Fazer um mestrado online é uma ótima opção de escolha, principalmente para àquelas pessoas que buscam melhorar o currículo, se especializar, fazer uma graduação ou uma pós-graduação.

Pelo fato de não ser necessária a presença em salas de aulas convencionais, é possível conciliar o trabalho com os estudos conseguindo unir a experiência profissional com o conhecimento teórico.

Esse modalidade de ensino é muito interessante para os profissionais que desejam se especializar em uma ou várias áreas de formação ao mesmo tempo que começam a exercer a profissão.

O artigo de hoje é direcionado aos profissionais da área de línguas, professores de português língua estrangeiras. No Brasil as formações na área de PLE estão ainda muito direcionadas aos profissionais de Letras, mas não são muitas as instituições que possuem curso de formação em PLE na graduação.

Os professores que desejam dar aulas de português para estrangeiros devem fazer cursos de capacitação de professores de PLE em escolas de idiomas ou online.

Pois bem, hoje viemos falar sobre a possibilidade desses profissionais se especializarem ainda mais na área de PLE graças ao ensino a distância.

É possível fazer mestrado de PLE online. O curso pode ser encontrado em algumas instituições brasileiras mas sobretudo no exterior, em universidades portuguesas por exemplo.

Continue lendo para maiores informações...

Que tal começar suas aulas de portugues para estrangeiros?

Se inscrever em um mestrado de PLE online

Fazer um curso online tem os seus benefícios, a flexibilidade de horários sendo o maior deles. Na modalidade a distância, o aluno e professor não precisam estar presentes em um mesmo espaço físico ao mesmo tempo.

Estudar PLE no exterior
Mestrado em PLE: Se torne um especialista no ensino de português

A aprendizagem online oferece uma flexibilidade de horários e o aluno pode estudar onde e como preferir acessando as aulas disponibilizadas pelo professor (tutor) no ambiente virtual de ensino utilizado pela instituição.

Com isso o ritmo de estudos é gerenciado pelo aluno e o professor continua sendo a referencia, porém sem a rigidez dos ambientes escolares e seus horários.

Além disso conforme as aulas são assistidas e lidas, sempre que surgir uma dúvida é possível pesquisar e obter ainda mais informações por meio da internet, acessando bibliotecas onlines, tornando uma característica pertinente aos estudantes EAD o perfil pesquisador.

Os alunos de mestrados são realmente mais independentes do que aqueles da graduação. No mestrado os alunos já possuem uma maior consistência de conhecimentos e conseguem ir mais longe no aprendizado e na pesquisa sem necessariamente ter que encontrar o professor todos os dias.

Fazer um mestrado online é, por tanto, uma excelente ideia! Para o professor de portugues para estrangeiro que quer se especializar, o mestrado a distância é uma opção realmente interessante.

Para se inscrever em um mestrado de PLE online, é preciso ficar atento aos sites das diferentes instituições que oferecem essa alternativa pois cada universidade funciona de uma forma diferente.

Sobretudo para os alunos que querem se inscrever no mestrado online de PLE ofertado por uma universidade portuguesa, é preciso ficar ligado nas datas das inscrições, pois o dossiê a ser enviado pode levar algum tempo para chegar, e também tem o fato do curso começar em Setembro e não no começo do ano como estamos acostumados no Brasil.

Geralmente, quando se trata de um curso online é possível fazer todo o processo de forma eletrônica, através do site da universidade e dos emails dos responsáveis pelo curso. Mas algumas instituições exigem a presença do aluno em algum momento do curso, para realizar provas ou exames finais.

Ficar atentos a esses pormenores evita gasto de energia e preocupações desnecessárias, além, é claro, de evitar perder tempo!

A seguir, daremos um pouco mais de detalhes sobre o mestrado online em português língua estrangeira!

Clique aqui para conhecer algumas opções de mestrado em PLE presencial.

Metrado PLE a distância: organização

Para cursar um mestrado é necessário bastante dedicação, que se trate de um curso presencial ou a distância.

mestrado de PLE online
Cursar um mestrado a distância, uma prova de resistência!

Mas, fato é que fazer uma formação a distância requer bastante organização e muito foco. A falta de uma rotina de estudos e do compromisso de estar em um determinado local a determinada hora pode rapidamente se tornar um problema para os alunos do ensino a distância, mas, com um pouco de organização é possível criar um rotina de estudos flexível e eficiente.

O mestrado de PLE online é ideal para os alunos que conseguem estudar por conta própria. Aqueles que possuem uma certa independência no aprendizado e que conseguem focalizar nas tarefas independente da presença de um professor.

Bem, se você acha que o mestrado em portugues para estrangeiro na modalidade a distância é a formação certa para você, confira a seguira estrutura do mestrado em Português Língua não Materna da Universidade Aberta (Portugal).

Saiba mais sobre o mestrado na área de PLE.

Metrado PLE online: o conteúdo

Esse mestrado, completamente online é ideal para os alunos que desejam possuir uma formação e diploma de universidade estrangeira. Maiores informações no site da universidade.

EAD em portugues para estrangeiro
O ensino a distância dá a flexibilidade necessária para você estudar de qualquer lugar!

Confira algumas das disciplinas e temas abordados:

Multilinguismo e Interculturalidade

Analisar e refletir sobre o domínio da Política de Língua e do Planeamento Linguístico na perspetiva da construção do seu quadro teórico e perspetivas atuais e, neste contexto, sobre a expansão da Língua Portuguesa no Mundo enquanto fenômeno resultante da evolução da colonização portuguesa: de língua colonial a língua oficial. Neste âmbito, será considerada a Língua Portuguesa, o seu estatuto no âmbito do espaço geopolítico que lhe é reconhecido, na sua relação com outros espaços linguísticos, e a sua contribuição para a afirmação deste espaço político-linguístico nas organizações multilaterais e assim no das relações internacionais.

Aquisição e desenvolvimento da linguagem

Pela aquisição da linguagem entendemos o processo através do qual o indivíduo adquire a linguagem, isto é, compreende-a e produz com o objectivo de comunicar verbalmente, seja em contexto de língua materna seja não-materna. Todos os humanos aprendem as suas línguas maternas, adquirindo as regras de funcionamento dessas línguas por simples exposição à sua utilização no contexto em que estão inseridos.

Assim, a língua materna é o idioma em que, mais ou menos até aos cinco anos de idade, a criança estabelece a sua primeira gramática, que depois vai reestruturando e desenvolvendo em direção à gramática dos adultos da comunidade em que está inserida. A língua não-materna será, pelo contrário, o idioma que o indivíduo adquire/aprende em contextos diferentes do de simples exposição, normalmente no enquadramento escolar.

Estes contextos podem ser divididos em dois grupos: no de língua segunda, tal como é o caso da Língua Portuguesa nos, ou no de língua estrangeira, o que se verifica, por exemplo, com a aprendizagem do Português por estudantes em escolas estrangeiras. Se os processos globais subjacentes à aquisição/ aprendizagem da língua não-materna são análogos aos da aquisição da língua materna, existem, sem dúvida, especificidades que dependem das características do contexto da aprendizagem e do próprio aprendente (factores cognitivos, linguísticos e sociais), bem como das características da língua materna do indivíduo..

Metodologia do trabalho científico aplicado ao português língua não materna

Orienta os estudantes na investigação em aquisição de uma segunda língua através das TIC enquanto ambiente psicolinguística ideal para aprendizagem. Reflete sobre diferentes processos a diversas soluções tecnológicas aplicadas ao ensino de línguas estrangeiras.

Interculturalidade e Comunicação

Centra-se em torno de problemáticas e perspetivas teóricas no âmbito da comunicação intercultural e competência plurilíngue e pluricultural. São tratadas questões como a relação entre esta competência e a competência intercultural que atualmente enforma o modelo pedagógico nas línguas estrangeiras.

Os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos teóricos e empíricos fundamentais para a análise, reflexão e aplicação da comunicação intercultural. Pretendem igualmente contemplar as competências de comunicação intercultural a desenvolver em contextos particulares e as estratégias de comunicação adequadas a especificidades comunicacionais e situacionais específicas.

Confira as oportunidades profissionais para professores de português para estrangeiro.

Mestrado a distância para dar aulas de PLE

Além do mestrado específico para professores de português língua estrangeira, existe também a possibilidade de fazer um mestrado na área de letras e ensino de línguas.

Mestre no ensino de PLE
Se especializar para melhor exercer!

Para se especializar como professor de português para estrangeiro na modalidade EAD é preciso encontrar uma faculdade que ofereça curso e mestrado na área de Letras nessa modalidade. Felizmente existem muitas opções por todo o Brasil!

Mas atenção!

Ainda que se trate de uma graduação a distância, o aluno precisa comparecer à instituição para fazer algumas atividades, como provas finais, apresentação de trabalho de conclusão do curso (TCC).

Alguns cursos da modalidade EAD incluem também aulas e encontros presenciais semanais, quinzenais ou mensais. Por isso, é importante escolher uma faculdade com polo de apoio na sua cidadeou em uma cidade vizinha.

Para descobrir quais são as universidades públicas que oferecem cursos EAD na sua região, você pode fazer uma consulta no portal do e-MEC.

Lembre-se que para atuar como professor de portugues para estrangeiros é preciso ter cursado uma Licenciatura. O título de licenciado permite exercer a profissão de professor em instituições de ensino pública e privada por todo o Brasil.

Para dar aulas de português no Exterior, o título de mestre é um facilitador. Você também pode fazer carreira como professor particular de PLE. Essa modalidade ganha pela flexibilidade com relação aos horários de trabalho.

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.