Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo sobre a profissão de professor de Português para Estrangeiros

De Fernanda, publicado dia 08/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Tudo sobre ensinar português como língua estrangeira

A aprendizagem de línguas é uma oportunidade real na vida profissional e pessoal. Em estudo recente realizado pela Federação Experimento, rede internacional com representação em 23 países, 72,7% dos respondentes brasileiros acreditam que o intercâmbio os influenciou na busca por novas oportunidades de estudo no exterior. Enquanto os brasileiros vão para fora, muitos estrangeiros vêm trabalhar ou estudar no Brasil em busca de experiências ou oportunidades.

Eles em geral precisam de aulas de português para progredir e se comunicar melhor dentro do país. Então, como se tornar um professor de português para estrangeiros? Aqui estão algumas respostas.

Encontre ofertas para ensinar PLE

Encontre ofertas para ensinar PLE. Onde encontrar emprego como professor de Português para Estrangeiros?

Quando você começa a estudar português como língua estrangeira, é importante saber para onde está indo. Quais são as possibilidades de carreira quando você escolhe este caminho?

Os estudos de PLE essencialmente dão acesso a cargos de docente. Ne verdade, o principal objetivo é ensinar a língua de Camões a pessoas que não têm o português como língua materna. Devemos, portanto, ensinar as diferenças de pronúncia, gramática, conjugação e tudo o que compõe a nossa língua – um idioma complicado de aprender para muitos.

Para exercer a profissão de professor de português, você pode trabalhar no Brasil ou no exterior.

Internacionalmente, muitas organizações e instituições recrutam anualmente professores de PLE:

  • Os centros culturais das embaixadas,
  • Centros culturais ou associações de promoção da língua e cultura brasileiras
  • Escolas de línguas que ensinam português,
  • Universidades estrangeiras.
  • Escolas estrangeiras

A Rede Brasil Cultural é instrumento do Ministério das Relações Exteriores para a promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira no exterior. Presente em quarenta e quatro países em cinco continentes, é formada por vinte e quatro Centros Culturais, quarenta Leitorados e cinco Núcleos de Estudo.

Os Centros Culturais Brasileiros (CCBs) são extensões de embaixadas em que se oferecem cursos de língua portuguesa, bem como de dança, música, culinária e artes plásticas, entre outras atividades. Atualmente, existem treze centros nas Américas, seis na África, três na Europa e dois no Oriente Médio.

Os Leitores são professores universitários que atuam em instituições estrangeiras de ensino superior, nas quais promovem a língua e a cultura brasileiras. As vagas são oferecidas por meio de edital, publicado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Uma pré-seleção dos candidatos, feita pela CAPES, é submetida às universidades estrangeiras, que escolhem o leitor. Os selecionados para dar aulas de português no Exterior recebem bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.  O programa tem início previsto para agosto de cada ano. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição no Exterior e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.

Agora se você deseja lecionar dentro do país, uma boa opção são as instituições de ensino superior. Você encontra um leque de opções de atuação: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação. Vamos citar aqui algumas universidades reputadas pelos seus programas de formação em PLE. Muitas inclusive possuem programas específicos gratuitos para estudantes estrangeiros. Faça uma visita e descubra qual é a instituição que mais se adapta às suas expectativas!

Como encontrar alunos de português língua estrangeira?

Onde encontrar aprendizes na língua portuguesa? Procure estudantes internacionais nas universidades.

Para divulgar seus serviços hoje, é impossível ignorar a web. Há muitas maneiras de criar uma identidade digital profissional.

Como o Superprof, várias plataformas promovem a conexão entre professores e alunos particulares. Como professor, você deve completar seu perfil apresentando sua experiência profissional e o tipo de curso que você oferece.

Lembre-se de explicar o programa das suas aulas. Quanto mais explícita for sua apresentação, mais eficaz será seu anúncio. Os alunos sabem o que esperar e isso economiza tempo.

Por exemplo, explique como você trabalha (aulas teóricas, exercícios de gramática, jogos, etc.). Não se esqueça de especificar para qual tipo de aluno seus cursos são elaborados. Você pode muito bem decidir dar aulas de PLE para jovens e idosos. Basta esclarecer isso.

Seus cursos obviamente não serão os mesmos, dependendo do perfil de cada aluno, mas uma explicação geral e amigável ajuda a atrair novos alunos.

Esses mesmos alunos têm a oportunidade de deixar uma opinião no seu perfil para atrair outros futuros alunos. Portanto, é um cartão de visitas real.

Como estabelecer o valor do seu curso de PLE?

Determine o preço de suas aulas de português para estrangeiros

Tornar-se um professor autônomo de português para estrangeiros significa que cabe a você decidir o preço que vai cobrar por suas aulas. No entanto, você tem que saber como ser justo para não assustar os alunos, e também tem de ter cuidado para obter o mínimo para que você consiga viver dessa profissão.

Na verdade, essa é uma verdadeira dor de cabeça quando você começa a trabalhar na área.

Primeiro de tudo, comece identificando o seu perfil. Sua experiência e formação devem ser levados em conta na balança.

Qual é o seu nível de português? Quanto mais alto o seu nível no idioma, valores mais altos poderá reivindicar.

Sua experiência também conta muito no preço de seus cursos de PLE. Um professor aposentado pode pedir mais do que um iniciante.

Mas lembre-se! Isso não é necessariamente uma desvantagem. Alguns alunos com pouco orçamento estão procurando por perfis de iniciantes para não pagar muito. Isso não significa que você tenha que cobrar um preço irrisório, apenas que não será capaz de cobrar tanto quanto um professor experiente.

Sua formação também pode alterar os preços. Ter um mestrado em PLE é um excelente trunfo para aumentar suas tarifas. Isso mostra que você tem fundamentos sólidos nos ofícios de ensino e na transmissão de conhecimento. Mas o diploma não é obrigatório quando você começa como professor de português independente.

Para justificar o preço da sua aula, aprenda a destacar seus diplomas, mas também suas habilidades.

Além disso, os alunos não são todos iguais e é necessário, quando se é professor particular de português, adaptar-se a cada perfil. No entanto, isso requer uma certa preparação dependendo do aluno.

Não é uma questão de mudar os valores como achar melhor, mas de estabelecer o preço de acordo com a dificuldade dos cursos.

Alguns alunos farão pedidos especiais, como uma preparação para um exame específico, aulas particulares para preparar uma entrevista em português, ajuda na tradução de um texto. Os motivos para aprender português podem ser muito variados.

Seja qual for o pedido específico do aluno, você também deve calcular o tempo de preparação do curso de português que você vai dar. Se você não sabe nada do conteúdo do exame que seu aluno vai fazer, você precisa pesquisar e adaptar seu programa.

Como organizar sua primeira aula de PLE?

Como organizar sua primeira aula de PLE? Tudo sobre como preparar seu curso de português para estrangeiros

Para que seu curso seja executado em boas condições, o espaço de trabalho não é suficiente. É preciso pensar no conteúdo.

A vantagem de ser um professor particular é que você pode decidir por si mesmo o programa e o tipo de aula que você quer dar. Se você quer passar um filme em português, você tem a possibilidade! Tudo o que lhe pareça educativo e lúdico pode ser usado, da sua maneira. Mas faça com metodologia e prepare tudo com antecedência.

O primeiro passo é escolher o tipo de curso que você deseja elaborar. O estilo escolhido deve ser apresentado ao aluno desde o início para que ele saiba o que esperar antes de se comprometer permanentemente.

Você pode oferecer cursos intensivos, aulas discursivas clássicas, cursos temáticos, cursos com atividades adaptadas, cursos específicos para solicitações particulares, etc.

Por exemplo, algumas pessoas querem se preparar para o Celpe-Bras. Essas solicitações muito específicas devem ser tratadas em profundidade e focadas no nível desejado do aluno (quando possível).

Além disso, você pode, por exemplo, oferecer um workshop de escrita, aulas de culinária, desenvolvendo receitas da culinária brasileira, estudar uma obra da literatura, tradução de poesia ou canções.

Nada é mais motivador do que trabalhar e nos divertir ao mesmo tempo. Por isso é importante definir temas e metodologias dos quais gostamos bastante.

Para trabalhar a fonética, a expressão oral, a expressão escrita, a compreensão auditiva ou a compreensão escrita, você pode criar jogos.

O curso deve ser atraente para o aluno, mas também para o professor de PLE. Faça cursos que se pareçam com você e dos quais você tenha orgulho.

Se você se diverte na elaboração e preparação dos cursos, isso será sentido durante as conversas com o aluno. Esta é a diferença que pode haver em relação aos cursos mais tradicionais nas escolas de idioma ou nos cursos de extensão em universidades, por exemplo. Aproveite o fato de poder se divertir e ensinar do jeito que mais gosta!

Ensinar cultura e civilização brasileira a não-falantes de português, como os estudantes estrangeiros, é um verdadeiro prazer. Para organizar suas aulas de maneira que elas não se pareçam apenas com sessões de jogos, você pode criar pequenas fichas pedagógicas. Isso ajudará a estruturar suas aulas e fazer seus alunos trabalharem.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar