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Dicas do boxe clássico

De Fernando, publicado dia 12/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > Você pode ser um campeão dos ringues

Com vontade de embarcar na grande aventura do boxe, você ainda tem dúvidas, talvez por causa do medo de um  possível nocaute ou dificuldade em contratar um treinamento de boxe digno do investimento do seu tempo e energia?

Bem, não se preocupe, você pode procurar por academias especializadas, academias mais gerais nas lutas e esportes de combate ou, em uma ação mais individual, com um treinador de boxe ou personal trainer especialista.

Seu professor deve saber como se adaptar ao seu nível, mas também existe uma atenção ao conhecimento e experiência de seus parceiros: devemos ter o cuidado de trabalhar os ganchos e os seus diretos com estudantes-aprendizes do mesmo nível que você – pelo menos no início.

A partir daí, a espinha dorsal de qualquer programa de treinamento de boxe é aproximadamente o mesmo , desde os pesos mais leves até pesados, do boxeador amador ao campeão do boxe mundial!

Aviso: estes são eixos projetados para melhorar no boxe no inglês e não em outros estilos de boxe. Amantes de savage, kickboxing, MMA  e outros estilos, leiam e entendam como funciona essa modalidade, mas continue procurando o melhor sobre o seu tipo de luta!

E não se esqueça de aprender o básico que um praticante de boxe precisa saber.

o saco de pancadas precisa estar na sua rotina Treine bem cada um dos fundamentos antes de aplicá-los em uma luta real

1. O bê-a-ba: aquecer nas cordas do ringue

A preparação física de um treinamento de boxe tem uma grande influência sobre a qualidade do seu treino real. Portanto, é necessário observar cuidadosamente o seu aquecimento para não deixar o tempo dado às suas sessões esportivas inútil e sub utilizado.

Os esportes de combate são particularmente cansativos para o corpo, por isso não se esqueça em seus aquecimentos de nenhuma parte de seu corpo, membros superiores e inferiores, principais articulações e áreas chave do corpo, como ombros, cintura e quadris. É por isso que os especialistas geralmente aconselham a seguir um bom treino com a ordem, geralmente, da parte inferior do corpo para cima.

O melhor é começar caminhando lentamente e ir acelerando, antes de soltar suas articulações com gestos suaves e repetidos. Terminaremos com movimentos mais explosivos, como saltos, balanças, bombas … Também podemos fazer corda, um exercício muito bom para todo o corpo e para a coordenação motora.

Quanto ao equipamento de boxe, se as artes marciais (aikido, kung fu, karate, taekwondo, viet vo dao, tai chi, jujitsu, budo, kendo ou esgrima japonesa …) exigem quimono e tatame em um dojo, o boxe para os amadores exige – para si próprios – sapatilhas de boxe, protetores bucais, capacete de boxe, bandagens, shorts de boxe (ou para treinamento), luvas para treinamento e luvas de boxe clássicas. Se as regras forem seguidas, não são necessários os escudos de guarda e protetores, mais utilizadas nos treinamentos e não nos combates.

Para um treino de boxe mais dedicado e focado, você precisará de uma corda de salto, um ringue de boxe, um manequim de treino, sacos de pancada, uma bola de socos para velocidade e uma barra de tração (ou barra fixa). Adicione, possivelmente, uma bola pesada para exercícios, um aparelho de remo e uma esteira. Emagrecer praticando boxe é muito possível.

Você também deve saber que qualquer escola de boxe irá pedir-lhe um certificado médico de aptidão e/ou um teste físico para garantir que sua saúde está em dia e que você está apto a praticar essa atividade tão exaustiva.

2. Use uma pera de velocidade

Este equipamento de boxe deve estar presente em múltiplas unidades no caso de classes coletivas.

Como você dificilmente estará suado após o aquecimento e ainda está cheio de energia, o instrutor irá direcioná-lo da primeira classe para este alvo leve de couro sintético para treinar a sua agilidade e precisão.

Um soco deve sempre manter em movimento a pera rápida do clube de boxe. Você pode fazê-lo com suas mãos nuas, sem luvas ou apenas com bandagens. O ritmo é muito alto, e em breve você terá problemas para manter-se constante, você precisa se aperfeiçoar e aprender a controlar sua técnica! Você pode prosseguir na divisão , por exemplo, de sessões de três minutos (como uma rodada).

Este boxe cardio irá aumentar o seu batimento cardíaco, o que será perfeito para os eventos a seguir no seu treinamento.

No entanto, de tempos em tempos, você terá que fazer uma caminhada ou corrida mais longa e treinamento cardio adicional para se manter em forma, suas necessidades estarão cada vez mais desafiadoras.

Tenha um bom professor para auxiliar o seu aprendizado Os escudos ajudaram a segurar o impacto durante seu treino

3. Mude para o boxe de sombra

No seu centro desportivo, você irá ao confronto de um desafiador imaginário: é o boxe sombra , adaptado para todos os níveis, do campeão ao simples boxeador de academia. Esquivar-se deve estar também no centro das suas preocupações, você não vai apenas atacar. Sua imaginação deve mostrar o seu corpo a corpo de forma bem realista e ficar bem concentrado no exercício.

Esta será uma oportunidade para rever seus clássicos movimentos, como uppercut e jabs, mas também para lançar um jogo de movimento de pés que vai além do lazer do boxe para se parecer com o dinamismo implantado em uma primeira luta de boxe na presença de um árbitro.

Este exercício não é específico para o treinamento esportivo do boxe porque também é parte do treinamento dado pelo boxe fitness . Em uma aula de boxe, um professor irá observá- lo para explicar as melhores técnicas para obter força, velocidade e tom, evitando movimentos ruins ou mal executados.

4. Prática de boxe com um saco de pancadas

Depois de um tempo de descanso, os praticantes de boxe apreciam particularmente este momento: o treino com o saco. Desta vez, o equipamento esportivo em questão – geralmente pendurado pelo teto – tem um estofamento pesado que parece super pesado.

Bater em um adversário de tal força exige muitos socos e o uso de luvas para evitar quebrar os dedos.

O saco de pancadas é um dos acessórios de boxe essenciais e, felizmente, não é muito caro para se comprar – só tenha cuidado ao escolher bem o lugar para colocá-lo em sua casa ou academia para evitar acidentes!

Você usará seus tríceps e bíceps, bem como seus peitorais, aumentando seu autocontrole e autoconfiança. O boxe não é uma atividade desportiva banal e possui um impacto muito forte em seus praticantes.

Você logo vai perceber isso! E isso também é muito importante no boxe tailandês. 

O boxeador precisa ter força física e técnica Fazer musculação é parte do treino de boxe

5. Boxe educativo: não se esqueça de fazer musculação

Para o seu antebraço fazer a diferença em uma luta de boxe, você precisa de força e muito poder muscular.

O fortalecimento muscular é uma obrigação se você não quiser apenas fazer um carinho em seu oponente com um contato leve.

O equipamento de musculação será bastante apropriado para um corpo mais forte e ainda mais eficaz. Hoje, é encontrado em quase qualquer clube desportivo uma academia com equipamentos e pesos livros, porque seria difícil encontrar um treinador de esportes que não precisasse desses itens, independente do esporte.

E você pode desenvolver suas qualidades físicas com poucos meios, utilizando até mesmo apenas o peso de seu corpo: um ganho de massa é possível sem equipamento de ginástica, fazendo supino, agachamentos, abdominais, burpees e flexões de braço, por exemplo.

Lembre-se de variar seus exercícios de musculação para homogeneizar a densidade de seus diferentes grupos musculares. Um treinador de boxe irá ajudá-lo, é o trabalho dele. E pode ser que você precise de um personal trainer que entenda de boxe para que ele também possa apoiá-lo nessa conquista de um corpo mais focado no esporte escolhido.

O boxeador de algumas categorias é geralmente menos musculoso do que seus colegas mais pesados, mas essa não é uma razão para tentar o doping. Nada supera a honestidade de uma máquina de musculação e muito treino!

6. Sparring ou confronto real

Depois de um excelente tempo de suor ideal para perda de peso e aquele bom e velho trabalho muscular para ganhar força e explosão, voltemos ao combate de boxe, com equipamentos esportivos mais simples.

O treino é uma realidade para o aprendiz do boxe. E não precisa ser um campeão olímpico para arriscar: se você já fez sua parte com o boxe sombra, dá para fazer um bom treino com dois adversários, mas sem boxe de verdade. É a hora de treinar com um sparring, um teste com adversário que será essencial para melhorar a sua técnica.

Para que? você vai me dizer? Para trabalhar suas sequências e seus tiros , a cadência pode repetir a mesma vitória de sequência, já que o parceiro não conseguiu encontrar um guarda, um contador ou uma maneira para evitar o assalto.

Em suma, nenhuma arma secreta sobreviverá a essa batalha para dois! De vez em quando, este exercício de boxe mais leve pode ser substituído por um verdadeiro confronto, mesmo que o objetivo não seja o KO (relativamente difícil com um capacete amador, de qualquer maneira!).

Seu oponente deve ter o mesmo nível e peso que você Após um tempo de treinamento, você pode encarar uma boa luta no ringue

7. Alongamentos e pós treinamento de boxe

Para se manter forte e proteger contra dores no corpo, após seguir um bom programa de treinamento atlético de alta intensidade, devemos seguir com uma fase de relaxamento.

Um pouco de bicicleta ergométrica ou elíptico pode relaxar você, mas é especialmente focado em possíveis estiramentos musculares que ele se torna mais necessário. O alongamento é o ponto alto de qualquer programa e importante tanto para aula de boxe feminino quanto masculino e deve acontecer depois do treino, antes, no início, o importante é o aquecimento dinâmico e completo.

Isso é essencial para uma forma física sempre no ápice de sua capacidade e um sono do mais restaurador: qualquer treinador de esportes irá ensiná-lo sem medo. Está comprovado: a construção muscular será mais fácil com seus treinos intervalados enquanto o tempo de recuperação será menor entre os quadríceps e outros esforços abdominais.

Após uma frequência cardíaca máxima, você pode finalmente relaxar. Treinar também é o prazer incrível da recompensa – o sentimento de bem-estar – após o esforço!

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