantagens!

Tocar violão, tocar flauta, clarineta, tocar piano, violino, tocar bateria além de ser muito legal, deixa a criança mais feliz, motivada, animada, focada…

O cérebro de uma criança estando ainda em formação, a prática de um instrumento musical como a bateria influencia o bom desenvolvimento da capacidade cognitiva.

Claro que, uma criança pequena tocando bateria pode ser um estrago sonoro dos grandes, mas nada que uns protetores de ouvido não possam resolver.

O mais importante é que a criança, através da diversão, se desenvolva bem e com saúde.

É verdade que a bateria faz um “barulhão”, mas nesse artigo você vai descobrir oito benefícios que a prática desse instrumento de percussão trará para a criança que o pratica.

Tocar bateria ajuda a melhorar a coordenação motora da criança

Para tocar iniciar na bateria, bater na caixa com a mão esquerda, acertar os pratos com a mão direita e bater no bumbo com o pé, é preciso ter coordenação motora. Para uma criança pequena, praticar bateria acústica ou bateria eletrônica é um excelente exercício psicomotor.

Criança mais inteligente praticando música Tocar bateria melhora o desempenho da criança na escola

É necessário manter um ritmo regular no chimbal batendo com uma das mãos, enquanto a outra mão marca os sons agudos na caixa. Para tocar bateria todos os membros do corpo devem trabalhar em sintonia. As mãos e os pés são utilizados ao mesmo tempo. Enquanto uma bate na caixa, a outra bate nos pratos, os pés comandam os sons do bumbo e o cérebro deve está em plena atividade para coordenar todos esses moviemntos.

Tocar bateria ativa ambos os lados do cérebro e pode ajudar a mente a alcançar a coordenação hemisférica, estado onde as ondas cerebrais são ativadas e sincronizadas. Essa coordenação pode levar a modos integrativos de consciência, que podem incluir uma maior percepção ou criatividade.

Tocar bateria não é vão! Despertar a veia artística da criança por si só já é um ganho, mas os benefícios de tocar um instrumento musical vai ainda mais além…

Descubra aqui a idade ideal para começar a tocar bateria…

Tocar a bateria como forma de expressar emoções

A música é um excelente vetor de emoções. Seja treinando a bateria, compondo uma música ou tocando, é possível expressar as emoções positivas ou negativas.

Ao expressá-las com a ajuda de um instrumento, você se sente liberado de certas tensões e se sente mais capaz de se expressar física e emocionalmente. Durante a prática da bateria a criança se entrega emocionalmente, a música tem esse poder.

Tocar bateria quando criança Música e emoções caminham juntas!

Estudar bateria nos mostra que somos capazes de fazer coisas que nunca imaginamos serem possíveis.

Vencer os desafios propostos pelos exercícios e treinos ajuda a criança a desenvolver uma maior confiança e, assim, ela vai aprender a lidar com situações complicadas do dia a dia, estando mais aptos a lidar com os problemas.

Estudar bateria, situações de apresentações, shows, audições e palco colaboram para um melhor desenvolvimento de autocontrole e ajuda a criança a lidar com momentos de pressão.

Ou seja, tocar bateria contribui para que a criança tenha uma vida mais plena, calma e benéfica.

Veja aqui como montar uma bateria para criança.

Tocar bateria melhora a saúde mental e física da criança

O neurologista e diretor-executivo do Mind-Body Wellness Center em Meadvilleliderou, Dr. Barry Bittman, liderou uma pesquisa conduzida pela divisão de música e terapia de Ritmos de Saúde da Remo Inc., a fabricante de peles de bateria.

A pesquisa de Bittman demonstrou que tocar bateria tem vários benefícios, dentre os quais:

  • Sistema aeróbico e cardiovascular melhorado;
  • Sistema imunológico fortalecido;
  • Melhor humor e redução do estresse;
  • Redução da ansiedade, depressão e sentimentos de solidão.

Além dos benefícios mentais relatados, a pesquisa de Bittman mostrou que nos testes aeróbicos os bateristas queimaram um número substancial de calorias – média de 270,4 calorias em meia hora.

Pois bem, a obesidade sendo uma das principais doenças que afligem as crianças, vale considerar a prática de um instrumento musical que ajuda a lidar com o problema.

Contrate um professor de música para ensinar o seu filho a tocar bateria

Tocar bateria acalma e melhora a concentração

Criança agitada não consegue se concentrar nos estudos e tem a tendência a ter problemas no percurso escolar.

Aprender bateria em casa A música relaxa, tranquiliza e faz feliz!

Você ficaria surpreso ao descobrir os benefícios da bateria em crianças superativas ou muito levadas.

Sendo a bateria um instrumento de percussão, a reação de algumas famílias pode ser :  “oh não, eu não vou colocar meu filho na bateria, vai ficar ainda mais agitado”.

Acredite, ao contrário do que se pensa, uma criança que toca bateria vai ficar mais calma!

Para tocar bateria, é necessário uma coordenação especial. Pois, durante a execução, uma mão é usada para um padrão e a outra para o ritmo.
Pouco a pouco, seu filho irá melhorar a concentração e a atenção. Por sua vez, isso reflete nas suas habilidades de leitura e escrita.

Tocar bateria permite canalizar a energia, o que significa menos nervosismo e ansiedade

Mais calma e com um humor mais agradável! Depois de começar a aprender bateria, a criança não terá mais acessos de raiva ou pelo menos não com a mesma frequência. Bater nos instrumentos motivará a criança a usar sua energia de forma canalizada.

Finalmente, a prática da bateria ensina a criança a administrar melhor suas emoções e especialmente seu estresse durante apresentações públicas. O baterista estará lá para ajudar a criança a superar seus medos e dar o melhor de si para adquirir o prazer de compartilhar sua música!

Criança que toca bateria vai melhor na escola

Tocar bateria potencializa o aprendizado de maneira diferente em várias faixas etárias em diversas áreas de conhecimento, como por exemplo, matemática, artes, ciência e história, geografia, línguas. É claro que a idade e o grau de conhecimento dos alunos precisam ser considerados ao determinar a relevância desse estudo para cada um.

De maneira direta, identificamos que o estudo de bateria auxilia no aprendizado de questões matemáticas. Por exemplo, crianças pequenas podem aprender a contar utilizando a contagem básica e a contagem dos ciclos de tempo (1, 2, 3, 4,  –  1, 2, 3, 4) e para crianças um pouco maiores e adolescentes o instrumento pode ajudar a entender sobre frações, divisões, subdivisões e intervalos.

E claro, como já dito, tocar bateria induz o cérebro a trabalhar mais e melhor. O cérebro mais exercitado certamente vai apresentar melhor capacidade de memorização, mais facilidade para reter conhecimento e informação.

Criança retraída, excessivamente tímida?

Tocar bateria ajuda a criança a se conectar consigo e com os outros. Seja em aulas, ensaios com os coleguinhas da aula de música,na relação com o professor particular de bateria, a criança sempre estará se relacionando com pessoas.

Aula de bateria em grupo Tocar um instrumento musical ajuda no processo de socialização

Também, como Baterista, a criança passará a desenvolver uma forma de comunicação baseada em outros fatores, como o som por exemplo e não somente com as palavras…

As crianças muito tímidas ao realizar uma atividade em grupo, geralmente costumam se integrar bem. Claro que leva um tempo mas o grupo acaba envolvendo a criança. O fato de tocar um instrumento musical pode ser um bom motivo para o seu filho socializar mais e melhor com outras crianças.

Tocar bateria deixa a criança mais feliz

Tocar bateria é divertido!

Que criança não ficaria feliz tocando bateria? Se trata de um instrumento muito legal, diversificado, com uma variedade de componentes que emitem um som daqueles. Crianças são geralmente muito curiosas, muito traquinas e uma bateria é o instrumento ideal para captar a atenção de uma criança.

Seja uma bateria acústica ou uma bateria elétrica, a criançada adora os diferentes sons que a bateria emite. Usar as baquetas para bater em cada um dos diferentes componentes da bateria infantil pode ser muito tentador para as crianças.

Se divertindo, a criança aprenderá a controlar os seus movimentos, ganhando em coordenação, concentração e foco.

Mais criatividade para os pequenos bateras

É também provado que as crianças que praticam um instrumento musical desenvolvem um maior capacidade para criar. Tocar bateria deixa a criança mais criativa, também pudera, já que o cérebro funciona a todo favor durante um treino de bateria.

Sendo criativo a criança terá mais possibilidades e oportunidades futura já que consegue lidar e resolver situações da rotina com mais facilidade.

Na vida ser criativo é necessário e, a aula de bateria, é um excelente suporte para as crianças desenvolverem um auto poder de criatividade. As crianças aprendem a ser criativas na aula de bateria enquanto descobrem diferentes maneiras de bater nos diferentes componentes da bateria, ou enquanto criam os seus próprios ritmos musicais.

Viu quantos benefícios uma aula de bateria pode trazer para a sua criança?

Procure um professor de bateria ainda hoje!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar