Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a arte da dança na capital pernambucana?

De Fernanda, publicado dia 14/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Onde fazer aulas de dança em Recife?

Recife é sinônimo de música e dança. Capital cultural, reune artistas dos quatro cantos do mundo em busca manifestações, expressões e tantas outras formas de arte.

Do lado da dança, podemos citar o frevo, o maracatu e o manguebeat, além de outros ritmos originais brasileiros, frutos de influências diversas, ricos em batidas e referências. Quanta riqueza!

Se você estiver na capital pernambucana e região, sugerimos que explore as dezenas de festivais de dança e de música, apresentações e manifestações de rua, o tradicional Carnaval de Recife e Olinda…

Por tudo isso, Recife é o lugar ideal para aprender e descobrir novos passos de dança, seja em centros culturais, escolas, associações, iniciativas públicas e estúdios privados de dança…

Quer saber como dançar? Descubra em qual estrutura você pode fazer aulas para aprender seu estilo favorito e se inscreva em uma aula teste. Você não vai querer largar a dança nunca mais!

Do frevo ao maracatu, do jazz ao balé, do rock ao sapateado, do hip hop ao tango… Recife é eclético e acolhe você de braços abertos! Vem para a dança!

Onde aprender a dançar frevo

Aprenda a dança em Recife. Na capital pernambucana, o frevo, enquanto expressão artística, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Impossível não achar um lugar para aprender a dançar!

  • Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges: a Escola de Frevo foi implantada em 1996, com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura pernambucana. Foi pensada inicialmente para oferecer 400 vagas direcionadas para alunos da Rede Municipal de Ensino, ministrando oficinas de sombrinha e máscaras de carnaval. Em 1999, passa a se chamar Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges e continua com o mesmo objetivo. Em 2003 é reinaugurada depois de passar por uma reforma e hoje é responsável pela divulgação e o fortalecimento de uma das maiores expressões culturais: a dança do frevo. Interagindo com a sociedade por meio de uma linguagem artística, a Escola contribui para a difusão da cultura, promove a inclusão social e a geração de renda. As aulas são gratuitas e diárias, funcionando durante os três turnos e atendendo a cerca de 300 alunos, dos quais trinta formam a Cia. de Dança da Escola. A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges hoje tem compromisso de se tornar cada vez mais democrática, ética e transparente, direcionando todas as energias para fazer dela um espaço organizado e socialmente justo.  As aulas são gratuitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.
  • Paço do Frevo: instalado no Bairro do Recife, é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. É um lugar que reune personalidades, histórias, memórias, valorizando a cultura do carnaval pernambucano. Além de ter uma programação extensa durante todo o ano, no período que antecede a folia há oficinas e cursos de curta duração sobre a dança e a música. As inscrições são feitas pelo site. Há cursos de dança regulares, cursos parceiros e vivências que abordam as modalidades: frevo, frevo de bloco, maracatu, caboclinhos, danças populares, solfejo…
  • Guerreiros do passo: há 11 anos o grupo conduz o Projeto Frevo na Praça, iniciativa que oferece aulas gratuitas de frevo na Praça Tertuliano Feitosa, Zona Norte do Recife. Os instrutores ministram conteúdos sobre o ritmo, com o método de ensino criado pelo mestre Nascimento do Passo. Os encontros são semanais e qualquer pessoa a partir de 6 anos pode participar. O objetivo principal é fortalecer e manter vivos os saberes artísticos e sociais do frevo. Desde sua criação, o Projeto Frevo na Praça é reconhecido como uma iniciativa de inclusão social, que promove a integração das pessoas com acesso às manifestações culturais. Até hoje, cerca de 2,5 mil alunos receberam aulas gratuitamente pelo projeto.
  • Brincantes das ladeiras: fundado em 2009, promove aulas gratuitas à tarde. Voltado para iniciantes ao nível avançado, acolhe todos os dançarinos a partir de 8 anos de idade: basta vestir um sapato confortável e dançar! Nas aulas, alunos e professores cantam um frevo-canção ou frevo de bloco, com o objetivo de treinar a respiração para um melhor desempenho nos passos. Ao final de cada sessão, há um momento para tirar dúvidas e executar movimentos. Os Brincantes das Ladeiras sempre participam de desfiles de blocos e troças nos sábados que antecedem o carnaval: uma boa oportunidade para os alunos treinarem as técnicas que aprendem nas aulas.
  • Espaço Experimental: lá são realizadas apresentações de teatro, aulas e oficinas de artes cênicas. Todas as segundas e quartas-feiras oferece aulas de frevo como preparação para o carnaval. A professora responsável é Inaê Silva.
  • Espaço Vila: criado em 2014, o local recebe apresentações artísticas de dança e teatro, além de oficinas. Todas as terças e quintas-feiras promove aulas de frevo iniciante à noite.

Belo Horizonte também é uma capital repleta de opções para os amantes de dança.

Faça aulas de dança de graça em Recife

Onde dançar em manguetown. Não é só de frevo que vive a capital pernambucana! Aqui você encontra todos os estilos de dança!

