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O boxeador precisa ser um grande atleta

De Fernando, publicado dia 12/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > A importância da prática do boxe para a saúde

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo: morrem mais pessoas a cada ano devido a doença cardiovascular do que qualquer outra causa. Por isso, uma certeza precisa ser cada dia mais frequente em nossa vida: a prática de esportes regular reduz em quase 50% o risco de morrer prematuramente de um ataque cardíaco.

Em comparação com indivíduos sedentários, os moderadamente ativos tem de 30 a 40% menos chances de morrer de doenças cardiovasculares.

Adivinhe qual dos esportes mais completos para evitar problemas cardíacos? Sim, um deles é o boxe .

Se você pratica corda, aula de boxe francês, boxe, aula de muay thai, kick boxing, boxe clássico (inglês), kung fu , taekwondo, MMA  ou quaisquer outras artes marciais (karatê, ju jitsu, aikido, etc.), os benefícios  para a saúde física e mental, bem como o sistema cardiovascular e respiratório.

Podem dizer que o boxe é violento, mas não é apenas uma pancada no oponente, derrubando-o (KO), golpeando-o e chutando-o, ou usando a energia em um saco de pancadas, patas de urso, escudos ou pera de velocidade. O corpo a corpo esportes de contato são tão intensos que a boa condição física é necessária praticar plenamente.

As modalidades do boxe são muitas e todas são igualmente interessantes, variando de acordo com cada pessoa.

E se o boxe provoca tanta mania nos países ocidentais – adoramos os grandes boxeadores de alto nível, valorizamos o desenvolvimento pessoal e a manutenção do corpo – que algumass disciplinas esportivas das variantes do boxe foram criadas recentemente: o cardio fitness, body combat e boxe cardio .

O post examina o envolvimento do cardio boxe entre os melhores atletas: boxeadores.

Equipamentos serão parte do seu treino A frequência cardíaca precisa ser monitorada durante os exercícios

Alguns grandes atletas do esporte

Não iremos falar de Rocky Balboa, o campeão do boxe que já entrou uma lenda do esporte… Mas de muitos atletas de alto nível e mestres do boxe profissional e que praticam boxe cardio. Grandes campeões treinam com muitos acessórios (cordas, sacos, etc.) e fazem seus corações e corpos mais fortes por isso – o mesmo vale para o boxe tailandês, é preciso estar preparado para lutar.

Aqui está uma apresentação de alguns deles:

Suger Ray Leonard

Nascido Ray Charles Leonard nos Estados Unidos em 17 de maio de 1956, ele é reconhecido como um dos melhores boxeadores da história.

E por uma boa razão: super tático, muito rápido e hiper responsivo, ele foi coroado campeão mundial de boxe em cinco classes de peso diferentes entre 1979 e 1989: meio médios, médios ligeiros, médios, super médios e meio pesados.

No boxe profissional, quase invicto, ele tem 36 vitórias em 40 lutas, incluindo 25 nocautes. No boxe amador, ele ganhou 145 vitórias em seus 150 combates.

Marvin Hagler

Nascido em 1954 em Newark (perto de Nova York), ele era campeão dos médios mundiais de 1980 a 1987, um mestre incontestável de sua categoria até seu último combate de boxe, sua derrota final para S. Ray Leonard .

E esse foi o fim de sua carreira.

Floyd Mayweather Jr.

Nascido em 1977 em Michigan, EUA, este boxeador permaneceu invicto por mais de 18 anos consecutivos e não concedeu nenhuma derrota em seus 50 combates de boxe profissionais.

Ele é de fato campeão mundial de boxe de 1998 a 2015, em seis classes de peso diferentes: Superpenas, Leves, Superleves, Meio médios, Médio ligeiros e Meio médios.

Manny Pacquiao

O Sr. Pacquiao nasceu em 1978 nas Filipinas. Uma verdadeira estrela do ringue de boxe, ele é o único boxeador da história a ganhar o título mundial em oito classes de peso diferentes, desde Mosca até o Médio Ligeiro.

Em 67 lutas, ele teve apenas 7 derrotas profissionais, e conta também com 60 vitórias em boxe amador (de 64 combates).

Oscar de la Hoya

Nascido nos Estados Unidos em 1973, ele é o único boxeador da história a ganhar o título do Campeonato do Mundo em seis classes de peso diferentes das federações WBA, WBC, IBF e WBO e vencedor da medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona em 92.

39 vitórias, incluindo 30 nocaute em 45 lutas, e apenas seis derrotas fazem deste atleta um dos maiores atletas da história do boxe.

Ele foi de fato campeão de 1994 a 2007, com peso médio a super-pena, que é um recorde mundial.

Não perca a luta para a balança O boxe é um esporte de combate, mas também cuida do seu corpo

Cardio boxing, o que é isso?

Cardio boxing, ou também conhecido como kickboxing cardio, apareceu no final da década de 1990 nos Estados Unidos. Foi inventado por Billy Blanks, um ator americano especializado em artes marciais.

Entre as atividades esportivas, é um treinamento de boxe de alta intensidade, que usa as técnicas de luta de boxe de socos para bater no boxe de vazio e  sombra –  em sacos e sem combate.

O que é interessante é que o circuito de treino cardio incorpora na sua preparação física todas as técnicas de combate combinadas: boxe francês, boxe , boxe tailandês e kickboxing.

O objetivo: saltar, bater e movimentos sequenciais de boxe, para trabalhar simultaneamente todos os grupos musculares do corpo humano, permitindo um bom trabalho cardiorespiratório, pele firme e tonificar seu corpo.

Cada treino muscular é praticado com música, sem adversário (como no shadow boxe)  e em lições em grupo.

Melhor do que suar em uma academia de equipamentos de musculação para muitas pessoas , o boxe cardio funciona em vários níveis:

  • Cria energia para os músculos,
  • Derrete o tecido adiposo – é um exercício muito bom para perder peso e ganhar músculos,
  • Aumenta a frequência cardíaca e a resistência ao fornecer oxigênio ao limiar anaeróbio .

Em termos de construção muscular para esculpir um corpo atlético, não há melhor: conta com exercícios direcionados, de coordenação e também musculação (flexões, abdominal, agachamento) para uma boa aptidão física.

Não há necessidade de luvas de boxe, ou equipamentos de boxe completos de um ringue de boxe: os praticantes podem entrar em roupas esportivas clássicas ou de treino, mas com luvas leves ou bandagens para evitar para machucar seu punho.

Todos os exercícios de boxe que aumentam a freqüência cardíaca a uma taxa suficientemente alta podem ser chamados de treinamento cardiovascular .

Cada exercício cardio deve ser dividido, ou seja, consistir em exercícios muito intensos e intercalados com tempo de recuperação de alguns segundos (10 ou 20) após cada série de trabalho muscular.

O seu coração precisa estar pronto para o combate O boxeador precisa ser um grande atleta

Boxe, pela explosividade e a intensidade que requer, permite elevar o volume muscular para forjar músculos cardíacos e pulmões de aço! Já conhece o boxe fitness?

Mas cuidado: todo boxeador sabe disso e para praticar esse tipo de atividade física é fundamental ter excelentes habilidades físicas.

Correr, nadar, andar de bicicleta e saltar corda são todos exercícios cardio benéficos para manter a forma, aliviar o estresse e – essa é a ambição de muitos – construir um corpo dos sonhos.

Além disso, a admiração por seu campeão de boxe favorito não o incentiva para imaginar bater como ele e ter um bom trabalho de pés como ele?

Os benefícios do boxe na freqüência cardíaca

Os atletas que estão entusiasmados com o boxe cardio podem ser estimulados por várias razões: perda de gordura, tonificação muscular , desenvolvimento de sua resistência, além de ser uma atividade esportiva dinâmica, controle da pressão arterial a longo prazo, combinando relaxamento, treinamento muscular e treinamento cardiovascular.

O Cardio é bom para a sua saúde e tem múltiplos benefícios, tanto física como mentalmente.

Primeiro, a melhoria de sua condição física: a sequência de movimentos (rotações, pés, socos) e ritmos alternados estimulam o sistema cardiovascular, melhoram a respiração e, portanto, a resistência.

Como é praticado em uma academia de boxe – ou uma academia comum, mas longe dos pesos livres – não se levantam halteres isolados, mas sim um trabalho completo que permite um desenvolvimento muscular homogêneo e um emagrecimento efetivo com o boxe.

Tenha um bom treinador acompanhando seu progresso Além de força, você precisa de equilíbrio e saúde para praticar boxe

O simples fato de se mudar de forma freqüente  os exercícios também possibilita, além de combater o estilo de vida sedentário, adquirir habilidades motoras e de mobilidade: não há passos mais desajeitados em que você se desequilibra, faz parte do treino conseguir se manter bem em pé! Esse é um dos fundamentos do clássico boxe inglês.

Indo em sacos de golpear ou mesmo no vazio, sob o conselho do treinador você acaba tendo uma ajuda para esquecer o ritmo agitado de uma vida conturbada (excesso de trabalho, pressões no trabalho, responsabilidades e cansaço) para aliviar o estresse .

Para as mulheres preocupadas com a sua forma, a alternância de ritmos lentos e rápidos durante o treinamento de boxe, também ajuda a perder medidas nas coxas e quadris: é um formidável destruidor da celulite. Vamos, portanto, queimar calorias mais rápido do que durante uma aula de zumba!

Uma última dica, finalmente : cuidado com o excesso de treinamento, o que pode levar a dor desagradável se o tecido muscular dos músculos estiver muito danificado e cansado pela sequencia pesada de exercícios. É preciso ter uma boa rotina de boxe e seguir com atenção.

Cuide da sua saúde e do seu corpo para que a sua qualidade de vida seja parte da sua rotina. É por isso que você procurou o boxe, não é mesmo?

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