Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda português língua estrangeira no Distrito Federal

De Fernanda, publicado dia 28/08/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Onde aprender Português para Estrangeiros em Brasília?

A capital brasileira, além de ser um dos grandes atrativos turísticos do país, também acolhe anualmente estudantes de todos os cantos do mundo.

Mas para morar no Brasil é preciso, antes de mais nada, aprender a língua e todas as suas nuances. Ao falar bem português, você se integra efetivamente. Isso vai te ajudar a encontrar um trabalho, fazer amigos e ter uma vida equilibrada.

Além disso, você também pode optar por dar aulas de português para estrangeiros, por que não?

Mas onde aprender o PLE em Brasília quando se é estrangeiro?

Neste artigo, convidamos você a descobrir nossas dicas de instituições particulares e públicas dedicadas ao ensino do português no Distrito Federal.

Universidade de Brasília (UnB)

Onde aprender português em DF? Estudar PLE em uma universidade é uma ótima maneira de integração social.

A UnB oferece o curso de graduação Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (Licenciatura), que tem por meta a formação de professores de língua portuguesa para ensinar o português do Brasil  – língua, literatura e cultura – a falantes e usuários de outras línguas. O curso, que se circunscreve em um contexto de políticas linguística, foi criado com o objetivo principal de atender a comunidades que, no Brasil, não têm o português como primeira língua e que, no exterior, desejam aprender o português do Brasil como língua de comunicação internacional.

O graduado (licenciado) conta com uma sólida formação interdisciplinar, que se orienta para o desenvolvimento da compreensão e produção linguísticas e intelectuais, bem como para os estudos contrastivos, visando à preparação de profissionais aptos a ensinarem o português do Brasil vernacular para falantes de outras línguas das mais diversas comunidades nacionais e internacionais.

O Neppe – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros também oferecem cursos regulares e intensivos. Os Cursos Regulares ocorrem  3 vezes por semana, com 1 hora e 40 minutos de aula, durante um período de 2 meses e os cursos de Verão e Inverno ocorrem  5 vezes por semana, com 3 horas e 40 minutos de aula.

Cada nível dos cursos regulares custa R$1.100,00 (mil e cem reais) , incluindo material didático, com exceção do curso preparatório Celpe-Bras, que custa R$690,00, com carga horária de 30 horas.

Onde aprender português para estrangeiros em São Paulo?

Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros

Localizado em um bairro central de Brasília, o ICEPE é especializado no ensino do Português Brasileiro para estrangeiros. Faz parte de sua missão o ensino e a divulgação da língua e da cultura brasileira.

Busca proporcionar aos alunos, além de uma imersão linguística, uma imersão cultural, considerando as diferentes representações culturais e linguísticas existentes no país.

São aliados ao ensino da Língua Portuguesa, projetos musicais, literários, históricos, culturais e turísticos, além de mais atividades que proporcionem ao aluno uma maior integração ao país.

Há diversas modalidades de cursos:

  • Aulas nos níveis Básico ao Avançado em grupos ou individuais
  • Habilidades específicas: Curso Preparatório para o Celpe-Bras e o curso de Conversação ou Produção de Textos;
  • Curso temáticos: Obras do Brasil, Música Brasileira, Cinema Brasileiro, Culinária do Brasil, História do Brasil, Português básico para turistas e Panorama da Literatura Brasileira;
  • Estrangeirinhos: individuais ou em grupo para crianças.

Aliança Francesa

Sim, isso mesmo! A Aliança Francesa, além de oferecer cursos de francês, possui um curso de português para estrangeiros.

Sua equipe de professores é formada em Letras Português e Linguística. O corpo docente participa regularmente de eventos científicos e cursos para oferecer um ensino de qualidade. Todos os professores dominam, pelo menos, uma língua estrangeira para facilitar a comunicação com os alunos.

A instituição entende que a aula de PLE é um momento de prática constante, em que o aluno deve desenvolver ao máximo as quatro habilidades linguísticas, dando maior ênfase àquela que, para ele, o aprendizado é mais urgente. Por isso, apresenta aspectos culturais e sociais brasileiros para que as aulas sejam uma imersão não só linguística, mas também cultural. Além disso, sempre abordam os aspectos linguísticos, culturais e históricos de Brasília nos cursos.

Vila Brasil

A Vila Brasil é uma escola especializada no ensino de Português para estrangeiros, que oferece cursos personalizados para diplomatas, executivos e suas famílias.

Oferecem cursos de imersão cultural, intercâmbio cultural em inglês, português para estrangeiros, curso preparatório para o Celpe-Bras, português para estrangeiros online, português para solicitantes de refúgio e curso de inglês.

O Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira.

O Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em Postos Aplicadores, instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Saiba quais instituições lecionam PLE em Porto Alegre.

O Instituto Camões

O Instituto Camões é uma das principais entidades públicas no mundo que defendem e promovem o ensino da língua portuguesa, bem como a divulgação da cultura e civilização portuguesas, além de muitas outras iniciativas. A instituição assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, quer através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – quer através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

O Instituto oferece uma gama ampla de formações presenciais na área da língua portuguesa, no entanto ainda não há nenhuma unidade no Brasil que disponibilize esses serviços.

Por outro lado, o Instituto Camões disponibiliza uma oferta na área de ensino a distância em diferentes áreas do saber, com recurso à utilização de uma plataforma tecnológica em contexto web, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo.

Cursos Gerais de Português

Os cursos de Português Gerais de Português podem ser realizados em três modalidades distintas, com níveis de tutoria diferenciados:

  • Auto-aprendizagem

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Autoaprendizagem permitem o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas.

  • Básico

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Básico permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 6 interações de 30 minutos com tutor (via skype), em pequeno grupo (máximo de 3 alunos), ao longo das 12 semanas de duração do curso, assim como avaliação formativa de 6 produções escritas.

  • Premium

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Premium permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 12 interações de 30 minutos com tutor (via skype), realizadas de forma individualizada (semanalmente, ao longo das 12 semanas de duração do curso), assim como avaliação formativa de 12 produções escritas. Esta modalidade destina-se a formandos que pretendem uma experiência aprofundada e um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem.

Português para Fins Específicos

Os cursos de Português, Língua de Trabalho dirigem-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional. Estes cursos têm uma metodologia baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas próprias de cada área.

  • Português de negócios;
  • Português Jurídico;
  • Português para Jornalismo;
  • Português para Hotelaria e Turismo;

E que tal estudar português para estrangeiros em BH?

Cursos de especialização

O Camões, I.P. disponibiliza, em parceria com universidades portuguesas e estrangeiras, cursos de especialização, creditados com ECTS (European Credits Transfer System), nas áreas da cultura portuguesa, tradução e cooperação para o desenvolvimento. Estes cursos são dirigidos principalmente a licenciados ou licenciandos das respetivas áreas, residentes em Portugal ou no estrangeiro, Pressupõem um domínio avançado da língua portuguesa.

  • Cultura e história;
  • Tradução;
  • Cooperação e desenvolvimento;

Onde aprender PLE no Rio? O Instituto Camões oferece formações a distância de qualidade.

Formação contínua de professores

A oferta de cursos de formação contínua de professores assenta em dois fatores essenciais:

  • Creditação: Os cursos são creditados pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC), a quem compete, nos termos do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, proceder à acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua.
  • Qualidade: Para desenvolver estes cursos, o Camões, I.P. recorre a parcerias com instituições de ensino superior e a especialistas, investigadores de excelência das áreas específicas.

Atualmente são disponibilizados cursos nas seguintes áreas:

  • da didática;

Cursos que se dedicam à reflexão e formas de atuação para o desenvolvimento de competências comunicativas específicas: Leitura, Escrita…

  • da linguística.

A rubrica “Linguística” integra, por ora, um curso que apresenta áreas designadas “críticas” do sistema linguístico na aprendizagem da língua.

Descubra onde aprender português para estrangeiros no Recife.

Faça aulas particulares de PLE em Brasília

Onde aprender PLE no DF? Aulas particulares: uma excelente metodologia para vencer suas maiores dificuldades com a língua.

Se você quer aprender português no seu próprio ritmo, em um ambiente calmo e descontraído e sem gastar muito dinheiro, faça aulas particulares!

Elas permitem que você estude o idioma com um professor competente e atencioso. É uma boa solução para aprender rapidamente.

Se você deseja atualizar seus conhecimentos, se preparar para um exame, melhorar seus resultados acadêmicos ou experimentar uma nova metodologia, as aulas particulares são uma solução ideal para você.

Estudar individualmente com um professor que está dedicado exclusivamente à sua aprendizagem é uma boa maneira para progredir rapidamente.

Contratar um professor particular também pode ser a solução para seus problemas: ele pode elaborar exercícios interativos, propor uma imersão cultural ou focar nas suas maiores dificuldades, além de ser um profissional especialista na aprendizagem de idiomas!

Mas onde encontrar?

Muitas plataformas na internet oferecem o serviço de conexão entre professores e alunos de português língua estrangeira. Você tem a oportunidade de fazer aulas no DF ou em outros lugares.

Na plataforma do Superprof, qualquer que seja o seu nível escolar ou perfil, saiba que existem mais de 40 professores disponíveis em Brasília para ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. O valor médio de uma hora de aulas de PLE é 55 reais, mas é possível encontrar professores por menos de 30 reais por hora.

Além disso, no site é possível encontrar em poucos cliques o professor de português adaptado às suas necessidades, mas também ao seu nível (iniciante, intermediário ou avançado). As aulas podem acontecer na casa do professor, do aluno ou às vezes até via webcam. Aproveite, mais de 90% dos professores oferecem gratuitamente a primeira hora de aula!

Quer estudar português língua estrangeira no Rio de Janeiro?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar