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Yoga em casa: os cinco tibetanos e seus objetivos

De Camila, publicado dia 05/09/2019 Blog > Esporte > Yoga > Aula de yoga online: princípios dos grandes 5 tibetanos

“Cuide do seu corpo para que sua alma queira morar lá.”
Provérbio de autor desconhecido

Yogis com anos de prática lhe dirão: “nunca nos cansamos de fazer yoga, pois seu exercício constante permite uma busca espiritual permanente.

De acordo com uma pesquisa feita pela União Internacional de Yoga em 2008, estimou-se que cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil se dedicavam à prática da disciplina. Tais dados foram divulgados pelo site “Último Segundo” na plataforma do iG há mais de uma década! Ou seja, dá pra imaginar que esse número já tenha aumentado – e muito – nos últimos dez anos!

Seja um praticante de yoga para iniciantes ou alguém com um conhecimento avançado das técnicas, você provavelmente já deve ter ouvido falar dos “5 tibetanos“, exercícios típicos de ioga feitos para serem repetidos várias vezes.

Mas quais são os principais fundamentos dos cinco tibetanos na yoga? Se você está entre os praticantes que querem saber mais sobre esses exercícios, então você veio à matéria certa! Superprof preparou várias dicas sobre o assunto e você pode encontrá-las logo abaixo!

Siga os 5 “ritos” durante a aula de ioga

Os 5 tibetanos são, nada mais, nada menos, que uma prática ancestral que integra a ioga. Ela agrupa 5 posições (por isso, do nome cinco tibetanos) a serem praticadas de acordo com um sistema de “rituais” durante as sessões de ioga em casa ou das aulas de yoga online. Tais posturas foram revelados ao mundo por Peter Kedler. Kedler encontrou-se com monges tibetanos que praticavam esses rituais com o intuito de regular os chakras e aumentar a energia vital.

Os 5 tibetanos se originaram nas imediações do Himalaia, mais especificamente em mosteiros tibetanos.

Os 5 tibetanos são praticados há centenas de anos, mas  somente em 1939 eles foram mostrados ao mundo!

Assim, um dos primeiros princípios dos 5 tibetanos é respeitar os “rituais” de executar as 5 posições seguidas, sempre na mesma ordem, para garantir que o ciclo de energia vital seja renovado. As posições são as seguintes:

  • Giro para direita (Rito 1),
  • Levantamento de pernas (Rito 2),
  • Arco (Rito 3),
  • Ponte (Rito 4),
  • Cão (Rito 5).

Posições dos ritos tibetanos de 1 a 5.

É essencial alcançar essas 5 posições na ordem crescente estabelecida pelos ritos (do 1 ao 5). Isso garante o efeito cíclico e regenerador das posturas, tanto no nível respiratório, quanto emocional e interno.

Os ritos e suas poses

O giro para a direita (rito 1) se concentra em melhorar o equilíbrio e evacuar as energias negativas. Já o levantamento de pernas (rito 2) permite o melhor controle da respiração através deste exercício focado na região abdominal.

O arco (rito 3) funciona no relaxamento dos músculos e as partes do corpo humano, como a caixa torácica. Essa abertura é benéfica para que possamos mergulhar na consciência plena.

O rito da ponte (rito 4) permite passar a um estágio superior que fortalece ombros e costas. No entanto, tenha cuidado: nem todo mundo consegue fazer esse exercício na primeira vez! Seja paciente e respeite os limites do seu corpo. Com o tempo, tudo ficará bem!

Finalmente, a posição do cão (rito 5) permite finalizar o ciclo com um último exercício de respiração.

Existe um rito 6 dentro das poses tibetanas?

Diversos autores propõem um sexto rito tibetano, relacionado à energia sexual. No entanto, muitos outros concordam que ele não é essencial para a energia vital

Seguir o primeiro princípio dos 5 tibetanos, ou seja, seguir este ritual nesta ordem precisa, permite o início de um processo de equilíbrio interno e regeneração dos chakras.

Yoga online: praticar os ritos dos 5 tibetanos diariamente

Muitas pessoas são aficionadas pela prática da yoga no Brasil. Para ficar mais informados no assunto, muitos se dedicam à leitura de livros sobre ioga, sejam digitais ou físicos. No entanto, a prática dos conceitos aprendidos através da leitura é fundamental. Entrar nesse mundo de posições desafiadoras e super benéficas para a saúde pode ser ideal através dos rituais tibetanos.

O segundo princípio inerente aos 5 Tibetanos é o de conservar uma prática regular e diligente desse conjunto de exercícios. Isso porque, como tudo na vida, é preciso esforço para alcançar a plenitude! É o mesmo se você quiser perder peso: ir à academia uma vez por mês ou de vez em quando e não prestar atenção à sua dieta não produz resultados convincentes.

O mesmo ocorre com a ioga e o desejo de atingir uma consciência plena: praticar regularmente os 5 Tibetanos faz com que você seja capaz de manter um máximo equilíbrio corporal e emocional.

O melhor para se praticar os 5 tibetanos é de manhã ou de noite.

Conselhos para praticar os cinco tibetanos

Para tal, é aconselhável praticar os 5 tibetanos da seguinte maneira:

  • De manhã ou à noite (é possível durante o dia, mas o nível de concentração pode acabar sendo comprometido),
  • Você precisa repetir a sequência de ritos entre 3 e 21 vezes ao dia. Quanto mais repetidos, mais eles permitem o alcance da consciência plena,
  • O melhor é a prática diária. No entanto, caso isso não seja possível, umas 4 ou 5 vezes por semana podem ser suficientes,
  • Não é recomendável praticá-los em diferentes momentos do dia: apenas uma vez por dia é suficiente, pelo menos no início de sua descoberta.

Este ritual é particularmente interessante para iniciantes em yoga que desejam seguir um modelo único sem ter que pensar muito em diversos tipos de posturas.

Consequências da prática regular de rituais tibetanos

Quem pratica regularmente esse ritual consegue alcançar um melhor estado de saúde, tanto físico quanto emocional.

Quer alguns exemplos?

  • Melhora na respiração,
  • Fortalecimento dos músculos do corpo,
  • Melhora da flexibilidade,
  • Manutenção do equilíbrio interno,
  • Tonificação do corpo,
  • Desenvolvimento da concentração.

Para progredir, é aconselhável aumentar gradualmente o número de repetições dos ritos, começando com 3 na sua primeira semana e depois passando para 5, 7, 9, 11, etc.

No entanto, fique atento, pois essa prática não pode ser realmente considerada como um exercício físico no sentido estrito do termo. Isso porque os 5 tibetanos são vistos mais como uma “ginástica” do corpo, permitindo praticar plenamente o momento presente.

Trabalhar a consciência interior através de exercícios de ioga

O ritual dos 5 tibetanos visa oferecer um estado de bem-estar e relaxamento proporcionado pelas várias posturas que reativam o ciclo energético. Graças à sucessão desses diferentes movimentos, o ritual incentiva o alcance da consciência plena, que envolve corpo e espírito, respiração e motivação.

O que é consciência plena?

Consciência plena é o fato de viver o momento presente a 100%, desconectando-se completamente do resto

Ter consciência plena também significa trazer sua consciência para a experiência do momento presente, aquele existente diante de você. O contexto apresentado pela yoga proporciona uma maneira de vivenciar essa experiência com mais intensidade, o que é particularmente benéfico para a mente.

A plena consciência é um estado ativo no momento presente.

A yoga e os 5 tibetanos trabalham a consciência plena.

Por si só, os 5 tibetanos não estão destinados à conquista da atenção plena, mas participam intensamente para o seu alcance. Em geral, a yoga é uma atividade para melhorar a respiração e a conexão consigo mesmo. Por ser uma prática ancestral, os 5 tibetanos seguem essa mesma lógica.

Como melhorar sua conexão consigo mesmo e com sua mente durante um ritual?

Vá aos poucos, começando com alguns minutos de concentração ao terminar um ritual completo. Com o passar do tempo, você conseguirá aplicar tal princípio durante todo o desenvolvimento do ritual dos 5 tibetanos.

Você sabia que o princípio da atenção plena também vem do Tibete?

Além dos efeitos benéficos imediatos relacionados ao corpo humano, os 5 tibetanos influenciam em uma reflexão geral de corpo e espírito, além de contribuirem para o equilíbrio mental.

Gerir um equilíbrio interno graças aos 5 tibetanos

Os 5 tibetanos destinam-se a dar-nos mais energia. Parece básico e simples, mas, na verdade, tal equilíbrio é muito importante. Isso porque não estamos falando de energia física aqui, como a que você restaura após uma soneca ou uma noite bem dormida de sono, mas sim uma energia interna que rege a nossa força de realização.

O corpo é constituído por um sábio equilíbrio de energias. Dentre eles, o equilíbrio mental nem sempre se estabelece da maneira desejada. O ritual dos 5 tibetanos funcionam como uma ferramenta para corrigir e melhorar a dinâmica interna das nossas energias vitais.

Você sabia que nosso corpo é formado por um total de 7 centros de energia aos quais estão associados glândulas endócrinas?

Esses centros são chamados de “chakras“.

Eles são responsáveis ​​pelo equilíbrio adequado do nosso corpo. Agora imagine que essas glândulas e esses chakras estão fora de ordem. Isso significaria que seu corpo teria problemas de saúde!

É importante enfatizar algumas características desses chakras. Uma delas é que seus níveis se diminuem com o tempo. O mesmo acontece com nossas células e nossos órgãos, pois o ciclo de envelhecimento é inevitável.

A diminuição dos níveis dos chakras está diretamente relacionada ao nível de energia das glândulas endócrinas às quais eles estão associados, pois elas declinam naturalmente. Ao praticar os 5 ritos tibetanos regularmente, você evitará (e até retardará) esse processo de envelhecimento.

Os 5 tibetanos é um ritual que leva apenas quinze minutos por dia, um tempo curto comparado aos benefícios que ele pode trazer!

Esses são os chakras presentes no nosso corpo.

O ciclo de energia gerado pelos 5 tibetanos é como uma fonte de juventude para o seu corpo, bem como um certo renascimento da vitalidade. Estudos demonstraram que quanto mais cedo a prática começar, mais importantes serão os resultados para o corpo.

O que você trabalha dentro do corpo é, portanto, refletido do lado de fora!

Ao aplicar esses diferentes princípios presentes dentro da prática dos 5 ritos – a regularidade na prática, o trabalho com a atenção plena e o desejo de restaurar seu equilíbrio interno -, você alcançará rapidamente o objetivo final e ele será visivelmente perceptível, pois você terá energia de sobra!

O que você está esperando para iniciar sua rotina matinal de com os 5 ritos tibetanos?

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