Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda português língua estrangeira nas capitais brasileiras

De Fernanda, publicado dia 28/08/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Onde aprender Português para Estrangeiros no Brasil?

Se você está querendo vir ao Brasil para morar, seja como estudante em intercâmbio ou como profissional, saiba que a fluência em português é um pré-requisito para a integração profissional e mesmo para a construção de uma vida social gratificante.

Em todas as grandes cidades brasileiras existem muitas possibilidades e modalidades em função do perfil de cada estudante, dos objetivos de aprendizagem ou simplesmente das condições financeiras: universidades, escolas particulares, associações, professores particulares… Descubra qual é a metodologia mais adequada para você!

Vamos apresentar apenas algumas opções em cada cidade, mas saiba que o leque é bem maior! Confira em cada artigo individual!

Onde aprender Português para Estrangeiros no Rio?

Onde aprender Português para Estrangeiros no Rio? Aprenda português língua estrangeira na cidade maravilhosa.

Uma boa opção para estrangeiros que desejam aprender o português no Rio de Janeiro, mas também para brasileiros que desejam se tornar professores de PLE, são os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Você encontra modalidades diversificadas: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação. Muitas universidades inclusive possuem programas específicos gratuitos para estudantes estrangeiros.

PUC-Rio

O Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) apresenta seu programa de Português para Estrangeiros. Seus professores têm larga experiência e são especializados no ensino de língua estrangeira, o que assegura aos cursos aulas dinâmicas com a participação ativa dos alunos.

As turmas têm vagas limitadas para garantir melhor rendimento. O curso é pago (4 parcelas de R$ 873,00 – valor de 2018).

Universidade Federal o Rio de Janeiro (UFRJ)

Os cursos de Português para Estrangeiros promovidos pelo Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (PEPPE) têm longa tradição no cenário brasileiro de ensino de línguas. As primeiras turmas foram oferecidas na década de 80 e desde então inúmeros estrangeiros, provenientes das mais diversas partes do mundo têm se dedicado à aprendizagem do Português no PEPPE.  O curso é gratuito e semestral.

Instituto de Língua e Cultura Brasileira

O Instituto foi fundado em 2014 não apenas como um curso dedicado ao ensino do Português como Língua Estrangeira, mas para ser um centro de pesquisa e inovação no ensino de idiomas. Aliando a pesquisa acadêmica, novas tecnologias e técnicas de ensino, e a vasta experiência de ensino de idiomas, a equipe do ILC Brasil oferece hoje a melhor experiência para quem deseja aprender português no Brasil e no mundo.

O Instituto oferece os seguintes cursos:

  • Aulas Intensivas
  • Aulas Particulares
  • Experiência Carioca – Imersão
  • Celpe-Bras – Curso Preparatório Semi-Intensivo
    • Aulas In-Company
    • Programa “Aterrizagem”
    • Português para Expatriados

Onde aprender Português para Estrangeiros em São Paulo?

Aprenda ple em sampa. Descubra as associações que oferecem aulas de PLE para estrangeiros em SP.

As perseguições políticas e a guerra são as principais razões que fazem com que os refugiados deixem seus países. Há ainda um número expressivo que deixa os locais de origem devido à situação econômica difícil. No Brasil, essa situação não é diferente. Seja por motivos étnicos, religiosos, políticos ou de catástrofes naturais: os imigrantes, ao chegar em nosso país, têm a urgência de serem acolhidos como cidadãos, o que implica uma inclusão social efetiva. E o que o ensino do PLE tem a ver com isso? Tudo! Por meio da aprendizagem do idioma português, os refugiados e imigrantes passam a integrar a comunidade – podendo se comunicar e demandar seus direitos enquanto cidadãos.

A maioria das associações que promovem o serviço gratuito do PLE têm o objetivo de auxiliar na geração de sentimento de acolhimento, ambientação, integração, pertencimento e inculturação aos alunos imigrantes.

Claro, além de desenvolver, por meio das aulas de Língua Portuguesa em SP, competências e habilidades de leitura e escrita que a vida contemporânea exige dos cidadãos, isto é, ir para além do domínio do idioma, promovendo uma reflexão sobre as variedades linguísticas, os graus de formalidade e informalidade do discurso e outros aspectos que envolvem o uso social da linguagem, como enunciado, papel dos interlocutores e intencionalidades discursivas.

Confira algumas das muitas instituições que acolhem imigrantes:

  • ONG Missão Paz – SP
  • Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI) – SP
  • ONG Educafro – SP
  • Centro de Acolhida Imigrante – SP
  • Instituto Adus – SP

Onde aprender Português para Estrangeiros em BH?

Onde aprender Português para Estrangeiros em BH? Aprenda português língua estrangeira na capital mineira.

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abrem semestralmente inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA).

As disciplinas de PLA são voltadas exclusivamente para não-brasileiros, ou para brasileiros que não têm o português como língua materna. Podem se inscrever gratuitamente nas disciplinas regulares de PLA oferecidas pela UFMG alunos (de graduação ou pós-graduação), professores ou pesquisadores da universidade.

Há também o curso de PLE oferecido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com aulas de março a novembro. Os professores são professores são graduandos da UFMG, excelentes profissionais no ensino de português para estrangeiros.

Há também o curso intensivo de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira (que é oferecido sempre no mês de julho), designado para estrangeiros interessados em aprofundar seus conhecimentos da língua portuguesa e ter contato com a cultura brasileira. São 120 horas/aula, distribuídas em atividades em sala de aula e atividades externas.

Aliança Francesa

Sim, isso mesmo! A Aliança Francesa, além de oferecer cursos de francês, possui um curso de português para estrangeiros em BH.

Com o mesmo padrão de qualidade dos 130 anos de tradição de ensino, a instituição oferece o curso de língua portuguesa do Brasil, com método e material didático exclusivo, para alunos em contexto de imersão.

Segundo a Aliança Francesa, você decide os objetivos do seu curso, seu ritmo de estudo e ainda aprende muito sobre cultura e civilização brasileira.

Há cursos regulares (do básico ao avançado) e cursos para objetivos específicos:

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar