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Vantagens dos cinco tibetanos na aula de yoga

De Camila, publicado dia 05/09/2019 Blog > Esporte > Yoga > Yoga iniciantes: benefícios dos 5 tibetanos

“O objetivo da yoga é um. O objetivo único é a eliminação de obstáculos que impedem o ser humano de aproveitar sua vida ao máximo.”
Provérbio de autor desconhecido

Yoga como um todo é uma atividade física cada vez mais popular, com um aumento constante de seus praticantes em todo o mundo: existem, atualmente, uma média de 200 milhões de pessoas em todos os cantos do planeta que se dedicam a ela!

Tal número não para de cresce por uma razão muito específica: yoga tem muitas virtudes, especialmente para a saúde.

Você sabia que muitos trabalhadores afirmam ter um forte estresse relacionado ao trabalho?

Muitas pessoas que passam por tal tipo de estresse afirmam ter notado uma mudança no estado de espírito após o início da prática de yoga. Coincidência? Sem sombra de dúvida que não!

Então, quais são os benefícios de se praticar o ritual dos 5 tibetanos na yoga? Quais são as contribuições para o corpo e a mente?

Superprof preparou essa matéria especialmente para te deixar informado sobre as principais vantagens de uma prática regular dos 5 tibetanos, esses exercícios icônicos do mundo da ioga.

Energia: graças aos 5 tibetanos na aula yoga

É difícil encontrar algo negativo quando falamos sobre yoga e 5 tibetanos. A prática de ambos traz tantos benefícios que às vezes fica até difícil de acreditar. Mais precisamente falando, um dos principais benefícios proporcionado pelos 5 tibetanos é o fortalecimento da nossa energia, tanto interna quanto física.

Os chakras e a energia interior

Nosso corpo é composto por campos de energia chamados “chakras“. No total, temos 7 zonas ligadas às glândulas endócrinas, que secretam uma substância que gera essa mesma energia. É por esse motivo que frequentemente falamos de “energia interior” ou “energia vital“. Essas áreas são estimuladas pela prática de 5 tibetanos.

A prática regular garante que você mantenha um alto nível de energia durante o dia! O ideal – e aconselhável – praticá-los várias vezes por semana.

Em geral, os 5 tibetanos são considerados uma “ginástica energizante para regular o nível dos chakras“.

Os 5 tibetanos influenciam muito na manutenção do nível de energia dos chakras.

5 tibetanos e a manifestação das energias

Como essa energia se manifesta? De duas maneiras:

  • No final da sessão dos 5 tibetanos , já que seus chakras são estimulados,
  • Com o passar do tempo, graças a uma prática regular que gera uma melhor condição geral.

É aconselhável praticar este exercício de manhã ou à noite, fazendo entre 3 e 21 repetições e realizando os rituais várias vezes por semana.

Vitalidade durante a prática dos cinco tibetanos

O primeiro benefício dos 5 tibetanos é dar energia aos seus praticantes. Quer saber mais sobre essa capacidade? Então vamos lá: ela está relacionada à concentração e à respiração profunda praticadas durante o desenvolvimento dos 5 ritos. Sendo assim, o aumento de energia não é o único benefício: a vitalidade também é outra consequência dessa prática de ioga!

“Mais de 87% dos praticantes regulares dizem notar uma diferença notável entre o momento em que começaram e a entrevista” (fonte: My Happy Yoga)

O que queremos dizer com “vitalidade”?

Você pode estar se perguntando: “Vitalidade não é o mesmo que energia?” Na realidade, não.

  • Energia é uma sensação que qualquer um pode sentir, tanto física quanto mentalmente.
  • Vitalidade, por outro lado, diz respeito à capacidade do corpo humano de ter essa energia: está intimamente ligada à noção de envelhecimento. E precisamente, os 5 tibetanos trazem benefícios em termos de um envelhecimento saudável!

É por esse motivo que a prática de 5 tibetanos não se restringe a yogis em nível avançado e nem a jovens praticantes: ela é acessível (e recomendada) a todos!

Vitalidade para todos: como isso é possível?

Você provavelmente está se perguntando como é possível que todos possam ter acesso aos benefícios dos 5 tibetanos. Mencionamos um pouco antes (e em nossos outros artigos sobre o assunto) as tais glândulas endócrinas, suas ligações aos diversos chakras, assim como o fato delas estarem conectadas a uma parte diferente do corpo. Essas glândulas são afetadas por elementos externos, como problemas de saúde ou envelhecimento. Quanto mais esses processos se desenvolvem, menor o nível de energia dos chakras ligados a essas glândulas.

A prática constante dos 5 tibetanos pode prevenir tais problemas, contribuindo para a manutenção dos níveis de energia e até mesmo ao seu aumento!

Ao praticar esses ritos regularmente, você não apenas aumentará sua energia vital a curto prazo, mas também sua vitalidade a médio e longo prazo! Alguns até ousam dizer que os 5 tibetanos retardam o processo de envelhecimento, funcionando como uma fonte de juventude! Cabe a você verificar por si mesmo!

No entanto, para você recuperar sua vitalidade, a regularidade é a chave do sucesso. Não considere os 5 tibetanos como um exercício que faz “milagres”, pois ele está longe disso. Os efeitos sobre sua vitalidade só serão vistos após várias sessões ou até mesmo meses de prática.

E se você acha que os 5 tibetanos têm apenas esses dois benefícios (já ótimos), então você está redondamente enganado!

Saúde: graças aos pontos fortes das posturas de ioga em casa

Posições dos ritos tibetanos de 1 a 5.

Como você já deve estar cansado de saber a essa altura da nossa matéria, yoga é um tipo de exercício físico que traz não só vários benefícios para o corpo humano, mas também para a saúde de modo geral.

65% dos praticantes com problemas nas costas, por exemplo, dizem notar melhora após algumas sessões de ioga. Isso se deve ao fato de algumas posturas permitirem um excelente alongamento desta parte do corpo.

Ficou curioso em saber quais? Aqui estão alguns exemplos:

  • Postura da pinça,
  • Postura de liberação do vento,
  • Postura do pombo.

Como os cinco tibetanos melhoram a saúde?

Voltando aos 5 tibetanos, você deve estar se perguntado como é que eles podem afetar sua saúde como um todo. Então confira abaixo um pequeno resumo dos principais benefícios físicos desses 5 ritos:

  • Melhora da respiração,
  • Relaxamento, fortalecimento e tonificação dos músculos,
  • Aumento do equilíbrio e da força,
  • Desenvolvimento da concentração.

Como esses benefícios afetam a saúde é muito simples: ao respirar melhor, mais profundamente, oxigenamos melhor o corpo inteiro, do tecido muscular ao cérebro. Essa oxigenação é essencial para permitir um melhor descanso e um melhor funcionamento geral do corpo.

Lembre-se: é o oxigênio que transporta o sangue de um órgão para outro para que ele funcione!

Além disso, os 5 ritos com suas posturas específicas que compõem os 5 tibetanos permitem relaxar, fortalecer e tonificar o corpo, mobilizando todos os músculos na execução do exercício.

Ao alinhar bem seu corpo trabalhando partes geralmente inativas do corpo, trabalha-se também o seu bom funcionamento geral. Além disso, a movimentação é particularmente saudável, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares em 45%.

Ao demandar mais da sua concentração para alcançar um bom equilíbrio, o praticante de ioga ganha agilidade, tanto física quanto mental. Tal ganho possibilita, a longo prazo, combater doenças degenerativas ou mentais.

Pensar que apenas 15 ou 20 minutos diários de exercícios possa ser tão benéfico é quase inacreditável!

Os cinco tiros tibetanos contribuem para o bem-estar e, consequentemente, para a felicidade de seus praticantes.

Como evitar dores musculares depois de fazer os 5 tibetanos?

É aconselhável, a princípio, alongar-se bem antes e após uma sessão de ritos. Passar creme composto de aloe vera em seus músculos, por exemplo, também ajuda a evitar dores musculares que possam aparecer após uma sessão intensa.

No final, os benefícios para a saúde são muitos e extremamente positivos. Então mesmo que uma dorzinha muscular leve apareça no início, ao fazer a sequência de ritos corretamente e constantemente, elas passarão num piscar de olhos!

Então, por que esperar mais para iniciar o ritual dos 5 tibetanos? E isso porque ainda não mencionamos o último benefício deste exercício de ioga: o bem-estar.

Bem-estar, aula de yoga para iniciantes e os 5 tibetanos

Acabamos de ver que o ritual dos 5 tibetanos tem um impacto considerável tanto na saúde corporal quanto mental.

Mas e o lado do bem-estar?

A resposta é igualmente positiva: o bem-estar é um dos benefícios proporcionados pela sequência de ritos aprendida através dos monges do Tibet! Isso porque o corpo fica extremamente relaxado após uma sessão de 5 tibetanos, ocasionando a liberação de endorfinas e, portanto, a instalação de uma satisfação interior.

Através de uma prática regular, o corpo melhora seu funcionamento de uma maneira geral, contribuindo para o alívio de várias doenças. Isso sem contar que o praticante de ioga se torna ainda mais enérgico. Ou seja, tudo isso contribui, no fim das contas para o bem-estar e a felicidade.

Entre posturas, respiração e meditação no final do ritual, os 5 tibetanos contribuem para o bem-estar geral do seu corpo!

Atingir o estado zen

O estado zen gerado pelos cinco tibetanos vem diretamente da combinação de exercícios respiratórios e do estado de concentração plena. De fato, é essencial praticar esses exercícios estando no “momento presente“. Viver no presente torna possível desenvolver a mente, assim como deixá-la em uma situação foco total. É esse estado de espírito que permite evacuar sentimentos como:

  • Pensamentos negativos,
  • Aborrecimento do cotidiano,
  • Medos.

Preparado para começar a fazer os 5 tibetanos durante suas aulas de yoga online?

Ferramenta para combater o estresse

Resumindo, ao praticar o ritual dos 5 tibetanos, esvazia-se a mente, o que permite uma concentração plena apenas nos exercícios do momento. Isso ajuda muito na hora de gerenciar melhor o estresse ou as ansiedades, fazendo com que nos tornemos mais zen.

Em apenas 15 minutos por dia, você pode mudar seus hábitos e sua visão, afetando seu corpo, sua saúde e seu bem-estar!

Divertidos e acessíveis a todos, os 5 exercícios tibetanos oferecem muitos benefícios desde suas primeiras sessões. A maioria dos professores de ioga sugere uma dúzia de semanas antes de começarmos a notar os primeiros efeitos concretos.

Então, quando você começa?

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