Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A arte de bater: como ser um batera autodidata!

De Joseane, publicado dia 30/12/2018 Blog > Música > Bateria > Aprenda a tocar bateria sozinho

Sou um aventureiro. Eu gosto da invenção, eu gosto da descoberta. – Karlheinz Stockhausen.

Não é raro ouvir que essa ou aquela pessoa aprendeu a tocar um instrumento musical sozinha.

Dentre os instrumentos musicais ditos mais fáceis de aprender sozinho estão o ukulele, a guitarra, o cavaquinho, a flauta doce, o teclado, o bongô

A bateria certamente não está presente na lista dos instrumentos musicais mais fáceis de aprender em modo autodidata. Isso se deve ao fato de que a bateria é um instrumento que requer muita técnica para ser ritmizado. Caso contrário, o que vai sair é um grande barulho sem nenhuma musicalidade.

Mas, não se desmotive pensando que será impossível aprender a tocar bateria sozinho. Na verdade, alguns bateristas famosos relatam que tiveram essa experiência antes de se tornarem profissionais da bateria.

É claro que se você tem a possibilidade de pagar um professor particular de bateria, ou se você tem tempo de frequentar uma escola de bateria, um conservatório do música para aprender bateria, você vai aprender muito mais rápido a técnica de bater.

Porém, se você não possui esses meios ou se, simplesmente, você quer aprender a tocar bateria sozinho pelo prazer pessoal, se jogue!

Toda atividade que é feita com garra e determinação leva ao sucesso!

Para te ajudar nessa empreitada, o Superprof escreveu esse artigo que visa facilitar o seu aprendizado de bateria. E não deixe de conferir nossas dicas para aprender a tocar bateria!

O que saber sobre a bateria, antes de se lançar no aprendizado solo?

No começo dos anos 1900, bandas e orquestras tinham de dois a três percussionistas cada. Um tocava o bombo, outro tocava a caixa e o outro tocava os blocos de madeira que fazia os efeitos sonoros. O desenvolvimento do pedal possibilitou que uma mesma pessoa executasse todas estas funções.

A bateria tal qual a conhecemos é geralmente usada nos estilos musicais jazz, hip-hop, rock, pop entre outros, e tem sido componente essencial da música contemporânea desde a década de 1920 até ao surgimento da percussão eletrônica, quando se deu o aparecimento das primeiras baterias eletrônicas.

Como aprender a tocar bateria sozinho A bateria evoluiu com o passar dos anos até se transformar no instrumento tal qual conhecemos atualmente…

Veja como funciona uma bateria (com imagens)!

Caixa

Pode ser de madeira ou metal, com pele de acrílico dos dois lados. Seu formato achatado garante um som seco e marcante.

Chimbal

Também conhecido como prato de choque. São dois pratos presos em uma haste, geralmente posicionada à esquerda do baterista. Pode ser tocado tanto com as baquetas quanto com o pedal. Assim como o prato de condução, produz a base da batucada

Para um som mais ressonante, é só posicionar os pratos do chimbal mais distantes um do outro!

Bumbo

É o maior tambor do kit, o que produz o som mais grave do conjunto. É o único tambor posicionado diretamente no chão e na posição vertical. É tocado exclusivamente com o pedal – normalmente acionado com o pé direito

Para socar o bumbo com mais força, o pedal deve ser pisado apenas com a ponta do pé, deixando o calcanhar suspenso

Confira curso de bateria no Superprof!

Tom-tom

As baterias costumam ter dois, um de som médio e um mais grave. Segundo os bateristas, os tom-tons dão o “charme” do batuque, graças ao som intermediário entre o grave e o agudo

O volume e a ressonância crescem de acordo com a profundidade do tambor. Ou seja, tambores mais fundos, também são mais potentes

Pratos

Existem dois tipos de pratos: de condução e de ataque. Os primeiros costumam ficar à direita do baterista e ditam o ritmo da música. Já os de ataque ficam à esquerda e produzem um som mais explosivo

Os melhores pratos do mundo são os da Turquia, com destaque para os da marca Zildjian

Baquetas

Todas as baquetas são de madeira, mas o material da sua ponta pode variar: madeira (para um som aveludado), náilon (realça os tons agudos), feltro (som suave), ou vassourinhas (timbre mais suave)

A baqueta deve ter o mesmo tamanho do seu antebraço (parte do braço que vai do cotovelo ao punho)

Surdo

Seu som só não é tão grave quanto o do bumbo. É usado para marcar o tempo e o ritmo da batucada.

Os tambores de madeiras mais porosas, como mogno ou cedro, produzem um som mais aveludado. Para um som mais vivo, prefira madeiras mais compactas, como pinho ou maple.

Uma complexidade de instrumentos que deve ser dominada por uma única pessoa…você! Que tal fazer aula de bateria em escola de música?

Como definir se a bateria é realmente para você?

Como você viu a bateria é um instrumento bem complicadinho. Se, após ter lido o parágrafo anterior, você ainda quer muito aprender a tocar bateria sozinho, então esse instrumento é para você!

Aprender a arte de bater Você vai se orgulhar de si mesmo quando tocar seu primeiro hits na bateria…

A motivação é o motor que te ajudará a aprender a tocar bateria sem tantas dificuldades. Se você alimenta o desejo de aprender a bater e tem se inspirado em seus bateristas favoritos para conseguir chegar lá, basta treinar e manter o foco: você vai conseguir tocar bateria sozinho sim!

Para te motivar ainda mais, veja aqui essa lista de benefícios que o aprendizado desse instrumento musical vai te proporcionar:

  • alivia o estresse e estimula o sistema imunológico
  • melhora a criatividade e facilita o aprendizado de outros domínios
  • contribui para desenvolvimento do cérebro
  • melhora a autoconfiança
  • potencializa as sua habilidades de comunicação
  • melhora a sua capacidade de relacionar com outras pessoas
  • traz alegria e bem estar!

Com todos esses benefícios, fica muito mais fácil encontrar a motivação necessária para começar a praticar bateria, não é?

Pois saiba que além desses benefícios, a prática de um instrumento musical traz muitas outras vantagens para a sua saúde física e emocional. Do momento que você começar a aprender bateria, o ser círculo de amizades e relacionamentos vai aumentar, influenciado pela melhoria visível na sua auto-estima!

Se, com o passar do tempo, você quiser se tornar um especialista da bateria, você poderá fazer uma formação de baterista no Conservatório de música mais perto de você.

Dicas para aprender a tocar bateria

Você deve estar se perguntando como é que você vai aprender a tocar bateria sozinho. Por onde começar?

Como se organizar para aprender a tocar bateria?

Como se tornar um bom baterista Motivação, foco e disciplina para aprender a tocar bateria…

Para começar, seria mais viável que você possua a sua própria bateria. Embora já existam aplicativos que te ensinam a tocar bateria sem que você sequer tenha uma bateria (pasmem, mas existe!)

A nossa dica é que você possua a sua bateria física. Dê uma olhada nos sites de venda de instrumentos musicais usados e compre a sua bateria de segunda mão, se você quer dar aquela economizada básica.

Com a sua bateria na sua frente, será muito mais fácil se motivar diariamente rumo ao seu objetivo de aprender a tocar bateria sozinho.

Tenha em mente essas dicas que podem facilitar o seu aprendizado de bateria:

  • Seja versátil, estude e toque o máximo de ritmos distintos que puder
  • Estude com metrônomo, pois assim terá a prova de que está evoluindo
  • Saiba ler e escrever partitura, isso te tornará um músico mais completo
  • Nunca pense que já estudou o suficiente, pois sempre existe algo para aprender
  • Tenha uma boa dinâmica ao tocar, sempre certifique de que está tocando em um volume agradável e que não está exagerando nas viradas
  • Aprenda teoria musical, pois entender fórmulas de compasso, andamentos, duração das notas… será bem útil.
  • Organize seus horários de estudo e o que irá estudar.
  • Seja criativo ao tocar, inove, se entregue, sinta o ritmo e se divirta.

Você também pode fazer aulas de bateria com professor particular!

Tocar bateria para o prazer próprio

A primeira pessoa que você deve agradar nessa vida é você mesmo.

Compreender essa frase vai te ajudar e muito quando do seu aprendizado solo da bateria.

Benefícios de tocar bateria Toque bateria e seja feliz…

Muitas vezes você não vai receber o incentivo e o elogio das pessoas â sua volta. É preciso estar preparado para isto e não se deixar levar nem se desmotivar pela não aprovação dos outros.

Acredite na sua capacidade. Acredite no seu estilo e no seu desejo de vencer.

Se você quer aprender a tocar bateria sozinho, você vai conseguir. Talvez não em um dia, em um mês ou mesmo em um ano. Mas você irá aprender….no seu próprio tempo.

Você está aprendendo bateria para o seu próprio prazer. Por que você gosta do som da bateria e se encanta com as batidas. Se, por sorte, ironia do destino ou perseverança você se tornar um baterista profissional, que ótimo!

Mas não se coloque muita pressão. A diversão desse vir primeiro, antes da preocupação com a carreira e com o retorno financeiro.

É verdade que este texto está parecendo trecho de livro de auto-ajuda. Mas, nós sabemos que esse medo de fracassar é real e que às vezes o fracasso vem do julgamento do outro e não do nosso próprio julgamento.

O Superprof e sua equipe, composta de professores de qualidade, incentiva os seus alunos a ser feliz. Aprender um ou vários instrumentos musicais para fazer a sua rotina mais animada e mais prazerosa!

Então, baquetas nas mãos, pés nos pedais e boa sorte com o seu aprendizado solo de bateria. Você vai conseguir! E não deixe de conferir as aulas de  bateria on line!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar