Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É preciso pagar para ter tablaturas de guitarra e violão?

De Fernanda, publicado dia 05/01/2019 Blog > Música > Violão > Como encontrar partituras gratuitas de guitarra?

“Com minha guitarra, nós fazemos um belo casal, nunca gritamos, ela não é ciumenta” – Louis Bertignac

O violão é e sempre foi um instrumento musical popular. Simples e acessível, faz parte das atividades musicais favoritas dos brasileiros. Entre Metallica, Jimmy Hendrix, Ben Harper e Rolling Stones, há muitos artistas que amamos e queremos tocar. Mas para isso, precisamos de uma tablatura para violão ou uma partitura de música.

Se por um lado a leitura de uma tablatura ou partitura é relativamente acessível, por outro, encontrar o que gostamos às vezes é mais difícil, especialmente em termos de custo. Apesar de o número de guitarristas e violonistas no mundo ser estimado em 50 milhões, incluindo 16% de profissionais, 43% querendo se tornar profissionais e 41% de amadores, somos tentados a pensar que aprender música não é tão simples assim, considerando o preço das partituras.

Mas então como encontrar este material precioso gratuitamente? Vamos descobrir isso agora!

Por que partituras de guitarra gratuitas?

Onde encontrar tablaturas! Como se tornar um guitarrista sem partitura? | Encontrar partituras ou tablaturas de violão é uma coisa muito fácil, mas encontrá-las de graça nem tanto!

Guitarra elétrica, baixo, ukulele, violão sete cordas… Aprender um instrumento de cordas em si não é uma coisa fácil. Precisamos então de suportes, guias, recursos para tocar desde Chico Buarque, Pitty, passando por Red Hot Chili Pepper até música clássica. Partituras e tablaturas são a solução ideal para, com ou sem afinador, praticar jazz cigano ou decifrar um arranjo do grupo Nirvana.

Então, obviamente, tudo isso a um preço, e um método de guitarra, se não é desprovido de interesse, é uma compra que deve ser considerada, se você é iniciante ou confirmado. Sim, não faz sentido tocar violão sem recurso algum: por isso, saiba que você pode encontrar partituras gratuitas para melhorar e se tornar o novo Djavan, quem sabe!

Essas partituras gratuitas, uma vez encontradas, têm outro objetivo além do que aprender a interpretar Jeff Buckley, ou evitar aulas de teoria musical. Elas nos permitem florescer em uma atividade artística a um custo menor, o que para muitas pessoas está longe de ser um detalhe, e pode até mesmo facilitar a decisão de aprender música.

Porque sim, seja você um improvisador de música profissional, um fã do Led Zeppelin ou mesmo um iniciante no banjo, as partituras grátis são uma verdadeira força motriz para a prática, para a criatividade, e o aprender o violão pode se tornar uma experiência agradável e surpreendente. O que é melhor do que aprender música, progredir nessa área e fazer isso de graça? Acho que nada, não é mesmo?

Descubra quais são os grandes festivais de violão no Brasil!

Encontre partituras gratuitas para violão na internet

Onde aprender guitarra? Você sabe quanto custa um livro de partitura? | Verdadeira mina de ouro para encontrar de tudo e mais um pouco, a internet é uma plataforma excepcional para aqueles que desejam aprender a guitarra de graça, e até mesmo para divulgar suas produções futuras, nunca se sabe!

Nós sabemos: seja com as redes sociais, as enciclopédias online, as plataformas colaborativas ou os sites de compra on-line, a internet revolucionou nossas vidas, a maneira de pensar e de se relacionar. Na verdade, entre todas as características e possibilidades mencionadas aqui, é possível e viável fazer e encontrar de tudo ou quase tudo por lá! E em termos de guitarra, é bem possível se tornar o rei do folk, comprar um violão clássico, aprender o violino, enfim, tudo!

Mas e as partituras e tablaturas? Estas são frequentemente disponibilizadas gratuitamente em plataformas dedicadas ao violão e ao seu ensino. Em espaços colaborativos, por exemplo, onde todos podem ajudar uns aos outros, incluindo a publicação de materiais de apoio musicais acessíveis a todos. Todos podem encontrar o que precisam a um custo menor, desde o iniciante ao mais avançado neste belo instrumento musical que é o violão!

E a custo bem baixo, até mesmo de graça, porque é o que mais nos interessa hoje. A música é uma arte, pertence à cultura e, portanto, não é necessariamente comercializável. Nada mais belo do que ter acesso a ela de graça! Isto não é um ouro ou uma televisão, mas sim algo que eleva a mente acima do material.

A Internet parece ser o espaço ideal e mais adequado para encontrar partituras gratuitas de violão, de guitarra e muito mais. Na verdade, simples e acessível, a web proporciona uma infinidade de possibilidades para os amantes da música com sede de aconselhamento e recursos de aprendizagem real.

Porque sim, se estamos procurando por uma partitura de Vivaldi, Djavan ou Pearl Jam, nós simplesmente precisamos digitar algumas palavras-chave em nosso teclado de computador ou smartphone, e logo visualizamos uma partitura muitas vezes gratuita. Costumamos criticar a internet por seus lados ruins, mas aqui está também o outro lado da moeda, a alegria e a felicidade que ela pode nos trazer e à música em geral!

É importante dizer, no entanto, que muitos artistas defendem seus direitos de receber pelo que fazem, uma vez que o trabalho do artista é a arte. E nós estamos totalmente de acordo com eles! Por isso, antes de obter um material de música gratuito, certifique-se de que o artista ou o autor do material deu sua autorização para compartilhamento gratuito. Além de ser uma forma de evitar uma atividade ilegal, você estará se comprometendo com ética e respeito à arte!

Encontre partituras de violão gratuitas graças ao boca a boca

Como aprender com partitura? Qual partitura escolher para praticar violão clássico? | Embora a internet seja provavelmente a melhor solução e a plataforma mais eficaz para aprender violão de graça sem um professor, o boca a boca tem pontos positivos e significativos para o progresso.

Se a internet se apresenta como a maneira mais simples, prática e eficaz de encontrar partituras gratuitas, existem outras formas de obter música sem pagar. O boca a boca é, portanto, uma parte dessas técnicas, provavelmente um pouco mais complicada mas igualmente eficaz. Imagine aprender a tocar Hotel California de um jeito relax!

Na verdade, nós provavelmente não pensamos nisso de cara, mas contatos como amigos ou família podem ser boas alternativas quando se trata de aprender a tocar guitarra ou violão de graça. Por exemplo: em uma tarde de domingo, na casa dos avós, nada melhor do que procurar nos antigos armários e encontrar com antigas partituras clássicas ou de mpb? Um momento de alegria que, além disso, nos permite aprimorar nossos estudos de música!

Então, sim, é claro, essa solução requer um pouco mais de esforço, motivação e disposição para não pagar pelas suas tablaturas de violão, mas, ainda assim, que prazer poder encontrá-lo sozinho, sem ter que passar por um ajuda “muito” fácil como a internet!

Além disso, o boca a boca pode ser uma boa maneira de descobrir artistas que nós não teríamos escolhido instintivamente ao olhar em nosso laptop. Tudo isso também nos faz perceber que a música é uma questão de descoberta e abertura de espírito. De fato, ao perguntar a um amigo se ele não conhece alguém que pudesse ter partituras ou tablaturas, nós não escolhemos o que vamos tocar… Então, surpresa! Uma boa maneira de ampliar seu universo musical!

Encontre partituras gratuitas de violão na biblioteca

Onde encontrar partituras de violão gratuitas? Como encontrar tablaturas de guitarra sem pagar? | Enquanto pensamos constantemente na internet para aprender música de graça, muitas vezes esquecemos que visitar lugares especializados pode ser uma boa ideia para encontrar partituras grátis.

As bibliotecas podem ser lugares para encontrar suas partituras de guitarra ou de violão gratuitas! Então, é claro, tudo vai depender do tipo de biblioteca. As grandes bibliotecas públicas possuem sua seção de música e elas exigem apenas um documento de identificação e um comprovante de exigência para cadastro e acesso ao acervo. Uma dica é procurar por uma biblioteca temática de música, como a Biblioteca Cassiano Ricardo. Já nas especializadas, como as dos conservatórios de música, em geral é preciso ser aluno ou participar de suas atividades. Informe-se sem sua cidade!

Em geral, cada vez mais os lugares culturais, como as bibliotecas e midiatecas, oferecem outros meios de comunicação além dos livros clássicos, e abrem-se cada vez mais à prática e à musicalização. As partituras de violão e guitarra, portanto, parecem ser uma mídia mais conhecida por fazer parte desse tipo de espaço cultural. Cabe a nós descobrir qual biblioteca oferece partituras gratuitas e saber como fazer o melhor uso dela.

O violão é um dos instrumentos musicais mais praticados no mundo, por isso é quase certo que uma biblioteca de mídia com materiais de música também tenha partituras para violão. Imagine só então ter a surpresa de encontrar em uma biblioteca uma seção inteira de partituras e tablaturas de piano, violino, banjo ou guitarra! As bibliotecas são o coração da cultura e a música faz parte dela.

Tocar violão é uma atividade estimulante e louvável em si, mas às vezes é um pouco complicado quando você não quer pagar pela sua partitura. Agora você já sabe que não é tanto assim, já que existem soluções muito simples, para progredir em violão graças às tablaturas e partituras encontradas na internet, em lugares especializados, ou quem sabe ao acaso com conhecidos.

Descubra onde estudar violão de graça!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar