O aumento do número de estrangeiros que se instalaram no Brasil nos últimos anos, para estudar ou chegaram no país em busca de outras oportunidades é cada vez maior. Isso tem aumentado a demanda por profissionais qualificados para ajudar essas pessoas a aprenderem o idioma local.

Com objetivo de capacitar profissionais para atuarem com o ensino de português para não lusófonos, algumas instituições de ensino tem ofertado o curso Metodologia Do Ensino De Português Para Estrangeiros.

Uma formação avançada na área do ensino de PLE, que proporciona a especialização de professores para ensinarem o idioma português a não-nativos (falante de uma língua estrangeira, falantes de língua indígena ou de língua de sinais...), estando embasados nas mais conceituadas metodologias e preparados para atuar em ambientes diferentes.

Tendo a capacitação em como ensinar português para estrangeiros, os educadores ampliarão a sua área de atuação, tendo um amplo mercado de trabalho para explorar.

No Brasil ainda são poucas as instituições que disponibilizam pós graduação (mestrado ou doutorado) na área de PLE. Um mestrado em português para estrangeiro possibilita que o profissional da área conheça melhor os diferentes contextos de políticas linguísticas, criados com o objetivo principal de atender a comunidades que não têm o português como primeira língua e que, no exterior, desejam aprender o português do Brasil como língua de comunicação internacional.

A seguir conheça as diferentes especializações em PLE pelo Brasil.

O ensino de PLE e sua importância

Procurando por um curso de portugues para estrangeiros?

É sabido que os primeiros registros do ensino do Português como Língua Estrangeira data de 1901 com o Manual de Língua Portuguesa do professor Rudolf Damm.

mestrado em portugues
Completar uma pós graduação na área de PLE, um mundo de oportunidades...

No início do século XX, o ensino do PLE era um dos principais objetivos no contexto de formação e educação dos filhos de imigrantes à época.

Desde então o ensino de PLE já passou por várias fases no Brasil e no Portugal. No Brasil, a atual abordagem comunicativa foi inicialmente anunciada por Almeida Filho, em 1978, em seminário realizado em Florianópolis. A partir daí, muitos estudos têm sido feitos sobre o tema, que ainda faz parte da agenda dos pesquisadores na área do ensino de PLE.

Tendo em vista, especialmente, que, na atualidade, o português é língua de dois grandes mercados mundiais – a União Europeia e o Mercosul, e língua oficial de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A especialização na área de português brasileiro como segunda língua PBSL e PLE possibilite aos formados ocupar espaços em mercados brasileiros ou estrangeiros que requeiram o conhecimento da língua portuguesa, por motivos sociais, políticos e econômicos.

Por fim, podemos afirmar que o objetivo do ensino do PLE é abrir novos horizontes culturais ao aprendiz, e assim possibilitar uma inclusão com menos estranhamento e mais sentimento de integração à comunidade lusófona mundo a fora.

Quer saber mais sobre as possíveis especialização em PLE? Esse artigo pode ser útil.

Mestrado em português língua estrangeira, quem pode fazer?

A especialização em Metodologia Do Ensino De Português Para Estrangeiros tem como público-alvo profissionais com graduação em Letras, comunicação social, Pedagogia e áreas afins que tenham interesse em ser professor de português e ensinar o idioma do Brasil para estrangeiros.
custo aula de ple
Você é da área de humanas, licenciado e gostaria de dar aulas de português para estrangeiros? Você pode!

Ainda que a maior parte dos profissionais de PLE sejam graduados em LETRAS, não é imprescindível que o professor de PLE possua essa formação.

No entanto, algumas características fazem muita diferença para quem deseja se destacar oferecendo aulas de português língua estrangeira, a saber:

  • Interesse em conhecer diferentes culturas
  • Possui domínio pleno da língua portuguesa
  • Ter didática de ensino
  • Conhecer diferentes metodologias de ensino de línguas
  • Ser bom com relações interpessoais, entre outros

De forma geral, os cursos de pós graduação em PLE tem duração média de 12 meses, podendo ser feito na modalidade presencial mas também na forma de ensino a distância. A grade curricular das diferentes especializações em PLE é composta por disciplinas que tem como objetivo capacitar os profissionais através de conteúdos atuais que apresentam as metodologias de ensino de português para estrangeiros.

Confira algumas das disciplinas que endossam a formação:
  • Acordos Ortográficos em Língua Portuguesa
  • Aquisição e Aprendizagem
  • Desenvolvimento Profissional
  • Didática do Ensino de Português para Estrangeiros
  • Língua Portuguesa
  • Língua Portuguesa Comparada
  • Metodologias do Ensino de Português para Estrangeiros
  • Tecnologias de Ensino, entre outras

Além do estudo e pesquisa dessas disciplinas, entre outras, os mestrando em PLE discutem temas ligados ao ensino aprendizagem do português, a saber:

  • Língua materna vs. língua não materna (língua estrangeira e língua segunda);
  • Bilinguismo(s) e PLE. Para uma definição dos perfis dos alunos de Português como segunda língua;
  • Interlíngua(s) e fossilização; transferência das línguas maternas e mecanismos transversais às línguas maternas. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM;
  • O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma segunda língua. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.

Buscando um curso de pós graduação em PLE a distância?

Pós graduação em PLE da PUC-Rio

O curso de especialização em Português Língua Estrangeira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem duração de 18 meses e 360 horas de formação.

mestrado em ple
Em busca de um diploma Lato Sensu na área de PLE?

O principal objetivo é promover a especialização e a capacitação de profissionais de nível superior para o ensino de português como língua estrangeira, estimulando uma atitude reflexiva diante de situações de ensino/aprendizagem, por meio de modernas e atualizadas técnicas de ensino de segunda língua.

Voltado para estudantes com diploma de curso superior em Letras e áreas afins que queiram desenvolver conhecimentos específicos e capacitar-se para o ensino do português como língua estrangeira. Os graduados em outras áreas poderão ser aceitos desde que aprovados no processo seletivo.

Programa do curso

1º Periodo:

  • Português para Estrangeiros I (45 h/a)
  • Português para Estrangeiros II (45 h/a)
  • Revisão Gramatical (30 h/a)

2º Periodo:

  • Fundamentos da Linguística e da Linguística Aplicada (45 h/a)
  • Português para Estrangeiros III (45 h/a)
  • Português Oral e Escrito: compreensão e produção (30 h/a)
  • Pesquisa Orientada para a Monografia (10 h/a)

3º Periodo:

  • A Língua Portuguesa no Mundo (45 h/a)
  • Didática, Metodologia e Prática do Ensino do Português como Língua Estrangeira (45 h/a)
  • Pesquisa Orientada para a Monografia (20 h/a)

Monografia
Durante essa disciplina o aluno deverá cumprir 10 horas de estágio em umas das turmas de Português para Estrangeiros oferecidas de 2ª a 6ª feira na PUC-Rio.

Veja aqui as melhores oportunidades de trabalho da área de PLE.

Especialização em Docência em Língua Portuguesa para Estrangeiros do CCAA

A faculdade CCAA no Rio de Janeiro também possui no seu quadro de formações, a Especialização em docência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Objetivos

Especializar professores de variados níveis para atuação no campo do ensino de língua portuguesa para estrangeiros, relacionando as teorias linguísticas e a prática discursiva. Estimular variedades metodológicas para o ensino de português como segunda língua.

Público Alvo

O curso é destinado professores que atuam ou desejam atuar na docência de Língua Portuguesa como segunda Língua (L2).

Conteúdo do Programa

1. Análise e Produção de Material Didático para o Ensino de Português para Estrangeiros;

2. Teorias Lingüísticas e Implicações para o Ensino de Português para Estrangeiros;

3. Leitura e Produção de Textos no Ensino de Português para Estrangeiros;

4. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Falantes de Língua Inglesa e de Língua Espanhola;

5. Gramática e suas Implicações para o Ensino de Português para Estrangeiros;

6. Variações Lingüísticas no Português do Brasil e o Ensino do Português para Estrangeiros;

7. Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua I;

8. Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua II.

Mestrado de PLE no Exterior!

Para os profissionais da área d Letras e afins, que tal fazer um mestrado em Português como Segunda língua numa universidade estrangeira?

mestrado de PLE
Valorize seu CV: faça mestrado fora do Brasil

É sabido que os estudos realizados em universidades estrangeiras contam de forma bastante positiva no CV. Assim, para aqueles que desejam aprofundar os seus conhecimentos realizando um mestrado na área de PLE pode o fazer em uma universidade fora do Brasil, por exemplo em uma universidade portuguesa.

Diferentemente do Brasil, muitas universidades portuguesas possuem em seu quadro de formação, cursos de pós graduação (mestrado e doutorado) na área de Português como língua não materna, segunda língua ou portugues lingua estrangeira.

Os critérios de acesso aos diferentes cursos devem ser consultados diretamente nos sites das instituições, assim como as informações referentes a mobilidade acadêmica.

Sobre a validação do diploma estrangeiro, muitos dos diplomas emitidos por universidade portuguesa são reconhecidos no Brasil, mediante procedimento feito juntos às universidades.

“Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”. (Art. 48, § 2º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20/12/1996).

Maiores informações sobre a validação no Brasil do diploma emitido por instituição estrangeira no site do Ministério da Educação (MEC).

Pequenas listas de universidades portuguesas que possuem pós graduação em PLE:

  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Minho
  • Universidade do Porto
  • Universidade de Coimbra

Fazer uma pós graduação para atuar como professor mestre ou doutor na área de PLE, além de valorizar o currículo aumenta o leque de oportunidades. Dar aula no departamento de línguas de uma grande universidade brasileira ou mesmo estrangeira pode ser um desafio incrível!

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.