Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Existe um limite de idade para estudar a língua espanhola?

De Fernanda, publicado dia 21/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Sou velho demais para aprender espanhol?

Depois dos 20 anos de idade, muitas pessoas lamentam que não reservaram tempo suficiente para aprender um instrumento enquanto ainda eram jovens. Mas não temos essa sensação de arrependimento apenas com assuntos relacionados à música…

Com as línguas também sentimos isso! Mas você sabia que nunca é tarde demais para aprender um novo idioma e começar enfim a fazer castelhano?

É por isso que vamos agora responder à grande pergunta: “Será que sou velho demais para aprender espanhol? ”

O que defende a “hipótese do período crítico”

Existe um limite de idade ou um limite de tempo a partir do qual é mais difícil de aprender uma língua estrangeira como o espanhol? Pois bem, talvez você não saiba disso, mas esse debate é alvo de polêmica entre cientistas e linguistas há várias décadas!

E, neste contexto, parece inevitável mencionar a muito controversa “hipótese do período crítico”. Desenvolvido por Penfield e Roberts (1959) e mais tarde por Lenneberg (1967), este conceito defende que existe um período ideal de aprendizagem de línguas para o homem. Uma “janela de tempo” fora da qual a assimilação de uma segunda língua torna-se mais trabalhosa.

É mais difícil aprender espanhol como adulto? A ciência ainda não decifrou completamente esse fenômeno linguístico…

Também chamamos essa noção de “período sensível“.

Eric Lenneberg, por meio de experimentos diversos, sugere que esse período comece aos 2 anos de idade e termine com o fim da plasticidade neuronal (ou seja, no início da puberdade). Essas experiências foram realizadas em especial com crianças surdas, durante a aquisição de linguagem gestual.

Mais tarde em 1989 e depois em 1995, foram realizados estudos para tentar aprofundar esta hipótese do período crítico ou sensível. Foi então constatado que:

  • Após a puberdade, o aprendiz de espanhol não pode alcançar as habilidades de um “falante nativo”, do mesmo jeito que uma criança aprende um idioma (espanhol) em idade precoce.
  • Por outro lado, parece que o adulto faz progressos mais rápidos nos estágios iniciais da aprendizagem de línguas. Mas, em seguida, desacelera em relação à criança.

No entanto, é necessário deixar claro aos nossos leitores que a hipótese do período crítico é hoje ainda muito contestada e discutida. Acima de tudo, ainda não entendemos “como e por que” isso diminui.

Aprender espanhol: as vantagens do adulto em relação à criança

No geral, é consenso o fato de que as crianças têm mais facilidades para adquirir uma língua do que os adultos. Isso é cientificamente comprovado.

E, como todos sabem, ao passo que consideramos o cérebro da criança como uma esponja, muitas vezes não somos otimistas em relação às capacidades intelectuais dos adultos em idade avançada. Assim, temos injustamente a tendência de achar que é praticamente impossível que um adulto se torne perfeitamente bilíngue (já pensou sonhar em espanhol?). Certamente esse processo vai demorar e vai ser mais difícil. Mas não é impossível. Em nenhum caso!

Especialmente porque o adulto que quer aprender espanhol de um dia a outro tem certas vantagens em relação à criança. A primeira delas é a maturidade.

Por que a juventude representa o fim na aprendizagem de uma língua estrangeira? Seria a puberdade o começo do fim?

Após vários anos de estudo (quanto tempo para aprender espanhol?), ou mesmo com uma carreira profissional bastante avançada, são desenvolvidos mecanismos de raciocínio que facilitam a aprendizagem. O adulto adquire uma metodologia particular com o tempo, com recursos e meios lógicos para acelerar o processo de compreensão. Isso permite que ele faça progressos rápidos e encorajadores.

Além disso, há algo a mais que a idade e a experiência nos trazem: a concentração! Vamos dar como exemplo uma criança de 3 a 6 anos. Sabemos que ela só consegue se concentrar por, no máximo, de 10 a 20 minutos em 1h de aula. E, novamente, estamos falando de cerca de 20 minutos de práticas de exercícios e não de aulas expositivas, o que pode ser ainda pior.

Por outro lado, para um adulto, a concentração aumenta com o avanço da idade. Mas para isso o adulto precisa de um ingrediente essencial: a motivação! Sem ela, não existe conversa de 1 hora que consiga reter a atenção de um adolescente ou adulto por mais de 12 minutos.

A motivação é, portanto, a chave e as etapas dos seus estudos de espanhol em idade avançada. Mas, afinal de contas, a vontade de aprender uma língua estrangeira enquanto adulto nasce com o desejo de enriquecer os conhecimentos. Dessa maneira, podemos considerar que você está fazendo isso por você mesmo. Não é nenhuma obrigação; portanto, uma atitude espontânea e pessoal!!

Ao ficar motivado com seus estudos de língua espanhola, você será automaticamente pró-ativo durante as aulas ou a experiência que tiver no exterior, multiplicando ainda mais as possibilidades de progredir. Para você que sempre se perguntou “Quanto tempo vou levar para aprender a língua espanhola?”, nós respondemos: com motivação, com certeza o processo será bem mais rápido!

As semelhanças com o português ajudam muito na hora de estudar o espanhol em idade avançada

À luz desses dois primeiros pontos desenvolvidos acima, você certamente está ciente das vantagens que possui. E também das barreiras que existem relacionadas à idade. Mas se você pretende aprender espanhol, queremos tranquilizá-lo em relação a um ponto específico: há muitas semelhanças entre as línguas portuguesa e espanhola!

O português e o espanhol são chamados de “línguas latinas”, como você bem sabe. Isso significa que a evolução e a etimologia da maioria de suas palavras têm origem no latim. Dessa maneira, existem estruturas, sons e raízes de palavras em comum.

A partir daí, você já adivinhou: é muito mais simples para um adulto brasileiro em idade avançada aprender espanhol do que alemão ou holandês! É uma ótima notícia, não é? Só tenha cuidado para não cair na tentação do portunhol! Não basta adicionar um sotaque cantado e usar mais a sua língua para falar o idioma de Cervantes.

Por acaso você começou seus estudos realmente a partir do zero? Então, que fique claro: em breve você vai perceber todas as inúmeras semelhanças com sua língua materna. Isso é sinônimo de um começo bonito, fala sério!

Além disso, a partir de que idade uma criança pode começar a aprender o castelhano?

Quais métodos adotar para descobrir o espanhol em idade avançada!

Agora que já sabemos que não há idade para aprender espanhol – mesmo que sua assimilação seja um pouco mais difícil enquanto adulto -, vamos passar para a próxima etapa! Neste estágio vamos lhe dar algumas dicas para progredir rapidamente em espanhol e não perder muito tempo.

Aqui estão os métodos a serem aplicados …

Fazer aulas particulares de espanhol

Como as aulas privadas de espanhol podem ajudá-lo a progredir? Além disso, Seu professor de espanhol pode ser uma pessoa tão bacana!

É um pouco categórico mas, em nossa opinião, excelente para aprender depressa o espanhol: de nada vai adiantar retomar as aulas na universidade! Os cursos oferecidos em diversas instituições (Graduação em Letras com habilitação em Espanhol) são de muito boa qualidade, mas eles duram de 3 a 5 anos.

É um pouco demais, não?… Nosso conselho é, portanto, procurar diretamente por aulas individuais. Aprender cara a cara com um professor particular, diplomado e acostumado a este tipo de ensino permitirá que você faça progresso em alta velocidade!

Ao invés de ocupar uma carteira em meio a tantos estudantes e ser um nome anônimo numa multidão, opte por aulas particulares e instruções personalizadas. Seu aprendizado de espanhol será mais rápido. O professor terá a liberdade de se concentrar em suas dificuldades e pode lhe preparar um programa top de linha!

Está convencido pelas vantagens deste método?

A partir de quando uma criança pode iniciar a fazer aula de espanhol particular?

Descobrir a experiência de imersão total

Nós falamos com frequência deste assunto no Superprof.com.br. Na verdade, a imersão é muitas vezes a solução para todas as dificuldades linguísticas. Muitos jovens, ao longo dos estudos ou mesmo depois de os concluírem, decidem experimentar uma aventura na Europa ou em outro continente.

E especialmente para você que quer aprender espanhol em idade avançada: por que não tentar também uma experiência no exterior? Seja na Espanha ou em algum de nossos países vizinhos da América do Sul ou mesmo na América Central… São tantas opções!

A imersão em espanhol permitirá que você se torne bilíngue? Que tal admirar a beleza da Cordilheira dos Andes e praticar o seu castelhano?

Acima de tudo, do ponto de vista linguístico, a imersão é muitas vezes o melhor caminho para se aprender efetivamente. Ao optar por um ambiente 100% hispânico (moradia, trabalho, amigos, burocracia, turismo, trabalho…), você dá a oportunidade ao seu ouvido e ao seu cérebro de se acostumar com esse novo idioma rapidamente.

Se o seu objetivo é progredir depressa em espanhol e adquirir um nível muito bom em poucos meses … Então essa é A solução para você!

Fazer parte de grupos de conversação

Nem todos podem se dar ao luxo de viajar para o exterior do dia para a noite. Sim, estamos cientes disso.

Então, além das aulas particulares, dos cursos universitários, do curso de espanhol online ou dos cursos de idiomas em instituições privadas, o que sobra para você?

Nas grandes capitais do Brasil, as chamadas cidades “estudantis”, existem grupos de estudos de línguas ou intercâmbios de línguas. Essas grandes áreas metropolitanas hospedam estudantes de origem inglesa, alemã ou hispânica. Você pode encontrar associações e organizações locais que organizam encontros e eventos diversos. São encontros pontuais nos quais diferentes pessoas se reúnem com um fim específico: conversar em outra língua.

Outra boa dica: o site Meet Up, que é especializado no encontro amigável. Lá você pode encontrar grupos especializados de fala (conversação em espanhol, por exemplo). As pessoas cadastradas marcam encontros, piqueniques ou passeios em grupo ou em duplas, durante os quais você pode conversar exclusivamente em espanhol.

Um truque para começar a estudar espanhol de forma eficaz.

Assista a filmes e séries em versão original

Por fim, o último método para mergulhar de cabeça no espanhol, na frente da sua telinha de televisão, computador ou tablet: os filmes em versão original! Com a proliferação de séries e filmes em streaming nos últimos anos, a dica que fica é: coloque o áudio no idioma espanhol!

Isso só traz benefícios para você!

Você pode começar acrescentando legendas em espanhol ou em português para memorizar ou verificar as palavras não compreendidas. Treinamento de ouvido, pronúncia, compreensão oral, vocabulário e expressões idiomáticas: você vai praticar tudo isso e vai se divertir ao mesmo tempo. Aproveite agora e corra para o Netflix!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar