Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Algumas boas razões para você dominar a língua portuguesa

De Joseane, publicado dia 04/08/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Se tornar um lusófono, é possível?

O português é uma língua cheia de charme e curiosidades. É a mais jovem das línguas latinas e uma das mais rebeldes do lácio.  É a língua materna de aproximadamente 250 milhões de pessoas espalhadas por todos os continentes, em países como Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau ,Timor Leste e, claro,  Portugal!

Se ainda não está convencido da magnitude dessa língua, vale lembrar que também é o idioma de Machado de Assis, da Bossa Nova, da MPB, do Fado, do samba, do kuduro, de Herberto Helder, de Mia Couto, de Fernando Pessoa, de Agualusa, do futebol, do Caetano e de Gil (lista não exaustiva)!

Embora essas já sejam razões suficientes para que você se jogue no aprendizado desse idioma, iremos mais além…continue lendo e descubra por quê você deveria começar as suas aulas de português para estrangeiros ainda hoje!

A língua de Camões, mais do que palavras, uma civilização!

A língua portuguesa faz parte do grupo das língua românicas,  originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte do processo de Reconquista , o português foi sendo levado para fora de Portugal, espalhados pelos países colonizados como Brasil e África.

Fale português para viajar pelo Brasil Os portugueses, conhecidos por falarem muito, acabaram por espalhar a sua língua mundo a fora

Hoje o português é a língua materna ou oficial em mais de 9 países, além de ser falada em tantas outras partes do mundo embora não reconhecido oficialmente. Os portugueses bateram muita perna por aí, quer dizer, remaram muito por ai, espalhando sua língua e cultura por onde passavam. Estas se misturaram às línguas e culturas já presente e formaram o grande Carnaval Cultural como o que se observa no Brasil!

A colonização portuguesa é assunto recorrente em todo curso de portugues para estrangeiro. Conhecer o mundo lusófono não somente ajuda a integrar a língua,  mas também apreciar a cultura vasta dos países de língua portuguesa.

Língua portuguesa, uma língua útil internacionalmente!

O português tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios, isso devido a promessa do Brasil enquanto país do futuro e das oportunidades. O Brasil é a menina dos olhos no mundo do comércio e inúmeras empresas estrangeiras tem se instalado nesse país, dada a importância de se aprender o português caso você esteja pensando em imigrar para o Brasil a trabalho, por exemplo.

Faça um curso de português para negócios Aprenda português e aumente as suas chances de trabalhar com o mercado lusófono

É claro que, sendo um dos idiomas mais falados do mundo, o português tem seu lugar marcado no seio das relações internacionais.

A língua portuguesa no mundo

  • Europa – Em Portugal o português é falado como primeira língua por quase toda a população.
  • América – O Brasil é de longe a maior nação de falantes da língua portuguesa, com aproximadamente 205 milhões de brasileiros.
  • África – Nesses países da África Angola, Moçambique, Guine-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe o português é a língua oficial, mas em alguns comunidades verifica-se a presença de alguns dialetos.
  • Ásia – Em Macau há o predomínio da língua chinesa e alguns falantes da língua portuguesa.
  • Oceania –  No Timor Leste parte da população fala português e a língua tétum.

Então se você é um estrangeiro em busca de trabalho no Brasil ou em qualquer um dos países de língua portuguesa, você certamente terá que aprender português com objetivo profissional.

Seja qual for o seu destino entre os países do mundo lusófono, aprender português será uma necessidade. Comece o seu curso de portugues para estrangeiro ainda hoje.

Descubra o mundo graças à língua portuguesa

Viagem marcada para um dos países lusófonos? Você tem razão! Os países de língua portuguesa guardam uma linda e rica cultura e tradição, e você pode conhecer e fazer parte de todo esse universo com uma condição: aprendendo português.

É sabido que falar a língua dos países que visitamos nos permite de aprofundar a nossa experiência, deixamos de ser um turista passivo e nos tornamos ativos naquela comunidade graças a troca cultural facilitada devido ao fato de falarmos a língua local.

Viaje no Portugal falando português Sonha em participar do Carnaval do Brasil? Aprenda português e enriqueça a sua experiência

Vai viajar pela África de língua portuguesa, pelo Brasil, Portugal, em Goa? aprenda português e enriqueça a sua viagem e experiência.

Confira aqui uma lista básico de destinos incríveis que você poderá aproveitar muito mais dominando a língua portuguesa:

  • Rio de Janeiro – Brasil
  • Lisboa – Portugal
  • Ilhas de Bazaruto – Moçambique
  • Luanda – Angola
  • Arquipélago dos Bijagós – Guiné Bissau
  • Ilha de Jaco – Timor Leste
  • Ilha do Sal – Caboverde
  • São Tomé – São Tomé e Príncipe

Esses e outros lugares incríveis fazem parte do catálogo de destinos imperdíveis do mundo lusófono. Encontre ainda hoje um professor particular de portugues para estrangeiro, comece o seu curso e viaje tranquilo!

Domine a língua portuguesa para continuar ganhando o mundo

Uma outra razão para aprender português é poder fazer seus estudos em um dos países lusófonos. Portugal, devido ao seu baixo custo de vida, e suas universidades renomadas mundialmente, como a universidade do Porto, por exemplo,  é um dos países mais procurados pelos estudantes europeus que fazem intercâmbio estudantil.

Para estudar em Portugal, aprender português é quase uma obrigação. Embora os cursos possam ser ministrados em inglês, francês ou outra língua estrangeira, dominar o português será a melhor forma de se integrar nesse país. De mesmo para os estudantes estrangeiros que escolhem o Brasil ou os países da África lusófona para fazer parte dos seus estudos.

Se a sua escolha for o Brasil, aprender o português brasileiro é a melhor solução, já que essa variante difere daquela falada em Portugal, sobretudo na fonética, o que pode ser bastante complicado para os ouvidos estrangeiros desacostumados. Os demais países lusófonos falam o português europeu.

Se você está pensando em fazer seus estudos em um país lusófono, ter aulas de português língua estrangeira com um professor especializado no domínio será necessário. Confira aqui mesmo no superprof, a lista de professores de PLE disponíveis em sua cidade!

Tenho que ter aulas de português para me tornar brasileiro?

Com crise ou sem crise, o Brasil continua sendo um destino que atrai muitos turistas e estrangeiros, uma grande parte desses acabam se instalando definitivamente no país e considerando adotar a nacionalidade brasileira.

Condições para se tornar brasileiro Aprenda português para se tornar um verdadeiro brasileiro…e comece a gostar de futebol também!

Embora não faça parte dos requisitos diretos para obtenção da nacionalidade brasileira. Falar português faz parte do processo de integração no país e na cultura, sendo, portanto, um facilitador do processo imigratório.

Se você é um estrangeiro desejando se naturalizar como brasileiro comece por aprender a língua, aqui vão algumas dicas para você evoluir rapidamente em português e se integrar de uma vez por todas na cultura brasileira:

  • goste de futebol, carnaval e samba – brincadeirinha…
  • respeite a cultura local, sem julgamentos desnecessários
  • crie um círculo de amigos nativos, socialize com os brasileiros- o que é super fácil de fazer!
  • ouça música brasileira- MPB é uma excelente ideia
  • assista novela- além de ser uma paixão nacional vai te permitir aprender vários níveis de vocabulário.
  • converse com todo mundo, só assim você comprenderá por que o  Brasil é único.

Para maiores informações sobre o processo de imigração para o Brasil consulte o Itamaraty, o consulado brasileiro mais próximo de você e, claro, as comunidades estrangeiras no Brasil.

E tão logo você se encontre em solo nacional, comece o seu curso de português para estrangeiro. Aliás, consulte o nosso catálogo de professores particulares de português língua estrangeira e quem sabe você não encontrará um ainda aí em seu país de origem?

Quais são as vantagens de aprender a falar português?

Acho que a essa altura você já está convencido de todas as vantagens consequentes do aprendizado do português, certo? Mas se você ainda não se sente completamente motivado, criamos uma lista que será a cereja do bolo que faltava para você começar hoje mesmo o seu curso de português para estrangeiros:

  • Aprenda a falar português para compartilhar sua vida com sua alma gêmea lusófona
  • Aprenda a falar português para viver no Brasil, em Portugal ou na África lusófona
  • Aprenda português para compreender mais sobre o mundo e culturas lusófonas
  • Aprenda a falar português para encontrar um emprego no Brasil
  • Aprenda a falar português porque é uma das línguas mais faladas no mundo
  • Aprenda português do Brasil por que é sexy, bonito, charmoso, e tudo de bom!

Acho que agora você não tem mais dúvidas de que aprender português só trará coisas boas para a sua vida , seja do ponto de vista profissional, educacional ou simplesmente social.

Viajar, estudar, conhecer um dos países mais encantadores do Globo ( é claro que estou puxando a sardinha para o Brasil!), se enriquecer culturalmente… tudo isso se torna possível uma vez que você aprende uma das línguas mais faladas do mundo.

A largada já foi dada, agora cabe a você decidir qual a variante do português se encaixa melhor em seus projetos e então começar o seu curso de português para estrangeiro!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar