Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Oportunidades no ensino de PLE

De Joseane, publicado dia 03/09/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > A carreira como professor de português para estrangeiro

Dar aula de português língua estrangeira é mais uma oportunidade para os profissionais da área de Letras e afins.

Enquanto os brasileiros procuram oportunidades fora do país, muitos estrangeiros vêm trabalhar ou estudar no Brasil em busca de experiências.

Expatriados, turistas, alunos de intercâmbio, esses estrangeiros em geral precisam de aulas de português para progredir e se comunicar melhor dentro do país. Em torno dessa comunidade está baseado o trabalho do professor de português como língua estrangeira.

Assim, o profissional de PLE, através do ensino do idioma e da transmissão da cultural brasileira ao aluno estrangeiro contribui para a inclusão social dos estrangeiros que pretendem se instalar no Brasil.

A profissão de professor de português para estrangeiros também abre oportunidade para aqueles que desejam fazer carreira fora do Brasil, através do ensino de português em instituições estrangeiras, escolas ou universidades.

Quer saber como se tornar um professor de português para estrangeiros dentro ou fora do Brasil? Aqui estão algumas informações.

O professor de PLE: saiba tudo sobre a profissão

PLE significa português como língua estrangeira. Os cursos de PLE são aulas de português dadas a estudantes que não possuem o português como língua materna. As aulas podem ser ministradas no Brasil ou no exterior.

Diploma de Letras Transmitir conhecimento é uma dádiva, uma vocação…

O professor de português para estrangeiro se encarrega de ensinar a língua portuguesa para alunos não lusófonos. Os alunos que procuram curso de portugues para estrangeiros e que necessitam aprender rapidamente o português.

Qual o papel do professor de português para não nativos?

O papel do professor de português para estrangeiros não se limita ao ensino da língua não!

Entenda:

Quando um estrangeiro deseja se instalar no Brasil, ele busca por aulas de portugues brasileiro para estrangeiros, assim, ele pretende aprende a língua para poder se integrar mais facilmente no país.

O professor de PLE será o seu mediador e uma figura importante na trajetória de integração e instalação do estrangeiro no Brasil. A aula de PLE será a primeira referência do estrangeiro.

O professor de PLE deve garantir o aprendizado do português mas também deve insistir na assimilação da cultura por parte do aluno estrangeiro. Afinal de contas língua é cultura e uma não pode ser dissociada da outra.

Qual a formação necessária para dar aulas de português para estrangeiros?

A formação em Letras é sempre a mais adequada para quem almeja dar aulas de português para estrangeiros, seja no Brasil ou no exterior.

Mas isso não significa dizer que você não possa dar aulas de português para estrangeiro sem ter um diploma de Letras. Muitas vezes, ter didática, compromisso com o ensino e pleno domínio na língua portuguesa e outro idioma estrangeiro passa ser bons critérios para quem almeja se destacar como professor particular de portugues para estrangeiros.

Alguns aspectos fazem muita diferença para quem se destaca oferecendo aulas de PLE:

  • Interesse em conhecer diferentes culturas
  • Possui domínio pleno da língua portuguesa
  • Ter didática de ensino
  • Ser bom com relações interpessoais, entre outros

Como se especializar no ensino de PLE?

Caso você deseje dar aulas de PLE mas não tenha formação superior em Letras e nem tampouco tempo ou disponibilidade para uma formação de longa duração, você também pode recorrer a cursos intensivos ou temáticos para complementar seus estudos.

É possível desenvolver habilidades no ensino de português para estrangeiros de forma autodidata. Para tanto existem livros e manuais de formação de professores de línguas estrangeiras com informações ricas sobre transmissão de conhecimento.

Aprender os pontos essenciais da didática e da linguística também é essencial se você quer ensinar português para estrangeiro.

Algumas instituições oferecem formações na área de PLE, tanto para professores quanto para alunos interessados em aulas de portugues para estrangeiro. Por exemplo:

  • Ipebras
  • Núcleo Tadem – UFPR
  • Instituto de Língua e Cultura Brasileira
  • Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros
  • Viva Brasil
  • Bem Brasil
  • Vila Brasil

Lecionar PLE: Assistente de língua portuguesa fora do Brasil

Para os profissionais no ensino de português como língua estrangeira já consolidados na área e que desejam agregar valor ao seu currículo, existe também a possibilidade de dar aula de portugues para estrangeiros no exterior.

Experiência internacional professor de PLE Seja um professor de português para estrangeiro….no estrangeiro!

O assistente de língua portuguesa no exterior tem com o função ensinar o português, língua e aspectos culturais dos povos de língua portuguesa, para os alunos estrangeiros.

Assistente de língua portuguesa na França

A França é um dos países anfitriões do programa de mobilidade acadêmica para assistentes de língua portuguesa.

Requisitos para dar aulas de português para estrangeiros na França

  • Ter de 20 a 30 anos de idade,
  • está matriculado em último ano de graduação no momento de sua candidatura,
  • caso já tenha um curso superior completo, matriculados em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização),
  • está matriculado numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer outro curso,
  • possuir bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

O objetivo geral do programa  é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Por conseguinte, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.

Para maiores informações consultar o site do CIEP (France Education International)

Assistente de língua portuguesa nos Estados Unidos

O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA.

Em parceria com a CAPES, o programa está aceitando candidaturas de brasileiros com bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa para o programa de Professor Assistente de Língua Portuguesa nos Estados Unidos

Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse.

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2014;
  • Ter proficiência em inglês, com certificado com data posterior a 27 de julho de 2017 (TOEFL-ITP com nota mínima de 550 pontos; TOEFL-iBT de 79 pontos; ou, IELTS de 6.0);
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro da Comissão Fulbright ou outras agências ou entidades brasileiras para programa similar.

O programa, que é o carro-chefe do intercâmbio de educação internacional patrocinado pelo governo dos EUA, tem o objetivo de avançar o ensino da língua portuguesa em universidades norte-americanas e estreitar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

Ensinando português em universidades estrangeiras

Programa Leitorado da Capes é mais uma oportunidade para os profissionais de Letras que desejam dar aula de português para estrangeiro no exterior. O programa consiste na seleção de professores Leitores brasileiros interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras.

Dar aula de PLE nos EUA A experiência no exterior valoriza o currículo do profissional de PLE

O programa, na forma de concurso, visa a selecionar Leitores para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES). Os selecionados assinam um contrato com uma duração de 2 anos, prorrogável uma única vez por igual período. O objetivo é promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, além da cultura, literatura e estudos brasileiros.

Entre outras atividades, o professor Leitor tem como papel ministrar disciplinas, colaborar em projetos de divulgação da língua portuguesa e atuar em conjunto com a representação diplomática brasileira. A carga horária mínima do leitor é de 20 horas semanais.

Se você quer se candidatar a uma das vagas para o programa do leitorado, é importante adquirir de antemão experiência profissional enquanto professor de português para estrangeiros.

Por exemplo:

  • Você pode oferecer curso de portugues para estrangeiros online
  • Dar curso de lingua portuguesa a distancia
  • Ministrar aula particular de portugues brasileiro para estrangeiros
  • Dar aula de PLE em escolas de idiomas…

Professor particular de português língua estrangeira

Para aqueles que preferem se manter como profissional liberal, trabalhando por contra própria, pode se oficializar com o estatuto de professor particular de português para estrangeiro.

Vaga para professor de portugues O maior trunfo do professor particular é saber unir conhecimento e criatividade…

A primeira e mais simples alternativa é você se registrar enquanto Microempreendedor individual (MEI).  Se na sua atividade de professor particular de portugues para estrangeiro você fatura até 60 mil reais por ano, não é sócio de outra empresa e não tem mais de um empregado, então você pode ser um Microempreendedor individual (MEI). Caso fature mais do que isso, pode optar pelo estatuto do Simples Nacional.

Para crescer e obter sucesso na carreira de professor particular de português para estrangeiro é preciso ganhar experiência, se possível a nível internacional, divulgar seu trabalho e se manter firme em seu compromisso com a educação.

Você pode começar dando aulas online de portugues para estrangeiros, ou dando curso de PLE a distância.

Veja algumas formas de valorizar o seu currículo enquanto professor de PLE:

  • passe uma temporada como professor leitor de PLE no exterior
  • se torne professor assistente de língua portuguesa no exterior
  • obtenha certificações e especializações como ensinante de PLE
  • Crie um canal de ensino de PLE no youtube para melhor divulgar seu trabalho
  • Faça pesquisas e publique artigos na área de PLE
  • Diversifique a sua experiência como professor de PLE dando aula para os mais diferentes púbicos
  • Realize o seu trabalho com atenção, zelo e amor!
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar