Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Motivos para fazer aula do idioma das arábias

De Camila, publicado dia 23/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Por que aprender árabe?

Falada por mais de 300 milhões de pessoas, a língua árabe – a oitava língua do mundo – é um dos idioma com mais interlocutores no mundo.

O árabe é uma das línguas vivas que merece bastante atenção, pois sua riqueza alcança várias áreas do conhecimento: geografia, história, filosofia, economia, cultura, ciências, geopolítica e estratégias.

Infelizmente, muitas pessoas acabam escolhendo língua mais, digamos, “populares” como o espanhol, alemão, italiano, português, russo, japonês ou mandarim como idioma estrangeiro.

O árabe é, portanto, muitas vezes negligenciado como uma segunda língua a se aprender por jovens do ensino fundamental e médio, seja em aulas particulares ou em curso de arabe para brasileiros. Na universidade, poucos são os alunos que recorrem a matérias ligadas ao aprendizado da língua e da cultura árabe.

No entanto, e em muitos aspectos, este idioma está presente cotidianamente em nossa sociedade. Quer um exemplo?

  • Muitas das nossas frases latinas vêm de palavras árabes;
  • Nós utilizamos algarismos arábicos.

Aprender árabe egípcio irá desenvolver a sua compreensão da cultura árabe em mais de vinte países árabes, onde ela é a língua materna e oficial.

Além disso, aprender o alfabeto, o vocabulário, a gramática e a escrita árabe aumentará sua capacidade de memorização, ajudando ainda a manter seu cérebro funcionando, prevenindo doenças mentais como o Alzheimer.

Superprof, sempre com o intuito de te motivar a seguir seus sonhos, apresenta nesta matérias várias razões e vantagens de se aprender a falar árabe como um egípcio!

Aprender árabe: um ponto de vista pedagógico

Falar árabe pode te ajudar a se abrir para os outros, assim como a desenvolver suas habilidades pessoais, tais como concentração e curiosidade intelectual.

Tais conquistas são uma excelente maneira de se destacar dos demais durante a construção da sua carreira escolar e universitária e, quem sabe, ajudá-lo a encontrar um emprego realmente interessante e cobiçado.

Confira várias dicas de como aprender arabe, como falar arabe (já que ela é uma língua principalmente oral) e se destacar dentro dos seus estudos.

Aprenda árabe como idioma estrangeiro

Aprender arabe através de aulas tradicionais, aulas particulares ou cursos online se tornará uma vantagem inestimável que poderá lhe render vários carimbos no seu passaporte durante sua vida profissional em um futuro bem próximo!

Crianças têm mais facilidade para prender línguas estrangeiras como o árabe. Quanto mais cedo se começa a aprender árabe, mais fácil é o aprendizado.

Aprender árabe em período escolar

Optar o quanto antes pelo aprendizado do árabe como língua estrangeira lhe dará mais tempo para alcançar um nível interessante e competitivo ao término do seu bacharelado.

Se você ainda está no ensino médio e já tem afinidades com o idioma do do Egito, então por que não já começar a investir em um curso de árabe? Já que assimilar o árabe pode acabar sendo um processo longo e, para alguns, difícil, o quanto antes você começar, melhor.

O que você precisa saber sobre o básico do idioma árabe

árabe formal é o árabe comum a todos os países árabes, assim como a língua da palavra escrita. Ele também é o idioma empregado em discursos oficiais, assim com na mídia tradicional.

árabe coloquial corresponde à língua usada apenas oralmente. Por isso, de acordo com o país, o dialeto árabe nunca é idêntico: o árabe coloquial egípcio, por exemplo, não tem nada a ver com o marroquino ou com o árabe da Arábia Saudita.

Desenvolva seu senso de escuta e concentração

Ao aprender esta língua em particular, é preciso se tornar um excelente ouvinte, ou seja, não apenas aprender o alfabeto árabe e dominar uma escrita básica, mas também treinar o ouvido para para o idioma oral. A melhor alternativa é escutar esses novos sons árabes de forma regular e contínua.

Mergulhe totalmente em uma atmosfera árabe: ouça diálogos e discussões em árabe, acompanhe transmissões e notícias via canais de TV árabes como Al-Jazeera

Distingue-se no mundo profissional

São poucos os que realmente pensam em aprender árabe. Para esses interessados na língua árabe, uma boa notícia: as oportunidades de emprego no Oriente Médio e no Norte da África estão se expandindo a passos largos.

Além de cargos públicos à procura de trabalhadores e empregados que falem árabe, muitas empresas privadas procuram entender melhor o mercado árabe para desenvolver instituições, melhorar economias ou educar a juventude.

Obtenha novas habilidades linguísticas

A língua árabe oferece uma combinação de habilidades linguísticas que pode ser aplicada em mais de 20 países, com quase 300 milhões de falantes nativos.

Aprender árabe é uma oportunidade para desenvolver suas competências na hora de interagir com muitos países importantes do mundo árabe.

Aprender árabe é também aprender sobre cultura e religião. O aprendizado do idioma árabe pode desenvolver várias outras habilidades nos alunos.

Desenvolva expertise de campo em países atualmente em crise

Falar e ler árabe te oferecer a oportunidade de participar de novas práticas de negócios, ajudando-o a entender mais sobre relações políticas complexas.

O conhecimento da língua árabe envolve a compreensão das diferenças culturais em um contexto particular, o que é mais importante do que qualquer coisa para enfrentar com sucesso desafios profissionais no Oriente Médio ou no Norte da África.

Descubra a segunda maior religião do mundo

Ao decidir aprender o árabe, você será capaz de entender melhor e descobrir tradições ancestrais, aprender sobre crenças islâmicas e muçulmanas, tornando-se um melhor comunicador intercultural. Sem contar com a potencial capacidade em estabelecer relações mais estáveis e duradouras com os nativos da língua árabe, assim como com os adeptos da religião muçulmana.

Aprender árabe: um ponto de vista cultural

E por que não fazer um curso de árabe por causa da contribuição cultural que o idioma pode lhe oferecer?

Descubra uma grande quantidade de informações que o guiarão na hora de aprender árabe, sem contar com os benefícios de desvendar a cultura ligada à língua.

Fontes de grandes movimentos filosóficos, literários e científicos

A língua árabe está presente há séculos em inúmeros campos do conhecimento.

Ainda hoje podemos medir a contribuição cultural da língua, cultura e civilização tão rica quanto a árabe.

Literatura, filosofia e ciência, representam a língua e a cultura árabe em todas as suas formas.

Aqui estão algumas das áreas que foram extremamente influenciadas pela língua e cultura árabe:

  • Medicina;
  • Matemática;
  • Literatura;
  • Filosofia.

Abertura cultural da língua árabe geograficamente

Entre o Golfo Pérsico e o Oceano Atlântico, do Marrocos, via Egito, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Jordânia e Irã, a língua árabe nos faz descobrir países maravilhosos, berços da humanidade.

Historicamente, o árabe também ajuda a entender melhor os conflitos atuais; ajuda a voltar no tempo e compreender a formação e o estabelecimento de diferentes impérios que se irradiam por todo o Mediterrâneo e Oriente Médio, incluindo cidades míticas como Córdoba, Damasco ou Bagdá.

Árabe, uma incontestável vantagem educacional

Na era da globalização, muitos são orientados para o inglês, espanhol ou alemão, enquanto outros se voltam para idiomas asiáticos. No entanto, são poucos os que optam pelo idioma árabe.

O árabe é, no entanto, uma língua que está atualmente em alta demanda, sem contar que existem diferentes maneiras de aprendê-la.

A arquitetura árabe também é única! Detalhe mesquita árabe.

Aprender árabe: vantagens dentro da economia atual

Se você ainda está na dúvida se deve começar um curso de arabe para brasileiros, então descubra junto com o Superprof algumas outras razões pelas quais aprender arabe pode ser realmente interessante sob uma perspectiva econômica.

Mundo árabe: posição estratégica

Em uma era extremamente globalizada, tudo o que acontece em uma parte do globo tem repercussões sobre outras parcelas do nosso planeta. Tal fato se deve tanto pela proximidade geográfica quanto pelos elos econômicos e financeiros existentes entre países distribuídos em diversas regiões no mundo inteiro.

União para o Mediterrâneo

Lançada em 2008, a União para o Mediterrâneo visa promover a integração econômica e reformas democráticas em 16 países vizinhos no sul da União Europeia, no Norte de África (Magrebe) e no Oriente Médio.

A UpM também pretende implementar projetos regionais com impacto e interesse para os países em questão, seja em termos de economia, energia, ambiente, saúde, cultura e migração.

Líderes para reservas de energia

Seja pela sua posição geográfica, assim como pelo fato de uma parte significativa dos recursos energéticos do mundo (gás e petróleo) estar concentrada em seu território (30% do petróleo produzido vem dos países árabes, sendo 80% desse total exportados), a Península Arábica ocupa um lugar privilegiado que é levado muito a sério pelas potências econômicas mundiais.

A língua árabe: um trunfo para o comércio e turismo

Isso parece óbvio para alguns, mas falar uma língua com uma reputação de ser difícil como o árabe pode abrir muitas portas, especialmente se você quiser trabalhar nas áreas de turismo ou comércio.

Enquanto a maioria dos brasileiros se dedica em aprender inglês ou línguas latinas, como o espanhol e o italiano, o árabe acaba se tornando uma excelente opção para entrar em campos profissionais específicos.

As influências do árabe em nossa sociedade

Descubra agora a fabulosa herança da língua, cultura e civilização árabes que permeiam a nossa civilização e que, por centenas de anos, contribuíram para a construção da nossa sociedade tal qual a conhecemos hoje.

Artes, literatura, invenções científicas, filosofia: o árabe pode ser encontrado em toda a parte.

"Açúcar" também é uma palavra de origem árabe! Você sabia que a palavra “açougue” veio do árabe?

Falamos árabe sem saber

As palavras abaixo são apenas algumas das centenas delas que são diretamente derivadas do idioma do Alcorão:

  • Açafrão (az-zafaran, amarelo);
  • Açougue (as-suk)
  • Açúcar (as-sukar deriva do Sânscrito çarkara, grãos de areia)
  • Alforria (al-hurriya (a liberdade)
  • Algarismo (al-kawarizmi, nome do matemático árabe Abu Ibn Muça)
  • Álgebra
  • Algema (al-jami’a, pulseira)
  • Alicate (al-likkát, tenaz)
  • Almofada (al-mukhadda de khadd, face)
  • Auge: Auj'(o topo; óptimo)
  • Azar: az-zahr (sorte)
  • Azeite: az-zayt (substitui óleo, óleo de oliva)
  • Azul (al-lzaward, empréstimo árabe do persa ljward, lat. lapis lazuli, a pedra lazurita)
  • Azulejo (al-zuleij, pedra pintada)

E isso só com a letra “A“!

Literatura e poesia árabe

Recentemente, o romancista egípcio Naguib Mahfouz foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. Assim como ele, outros nomes famosos aparecem no panteão de escritores e poetas árabes célebres, como o filósofo e escritor libanês Khalil Gibran e o seu renomado “Profeta”. O poeta palestino Mahmoud Darwish também integra este grupo estrelado.

Artes árabes

Olhar para as diferentes artes árabes é uma rica e poderosa maneira de se entender o pensamento do povo que domina essa língua preciosa, assim como de perceber o impacto e a considerável contribuição dessa cultura e civilização em nossas vidas cotidianas.

Caligrafia e iluminuras

Trabalhos de zoologia, medicina e astrologia que foram os principais a serem ilustrados. Enquanto isso, a ilustração do Alcorão Sagrado começou a se difundir.

A arte da caligrafia não fica para trás, se tornando diretamente ligada à arte árabe-islâmica.

Matemática

A história da matemática está cheia de invenções árabes. Uma delas é a palavra “algoritmo“, que foi inventada pelo matemático árabe Al Khawarizmi.

Foram ainda os árabes que decidiram designar um desconhecido pela letra “X” (que vem da palavra “chay” e significa a “coisa”).

Medicina

Se servindo do conhecimento dos gregos e ensinado por Hipócrates, os árabes retomam a teoria humoral. Segundo ela, as patologias resultam, muitas vezes, de um desequilíbrio entre a bile, o sangue e o fleuma, refletindo não só no nosso corpo, mas também na nossa personalidade .

Agora que você já está por dentro da influência da língua e da cultura árabe na nossa vida cotidiana, o que está esperando para começar a fazer uma aula de arabe?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar