Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O professor de PLE: saiba tudo sobre a profissão

De Joseane, publicado dia 03/09/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Dar aulas de Português no Exterior

PLE significa português como língua estrangeira. Os cursos de PLE são aulas de português dadas a estudantes que não possuem o português como língua materna. As aulas podem ser ministradas no Brasil ou no exterior.

Português como língua estrangeira é, portanto, uma disciplina própria e para a qual existem metodologias específicas.

Com o aumento importante da migração nos últimos anos – entre 2010 e 2015, a população de migrantes que vive no Brasil cresceu 20% segundo o relatório World Migration Report, publicado em 2018 pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A vinda de estrangeiros não lusófonos para o Brasil fora determinante para a criação e a expansão do ensino de PLE. Ensinar a língua e a cultura brasileira para os estrangeiros que desejam passar uma longa temporada no Brasil ou se instalar de vez no país se tornou urgente.

Afinal de contas, o processo de integração passa obrigatoriamente pelo aprendizado do idioma. O papel do professor de portugues para estrangeiro é fundamental.

Quer se tornar um professor particular de PLE?

Quer muito ensinar o português para estrangeiro mas não sabe por onde começar?

Nesse artigo falaremos tudo que você precisa saber para se tornar um professor de PLE com possibilidade de fazer carreira internacional!

Qual o papel do professor de português para não nativos?

Você já deve ter entendido, o professor de português para estrangeiro se encarrega de ensina a língua portuguesa para alunos não lusófonos. Os alunos que procuram curso de portugues para estrangeiros e que necessitam aprender rapidamente o português.

Didática no ensino de PLE Fazer “os gringo tudo” falar português…

Mas o papel do professor de português para estrangeiros não se limita ao ensino da língua não! Entenda:

Quando um estrangeiro deseja se instalar no Brasil, ele busca por aulas de portugues brasileiro para estrangeiros, assim, ele pretende aprende a língua para poder se integrar mais facilmente no país.

O professor de PLE será o seu mediador e uma figura importante na trajetória de integração e instalação do estrangeiro no Brasil. A aula de PLE será a primeira referência do estrangeiro.

O professor de PLE deve garantir o aprendizado do português mas também deve insistir na assimilação da cultura por parte do aluno estrangeiro. Afinal de contas língua é cultura e uma não pode ser dissociada da outra.

Mais um motivo para lecionar a língua e cultura brasileira: contribuir para a inclusão social de milhares de pessoas!

O papel do professor de PLE vai além da formação linguística: ele é responsável por transmitir, entre outros, os valores culturais e sociais dos brasileiros com o objetivo de facilitar a integração do aluno estrangeiro.

Veja também como se tornar professor assistente de língua portuguesa no exterior.

Qual a formação necessária para dar aulas de português para estrangeiros?

A formação em Letras é sempre a mais adequada para quem almeja dar aulas de português para estrangeiros, seja no Brasil ou no exterior.

Formação do professor de PLE A formação em Letras com especialização no ensino de PLE é ideal para quem deseja dar aulas de português língua estrangeira…

A razão?

Quando o estudante presta vestibular para o curso de Letras, escolhe uma segunda habilitação que poder ser literatura brasileira ou um idioma de escolha: inglês, francês, alemão, espanhol, árabe, chinês, entre outros.

O estudo acadêmico de um idioma envolve o estudo da língua, literaturas, cultura dos povos, filologia, o que prepara o futuro professor para a formação plena.

No Brasil, ter o curso de Letras viabiliza dar aulas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e alguns cursinhos de idiomas (para quem estudou outra língua).

Quem deseja dar aulas em outro país, necessita muitas vezes validar seu diploma com estudos complementares. Muitas vezes, fazer um curso de formação para dar aulas em instituições de ensino, a depender das regras do país ao qual deseja residir.

Mas isso não significa dizer que você não possa dar aulas de português para estrangeiro sem ter um diploma de Letras. Muitas vezes, ter didática, compromisso com o ensino e pleno domínio na língua portuguesa e outro idioma estrangeiro passa ser bons critérios para quem almeja se destacar como professor particular de portugues para estrangeiros.

Alguns aspectos fazem muita diferença para quem se destaca oferecendo aulas de PLE:

  • Interesse em conhecer diferentes culturas
  • Interesse em conhecer e respeitar os hábitos do lugar
  • Os valores predominantes e a história

No entanto, é preciso atentar para o fato de que ser professor de portugues para estrangeiros numa instituição de ensino de línguas, em uma associação ou em escolas de idiomas sujeita o candidato às regras específicas de contratação daquela instituição e alguns requisitos são mandatórios.

Os requisitos para ministrar um curso portugues para estrangeiros no exterior, por exemplo, depende dos requisitos estipulados pelo edital de cada país que recebe o professor assistente de língua portuguesa.

Se você deseja fazer carreira como professor particular de português para estrangeiro você começar dando curso de portugues para estrangeiros online ou mesmo curso de lingua portuguesa a distancia! A experiência vai certamente enriquecer o seu currículo muito mais do que um diploma!

Veja  como se tornar professor leitor no exterior.

Como se especializar no ensino de PLE?

Caso você deseje dar aulas de PLE mas não tenha formação superior em Letras e nem tampouco tempo ou disponibilidade para uma formação de longa duração, você também pode recorrer a cursos intensivos ou temáticos para complementar seus estudos.

Quanto custa a aula de PLE? Você pode investir em formações online ou autodidata para dar aulas de PLE

Entre muitas opções de cursos de PLE, vamos aqui citar duas:

Ipebras

O Instituto para a Promoção e o Ensino da Língua, Literatura e Cultura Brasileiras nasceu de um projeto idealizado em 2008 por José Maria Rodrigues – primeiro Professor Leitor enviado ao Paraguai pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil –, sendo consolidado em 2014.

Atualmente, o IPEBRAS conta com uma equipe de especialistas em PLE (Português Língua Estrangeira), PL2 (Português Segunda Língua) e PLH (Português Língua de Herança) e um seleto grupo de docentes que ministram cursos nas modalidades de ensino presencial, online, semipresencial e on demand. O Instituto investiu, também, no desenvolvimento de uma plataforma virtual que permite:

  1. A interação e o intercâmbio de informações e conhecimentos entre professores e pesquisadores do Brasil, Europa e Estados Unidos;
  2. A formação de uma comunidade de profissionais que se dedicam ao ensino da língua, literatura e cultura brasileiras;
  3. O acesso a cursos, palestras, treinamentos e consultorias.

Entre as diversas opções de cursos de português, há o Curso de Capacitação de Professores em PLE. Com duração de 20 horas em uma semana, o conteúdo inclui conhecimentos sobre abordagem e metodologia de ensino de português como língua estrangeira e segunda língua, a produção de material didático adequado a diferentes perfis de alunos, os procedimentos metodológicos adotados pelos professores em sala de aula e vários outros aspectos, como a interação entre professores e alunos e a interculturalidade no ensino de línguas.

O curso inclui aulas expositivas, seminários apresentados pelos formandos, observação de aulas reais de português para alunos de várias nacionalidades, vídeo-aulas e outros recursos tecnológicos.

Núcleo Tadem – UFPR

Com metodologia inovadora, este projeto é conduzido pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná.

Partindo da ideia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do programa é juntar dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos em duas línguas estrangeiras distintas. Por exemplo: é necessário encontrar um falante nativo de alemão e um de português que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos nestas línguas e combinar um encontro para troca de ideias e experiências. Um poderá ajudar o outro em relação a sua própria cultura e língua materna.

Os encontros devem ocorrer no mínimo duas vezes por semana e que as horas sejam divididas igualmente entre os dois idiomas praticados. Deve ser um encontro que atenda as necessidades individuais de cada participante do programa.

A parceria TANDEM tem como princípio a reciprocidade e a autonomia. Cada um dos parceiros e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem e determina quando, como e o que pretende aprender.

Tandem é um programa totalmente gratuito no qual brasileiros e estrangeiros podem se inscrever, sendo que os brasileiros inscritos em cursos do Celin-UFPR e/ou da UFPR têm prioridade no estabelecimento de novas parcerias.

Quer se tornar professor particular de PLE? Veja por onde começar, aqui.

Quem são os alunos do professor de PLE?

O professor de PLE lida com diversos públicos de alunos. Crianças, adultos ou adolescentes. O ponto em comum é: esses alunos são de origem estrangeira e não falam o português como língua materna.

Curso de portugues online Encontre seu aluno de PLE aqui no Superprof!

Em sua grande maioria, os alunos de PLE são estudantes de instituições estrangeiras em intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação que estão fazendo uma temporada de estudos numa instituição de ensino brasileira.

Profissionais e trabalhadores de multinacionais, expatriados no Brasil também formam o público de alunos que buscam por qula de portugues para estrangeiros.

No exterior, os alunos de comércio internacional, de letras entre outras, fazem parte do público que desejam aprender o português como língua estrangeira.

Finalmente os turistas passando uma curta temporada no país tupiniquim e os apaixonados pelo Brasil também fazem parte do público que almeja ter aulas de português como professor nativo.

As possibilidades para ter uma carreira de sucesso enquanto professor de PLE são bastante grandes!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar