Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a arte da dança no Distrito Federal?

Blog > Artes e Lazer > Dança > Onde fazer aulas de dança em Brasília?

Com seus quase dois milhão e meio de habitantes, Brasília, além de ser a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal, também é conhecida por ser a capital do choro!

A cultura desempenha um papel importante e é objeto de diversas iniciativas públicas e privadas. Nas escolas, mas também nos mais diversos bairros, todos os dias, a cultura e a arte são prioridades para a cidade.

Música, teatro, artes visuais, mas também dança, Brasília tem uma oferta muito diversificada para praticar uma atividade artística.

No lado da dança, existem escolas, centros culturais, associações, estúdios… Opções para todos os gostos e bolsos! Nessas instituições você pode ter aula de zumba, balé, forró, entre outras danças.

Você encontrará facilmente uma estrutura para aprender a dançar no Distrito Federal. Vamos conhecer algumas?

Faça aulas de dança de graça em Brasília

Onde dançar afro em Brasília? O Circuito de Dança Afro, organizado pela Fundação Cultural Palmares, reuniu muitas manifestações artísticas e diversos ritmos: Afoxé, Capoeira, Carimbó, Maculelê, Marabaixo, Maracatu de Baque Solto e Baque Virado, Samba de Roda, Tambor de Crioula, Frevo, Jongo, Samba de Coco, Cacuriá, Bumba Meu Boi, entre outros.

Na capital do Brasil, você encontra diversas alternativas acessíveis de cursos de dança: de cursos livres, aulas pontuais, aula de zumba, bale ou forró, entre outros, passando por workshops, aulas com duração intermediária de um a três meses e formações completas anuais. Confira nossa seleção:

  • Projeto Ceilândia tem dança: promove oficina de Dança Contemporânea. As aulas são gratuitas e voltadas a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O programa é realizado no Centro Cultural da cidade com o apoio da Administração Regional. Como pré-requisito para participar das aulas, é preciso ter mais de 15 anos e disponibilidade para fazer atividades físicas. As aulas acontecem todos os sábados, das 19h às 20h, e domingos, das 9h às 10h, no Centro Cultural de Ceilândia. Não é necessário fazer inscrição prévia.
  • Licenciatura em Dança pelo Instituto Federal de Brasília: curso gratuito, superior, diurno (com aulas pela manhã ou tarde) e com a duração de 4 anos que acontece no Campus Brasília na 610 norte. Para ingressar no curso de Licenciatura em Dança do IFB, é necessário ter feito a prova do Enem dos últimos três anos. Quem tiver as maiores notas ficará nos primeiros lugares e não haverá nota de corte. O objetivo é formar educadores capazes de disseminar o conhecimento da dança em prol de uma educação humanizadora e significativa e ampliar a oferta de profissionais capacitados para atender a educação básica brasileira, em cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além da licenciatura o IF também oferece cursos de extensão de dança diversas.
  • Unidades SESC-DF: a rede oferece em suas unidades aulas de dança de diferentes estilos. Adultos podem usufruir da dança cigana e bebês e crianças podem fazer aulas de balé e jazz. Para mais informações sobre vagas e inscrições, basta acessar diretamente o site do SESC-DF.
  • Escola Dança Brasília: O estúdio é formado por profissionais com experiência em dança de salão, com uma proposta diferente de “Studio Volante”, onde os profissionais ministram aulas em empresas, condomínio residencial ou em órgãos públicos. Promove aulas grattuitas e a baixo custo de dança de salão para a comunidade, professores de dança, universitários e terceira idade.
  • Escola de Forró Luiz Gonzaga: a escola nasceu do projeto “Dança Para Todos”, liderado pelo mesmo fundador, Luciano Barbosa, desde 2001, que consistia em oferecer oficinas de dança de salão gratuitamente na cidade. Agora, com a nova instituição, a ideia é não só ensinar, mas também capacitar os dançarinos a dar aulas de estilos como: sertanejo e forró universitário, xote, xaxado, miudinho, paradinha e arrocha.
  • Aulas nos parques: para estimular as pessoas a praticarem exercícios e também difundir as atividades ofertadas, academias de modalidades diversas oferecem aulas gratuitas nos fins de semana. A diferença entre esses eventos e uma aula experimental tradicional é que eles reúnem em sua maioria praticantes de nível iniciante.

Você sabia que em São Paulo há inúmeras opções para aprender a dançar de graça?

Algumas escolas de dança particulares

Belo Horizonte também é uma capital repleta de opções para os amantes de dança.

Onde fazer aulas particulares de dança em DF. Encontre a sua maneira de movimentar seu corpo em Brasília.

Caso você prefira frequentar um curso regular em uma escola ou estúdio de dança particular no Distrito Federal, confira algumas sugestões:

  • Instituto de dança Juliana Castro: é um espaço com uma enorme diversidade de linguagens artísticas. O Instituto oferece cursos regulares de todas as danças, de alongamento e pilates: há aulas de balé, dança do ventre, contemporânea, divas dance, jazz dance, sapateado, balé para deficientes, forró, gafieira, samba, salsa, tango, zouk, street dance, dance hall, stiletto heels… Além disso, mantém uma Companhia de Dança, com o objetivo de representar a diversidade e a inovação existente dentro do IJC, sem medo de ousar,  demonstrando técnica e inquietação com um corpo que se move e se expressa através de diferentes estéticas.
  • Backstage Academia: a academia possui uma estrutura moderna e totalmente planejada para proporcionar o melhor da dança, com quatro salas de aula equipadas. Possui mais de cinquenta turmas nos horários da manhã, tarde e noite, com um time de professores composto por mais de trinta profissionais qualificados em suas áreas de atuação. Além das aulas regulares, a BSDC possui também Workshops pontuais, cursos profissionalizantes, oficinas de teatro, preparação para musicais, espetáculos semestrais e ainda produz shows e eventos mensalmente.
  • Ballet Norma Lillia: a academia de dança clássica tem mais de 50 anos de tradição, sendo a única escola em DF que é reconhecida pelo Governo Federal para expedição de diplomas e certificados de conclusão de curso. O método adotado é o da Escola Vaganova, adaptado para as condições de biótipo, climáticas e regime escolar do aluno brasileiro. Oferece cursos de balé clássico, balé moderno, especialização no magistério de dança clássica, jazz dance, lyrical jazz e cursos eventuais. Há cursos profissionalizantes e cursos livres para todas as idades.
  • Zahra Studio de Dança do Ventre: a casa oferece um casting de professoras composto por 18 grandes profissionais da dança do ventre em Brasília, além de aulas experimentais gratuitas, workshops, shows com banda ao vivo, espetáculos, maratonas de aulas, aulões gratuitos e os famosos Encontros das Alunas – habibas!
  • Stúdio de Dança Regina Maura: fundado no final de 1980 com o nome de Centro Nacional de Arte e Dança. Suas atividades artísticas começaram em fevereiro de 1981. O propósito da criação do Studio foi estabelecer em Brasília um Centro de Excelência no Ensino da Dança e um referencial de qualidade em todo o Centro-Oeste.​​ Entre os cursos regulares, você vai encontrar: balé adulto, balé profissional, baby-class, balé para melhor idade, dança contemporânea, core balé, alongamento e balé fit, jazz e shinobi keiko kai.
  • Studio Sá Pateia: tem como objetivo envolver uma linguagem contemporânea com influência de outras modalidades, desenvolvendo os alunos como um todo e proporcionando novas experiências e descobertas. O Studio Sá Pateia destaca-se por ter um trabalho inovador: com turmas com no máximo 10 alunos, é o único espaço em Brasília que ensina exclusivamente o sapateado. Atua há mais de 15 anos no DF.

Você mora em Porto e Alegre e está procurando uma escola de dança?

Faça aulas particulares de dança em Brasília

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar no Rio de Janeiro?

Outra alternativa para aprender a dançar em Brasília é contratar um dos muitos professores particulares que ministram aulas.

Para saber como dançar, é importante ter confiança e boas condições de aprendizagem. Nem sempre é fácil abrir pela primeira vez a porta de uma sala de dança para aprender como um grupo de desconhecidos.

Onde dar aulas de balé? Em busca do local perfeito para aprender a dança? Nós temos as melhores dicas!

Com um professor de dança em aulas particulares, você pode iniciar com calma e desfrutar de um conselho personalizado. É uma maneira de aprender a dançar rapidamente. Seu professor, como bom pedagogo, irá deixá-lo à vontade, identificando suas maiores facilidades e dificuldades. Ele pode fazer um programa adaptado às suas necessidades.

É também uma boa solução para se preparar para uma apresentação de dança ou para uma audição em uma companhia de balé clássico! Um professor particular pode elaborar uma coreografia especial e ajudá-lo a ensaiar até o Dia D.

Para encontrar seu professor particular de dança perfeito, você pode usar a internet e sites como o Superprof, mas também pesquisar em seu bairro, procurando anúncios em universidades ou em escolas de dança. Alguns estudantes de dança profissional dão aulas particulares em paralelo.

No Superprof, em Brasília, existem professores que oferecem bastante variedade de tipos de dança: aula de zumba Kizomba, salsa cubana e porto-riquenha, bachata, rock moderno, dança clássica, dança oriental… A preços interessantes, numa média de 63 reais a hora aula.

As aulas podem ser ensinadas na sua casa ou na do professor. Alguns têm um espaço dedicado à dança, o que facilita a prática. As condições em que as aulas são realizadas são um ponto que merece atenção. Nem sempre é fácil aprender a dançar rock em um lugar muito pequeno. É importante estar livre para soltar seus movimentos.

Dependendo de suas necessidades, o professor pode fazer um preço reduzido ou um plano especial (aulas em grupo, a dois ou em família, nível, frequência de cursos e duração…). Você se beneficia de um acompanhamento personalizado com um parceiro de dança competente. Sem mencionar que, em geral, no Superprof, a primeira hora de aula é quase sempre gratuita.

Danças tradicionais ou danças modernas, você pode rapidamente entender e aperfeiçoar suas técnicas e seus movimentos. Você descobrirá ou redescobrirá o prazer de dançar, florescer, desestressar e se divertir praticando regularmente.

E não se esqueça de verificar o calendário de eventos locais para não perder uma baile, uma festival de dança ou uma festa típica de dança! Já pensou em conhecer o famoso Festival de Joinville, por exemplo? Todas as ocasiões são boas para dançar e aperfeiçoar…

Existem também muitos professores de dança em Recife.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,33 sob 5 de 3 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar