Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a arte da dança na capital mineira?

De Fernanda, publicado dia 13/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Onde fazer aulas de dança em Belo Horizonte?

Belo Horizonte é uma cidade musical, onde nasceram artistas e grupos como Pato Fu, Skank e Sepultura. Grande centro urbano e cultural, a capital mineira também é um importante polo que reune artistas da dança de todos os estilos.

Há muitas opções para aqueles que desejam começar a estudar alguns passos e para aqueles que desejam aprimorar seu conhecimento em dança. Escolas, centros culturais, associações e professores particulares estarão ao seu alcance.

Para aprender a dançar, possibilidades não faltam.

Aqui estão algumas opções para fazer aulas de zumba, de balé, ou de outras danças em BH…

Onde estudar dança de graça em Belo Horizonte

Onde fazer aulas de espanhol em BH. Se você procura imergir na cultura hispânica, a capital mineira oferece muitas opções!

Em BH, você encontra diversas alternativas acessíveis de cursos de dança: de cursos livres, aulas pontuais, passando por workshops, aulas com duração intermediária de um a três meses e formações completas anuais. Confira nossa seleção:

  • A Escola Livre de Artes – Arena da Cultura, programa desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, promove cursos e oficinas de curta e longa duração, com capacitações gratuitas em Dança e em outras áreas como Artes Visuais, Circo, Música, Teatro, Patrimônio Cultural e Design Popular, em três ciclos formativos: iniciação, aprofundamento e especialização. Todos os cursos são gratuitos, para pessoas de todas as idades, e os alunos recebem certificado de conclusão, demanda histórica do programa Arena da Cultura e dos usuários. Os Centros Culturais da cidade promovem uma série de oficinas de danças em diversas unidades, contemplando diferentes estilos para todos os gostos: jazz, salão, hip hop, coreografia, cigana, contemporânea.
  • Unidades SESC-MG: o Núcleo de Formação em Dança é um curso gratuito, destinado a crianças de 7 a 12 anos, que tem como objetivo promover a formação básica em dança a partir da experiência educativa, teórica e prática, das especificidades das danças Clássica, Moderna, Contemporânea e Populares Brasileiras. O período de participação no Núcleo de Formação em Dança é de três anos consecutivos. O programa é dividido em três ciclos com conteúdos diferentes e progressivos. Ao final deste período, o aluno terá concluído o programa didático. Além disso, a Companhia de Dança oferece diversas modalidades de oficinas, cursos e aulas gratuitas para todas as idades. Para se inscrever, basta se informar diretamente no site do SESC-MG.
  • Forrofieira: o projeto busca popularizar os dois estilos de dança para a população de Contagem. Existindo já há 8 anos, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de BH. A ideia surgiu quando o professor de dança, Ramon Cesar, decidiu criar um projeto para que todos pudessem desfrutar da dança de graça, em especial o forró. Hoje o programa conta com mais de 300 alunos. “O diferencial da dança é que ela não tem regra. Todos nós dançamos juntos, independente da classe social e da idade. Somos todos iguais, querendo dançar e ser feliz”, comenta o fundador Ramon.

Você sabia que em São Paulo há inúmeras opções para aprender a dançar de graça?

Onde aprender dança de salão em BH? Técnicas de Forró e Bolero com o professor Renato Ventura do projeto Larutan Natural.

Algumas escolas de dança particulares

Está em Brasília e não sabe onde aprender a dançar?    

Caso você prefira frequentar um curso regular em uma escola ou estúdio de dança particular em Belo Horizonte para ter uma aula de zumba, de hiphop, de tango ou outra dança, confira algumas sugestões:

  • Pé Descalço: é uma escola de dança que ensina o forró Pé Descalço: estilo de forró desenvolvido pela própria escola; rico em movimentos, musicalidade e fortemente influenciado pela dança de salão. A escola nasceu através de uma iniciativa voluntária, desenvolveu-se apoiado nos métodos da Oficina de Forró de São Benedito, criada pelo professor Ronald com todo seu carisma , força e energia. A metodologia tem 8 passos: aquecimento, alongamento, de frente pro espelho, apresentação dos casais, passos, interação, relaxamento e recados.
  • Centro de Cultura Flamenca: Cursos de bailes, culinária, exposição de arte, apresentação das atividades do Centro de Cultura. A escola foi fundada em 1985, pela bailarina e coreógrafa Fátima Carretero e o artista plástico espanhol Carlos Carlos Carretero. Com apoio institucional do Instituto Cervantes, o espaço oferece uma imersão na cultura flamenca. Além de dança, dá noções de culinária, literatura e história da região espanhola de Andaluzia.
  • Mimulus Dança de Salão: fundada em 1990, é considerada uma excelente escola, especialmente pela qualidade e pioneirismo do seu trabalho. Atende alunos de todos os níveis e idades, desde aqueles que nunca experimentaram nenhum tipo de dança até os já profissionais. Oferecem um ensino de qualidade técnica, sem perder a dimensão lúdica da dança. Oferece aulas particulares e em grupo nos mais diversos estilos: Bolero, Tango, Samba, Forró, Salsa, Zouk, Lindy Hop, West Coast Swing, Bachata e muitos outros. Também tem aulas especiais e preparação de valsas e coreografias para: festas de 15 anos, casamentos, formaturas e outros.
  • Universidade de Dança Rodrigo Delano: é um centro de estudo que valoriza a tradição e busca inovar na dança de salão brasileira. O criador, Rodrigo Delano, é um profissional reconhecido e que traz sua bagagem de grandes centros mundiais como: Argentina, Espanha, Holanda, Inglaterra, Austrália e Índia. Oferece aulas em grupo e particulares, além de coreografias para casamentos, quinze anos, entretenimento em eventos, workshops, palestras, etc;
  • Soleá Tablao Flamenco: fundada por Reginaldo Jimenez, tem mais de vinte anos, formando bailarinos e professores, e participando de festivais locais, regionais, nacionais e internacionais. A escola também promove esporadicamente uma série de aulas experimentais, os “Aulões Gratuitos”, nas modalidades Árabe, Dança do Ventre, Cigana e Flamenco.
  • Pé de Valsa: em agosto de 1991, Leonardo Wenceslau fundou a Academia de Dança e Arte Pé de Valsa, concretizando o sonho de ter uma escola com uma nova didática no ensino da dança de salão. Nestes 26 anos de funcionamento, mais de 5 mil alunos já passaram pela Academia, que tem endereço em Belo Horizonte no bairro Cidade Jardim. Entre os ritmos estão: bolero, samba de gafieira, soltinho, forró, chá-chá-chá, lambada, salsa, valsa e tango.
  • Casa Centro de Arte Savassi: criada para trazer o melhor dos segmentos de dança, artes cênicas e música. Sua missão é proporcionar aos alunos de todas as idades um contato prazeroso com a dança, possibilitando sua formação artística inclusiva e de qualidade. Entre as modalidades: balé clássico e adulto; dança contemporânea, de salão e dança livre; jazz, sapateado, show style, e urbanas.
  • Studio Brigitte Basha: em paralelo às aulas de dança do ventre, o Studio desenvolve um trabalho de pesquisa folclórica árabe com a Cia. Brigitte Bacha. A Companhia é a primeira a ser reconhecida pelo governo do Líbano graças à seriedade e à autenticidade de suas pesquisas. Em cada espetáculo atualmente, são incorporados alguns elementos de danças folclóricas brasileiras, da dança de salão, da dança contemporânea, da expressão corporal ou do teatro, sempre mantendo, como fio condutor, a tradição árabe.
  • Pátio Espanhol: idealizado pela Bailaora Flamenca Elisa Soares, o Pátio Espanhol abriu as portas em agosto de 2011, como bar, casa de shows e escola de dança. Reproduzindo um ambiente espanhol, a Casa de Shows é um espaço único. Além de sua beleza, é altamente aconchegante. A Escola de Dança conta com salas totalmente equipadas e excelentes profissionais. A maior parte das aulas é acompanhada de música ao vivo, com um duo de guitarra flamenca e voz. O espaço recebe a Feria de Abrill, com gastronomia típica da Espanha, shows de flamenco, venda de roupas e acessórios característicos e workshops para iniciantes.
  • Harmonia: há cerca de 35 anos surgia no bairro Cidade Nova um novo conceito de academia. Idealizado por Mércia Coutinho, o Harmonia propunha aos moradores da região um serviço de qualidade, em um ambiente familiar e com um atendimento que aproximava cliente e academia. Dentre as atividades oferecidas, merece destaque, durante toda a história do Harmonia, a dança. Os trabalhos produzidos pelo Harmonia Studio de Dança têm o colocado como uma das melhores escolas de dança de Belo Horizonte, por meio das premiações e apresentações realizadas em Minas Gerais e outros estados. O balé e o jazz foram os percursores desta caminhada e abriram espaço para o contemporâneo, a dança de salão e a dança de rua.

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar no Rio de Janeiro?

Aulas particulares de dança em Belo Horizonte

Você mora em Porto e Alegre e está procurando uma escola de dança?

Onde aprender a dançar em BH? Descubra o seu estilo de dança ideal e seja livre e feliz!

Para aprender a dançar à la carte, contratar um professor particular também é uma boa solução. Você pode progredir rapidamente e se beneficiar de um acompanhamento personalizado para aperfeiçoar sua técnica em dança.

Como encontrar um professor para aula de zumba, balé ou alguma outra dança?

  • Em sites especializados: como o Superprof, é claro. Você pode escolher o professor particular que melhor atenda às suas expectativas. No Superprof, em Belo Horizonte, você encontra cerca de vinte professores de dança que oferecem aulas personalizadas com o valor médio de 67 reais a hora, dependendo do perfil, do seu nível e do tipo de dança,
  • Procurando por anúncios em escolas de dança, universidades e estúdios: muitos estudantes de dança dão aulas,
  • Algumas escolas de dança também oferecem aulas particulares e não apenas aulas em grupo. As taxas devem ser observadas caso a caso e variam de acordo com a estrutura. Esta pode ser uma boa maneira de treinar uma coreografia específica, se preparar para uma apresentação, ou simplesmente aprender a dançar mais rápido.

Dança para crianças, iniciação em dança, aulas para adolescentes, dança tradicional ou folclórica, oficina de salsa, aulas de rock n’ roll, rock acrobático, samba de gafieira, forró ou spateado… Belo Horizonte possui estruturas funcionais para aprender a dançar todos os estilos. Esses endereços vão ajudá-lo a encontrar o que mais lhe convier.

Não hesite em fazer uma aula teste antes de se comprometer! A primeira aula geralmente é gratuita.

Existem também muitos professores de dança em Recife.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ana Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Ana
Convidado
Ana

Está muito difícil encontrar uma escola de ballet no centro de Bh, inclusive o Pátio Espanhol e o Casa Centro de Arte Savassi parecem ter sido desativados! Ajuda-me com alguma indicação, se possível, grata pelo post.