Você mora em Porto Alegre e está procurando uma escola de dança?

Na manguetown, você encontra diversas alternativas acessíveis de cursos de dança: de cursos livres, aulas pontuais, aula de zumba, passando por workshops, aulas com duração intermediária de um a três meses e formações completas anuais. Confira nossa seleção:

  • Academias da Cidade: são mais de vinte polos instalados na cidade desse programa municipal que promove a saúde e a cidadania em diversas comunidades. Na área de dança, há opções de práticas corporais para todos os ciclos da vida (ginástica, jogos, dança, esporte, lutas e outros);
  • Coletivo de Danças Urbanas Rec Beats: em parceria com o Funcultura e em desenvolvimento no Carvalho Studio de Danças, o coletivo promove aulas de Danças Urbanas gratuitas.
  • Prefeitura de Recife: interessados em áreas artísticas como a dança, mas também música e teatro podem se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pela rede de educação da Prefeitura do Recife (PCR). A Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE), no bairro da Várzea, abre cerca de mil vagas a cada semestre. Para fazer a matrícula, é preciso levar cópias de documento de identificação, comprovante de residência e de escolaridade e uma foto 3×4. Os interessados nos cursos profissionalizantes precisam comprovar ter cursado até o 7˚ ano do Ensino Fundamental. Já as crianças podem levar uma cópia da Certidão de Nascimento ou RG. É possível fazer a inscrição em mais de um curso.
  • Unidades SESC-PE: a rede oferece em suas unidades aulas de dança em diversas modalidades. A Dança para Terceira Idade recebe alunos a partir de 50 anos. Para quem tem mais de 15 anos, há turmas para a Dança de Salão, nos módulos I e II. Pessoas com idade acima de 20 anos podem se inscrever no Curso de Extensão e pesquisa: Dança de Salão – Para Alunos Avançados. Para todas essas turmas, o aluno deve apresentar, no ato da matrícula, uma liberação médica, atestando permissão para a prática de atividades físicas.. Para mais informações sobre vagas e inscrições, basta acessar diretamente o site do SESC-PE.

Você sabia que em São Paulo há inúmeras opções para aprender a dançar de graça?

Algumas escolas de dança particulares

Onde aprender a dançar no Pernambuco? Música e dança são elementos incorporados no DNA dos habitantes de Recife!

Encontre a sua maneira de movimentar seu corpo em Brasília.

Caso você prefira frequentar um curso regular em uma escola ou estúdio de dança particular em Recife, confira algumas sugestões:

  • Baillar Escola de Dança: a escola promove aulas de forró, dança de salão, dança do ventre, capoeira, tango, balé, samba, zouk, salsa, entre outros. Também organiza bailes e festas dançantes.
  • Espaço e Grupo Endança: tem como objetivo promover uma formação em Ballet Clássico com base na metodologia Vaganova, com alguns diferenciais. Ensinando e vivenciando técnicas, movimentações com metodologia que priorize o indivíduo e que estimule o autoconhecimento com base no movimento. Acolhendo crianças a partir de 5 anos de idade, tem um programa voltado para o desenvolvimento social, afetivo e estrutural para o universo da dança. No programa curricular há aulas (além da técnica proposta para formação) de expressão corporal, processo de criação, improvisação, composição coreográfica, entre outros. Modalidades: balé clássico, jazz, dança contemporânea e moderna.
  • Academia de Dança Nelma Guerra: a escola leciona balé clássico, balé popular, dança contemporânea, danças de salão, pilates e alongamento físico, yoga tenchi tessen (meditação), dança do ventre.
  • Lunar Studio de Dança: criada em 2016, a escola de dança oferece aulas de zumba, zouk, forró, soltinho, bolero, samba de gafieira, balé adulto e infantil, kizomba, bachata, salsa, teatro e muito mais.
  • Escola de Ballet Cia dos Homens: pioneira em dança contemporânea em Pernambuco. Oferece formação de bailarinos com metodologia cubana certificada pela Escuela Nacional de Ballet Cuba. Aulas para crianças, adultos, para adultos iniciantes.
  • Academia Studio de Danças: tradicional escola em Recife. O balé clássico inspira o Studio de Danças há quase quatro décadas.
  • Carolemos Dançarte: promove ensino sequenciado de balé clássico e moderno para crianças e adolescentes, além de realizar espetáculos de dança para o público.
  • Ritmos Escola De Dança: aulas de diversos ritmos com foco na Dança de Salão.
  • Studio de Danças Aneska França: dança do ventre, dança de salão, forró, balé clássico, baby class… Aneska é bailarina, professora e coreógrafa, além de bióloga com especialização em “Morfologia Humana” e “Dança e Consciência Corporal”.

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar no Rio de Janeiro?

Você pode encontrar um bom profe para aula de zumba, de balé ou de forró no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Ana GuerraNóbrega Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Nóbrega
Convidado
Nóbrega

Algum curso profissionalizante de Dança de Salão em Recife ?

Ana Guerra
Convidado
Ana Guerra

algum curso profissionalizantes em Dança? Ou que receba certificados?