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Como conservar seu peso com exercícios leves?

De Carolina, publicado dia 30/11/2017 Blog > Esporte > Yoga > Faça yoga para emagrecer

“Pratique, pratique, pratique e tudo virá”

Patthabhi Jois, um famoso professor indiano de yoga, nunca parou de repetir esse mantra durante toda a vida!

Se tudo vem praticando a yoga, tudo pode ir embora também?

Na verdade, estamos falando dos quilinhos a mais que sempre sonhamos em perder! Se com a yoga tudo vem, quem sabe, em se tratando de quilos, eles vão embora?

Se você já tentou todas as dicas para perder peso, não consegue seguir uma dieta mais de algumas semanas ou quer fazer exercícios para perda de gordura, você tem uma boa chance de encontrar sua felicidade no prática de yoga! Assim, você vai perder peso permanentemente.

Por que fazer yoga?

Fique serena para não descontar na comida Pratique a meditação até para perder peso!

Essa é a questão que vamos responder ao longo deste post.

Alguns números sobre o excesso de peso no Brasil

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a obesidade cresceu 60% no Brasil em dez anos!

Uma em cada cinco pessoas estão acima do peso no nosso país!

Ela revela outros dados que podem justificar esse quadro alarmante: “A pesquisa também mostra a mudança nos hábitos alimentares da população. Os brasileiros estão consumindo menos ingredientes considerados básicos e tradicionais. O consumo regular de feijão diminuiu 67,5%, em 2012, para 61,3%, em 2016. Apenas um entre três adultos consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana.”

A alimentação é muito importante: fast food, gorduras saturadas, refeições preparadas, os brasileiros comem cada vez mais e fazem comida cada vez menos saudável. Eles também são cada vez mais sedentários.

Pode ser que a onda fitness está em alta, mas não a ponto de mudar essa realidade trágica!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda atividade física equivalente a 10 mil passos por dia, mas a maioria dos brasileiros não fazem nem isso.

O trabalho no escritório, mais telas para o entretenimento, viagens e deslocamentos motorizados… A evolução nem sempre é boa.

No entanto, o excesso de gordura pode ter consequências significativas e causar muitas doenças: doenças cardiovasculares, diabetes, problemas nas articulações, distúrbios respiratórios, depressão ou câncer de muitos tipos, incluindo o fígado, útero e mama.

Com esse grande aumento de obesidade no país, ela se torna um importante problema de saúde pública.

Como perder peso quando não gosta de esportes, pelo menos os tradicionais?

A prática da yoga pode ser uma boa alternativa para perder peso nas coxas, nos quadris e atingir seu peso ideal.

A meditação pode até ajudar a engravidar, sabia?

Você precisa perder peso?

Essa também é a pergunta essencial para se fazer antes de começar uma dieta!

Perder peso também é uma questão de equilíbrio emocional Quem nunca sonhou em ser calmo como os monges?

Você quer perder peso ou precisa perder gordura?

Não é a mesma coisa!

De fato, a primeira proposição provavelmente é influenciada pelos ditames da sociedade. A gente se acha muito gordo quando vemos nossa imagem no espelho e comparado às modelos de revistas.

O segundo fator é pode causar um grande problema de saúde. Nesse caso, é preciso perder peso porque nossa saúde está em perigo.

Para ter uma ideia, o importante é calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Os sites podem calculá-lo rapidamente inserindo seu tamanho e peso.

Aqui está a classificação oficial da OMS:

  • Menos de 16: anorexia ou desnutrição,
  • Entre 16,5 e 18,5: magreza,
  • Entre 18,5 e 25: tamanho corporal normal
  • Entre 25 e 30: sobrepeso
  • Entre 30 e 35: obesidade moderada (classe 1)
  • Entre 35 e 40: obesidade elevada (classe 2)
  • Acima de 40: obesidade mórbida ou maciça

Se tiver um IMC entre 18,5 e 25, a sua corpulência é normal. Você não precisa seguir uma dieta draconiana se quiser perder três ou quatro quilos “a mais”. Fazer atividades físicas mantém você em forma!

Se o seu IMC for maior que 25, isso pode ser um começo… então, é melhor tomar cuidado: equilibrar a alimentação e fazer uma atividade física regular.

Consultar um médico e / ou um nutricionista é a melhor coisa a fazer para descobrir de onde vem esse excesso de peso e como regulá-lo.

O excesso de peso pode ter várias causas:

  • Uma dieta desequilibrada: um nutricionista pode dar conselhos para reduzir o consumo de calorias, gordura e melhorar a qualidade de sua alimentação,
  • Stress: yoga pode especialmente ajudar a relaxar para não armazenar gorduras ruins e eliminar calorias,
  • Falta de exercício físico e uma vida muito sedentária: andar, correr, fazer yoga… Existem muitas soluções para reduzir as calorias!

A yoga faz perder peso?

E nós chegamos onde queríamos! A yoga também faz você perder peso e pode ajudar você a perder quilos indesejados?

Sim, geralmente!

Faça yoga e ganhe serenidade Como adotar um estilo de vida mais saudável?

Na verdade, a yoga consiste em uma sequência de posturas físicas (asana) mais ou menos rígidas e em um ritmo adequado para cada praticante.

Então, claro, nós vamos mexer, tonificar, fortalecer os músculos e desestressar (aprenda 32 dicas)!

Yoga pode ajudar a encontrar a boa forma e / ou mantê-la!

Quando queremos perder peso, um aspecto é muito importante: o prazer! Se não tivermos prazer em fazer yoga, não vamos nos motivar, podemos regredir e correr o risco de não alcançar nossos objetivos de perda de peso.

A yoga ajuda a firmar e esculpir o corpo. Pode ser muito útil se você quiser ter uma barriga lisa! Mas a yoga é muito mais que um exercício físico!

Se uma pessoa tem grandes problemas de sobrepeso, somente a yoga não será suficiente. Ela precisará de uma atividade aeróbica para queimar a gordura acumulada.

Mas isso pode ajudar a relaxar e aceitar-se trabalhando o aspecto mental da yoga (ela também ajuda a ter um sono mais satisfatório).

Para perder mais de 10 kg, é importante ser acompanhado por um profissional. A prática da yoga pode, no entanto, ajudar muito, além de uma atividade física mais intensa.

Yoga não vai fazer você perder peso rapidamente, mas seus benefícios ajudam a perder a barriguinha, fortalecer o abdômen, reduzir a celulite ou mesmo tonificar os músculos uniformemente.

Os exercícios de musculação leves da yoga associados a uma dieta equilibrada podem dar resultados significativos para perder peso definitivamente.

Qual estilo de yoga escolher?

Existem vários estilos de yoga. Qualquer um deles é baseado na respiração e harmonia entre corpo e mente. Você pode solicitar uma aula de yoga para iniciantes para conhecer alguns métodos e escolher o que encaixa melhor em você.

Mas se somos desencorajado pelo aspecto lento muitas vezes associado à yoga, existem estilos mais dinâmicos como Ashtanga ou Vinyasa. Eles são particularmente eficazes para ajudar a queimar calorias e afinar.

Essas formas de yoga também ajudam a eliminar as toxinas acumuladas e a melhor ouvir o corpo e os sinais de fome e saciedade.

Além disso, muitas posturas de yoga podem regular a atividade das glândulas adrenais e da tireoide que ajudam a regular nosso metabolismo.

Também podemos tentar Bikram Yoga se nenhuma contra-indicação nos impedir. Trata-se de praticar a hatha yoga (a forma mais comum) em uma sala aquecida a 40 ° e com uma umidade de 40% a fim de facilitar a eliminação de toxinas.

As aulas Bikram costumam durar 1h30 e consistem em uma série de 26 poses e dois exercícios de respiração.

É obrigatório consultar um médico antes de praticar todas as formas de yoga.

Medite para ajudar na forma física e mental Irritado com a balança? Reconcilie-se com a yoga!

Saiba que a prática da bikram yoga é limitada a uma ou duas vezes por semana. Por isso, para quem quer perder peso rapidamente, praticar yoga em casa pode ser uma boa saída.

Finalmente, a prática de yoga diária pode ser complementada por aulas de yoga em academias, estúdios ou com um professor particular em domicílio:

  • vinyasa yoga
  • ashtanga yoga
  • yoga pré-natal
  • sofrologia
  • exercícios de pensamento positivo
  • meditação e atenção plena

Yoga para perder peso: quais posturas privilegiar?

Associada a uma higiene alimentar saudável, consistindo principalmente em frutas, vegetais, fibra e carboidratos baixos, a yoga pode ajudá-lo a perder peso e a perder a gordura da barriga.

Preste atenção a sua saúde em geral antes de embarcar nos exercícios abaixo!

Em caso de dúvida, pergunte a um profissional de yoga. Só ele será capaz de passar para você os movimentos certos sem risco de lesão.

Aqui estão alguns exercícios para praticar que visam particularmente a barriga!

A pose da cobra (Bhujang Asana)

Contra-indicações: problemas nas costas, cervical, hérnia.

Essa postura fortalece o abdômen e reduz a gordura abdominal. Também fortalece a coluna vertebral e as costas.

  • Deite-se de barriga para baixo, pernas estendidas,
  • Coloque as palmas das mãos no chão abaixo dos ombros,
  • Inspirar e levantar o peito lentamente,
  • Mantenha a posição em duas respirações completas,
  • Descanse todo o corpo no chão na expiração,
  • Repita 5 vezes com um período de repouso de 15 segundos entre cada repetição.

A postura do arco (Dhanurasana)

Contra-indicações: problemas nas costas, cervical, hérnia.

Essa postura fortalece a região abdominal, ativa o sistema digestivo e é um excelente alongamento para as costas.

  • Deite-se de barriga para baixo, pernas estendidas,
  • Dobre seus joelhos e segure os tornozelos com as mãos,
  • Levante a cabeça na inspiração enquanto olha para frente para não machucar seu pescoço e levante as pernas o máximo que puder,
  • Mantenha essa posição durante duas respirações normais completas,
  • Traga o seu corpo de volta à sua posição inicial em uma expiração,
  • Repita 5 vezes com um período de repouso de 15 segundos entre cada repetição.

A postura do barco (Naukasana)

Uma das melhores posturas para o a barriga lisinha. Ele também tem benefícios para o estômago e fortalece as costas e as pernas.

  • Deite de costas
  • Com inspiração, levante as pernas estendidas,
  • Pegue as pernas com as mãos no nível do seus tornozelos (joelhos se for muito difícil),
  • Certifique-se de manter suas costas retas e seu abdômen firme para não se machucar,
  • Respire normalmente e mantenha-se deitado em duas respirações completas,
  • Em uma expiração, volte para a posição inicial,
  • Repita 5 vezes com uma pausa de 15 segundos entre cada repetição.
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