Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar
3

Como aprender a arte da dança na capital gaúcha?

De Fernanda, publicado dia 14/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Onde fazer aulas de dança em Porto Alegre?

Quer aprender a dançar em POA?

Com uma população de quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre, apesar de ser a capital do estado mais meridional do país, hoje é certamente centro de movimentos culturais e artísticos importantes.

Ponto acolhedor de imigrantes de diversas localidades, POA é reconhecida pelos diferentes títulos recebidos e que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir.

A prática da dança tradicional em Porto Alegre sofre muitas influências do folclore da região. O folclore de Porto Alegre é resultado da mistura de tradições muito diversificadas, trazidas pelos imigrantes de variadas procedências que formaram a população local, bem como aquelas legadas pelos povos indígenas autóctones e pelos descendentes de escravos africanos. Podemos citar o Festival Internacional de Folclore, que realiza eventos em vários pontos da cidade, principalmente escolas, com grupos folclóricos locais, nacionais e internacionais, contando com a participação de um público de vinte mil pessoas. A dança está presente em todos eles. Porto Alegre também se beneficia das múltiplas atividades do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, entidade do Governo do Estado.

Independentemente do seu nível de dança, do seu estilo preferido, se prefere uma escola particular ou um centro cultural, os professores gaúchos vão lhe ensinar como mexer seu corpo ao ritmo da música em apenas algumas sessões.

Em escolas, associações ou aulas particulares, você certamente vai encontrar seu curso ideal!

Descubra todos os lugares para aprender a dançar na capital gaúcha…

Faça aulas de dança de graça em Porto Alegre

Onde aprender a dançar em porto alegre? Qual é o seu maior sonho enquanto dançarina?

Na capital gaúcha, você encontra diversas alternativas acessíveis de cursos de dança: de cursos livres, aula de zumba, de balé, aulas pontuais, passando por workshops, aulas com duração intermediária de um a três meses e formações completas anuais. Confira nossa seleção:

  • Projeto Sol Maior: desde 2007, a Associação Sol Maior dedica-se à educação musical gratuita de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Reconhecido nacionalmente pelo projeto Criança Esperança, da Rede Globo/Unesco, o projeto é voltado para um público de regiões de vulnerabilidade social de Porto Alegre, atingindo crianças e adolescentes na faixa etária dos 07 aos 17 anos, que estejam matriculados no ensino público regular. As oficinas são realizadas por professores com formação superior em música e dança, no complexo Multipalco do Theatro São Pedro.
  • As Escolas Preparatórias de Dança é um projeto desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Educação (SMED) e de Cultura (SMC) com a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, em que cerca de 370 estudantes participam de aulas envolvendo múltiplas linguagens de dança. As escolas da Rede Municipal de Ensino funcionam como sedes do projeto: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Senador Alberto Pasqualini, na Restinga; José Loureiro da Silva, no Cristal; Pepita de Leão, no Passo das Pedras; Deputado Victor Issler, no Mario Quintana; e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, na Vila Elizabeth. As turmas participam de um programa semanas de 15 horas de aulas em contra turno, participando de aulas de balé, danças urbanas, sapateado americano, dança contemporânea e jazz. Desde sua criação em 2014, mais de 1500 jovens e crianças passaram pelo programa de formação das EPDs e os talentos que se destacam passam a atuar na Cia Jovem de Dança, onde fazem aulas e são coreografados por profissionais a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre.
  • Escola Livre de Dança – aulas abertas à comunidade. São oficinas com duração média de três meses voltadas ao público que tem vontade de começar a dançar. Já foram oferecidas aulas de balé, dança moderna, samba funkeado, afro, danças urbanas, educação somática e flamenco, entre outras.
  • Grupo Experimental de Dança da Cidade: desde 2007 se configura como um programa de formação, qualificação e no desenvolvimento do trabalho artístico de jovens bailarinos. No programa estarão incluídas aulas de técnicas, noções de produção, análise de vídeos da produção de dança contemporânea, laboratórios de criação e apresentações públicas. O projeto tem o apoio da Casa de Cultura Mário Quintana que cede o local para as aulas.
  • Unidades SESC-RS: a rede oferece em suas unidades aulas de dança em diversas modalidades. Para mais informações sobre vagas e inscrições, basta acessar diretamente o site do SESC-RS.

 

Algumas escolas de dança particulares

Onde fazer aulas particulares em POA? A liberdade de praticar aulas particulares: horário, metodologia, progressão e ritmo.

Encontre a sua maneira de movimentar seu corpo em Brasília.

Caso você prefira frequentar um curso regular em uma escola ou estúdio de dança particular em Porto Alegre para ter aula de zumba, de zouk ou de dança clássica, confira algumas sugestões:

  • Escola de Dança Aline Rosa: fundada em 1995, tem como objetivo promover uma educação que aponte caminhos, desperte os sentimentos e a vontade de aprender, além de transformar o mundo tendo como ponto de partida a transformação do artista. Além de aulas de diversas modalidades (balé clássico, jazz, danças urbanas, dança de salão e grupo sabedoria), oferece cursos teóricos (anatomia, preparação musical, história da dança, metodologia do balé, didática do balé), Serviço de Psicologia e Serviço de Avaliação Postural.
  • Gafieira Club: escola de dança de salão e diversas danças populares, também promove shows e eventos particulares, coreografias para ocasiões especiais, é produtora cultural de espetáculos e festivais e clube social.
  • Studio de dança Paulo Pinheiro: há 20 anos no mercado, a escola promove o ensino especializado da dança de salão e de outras modalidades como dança do ventre, aulas para senhoras, hip hop, balé e jazz, além de coreografias especiais e aulas particulares.
  • Dullius Dance: há mais de quarenta anos, a escola é tradicional em Porto Alegre. Possui metodologia própria, com noções de espaço, ritmo, coordenação motora, equilíbrio e muito mais. Há aulas de balé, jazz, contemporânea, street dance, adulto, teatro e ginástica.
  • Cadica Danças e Ritmos: fundada em 1995. Além do curso de Dança flamenca, que está sob a coordenação artística e técnica de Cadica, a escola oferece diversos outros cursos: dança de salão, dança do ventre, jazz, balé, fandango, ritmos, salsa, street dance, tango e dança para senhoras (terceira idade), samba de gafieira, zouk, malambo e sapateado americano. A escola realiza variados eventos, festas e apresentações durante o ano,
  • Oito Tempos: aulas particulares, em grupo, oficinas e cursos. Diversos formatos de aula em variados estilos de acordo com o interesse e a necessidade do aluno. Além disso, promove o curso de formação de professores de Dança de Salão, com fundamentos teóricos e práticos dos gêneros trabalhados na escola. Possui 10 unidades no Rio Grande do Sul e Paraná.
  • Ballet Vera Bublitz: criada em 1964, por Vera Bublitz, tornou-se referência nacional na área da dança clássica. Há aulas de sensibilização (a partir de 1 ano), formação clássica, balé adolescente e adulto, jazz, barre-terre entre outros.
  • Primeiro Ato – Escola de Dança: atuando há 16 anos, oferece aula de balé infantil, adulto, jazz, dança de salão, pilates, coreografias especiais entre outras modalidades.

Existem também muitos professores de dança em Recife.

Onde aprender a dança gauchesca?

Onde dançar em Porto Alegre. O fandango é uma manifestação artística típica da região sul do país. Que tal aprender a dançar?

As danças gauchescas são manifestações artísticas do Rio Grande do Sul. Uma dessas manifestações mais típicas é o fandango (há o fandango típico da região nordeste e o outro da região sul). Sua dança, com movimentos frenéticos, animados e exibicionistas, é marcada sobretudo pelo sapateado. O fandango teria surgido na região Ibérica e, de acordo com alguns pesquisadores, possui influência da cultura árabe presente nos países dessa região.

Os participantes do fandango são conhecidos por fandangueiros. A dança animava as principais festas religiosas como batizados, casamentos, e o carnaval, por exemplo. No Rio Grande do Sul, a prática dessas danças são encontradas sobretudos nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) – sociedades civis sem fins lucrativos que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha como dança, música, churrasco e esportes.

Conheça alguns locais onde aprender e se divertir com as danças gaúchas:

  • Centro de Danças Naira Anthunes
  • Cadica Danças e Ritmos
  • Studio de Danças Fernando Campani
  • Província Arte e Dança
  • Escola de Dança Moderna Vera Guerra
  • Movimento Tradicionalista Gaúcho
  • CTG Roda de Chimarrão
  • CTG Maragatos
  • CTG Pousada da Figueira
  • CTG Descendência Farrapa

Belo Horizonte também é uma capital repleta de opções para os amantes de dança.

Faça aulas de dança em POA com um professor particular!

Onde fazer aulas particulares em POA? A liberdade de praticar aulas particulares: horário, metodologia, progressão e ritmo.

As aulas de dança particulares têm muitas vantagens para os futuros dançarinos. Essa modalidade de ensino é particularmente apreciada por estudantes que querem progredir de forma rápida e eficiente. Na verdade, fazer aulas particulares de dança permite um acompanhamento regular e personalizado enquanto você desfruta de uma atmosfera amigável, muito mais relaxada do que nas aulas em grupo.

Alguns professores ainda oferecem seus serviços a distância através de aulas de zumba ou outras danças on-line! Por meio de uma webcam, o aluno pode corrigir o posicionamento de seu corpo e aprender novos passos de dança. Em apenas algumas sessões semanais, o aluno já consegue perceber um progresso real e passa de um nível iniciante para um nível intermediário com o conselho especializado do profissional da dança.

No Superprof, o preço médio de uma aula de dança em Porto Alegre é 31 reais !

Mais de 92% dos nossos Superprofs oferecem sua primeira hora de aula gratuitamente: esta é uma oportunidade para o estudante testar esta nova arte e avaliar seu nível, bem como suas expectativas. Muitos professores experientes e com uma boa formação oferecem seus serviços em nossa plataforma.

Por que não fazer uma primeira aula de dança gratuita para desenvolver suas habilidades artísticas enquanto esculpe seu corpo?

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar no Rio de Janeiro?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar