Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba divulgar suas aulas de Português para Estrangeiros

De Fernanda, publicado dia 05/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Como encontrar alunos de português língua estrangeira?

O português é uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta.

Para ingressar o ensino superior no Brasil ou fazer parte do mercado de trabalho brasileiro, aprender a língua portuguesa é essencial para muitos estrangeiros. Fazer aulas com um professor de português permite que você melhore e se integre na sociedade brasileira.

Frente a isso, como encontrar seus alunos para suas aulas de PLE?

Encontre alunos nas instituições de ensino

Começar como autônomo na profissão de docente requer organização e método. O primeiro passo, depois da parte administrativa e papelada, é encontrar seus primeiros alunos.

Para ensinar português língua estrangeira, é importante ter como alvo estrangeiros com dificuldades para falar o nosso idioma. Para encontrar esses potenciais futuros alunos, vá para as instituições de ensino.

Todos os anos, milhares de estudantes vêm do exterior para seguir um curso universitário no Brasil, mas nem sempre falam português corretamente. Gramática, conjugação, expressões brasileiras, muitos deles muitas vezes apresentam algumas dificuldades.

Onde encontrar aprendizes na língua portuguesa? Procure estudantes internacionais nas universidades.

Você pode então pedir autorização à coordenação da universidade para divulgar panfletos ou colocar anúncios para que os alunos interessados ​​possam contatá-lo.

Você encontrará facilmente alunos que precisam de orientação para avançar em seus estudos. Expressão escrita, compreensão oral: tudo é importante para vida acadêmica e a integração na sociedade brasileira.

Você também pode oferecer o estudo da cultura brasileira, além dos cursos de língua estritamente técnica, para que você tenha mais chances de atrair recém-chegados ao nosso país.

Entre em contato com associações de inclusão social

As perseguições políticas e a guerra são as principais razões que fazem com que os refugiados deixem seus países. Há ainda um número expressivo que deixa os locais de origem devido à situação econômica difícil. No Brasil, essa situação não é diferente. Seja por motivos étnicos, religiosos, políticos ou de catástrofes naturais: os imigrantes, ao chegar em nosso país, têm a urgência de serem acolhidos como cidadãos, o que implica uma inclusão social efetiva.

E o que o ensino do PLE tem a ver com isso? Tudo! Por meio da aprendizagem do idioma português, os refugiados e imigrantes passam a integrar a comunidade – podendo se comunicar e demandar seus direitos enquanto cidadãos.

A maioria das associações que promovem o serviço gratuito do PLE têm o objetivo de auxiliar na geração de sentimento de acolhimento, ambientação, integração, pertencimento e inculturação aos alunos imigrantes.

Naturalmente, você não substituirá o papel dessas associações, mas pode contatá-las para acompanhá-las e apoiá-las nesse processo.

Você pode, portanto, fornecer seu contato como professor de PLE aos gerentes da associação. Você poderá trabalhar tanto como voluntário como contratado, em função do status e objetivos da associação.

Publicar anúncios em lojas locais

O comércio do bairro também é uma ótima maneira de entrar em contato com aqueles que querem aprender a língua de Camões. Porque não é apenas no sistema educacional que encontramos falantes não lusófonos.

Alguns estrangeiros podem estar isolados em casa e podem ter dificuldade em progredir porque não têm pessoas com quem conversar.

Organizar grupos de discussão em português é, portanto, uma ótima maneira de encontrar alunos. Em uma aula particular ou em grupo, você pode ajudar as pessoas que desejam progredir nessa língua viva.

Prepare pequenas tiras de papel nas quais você pode inserir suas informações de contato e o tipo de curso que oferece. Aulas noturnas, aulas em casa, cursos on-line, seja o mais preciso possível. Não se esqueça de indicar o seu nível de português (língua materna, bilingue, etc.).

Não é necessário ter o português como língua materna para ministrar cursos. Se você tem um bom nível no idioma, pode ajudar pessoas de um nível inferior. Como aprendiz da língua, você é capaz de entender melhor as dificuldades de aprendizado, já que também passou por essa etapa.

Como deixar papéis pequenos para suas aulas? Não se esqueça de colocar seus dados de contato!

Pergunte para a gerência do mercado, padaria ou farmácia se você pode colocar seus contatos no quadro de anúncios e boa sorte!

Não desvalorize o boca a boca

Bons e velhos métodos ainda funcionam bem! O boca a boca pode, às vezes, fazer milagres para atingir o maior número possível de pessoas.

Lembre-se sempre de mencionar sua atividade como professor de PLE ao seu redor.

Converse com sua família, claro, mas também com todos os seus amigos. Eles podem falar a outros conhecidos e assim por diante.

Mesmo que seus entes queridos não precisem de aulas de português, eles podem divulgar sua atividade e encontrar alguém que esteja procurando por tais serviços durante uma conversa com outras pessoas.

Seja claro quando você fala sobre seus serviços para evitar, tanto quanto possível, mal entendidos. Mas saiba que esse meio de comunicação, tão antigo quanto o mundo, pode às vezes ser o mais eficaz.

Portanto, não seja tímido e apresente suas aulas de maneira simples, clara e eficaz. Uma hora você vai ser solicitado!

Use plataformas on-line para encontrar clientes

Para divulgar seus serviços hoje, é impossível ignorar a web. Há muitas maneiras de criar uma identidade digital profissional.

Como o Superprof, várias plataformas promovem a conexão entre professores e alunos particulares. Como professor, você deve completar seu perfil apresentando sua experiência profissional e o tipo de curso que você oferece.

Lembre-se de explicar o programa das suas aulas. Quanto mais explícita for sua apresentação, mais eficaz será seu anúncio. Os alunos sabem o que esperar e isso economiza tempo.

Por exemplo, explique como você trabalha (aulas teóricas, exercícios de gramática, jogos, etc.). Não se esqueça de especificar para qual tipo de aluno seus cursos são elaborados. Você pode muito bem decidir dar aulas de PLE para jovens e idosos. Basta esclarecer isso.

Seus cursos obviamente não serão os mesmos, dependendo do perfil de cada aluno, mas uma explicação geral e amigável ajuda a atrair novos alunos.

Esses mesmos alunos têm a oportunidade de deixar uma opinião no seu perfil para atrair outros futuros alunos. Portanto, é um cartão de visitas real.

Crie um site para apresentar seu perfil aos alunos

Criar um site para apresentar sua atividade também é uma boa alternativa. O site é uma vitrine que permite que seus futuros alunos descubram o tipo de curso que você oferece. Também permite que eles entrem diretamente em contato com você, se necessário.

Como criar um perfil de professor digital? Comece a usar a internet para encontrar novos alunos!

Para fazer isso, você tem várias possibilidades. A primeira é chamar um webdesigner que irá fazer a criação do seu site caso você não entenda nada do assunto. Essa solução permite ter um site de qualidade sem quebrar muito a cabeça. No entanto, você tem que pagar para este profissional de informática.

Se você tem poucos recursos, não entre em pânico! Existem plataformas criam sites sem precisar ser um especialista. WordPress e Wix são algumas delas. Você encontrará facilmente uma solução para criar sites com facilidade.

Mas o que colocar no seu site?

Comece apresentando sua atividade.

Exiba as diferentes fórmulas do curso e apresente o programa e o público-alvo (palestras, preparação para exames, reciclagem, português para adultos, estudantes estrangeiros, aulas em pequenos grupos, ajuda com dever de casa, fonética, aulas particulares, intensivos de verão, cursos individuais, cursos em todos os níveis, etc.).

Você também pode colocar algumas referências e não se esqueça de mencionar seus dados de contato. Estes devem estar visíveis para simplificar a tarefa para seus alunos.

Além do seu site, você pode criar um pequeno cartão de visita com a identidade do site para distribuir para as pessoas que conhece.

Seja conhecido pelos alunos nas redes sociais

As redes sociais são a consequência lógica da sua identidade digital para a sua atividade profissional.

Isso pode funcionar bem para jovens estudantes que são seguidores deste tipo de meios de comunicação.

Comece criando uma página no Facebook. Muitas empresas e associações criam sua página no Facebook para marcarem presença na internet. A página do Facebook permite que você dê suas notícias para seus alunos (período de férias, ausência excepcional, etc.). No entanto, isso não dispensa a comunicação por e-mail, já que nem todos têm Facebook.

Se você está particularmente interessado em redes sociais, também pode imaginar criar uma conta no Instagram voltada para suas aulas de português. Por exemplo, você pode compartilhar leituras da cultura brasileira ou desafios para seus alunos. Aprender português requer muita pedagogia e diversão.

Essa presença nas redes sociais pode trazer novos alunos à procura de cursos de português para estrangeiros.

Use os jornais para divulgar cursos de PLE

É possível encontrar jornais locais e regionais na maioria das cidades brasileiras. Aproveite a oportunidade para se tornar conhecido graças a este meio de comunicação.

Como falar sobre suas aulas de português? Use a imprensa local para divulgar suas aulas!

Sob a forma de um pequeno artigo, o anúncio deve ser muito curto e direto. Aulas de português para estrangeiros não são tão comuns. Aprender português no Brasil é, portanto, bastante original para ser objeto de atenção no jornal.

Apesar de os jornais impressos estarem em desvantagem perto da web, eles ainda são uma forma de atrair um determinado público. Portanto, vá em frente!

Descubra também como organizar um curso PLE.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar