Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A atividade esportiva com exercícios baseados em um combate

De Fernando, publicado dia 12/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > Descubra o boxe fitness

Você está tentado a jogar a toalha antes mesmo de começar o boxe, simplesmente porque você pensa – erroneamente – que o boxe, bem como outras lutas, é apenas para quem é muito forte?

Bem, você está errado pesadamente, peso pesadamente!

No boxe em geral, além de muita coordenação motora, há muita delicadeza no trabalho com os pés, na esquiva e nos reflexos bem aplicados.

Há também um bom trabalho intelectual, pois é preciso ter muita atenção à observação de seu oponente,  tática de exaustão, estratégia de evasão, concentração em todos os momentos, entre outros pontos de destaque.

Do mesmo modo, do ponto de vista físico, a resistência contêm tanto força como poder , sem mencionar a precisão dos exercícios e a necessidade de estar sempre atento a tudo ao seu redor.

Acima de tudo, há uma infinidade de diferentes práticas de boxe : seu único ponto comum é partir das mãos e estar relacionado com a grande família de esportes de combate.

Mas há variantes que são mais acessíveis para todos: hoje, queremos falar sobre a vertente mais ligada ao fitness, dirigida tanto para mulheres quanto para homens, qualquer que seja sua idade ou condição física!

Boxe fitness é uma boa opção Até 900 calorias podem ser gastas em uma aula de 60 minutos

Os princípios do boxe fitness

Se você achar que o boxe é um esporte “básico” em seus princípios, você terá que admitir que o boxe fitness é um esporte bem completo. Você às vezes ouvirá falar de ” boxe cardio “, “boxing fit”, ” boxe de academia” ou mesmo “boxe feminino” (embora, de fato, seja uma atividade mista!).

Esta habilidade está totalmente em sintonia com os requisitos de saúde e bem-estar de nossos tempos, com atividades que trabalham diversos grupos musculares e também a concentração,  e combina atividade física com música – o que é um grande incentivo para os mais desanimados! As aulas são dinâmicas, bem construídas e fazem diferença logo no primeiro dia.

Tudo começa com o aquecimento, essencial para evitar desconfortos e preparar o corpo para a aula. Antes de passar para um trabalho fracionário mais intenso, todos os membros, músculos e articulações são ativados.

Através de uma em circuito e que trabalha as posições do boxe como sequências de coreografias, você ganhará flexibilidade, facilidade, desenvolvimento físico harmonioso e assimilará os reflexos fundamentais de todas os elementos, sem problemas. Muitas pessoas gostam desta modalidade por aproximar das aulas de muay thai, mas com um pouco mais de movimentos já conhecidos por quem malha em uma academia ou que gosta de aulas aeróbias.

Normalmente, qualquer sessão termina com uma série com foco muscular envolvendo principalmente abdominais e glúteos, por exemplo, antes de se esticar e alongar a musculatura para uma melhor recuperação. Nada melhor para esculpir uma figura vantajosa e fortalecer suas fibras musculares!

Para combinar o útil com o agradável, a prática de boxe pode ser praticada (quase) em qualquer lugar, incluindo espaços abertos. Que tal procurar um professor ou grupo disposto a trabalhar em praças e parques da sua cidade?

Entendemos bem as razões para o sucesso dessa atividade: é uma maneira de perder peso e permanecer saudável, com uma turma animada e com vontade de melhorar a cada aula!

Entenda melhor o boxe cardio!

fortaleça sua musculatura Além do emagrecimento e do aumento da capacidade cardiorrespiratória, o boxe alivia o estresse.

O equipamento necessário para boxe cardio

Se você escolher fazer fitness boxing em uma academia, seguir uma rotina com um treinador ou com um personal trainer especializado, você pode economizar quase todas os equipamentos do boxeador amador.

Já que o trabalho de ter esse estoque não será seu, porque muitos professores querem colocar em condições máximas os praticantes de seu esporte, você poderá escolher em que investir entre  bandagens, luvas de boxe, capacete de boxe amador,protetor bucal, protetores de canela, bolas e sacos de socos mais caras. Veja o queé mais importante para o seu trabalho individual (especialmente na sua proteção, dependendo do nível de contato que possui com outros participantes).

Então faça sua escolha de acordo com suas preferências.

Na verdade, você só precisará do mesmo equipamento que um corredor de domingo: roupas esportivas tipo camiseta + shorts curtos (prefira materiais têxteis inovadores e respiráveis,  mais confortável e agradável de usar apesar de transpiração), tênis que se encaixam bem nos pés (sapatilhas especiais para o boxe ou tênis mais leves), e o suficiente para se cobrir para voltar para casa após o esforço, durante o qual um terá transpirado abundantemente.

Uma faixa e elástico para prender seus cabelos será conveniente para quem tem cabelos longos, além de um bom top de compressão para manter os seios confortáveis.

Uma pulseira de atoalhada será perfeita para, se necessário, limpar o suor de sua testa e evite gotas por todos os lados – um pouco de água no chão de uma academia pode ter o mesmo efeito que o sabão e é o primeiro passo para o caos ou um tornozelo machucado.

Para aumentar a sua resistência e sua tonicidade ao fazer exercícios, você não precisa gastar muito. Só investir nas coisas certas! E a sua perda de peso com a prática do boxe começará rapidamente.

encontrei o personal trainer certo para o seu corpo É necessária uma boa preparação física e o acompanhamento de um bom treinador.

A melhor maneira de se ajustar com o fitness boxe

A academia de boxe é aclamado por suas virtudes desportivas: permite fazer musculação e cardio, se movendo muito e criando uma capacidade respiratória e de coordenação incrível. E para poder dizer “eu faço boxe” é preciso se dedicar!

Principalmente em grandes cidades, muitas academias oferecem as vantagens de de um boxe “sem combate”, especialmente chamando a atenção das mulheres que gostariam de saber como podem se exercitar sem arriscar um nariz torto após a fratura nos treinos, mas contando com os ótimos elementos do boxe para a perda de peso e melhora na concentração.

Estas são geralmente aulas noturnas, fornecidas coletivamente por um professor. Esta é a imagem de fitness treinada em grupo podem ser incrivelmente bem sucedidos. Única desvantagem: o treinador não pode individualizar suas observações e corrigir o aluno de maneira tão individualizada se houver muitas pessoas no mesmo horário.

Como nem todas as cidades possuem clubes realmente especializados nesta modalidade de boxe, você terá que se aproximar de academias convencionais que ofertem o treinamento de boxe entre suas aulas coletivas no cronograma. Não tenha receio de perguntar ou procurar alguma que tenha aulas experimentais. Ou, muito melhor, encontrar um treinador/professor particular dedicado a esta nova arte:  o Superprof  é uma ferramenta privilegiada para ajudá-lo a se juntar a um grupo ou encontrar um curso individual personalizado.

Comece a praticar boxe em casa

É bem possível treinar boxing fit em casa, mesmo que não seja necessariamente o ideal. É uma alternativa econômica, mas a ausência de um especialista para observar os movimentos e corrigi-los se necessário. Em qualquer caso, comece acompanhando vídeos de aulas de fitness boxing para sua inspiração. Nessa etapa você pode perceber que o seu desejo fica maior ou menor, o que é bem aceitável, já que cada pessoa possui uma inclinação maior para algum esporte.

Mas nem todos os atletas podem ser bons treinadores, especialmente porque a desmotivação ataca rapidamente o atleta isolado.  Por isso, você poderá ter problemas para renovar seus exercícios e coreografias, e você não poderá ter a atenção reservadas aos alunos que os melhores profissionais apresentam em quase todas as sessões.

Ao fazer malabarismos com programas de televisão dedicados a fitness e com vídeos gratuitos na Internet, você terá um pouco de incentivo e os primeiros passos para se animar, mas ninguém para corrigi-lo em possíveis movimentos ruins.

Depois de encontrar seu canal favorito de aulas, tente repetir sozinho, em seu canto, com a música de sua preferência. Procure outras referências – existem pessoas em todo o mundo praticando boxe fitness, então não deve ser tão difícil encontrar algum canal que lhe agrade!- e avalie se essa é a melhor maneira de prosseguir nessa atividade. Encontre novos canais, novos profissionais, técnicas (como o muay thai) ou tente achar uma academia ou personal que ofereça a modalidade esportiva dentro do seu orçamento.

Os golpes exigem que o corpo todo entre em movimento. aula de boxe em academias não especializadas utilizam os preceitos da luta com acessórios típicos como luvas e sacos de areia.

O que fazer uma vez que você domina fitness no boxe ?

Muito claramente fitness boxe é boxe sem uma luta propriamente dita. É um boxe como exercício físico por excelência, mas com mais elegância e habilidade, flertando com a dança e trabalhando também a socialização e espírito de equipe. Lutar contra as sombras é importante para aprender.

E é um excelente trampolim para descobrir os gestos fundamentais do boxe sem se machucar e aproveitando apenas o lado bom do esporte. Apenas alguns hematomas pelo corpo, como em várias outras modalidades esportivas, mas nada de grave ou de grandes lesões por contato com outros praticantes.

Na verdade, é preciso ser muito corajoso e motivado para começar diretamente com o “confronto violento”.

Mesmo se você entrar nessa disciplina suave sem um segundo pensamento, cuidado: um desejo pode surgir em você, o de entrar no ringue para sempre e de verdade! Alguns praticantes acabam indo para o boxe amador e encontram uma certa facilidade ao iniciar, já que conhecem o básico da prática pelo fitness.

Se a vocação do boxeador  crescer em você durante a aula de boxe de fitness, tudo o que você precisa fazer é se juntar a um clube de boxe ou entrar em contato com um professor particular que irá ensinar-lhe como chegar ao negócio entre as cordas!

Portanto, uppercuts, hooks, jabs e diretos já não terão nenhum segredo para você: é uma boa vantagem, especialmente porque, fisicamente, você estará em excelente forma! E tudo isso graças à pratica constante e dedicada do boxe com o foco no bem estar, na saúde, na perda de peso e no trabalho com os seus músculos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar