A carreira de professor é uma das mais belas que existe. Por muito tempo acreditou-se, inclusive, que dar aula é uma vocação. Hoje sabemos que ensinar não é somente uma vocação, mas fruto de muito aprendizado.

Muito embora existam, de fato, muitos professores apaixonados pelo que fazem, não é certo reforçar a ideia de que o educador nasce com um dom, pois os professores também precisam aprender: aprender a ensinar, aprender sobre seu ofício e sobre as ferramentas que ele tem à sua disposição.

Por isso, é muito importante lembrar de que a formação de professor é muito importante. Adquirir conhecimentos sólidos para exercer de forma concreta a profissão de ensinante é essencial.

Além da formação de base, licenciatura, para aqueles que desejam exercer a profissão de professor de português, é interessante se aprofundar ainda mais no conhecimento fazendo um curso de mestrado, por exemplo.

Os cursos de pós graduação são ainda mais necessários para os alunos que desejam se especializar em uma área específica, como é o caso dos professores de português como língua estrangeira.

Na maior parte dos cursos de licenciatura em Letras, os graduandos aprender a ensinar o português para os maternos dessa língua. Porém, quando se trata do ensino de português como língua estrangeira (PLE), é necessário expandir o conhecimento.

Fazer um mestrado em PLE, o caminho ideal para adquirir e consolidar conhecimentos essenciais para ensinar o português para não lusófonos.

A seguir, conheça todas as possibilidades na área de PLE para quem tem mestrado.

Mestrado na área de PLE

Para você estudante de Letras e área correlatas que deseja seguir carreira como professor de portugues para estrangeiro, nós recomendamos fazer uma especialização no ensino de PLE.

quanto custa o mestrado em ple
Fazer mestrado em PLE aumenta as oportunidades de trabalho para os profissionais de Letras

A especialização em PLE tem como público-alvo profissionais com graduação em Letras, comunicação social, Pedagogia e áreas afins que tenham interesse em ser professor de português e ensinar o idioma do Brasil para estrangeiros.

Por qual razão e onde se especializar em PLE?

Tendo em vista, especialmente, que, na atualidade, o português é língua de dois grandes mercados mundiais – a União Europeia e o Mercosul, e língua oficial de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A especialização na área de português brasileiro como segunda língua PBSL e PLE permite aos formados ocupar espaços em mercados brasileiros ou estrangeiros que requeiram o conhecimento da língua portuguesa, por motivos sociais, políticos e econômicos.

Pós graduação em PLE da PUC-Rio

Voltado para estudantes com diploma de curso superior em Letras e áreas afins que queiram desenvolver conhecimentos específicos e capacitar-se para o ensino do português como língua estrangeira. O principal objetivo é promover a especialização e a capacitação de profissionais, estimulando uma atitude reflexiva diante de situações de ensino/aprendizagem, por meio de modernas e atualizadas técnicas de ensino de segunda língua.

Especialização em Docência em Língua Portuguesa para Estrangeiros do CCAA

A faculdade CCAA no Rio de Janeiro também possui no seu quadro de formações, a Especialização em docência em Língua Portuguesa para Estrangeiros cujo objetivo é formar professores de variados níveis para atuação no campo do ensino de língua portuguesa para estrangeiros, relacionando as teorias linguísticas e a prática discursiva. Estimular variedades metodológicas para o ensino de português como segunda língua.

Que tal começar suas aulas de portugues para estrangeiros?

Mestrado de PLE no Exterior

Muitas universidades portuguesas possuem em seu quadro de formação, cursos de pós graduação (mestrado e doutorado) na área de Português como língua não materna, segunda língua ou portugues lingua estrangeira.

Pequenas listas de universidades portuguesas que possuem mestrado em PLE:

  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Minho
  • Universidade do Porto
  • Universidade de Coimbra

Conteúdo do Mestrado em PLE

Em um mestrado de PLE, os alunos possuem foco na pesquisa. O objetivo é tentar achar respostas para todas as questões. Pontos da gramática que passaram batido na graduação serão milimetricamente discutido, pois, precisamente, o objetivo é dominar nosso idioma perfeitamente para poder explicá-lo e ensiná-lo aqueles que não tem o português como língua materna.

Curso de formação de professores PLE
Se especializar para melhor atuar!

Discutir sobre os diferentes métodos de ensino de PLE é o foco de uma especialização em PLE.

Dessa forma, encontraremos diferentes cursos de metrado em PLE, cada um deles é estruturado a sua maneira, mas todos possuem o mesmo objetivo: discutir meios para facilitar o aprendizado do português para os não lusófonos.

Faz parte do conteúdo de um mestrado em PLE:

  •  Análise e Produção de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros;
  • Teorias Lingüísticas e Implicações para o Ensino de Português para Estrangeiros;
  • Leitura e Produção de Textos no Ensino de Português para Estrangeiros;
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Falantes de Língua Inglesa e de Língua Espanhola;
  • Gramática e suas Implicações para o Ensino de Português para Estrangeiros;
  • Variações Lingüísticas no Português do Brasil e o Ensino do Português para Estrangeiros;
  • Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua.
  • Multilinguismo e Interculturalidade
  • Aquisição e desenvolvimento da linguagem
  • Metodologia do trabalho científico aplicado ao português língua não materna
  • Interculturalidade e Comunicação

Esses são apenas alguns dos temas discutidos na formação de mestrado para professores de português segunda língua. Cada Instituição estrutura o mestrado à sua maneira, mas todas respeitam o objetivo principal que é de capacitar os mestrandos para compreender diferentes mecanismos da língua, de forma que estes possam desenvolver habilidades que facilitem o aprendizado do português para os não lusófonos.

Especialização em português língua estrangeira online

Cursar um mestrado online é uma ótima opção de escolha, principalmente para os estudantes que buscam melhorar o currículo, se especializar num determinado tema mas que por já estarem inseridos no mercado de trabalho, não conseguem fazer um mestrado presencial.

mestrado PLE online
Fazer um mestrado online, é preciso foco e determinação

A aprendizagem online oferece uma flexibilidade de horários e o aluno pode estudar onde e como preferir acessando as aulas disponibilizadas pelo professor (tutor) no ambiente virtual de ensino utilizado pela instituição.

Fazer um mestrado online é particularmente interessante devido ao fato de que os alunos de mestrados são realmente mais independentes do que aqueles da graduação. No mestrado os alunos já possuem uma maior consistência de conhecimentos e conseguem ir mais longe no aprendizado e na pesquisa sem necessariamente ter que encontrar o professor todos os dias.

Para se inscrever em um mestrado de PLE online, é preciso ficar atento aos sites das diferentes instituições que oferecem essa alternativa pois cada universidade funciona de uma forma diferente.

Embora quando se trata de um curso online é possível fazer todo o processo de forma eletrônica, através do site da universidade e dos emails dos responsáveis pelo curso, algumas instituições exigem a presença do aluno em algum momento do curso, para realizar provas ou exames finais.

Alguns cursos da modalidade EAD incluem também aulas e encontros presenciais semanais, quinzenais ou mensais. Por isso, é importante escolher uma instituição com polo de apoio na sua cidade ou em uma cidade vizinha.

Para descobrir quais são as universidades públicas que oferecem cursos EAD na sua região, você pode fazer uma consulta no portal do e-MEC.

Tenha em mente que fazer uma formação a distância requer bastante organização e muito foco. A falta de uma rotina de estudos e do compromisso de estar em um determinado local a determinada hora pode rapidamente se tornar um problema para os alunos do ensino a distância, mas, com um pouco de organização é possível criar um rotina de estudos flexível e eficiente.

Também é possível fazer um mestrado online em uma universidade no exterior. A Universidade Aberta de Portugal oferece um mestrado em Português Língua não materna, uma boa opção para quem quer ter um currículo diversificado.

Carreira profissional na área de PLE

letras e PLE
O seu sucesso profissional depende de você!

Dar aula de PLE, trabalhar como professor de português para estrangeiros, quais são as oportunidades profissionais?

 

Se você tem graduação em Letras e gostaria de se especializar em PLE mas não tem muita certeza se o mercado é promissor, saiba que você já está perdendo tempo!

Quando você tem mestrado e outras especializações no ensino de PLE as oportunidades e chances de trabalho só aumentam!

Como profissional de PLE você tem a possibilidade de dar aula particular para estrangeiros, ensinar PLE em uma escola de idiomas, se tornar professor universitário e dar aulas de PLE na universidade, seja pára alunos estrangeiros ou em curso de formação de professores de PLE.

Existe também a possibilidade de seguir carreira internacional como professor de PLE, graças a diversos programas de intercâmbio para os profissionais da área, a saber:

  • assistente de língua portuguesa no exterior tem com o função ensinar o português, língua e aspectos culturais dos povos de língua portuguesa, para os alunos estrangeiros.
  • Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright que, em parceria com a CAPES, recruta brasileiros com bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa para o programa de Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA.
  • Programa Leitorado da Capes é mais uma oportunidade para os profissionais de Letras que desejam dar aula de português para estrangeiro no exterior. O programa consiste na seleção de professores Leitores brasileiros interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras.

Se especializar nunca é demais!

 

 

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.