Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Orientações para estudar a língua dos árabes

De Camila, publicado dia 19/10/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Como aprender o árabe do Alcorão?

O profeta Maomé teria dito que “se colocarmos o Alcorão em couro e jogá-lo no fogo, ele não queimará.”

Pode-se acreditar no significado literal desta citação ou não. No entanto, o que ela realmente ilustra é a ideia de que aprender a ler o Alcorão seria uma forma de preservar o corpo do fogo, ou seja, da destruição.

O árabe do Alcorão é o árabe clássico, também chamado de “corânico“, praticado nos textos sagrados e litúrgicos da cultura islâmica. Sendo assim, aprender a ler o Alcorão em árabe fornece acesso a toda a espiritualidade muçulmana.

Existem várias razões para se aprender o árabe do Alcorão, e elas não são exclusivamente de cunho religioso. Quer alguns exemplos? Aí vão eles:

  • Descobrir a língua e a cultura árabe,
  • Entender a civilização árabe através da sua história,
  • Inspirar-se a partir de uma cultura secular e extremamente rica,
  • Conhecer mais sobre o famoso o Alcorão Sagrado, também chamado de “Livro de Deus”,
  • Fortalecer sua religiosa,
  • Descobrir o a religião muçulmana, seus preceitos, crenças e dogmas.

Compreender e aprender a língua do Alcorão, praticada pela comunidade de fiéis muçulmanos em todo o mundo é, além de um exercício de aprendizado de um novo idioma, também uma excelente maneira de compreender melhor a concepção de toda uma sociedade guiada por seus ensinamentos.

Se você ficou interessado em se lançar neste desafio, então Superprof te dá uma mão amiga. Para tal, preparamos um mini-guia elaborado para tentar te ajudar a aprender o árabe do Alcorão, ou seja, o árabe corânico.

Descubra ainda um breve guia para aprender o árabe padrão moderno.

Aprenda primeiro a ler o árabe corânico

O árabe corânico é uma forma próxima ao antigo árabe clássico, o que existe na literatura litúrgica do Islã.

O seu objetivo é o de possibilitar a leitura e o entendimento do texto sagrado do Alcorão. Portanto, é necessário aprender o árabe literário para conseguir este livro tão importante para a cultura islâmica em geral e não apenas pelos árabes.

Isso porque os versos do Alcorão são aplicados pelos muçulmanos e 80% deles não são árabes. A religião muçulmana está presente entre os persas, indonésios, turcos, indianos, paquistaneses, bengaleses, chineses…

Para conseguir ler e entender o Alcorão, é preciso começar aprendendo a ler o alfabeto árabe. Ele é composto de 28 letras, e cada uma tem delas pode ser representada de quatro maneiras diferentes, de acordo com seu lugar na frase: isolada, inicial, mediana e final.

Com o árabe não sendo sua primeira língua, é aconselhável fazer cursos do idioma para melhorar suas habilidades na hora da leitura e da comunicação e expressão oral. Isso porque ela é extremamente diferente do português e de qualquer outras língua românica ou germânica, já que suas origens se encontram no aramaico.

Para ler o Alcorão é preciso conhecer o árabe corânico. O árabe corânico se aproxima muito to árabe clássico antigo.

Os pontos que podem ser intensamente trabalhados durante as aulas de árabe são:

  • Pronúncia (fonologia, vogais, o sistema consonantal gutural),
  • Escrita,
  • Leitura,
  • Fala,
  • Gramática (verbos, pronomes pessoais, pronomes possessivos, conjugações, ditongos),
  • Vocabulário.

Veja também os melhores sites para aprender árabe online.

Mas o que fazer para aprender o árabe padrão escrito com ainda mais eficiência?

  • Dedique-se e dê tempo ao tempo, pois esta é uma língua complexa,
  • Seja aplicado e concentrado durante os estudos, pois é preciso memorizar muitas palavras,
  • Aprenda o alfabeto,
  • Pratique a leitura em árabe (artigos de imprensa em árabe, livro sagrado)
  • Ouça notícias de televisão em língua árabe (al-Jazeera por exemplo)
  • Peça ao seu professor para aumentar a quantidade de exercícios em escrita árabe
  • Converse em árabe para melhorar suas habilidades de compreensão e expressão oral,
  • Siga cursos de árabe online para complementar suas aulas particulares de árabe,

É preciso, no mínimo, de um a dois anos para se conseguir dominar a leitura do árabe padrão moderno. Chegar a este nível de domínio da versão atual da língua é essencial antes de se passar para a etapa de ler o árabe clássico no qual o Alcorão foi escrito.

Assim que superar este obstáculo, você poderá estudar o Alcorão para conhecer e entender melhor os seus versículos.

Como ensinar árabe para crianças?

Vá para a mesquita para aulas de árabe corânico

Aprender a ler o árabe antigo não é brincadeira. Para tal, é preciso se estudar com especialistas da religião muçulmana, (em outras palavras, líderes religiosos).

O Brasil não possui uma forte comunidade muçulmana como as que existem em vários países da Europa. Sendo assim, se você deseja aprender o árabe corânico, mas não tem como passar uma temporada em nenhum país arabófono nem muçulmano, existe ainda a possibilidade de se dirigir a uma mesquita em qualquer outra cidade do mundo onde elas estejam presentes.

Isso porque a maioria das mesquitas oferecem cursos em árabe literário corânico. Eles são destinados tanto para crianças quanto para adultos e têm por objetivo a memorização e o canto dos versos do Alcorão.

As aulas permitem que o aluno aprenda a recitar o Alcorão na língua de Allah (o hadith).

Curiosidade: Você sabia que o termo “quran“, (القرآن, al-Qur’ān), também significa “recitação” em árabe?

A mesquita é o local de aprendizado da ciência de Tajwid. Este termo significa a “recitação do Alcorão Sagrado“.

É preciso saber ler o árabe moderno antes de conseguir se lançar na leitura do árabe corânico. É preciso muita dedicação para aprender o árabe padrão e, em seguida, o árabe corânico.

Confira como aprender árabe sozinho.

Um pouco de história

Tal prática possui uma explicação histórica dentro da cultura islâmica.

Quando o Islã se espalhou para as regiões árabes e não-árabes, muitas pessoas não estavam acostumadas com os sons das letras árabes.

O Alcorão foi recitado (e assim interpretado) com muitos erros (já que a língua árabe é uma língua principalmente falada e pouco escrita), o que preocupou os cientistas. Estes, então, desenvolveram métodos para a perpetuação do Islã.

Para se proteger contra uma possível desintegração da religião muçulmana, eles elaboraram regras e formas para se fazer a recitação do Alcorão. Tais regras são até hoje aplicadas, permitindo a pronúncia correta e, assim, o entendimento do Alcorão. Desde então, tal método começou a ser chamado de  “a ciência de Tajwid”.

Tal ciência é mais complexa do que pode parecer, pois se um som de uma letra é pronunciado de maneira errada, ele pode ser confundido com outra letra completamente diferente, mudando e distorcendo significado da frase. Tal interpretação errônea de palavras religiosas podem levar, facilmente, pessoas a deixarem de acreditar na religião por não concordarem com o que está escrito. No entanto, ela não estaria concordando com o que foi realmente gravado no Alcorão, mas sim como ela o interpretou (de maneira incorreta).

Como aprender a língua árabe o mais rápido possível?

Aprenda o árabe corânico em uma escola especializada

Além dos cursos de árabe na mesquita, existem ainda opções de aulas sobre o Alcorão e o árabe corânico em institutos especializados.

Os cursos oferecidos para a memorização do Alcorão (marakiz) possuem uma dupla vantagem: os aprendizes aprendem árabe clássico ao mesmo tempo em que assimilam os preceitos do Alcorão.

O Alcorão é o livro mais importante da religião muçulmana. O Alcorão também é conhecido como “Livro Sagrado” e “Livro de Deus”.

Aprenda árabe corânico na internet

Como a cultura da língua árabe ainda não é muito forte nas nossas terras tupiniquins, saiba que é possível se munir de várias ferramentas presentes – e disponíveis – na internet para ir de encontro com o desejo de aprender a língua tal qual está presente no Alcorão.

Abaixo mostramos vários institutos que oferecem boas aulas e treinamentos online, acessíveis de onde quer que o aluno esteja. O único porém é que, por não estarem presentes no Brasil, tais sites não possuem versão em português do que é apresentado. Dentro das nossas sugestões, apresentamos institutos que estão localizados na França, no Magreb e no Egito.

Instituto Maqsud

O Instituto Maqsud oferece a possibilidade de estudar o árabe padrão e o árabe corânico o presente em países árabes sem precisar sair de trás do seu coputador. O centro é baseado no Egito e oferece cursos individuais para homens e mulheres, sem a necessidade de se comprometer a longo prazo.

Instituto Al-Kunuz

Ideal para aprender a ler a escrita árabe, assim como ter aulas sobre o Alcorão.

Aulas são oferecidas tanto para crianças quanto para adultos. O corpo docente é formado por professores egípcios graduados e experientes no ensino do idioma para turmas de arabófonos e para não-arabófonos.

Instituto Al-Isbaah

Os cursos do Instituto Al-Isbaah se passam em Alexandria, no Egito. A boa notícia é que eles também podem ser encontrados – e acessados – no site da instituição. As lições podem ser feitas em grupos ou de maneira individual.

Instituto Ihfath

Este é um centro localizado no Egito, mais especificamente em Alexandria. A partir dos 4 anos, meninas e meninos, podem aprender a língua árabe através de cursos online.

O árabe escrito no Alcorão também pode ser aprendido através da internet. Para a felicidade de muitos, saibam que é possível encontrar aulas de árabe corânico na internet!

Saiba mais como aprender árabe sem stress.

Instituto Darajat

O Insituto Darajat é estruturado para atender apenas mulheres que desejam aprender a ler a escrita do Alcorão, assim como a ciência do Tajwid.

Youtube

OK, sabemos que este não é nenhum instituto árabe especializado no ensino da leitura do árabe corânico. No entanto, se você é um “rato da internet”, então já sabe que tudo pode ser encontrado por aqui. E quando falamos em aulas de línguas, sabemos também o que Youtube está lotado de canais que ensinam de tudo um pouco. E por que seria diferente com os ensinamentos do Alcorão e do árabe corânico?

Sendo assim, basta fazer uma busca no maior site de vídeos da internet para encontrar vários cursos sobre Tajwid e árabe corânico.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar