Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas de como estudar a língua dos árabes

De Camila, publicado dia 19/10/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Como aprender árabe?

Se lançar na aventura de aprender árabe é um belo projeto. Ainda mais se você for um estudante paciente e dedicado, já que esta é uma língua muito distante do português (ou seja, mais complicada de ser assimilada por nós, lusófonos!)

Mas se você está determinado e motivado, então o sucesso é certeiro!

E para os marinheiros de primeira viagem, fiquem ligados: a grande maioria dos cursos é de árabe moderno padrão, isto é, um árabe que é entendido em todos os lugares e em todos os países onde a língua é a oficial (em oposição ao dialeto árabe – ou árabe coloquial – que é específico para cada país).

Como sempre, Superprof apresenta um breve guia sobre as diferentes maneiras de se aprender o árabe padrão moderno, seja para crianças, jovens ou adultos.

Sites para aprender árabe

Superprof fez um breve seleção de alguns dos melhores sites para aqueles que desejam aprender árabe online.

Educação a distância: nova maneira de aprender árabe

A internet está cheia de sites e serviços para apoiar o aluno na aprendizagem de línguas estrangeiras.

A língua árabe, obviamente, não fica de fora, já que muitos cursos em árabe estão disponíveis na web.

A internet, felizmente, tem o poder de nos colocar facilmente em contato com o mundo, abrindo horizontes para novas culturas e favorecendo o compartilhamento com um enorme número de pessoas com este mesmo interesse.

Qualidades para aprender através da internet

  1. Os sites nem sempre fornecem o vocabulário básico correto;
  2. Nem sempre há explicações para aprofundar determinados pontos sobre gramática e conjugação árabe, dificultando a compreensão da construção gramatical de certas frases;
  3. O aluno está sozinho na frente da tela do computador, entregue a si mesmo.

Mas também pode ter alguns pontos negativos... Estudar árabe sozinho pela internet tem lá suas vantages!

Novas ferramentas promissoras

A maioria dos sites e plataformas de ensino para idiomas estrangeiros oferece ferramentas que permitem que todos se integrem e invistam no aprendizado desejado.

Aprender árabe literário online

Quando falamos em aprender árabe online, nos referimos, implicitamente, a cursos de árabe literário, ou seja, árabe moderno padrão.

Aqui está a seleção dos melhores endereços digitais para aprender árabe (padrão) online em seu próprio ritmo e nível.

  • Memrise,
  • Speak Language,
  • Al-Kunuz,
  • Busuu.com,
  • Polyglot Club.

Árabe para crianças

Superprof decidiu investigar alguns métodos existentes e reconhecidos para o ensino do idioma árabe como língua estrangeira durante a infância.

Ensinar as regras básicas do árabe

O cérebro de uma criança é como uma esponja e tal constatação possui sim uma explicação científica! Ficou curioso?

Por que aprender árabe desde cedo?

Uma criança de sete / oito anos está na fase da sua vida na qual assimila o maior número de conhecimento. Ela não tem medo de dizer bobagens e não tem medo de repetir coisas básicas. Esta é, ainda por cima, a idade com a qual apresentamos maior plasticidade neuronal.

Quanto mais cedo o aprendizado começar, mais fácil ele será, especialmente se a paciência do pupilo e a motivação para ele sempre comparecer às aulas foram estimuladas pelos pais.

O que os pais devem fazer se a família for bilíngue em português e árabe?

Primeiro, os pais devem dividir os papéis. O pai será, por exemplo, a figura representativa da língua árabe; a mãe, a da língua portuguesa (ou vice-versa).

Isso porque a criança, nos seus primeiros anos de vida, não distinguirá imediatamente entre as duas línguas, o que o fará aprender gradualmente e continuamente ambos os idiomas graças aos seus pais.

Regras básicas do árabe para crianças

Mesmo antes da criança aprender a ler português na escola, ela pode aprender árabe em casa.

Isso significa que os pais serão os responsáveis por ensinar-lhe o básico do árabe padrão, que, ao contrário do árabe coloquial, é compreendido por todos os países nos quais o idioma arábico é o oficial.

Por isso, é necessário começar com o básico: o alfabeto árabe. Em seguida, a leitura e a escrita podem ser introduzidas gradualmente no aprendizado.

A leitura noturna é uma ótima oportunidade para a revisão antes de dormir, pois a memorização acontecerá durante o sono, dando à criança a impressão de ter aprendido sem muito esforço.

O próximo passo é ensiná-lo a contar e depois escrever em árabe.

A melhor delas é quando elas aprendem o idioma dos árabes se divertindo! Existem várias maneiras de se ensinar a língua árabe para crianças.

Imersão de crianças em um ambiente de língua árabe

A língua árabe deve se tornar a língua oficial da casa da família para que a criança consiga um aprendizado eficaz desde a mais nova idade.

De fato, para que as crianças possam se tornar fluentes no idioma, é necessário importar a cultura árabe para dentro de casa, fazendo com que seja possível levar uma vida familiar imersa em um ambiente diretamente ligado e influenciado pela língua.

Aprender árabe se divertindo

Nada melhor para um aprendizado eficiente do que o fato de assimilar determinado assunto de maneira agradável e divertida. Se tal fórmula serve para adultos, para as crianças não poderia ser diferente. Risos e brincadeiras fazem qualquer um querer ir mais longe para continuar aprendendo à base de muita diversão.

Como aprender árabe sozinho?

Não fique de bobeira à espera de uma nova sessão de curso de árabe para dar o pontapé inicial no seu aprendizado: respire fundo e ataque sozinho a língua árabe!

É difícil aprender a língua árabe?

Aprender qualquer língua estrangeira exige 99% de transpiração e 1% de inspiração!

O mais importante é não duvidar do seu potencial e seguir firme no seu objetivo!

Nível de dificuldade de aprendizagem

Em teoria, seriam necessários dois anos de aprendizado intensivo para poder falar árabe. Isso inclui tanto as habilidades de fala quanto de escrita.

Noções básicas fáceis de integrar e lembrar

  • No árabe padrão moderno (a língua oficial que você aprende na escola), é extremamente fácil dizer os gêneros nominais. Todas as palavras femininas terminam com tet marbuta(ة);
  • Objetos diretos e indiretos são simples (basta adicionar um sufixo ao verbo);
  • As declinações dos adjetivos são super fáceis: basta adicionar tet marbuta no final.

Pode-se aprender a ler o Alcorão sozinho?

Para ler o Alcorão na versão original, o melhor é trabalhar na pronúncia oral: com uma transcrição fonética, será mais fácil assimilar o vocabulário apresentado.

Comece aprendendo um verso por dia; em um ano você terá retido mais de 300 versos do Alcorão!

4 dicas para aprender corretamente o árabe sozinho

  1. Aprenda primeiro o alfabeto árabe,
  2. Esqueça a gramática da língua portuguesa,
  3. Faça fichas de vocabulário,
  4. Saiba diferenciar o árabe padrão do árabe coloquial.

Aplicativos para aprender árabe

Como sempre gostamos de tornar a vida dos nossos leitores ainda mais fácil, selecionamos um aplicativo top que vai cumprir direitinho a função de guia durante esta exploração e descoberta do mundo arabófono!

Nemo Árabe

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o aplicativo Nemo é descrito como sendo “projetado para que você comece falando as palavras mais úteis em árabe imediatamente e com confiança.”

Como aprender o árabe do Alcorão?

Preparamos algumas dicas para tentar te ajudar a aprender o árabe do Alcorão, ou seja, o árabe corânico.

Aprenda primeiro a ler o árabe corânico

Para conseguir ler e entender o Alcorão, é preciso começar aprendendo a ler o alfabeto árabe. Ele é composto de 28 letras, e cada uma tem delas pode ser representada de quatro maneiras diferentes, de acordo com seu lugar na frase: isolada, inicial, mediana e final.

Com o árabe não sendo sua primeira língua, é aconselhável fazer cursos do idioma para melhorar suas habilidades na hora da leitura e da comunicação e expressão oral. Isso porque ela é extremamente diferente do português e de qualquer outras língua românica ou germânica, já que suas origens se encontram no aramaico.

Chegar a um bom nível de domínio do árabe padrão moderno é essencial antes de se passar para a etapa de ler o árabe clássico no qual o Alcorão foi escrito.

Vá para a mesquita para aulas de árabe corânico

Aprender a ler o árabe antigo não é brincadeira. Para tal, é preciso se estudar com especialistas da religião muçulmana, (em outras palavras, líderes religiosos).

O Brasil não possui uma forte comunidade muçulmana como as que existem em vários países da Europa. Sendo assim, se você deseja aprender o árabe corânico, mas não tem como passar uma temporada em nenhum país arabófono nem muçulmano, existe ainda a possibilidade de se dirigir a uma mesquita em qualquer outra cidade do mundo onde elas estejam presentes.

É preciso uma técnica específica para se recitar o árabe corânico. A mesquita é um bom local para aprender a ler e recitar o árabe corânico.

Aprenda o árabe corânico em uma escola especializada

Além dos cursos de árabe na mesquita, existem ainda opções de aulas sobre o Alcorão e o árabe corânico em institutos especializados.

Aprenda árabe corânico na internet

Como a cultura da língua árabe ainda não é muito forte nas nossas terras tupiniquins, saiba que é possível se munir de várias ferramentas presentes – e disponíveis – na internet para ir de encontro com o desejo de aprender a língua tal qual está presente no Alcorão.

Como aprender árabe rapidamente

Você está fascinado por esse idioma do Oriente Médio e agora quer saber como aprender a língua árabe o mais rápido possível? Então saiba um pouco mais de como alcançar o sucesso nessa empreitada!

Aprender o básico

Concentrar-se no objetivo de aprender o árabe padrão moderno já é uma missão de peso!

Compre um livro adequado

Não escolha qualquer livro para te acompanhar durante esta jornada: opte por uma edição recente e reconhecida no meio do ensino / aprendizado da língua árabe.

Conheça o vocabulário básico

Para aprender árabe rapidamente, é necessário aprender palavras básicas, palavras usadas todos os dias, pois são elas ajudarão na hora de se comunicar no dia-a-dia.

Aprenda o alfabeto árabe

Aprender o alfabeto árabe de cor é uma das bases para conseguir dominar esse idioma de forma rápida e eficiente.

Crie fichas com vocabulário

A melhor maneira de aprender uma língua estrangeira – especialmente o árabe, pois ela é considerada difícil para os lusófonos – é memorizando o vocabulário.

Para isso, uma maneira eficaz é escrever listas com vocabulário agrupados por temas em fichas.

Escreva a palavra em árabe na frente da ficha e a tradução, nas costas.

Expandir os conhecimentos

Para desenvolver suas habilidades durante a aprendizagem do árabe de maneira ainda mais rápida, é preciso prestar atenção a 4 pilares que são úteis em qualquer nível:

  • Fazer aulas de árabe,
  • Ler textos em árabe,
  • Treinar os ouvidos para o árabe,
  • Consultar o dicionário regularmente.

Manter as habilidades

Quanto mais o aprendiz estiver imerso na cultura árabe, melhor ele saberá aplicar corretamente o vocabulário dentro de determinados contextos.

É importante não apenas memorizar o vocabulário, ler e ouvir; praticar a expressão oral com outras pessoas que também falam árabe é essencial para o bom desenvolvimento das suas habilidades linguísticas como um todo.

Ir para um país em que se fala árabe

Você sonha em aprender o idioma árabe o mais rápido possível?

Nada melhor para atingir esse objetivo da maneira mais eficiente possível do que se dirigindo a um país arabófono. A imersão total na cultura árabe vai colocá-lo nas melhores condições para um progresso rápido, seja qual for o seu nível de domínio da língua.

Aprender árabe sem stress e se divertindo

Para aprender a língua oficial de 27 países, os lusófonos podem optar por participar de jogos educativos que permitem uma recapitulação constante do árabe enquanto se divertem.

Que tal aprender a ler e falar árabe brincando, mesmo se você já for grande?! Aprender árabe se divertindo é bem mais eficiente, tanto para crianças quanto para adultos!

Jogos de tabuleiro para aprender árabe

No Brasil, a língua árabe ainda é pouco explorada. Sendo assim é super difícil encontrar jogos para se aprender o idioma desenvolvidos com instruções em português. Em vários países da Europa, no entanto, tais brinquedos educativos podem ser facilmente encontrados, graças à grande comunidade arabófona existente por lá.

Sendo assim, Superprof.com.br pediu uma ajudinha básica aos nossos colegas franceses do Superprof.fr (sim, somos um comunidade de professores particulares internacional!!!), que nos deram algumas indicações de jogos de tabuleiro divertidos e super educativos, que podem ser jogados por todas as idades e níveis de aprendizado.

Para quem desejar adquirir qualquer um deles, vale a pena uma busca na internet por lojas online que entregam no exterior. Afinal de contas, hoje em dia podemos achar tudo online!

  • Jawab Speed,
  • Al-Huda 2,
  • Abjadiyya.

Sites educativos divertidos para aprender árabe

  • Aprender Árabe,
  • Fale Árabe,
  • Dicas da Diplomata Árabe.

Aplicativos para aprender árabe

  • Nemo Árabe,
  • Aprender Árabe,
  • Mondly.

E então, está esperando o que para colocar a mão na massa e começar logo a estudar a língua dos árabes?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar