Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tenho que ter aulas de português para me tornar brasileiro?

De Joseane, publicado dia 01/08/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Condições para obter a nacionalidade brasileira

Obviamente o primeiro passo para se tornar brasileiro é a naturalização, a naturalização brasileira a um estrangeiro confere a ele além da nacionalidade de seu país, o direito à naturalidade brasileira, provisória ou permanente. Entretanto, se o estrangeiro terá direito as duas nacionalidades ao mesmo tempo, dependerá das regras de seu país de origem.

Atualmente a situação de muitos estrangeiros que chegam ao Brasil buscando se estabelecer aqui é alarmante, muitos se encontram na condição de refugiados do seu país. São pessoas que estão buscando uma vida digna em solo brasileiro. Para essas pessoas aconselhamos ter aulas o quanto antes de língua portuguesa, pois o domínio do idioma ao qual você deseja se tornar um cidadão é parte integradora.

Notadamente, quando pessoas de outras nações chegam ao país, geralmente querem ficar entre os seus, o que dificulta o processo de aquisição de um novo idioma. Por mais confortável que seja continuar falando o seu idioma de origem, sair da zona de conforto é o primeiro passo para avançar no aprendizado da língua portuguesa. Aprender português é o passo crucial para se tornar integrante da comunidade brasileira.

Ser membro de uma nação, significa compartilhar e interagir com outros membros da nação. Por isso, continuar falando o seu idioma de origem vira um obstáculo na hora de aprender a se comunicar com clareza e conseguir um trabalho no país. Sendo assim, se você decidiu se estabelecer no Brasil é interessante saber falar português.

Mas saber a língua portuguesa não é o principal critério para se tornar brasileiro, é preciso solicitar por meios legais, como você verá claramente em um dos tópicos a seguir.

Tenha aulas de portugues para estrageiros dos nossos Super professores e otimize o seu processo de imigração para o Brasil ou Portugal.

Refugiados no mundo

De acordo com a definição do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), os refugiados:

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

A população de refugiados no mundo atingiu a marca de 22, 5 milhões de pessoas, um número bastante assustador.

Refigiados aprendem português para poder trabalhar no Brasil No brasil, a cidade de São Paulo recebeu o maior número de refugiados

Em 2016, a Síria foi o país que mais chamou atenção para o número de refugiados. África, o Iraque e a Nigéria também geraram um grande número de refugiados no mundo.

No Brasil, também chama atenção a grande quantidade de refugiados de origem venezuelana, cubana, haitiano, angolana entre outros.

Diante desse momento triste, o Brasil assumiu o papel pioneiro e de liderança na proteção internacional dos refugiados no mundo.

A situação dos refugiados no Brasil

O Brasil é um dos países que mais recebem venezuelanos e haitianos, atualmente, o país vem se consolidando como destino de imigrantes em busca de sobrevivência fora de casa. Isso se deve a grande dificuldade diplomática que esses refugiados têm de permanecer em segurança no seu seu país de origem.

Estar no Brasil é como encontrar um porto seguro, um lugar próspero mesmo longe de casa. Todas essas pessoas veem no país um lugar seguro, onde terão chances de sobrevivência e novas oportunidades.

Mesmo com essa boa fama de acolhedora, o Brasil ainda precisa se fortalecer muito quando se trata das políticas de abrigo e emprego a esses imigrantes, pois desde de 2010 o país está recebendo a cada dia mais imigrantes. De acordo com dados fornecidos pelo CONARE, o Brasil reconheceu 10.145 refugiados de diversas nacionalidades, em 2017.

Aprender português para melhor se integrar no Brasil Em 2017 famílias inteiras chegaram no Brasil como refugiados

No entanto, o número de pedido de refúgio para o mesmo ano foi de 33.866, o que significa que nem todos conseguiram ter seu pedido de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil aceito.

Os venezuelanos são os imigrantes que mais solicitaram o pedido, um total de 17.865. Em segundo lugar ficaram os cubanos com um total de 2.373, depois os haitianos 2362 e em seguida os angolanos com 2036 refugiados.

Segundo dados da polícia federal os estados que mais recebem estes imigrantes são Roraima, São Paulo e Amazonas.

Sendo assim, estabelecer boas politicas públicas de abrigo e emprego visam minimizar futuros desconfortos, já que o fluxo de imigrantes está a cada vez maior.

Pensando em fazer turismo no brasil ou Portugal? Faça aula de português!

Como obter o visto de permanência definitiva no Brasil

O país  tem uma grande sensibilidade na hora receber de braços abertos turistas, as pessoas vítimas de tragédias ou algum tipo de horror, sejam refugiados ou não. Mas essa salvação, pode vir com um simples carimbo diplomático.

O que é visto de permanência?

O visto de permanência é um documento concedido aos estrangeiros que buscam se fixar em definitivo no Brasil. Porém é preciso atender algumas exigências previstas pela seleção de imigrantes, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Imigração. Fique ligado!

Quem pode solicitar?

  • Estrangeiro (a) dependente (ou com vínculo familiar) de brasileiro (a) ou de estrangeiro (a) permanente
  • Estrangeiro (a) professor (a) ou pesquisador (a) de alto nível
  • Estrangeiro (a) casado (a) com brasileiro (a)
  • Estrangeiro (a) com filho brasileiro
  • Nacionais argentinos
  • Refugiados (residente) ou asilado
  • Estrangeiro (a) em união estável com brasileiro (a)

Quer saber mais sobre visto de permanência, confira aqui!

Permanência definitiva de asilados ou refugiados

Deixamos para falar mais detalhadamente nesse item sobre a condição dos refugiados ou asilados por aqui, pois vimos a grande necessidade de esclarecer muitas dúvidas que ficam no ar na hora da solicitação dos documentos de permanência.

Ter um passaporte brasileiro para viajar o mundo O passaporte brasileiro é um dos mais visados do mundo graças a nossas boas relações políticas e imigratórias

Se você está na condição de asilado ou refugiado no Brasil e pretende permanecer e trabalhar no país, leia atentamente os requisitos da Resolução Normativa do Conselho Nacional de Imigração.

De acordo com Ministério da Justiça do Governo Federal, essas são exigências para solicitação da permanência:

  • O imigrante deverá possuir capacidade civil, segundo as lei brasileira
  • Ser registrado como refugiado ou asilado

e atender um dos requisitos abaixo:

  • ser profissional qualificado e contratado por instituição instalada no país
  • residir no Brasil há, no mínimo, 4 anos na condição de refugiado ou asilado
  • ser profissional com capacitação reconhecida por órgão da área pertinente, ou
  • estar estabelecido com negócio resultante de investimento de capital próprio, que satisfaça os objetivos da Resolução Normativa nº 84/2009 do Conselho Nacional de Imigração, relativos à concessão de visto de investidor estrangeiro.

Documentos solicitados para a instrução do pedido:

  • Requerimento, devidamente assinado pelo interessado
  • Cópia autenticada da Cédula de Identidade para Estrangeiro asilado ou refugiado ou protocolo válido
  • Declaração de que não foi processado nem condenado no Brasil e nem no exterior
  • Declaração de ausências do Brasil, especificando datas de ingressos  saídas do Brasil, com os respectivos destinos e motivos
  • Documento hábil que comprove atender um dos requisitos descritos acima, e
  • comprovante do pagamento da taxa respectiva.

Se, por ventura, o setor responsável julgar necessário, outros documentos poderão ser solicitados. Esteja atento!

Se o seu desejo é aprender português para migrar para o Brasil ou Portugal, confira as nossas dicas!

Aprender português, um requisito para a naturalização

Como foi mencionado antes, o primeiro passo para se tornar brasileiro é a naturalização, a naturalização brasileira a um estrangeiro confere a ele além da nacionalidade de seu país de origem, o direito à naturalidade brasileira, provisória ou permanente. Sobretudo, se o estrangeiro terá direito as duas nacionalidades ao mesmo tempo, dependerá das regras de seu país de origem do estrangeiro.

Mas afirmamos que aprender português é um requisito básico para se integrar a uma população. A população de refugiados que chegam todos os dias ao Brasil precisa aprender a se comunicar para conseguir arrumar um emprego, educar os filhos, estudar nas faculdades entre outras coisas.  Além de que para se tornar um cidadão brasileiro legalmente, eles precisam estar documentados.

Onde aprender portugues para estrangeiro no Brasil No Brasil ou em Portugal aprender português é um requisito para se integrar socialmente

Aprender português é a forma mais eficaz para formular a documentação necessária para esse processo. Aos que ainda não sabem nada da língua portuguesa, é interessante estar em contato máximo com o idioma.

Como aprender a língua portuguesa rapidamente?

  • Aulas online
  • Ter aulas de português de língua estrangeira
  • Perguntar muito, tire todas as suas duvidas
  • Aprenda com seus amigos brasileiros
  • Leia tudo que puder em português

Entre as vantagens de se aprender português, podemos destacar que ter aulas  português de língua estrangeira ajudará você a conseguir um emprego melhor.

A importância dos cursos de português na integração

O Brasil é conhecido como a terra das oportunidades por muitos estrangeiros e entre os refugiados ou asilados que escolhem ficar no Brasil. Essas pessoas que buscam se estabelecer em solo brasileiro procuram melhores condições de vida. Sobretudo, para permanecer no país é preciso saber se comunicar no idioma de Camões.

Sendo o Brasil antiga colônia de Portugal  e um dos países da comunidade lusófona, podemos afirmar que  ao dominar a língua portuguesa, o estrangeiro fará parte dos quase 280 milhões de habitantes que falam português no mundo.

Isso significa dizer que o estrangeiro que aprende a se comunicar em português poderá ter contato com outros países que compartilham do mesmo idioma que o Brasil. Vale saber que um desses países pertence a União Europeia, a tão famosa terra de Camões, Portugal!

E tem mais… a língua de Camões tem a função de unir pessoas dos diferentes pontos do mundo. É por isso, que é importante aprender a falar português, quem aprende a língua portuguesa consegue se estabelecer não só no Brasil, mas em diversos países que compartilham desse idioma fantástico.

Por esse motivo, o Brasil tem oferecido alguns programas para ajudar a integrar os refugiados ou asilados, para que eles possam integrar essa grande comunidade de pessoas que falam português no mundo.

Procurando um curso de PLE? Encontre o seu professor aqui no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar