Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde encontrar emprego como professor de Português para Estrangeiros?

De Fernanda, publicado dia 08/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Encontre ofertas para ensinar PLE

“Quem aprende uma nova língua adquire uma alma nova.” – Juan Ramón Jiménez 

Tornar-se professor de PLE contribui para a integração de estrangeiros no Brasil, mas também para a disseminação da língua e da cultura brasileira no país e no mundo.

Formação de professores, didática de línguas, didática de português para estrangeiros, centro de línguas, formação particular, material didático, universidades no exterior, provas de proficiência… Confira aqui tudo o que você precisa saber para encontrar emprego como professor de português para estrangeiros!

Ofertas de emprego como profe de PLE no exterior

Quando você começa a estudar português como língua estrangeira, é importante saber para onde está indo. Quais são as possibilidades de carreira quando você escolhe este caminho?

Os estudos de PLE essencialmente dão acesso a cargos de docente. Ne verdade, o principal objetivo é ensinar a língua de Camões a pessoas que não têm o português como língua materna. Devemos, portanto, ensinar as diferenças de pronúncia, gramática, conjugação e tudo o que compõe a nossa língua – um idioma complicado de aprender para muitos.

Onde ensinar o PLE? Você pode dar aulas de matemática em português em algumas universidades.

Para exercer a profissão de professor de português, você pode trabalhar no Brasil ou no exterior.

Internacionalmente, muitas organizações e instituições recrutam anualmente professores de PLE:

  • Os centros culturais das embaixadas,
  • Centros culturais ou associações de promoção da língua e cultura brasileiras
  • Escolas de línguas que ensinam português,
  • Universidades estrangeiras.
  • Escolas estrangeiras

Muitos países ensinam português como língua estrangeira, seja na Europa, América Latina ou África. Você definitivamente vai encontrar o seu lugar em algum lugar!

Rede Brasil Cultural

A Rede Brasil Cultural é instrumento do Ministério das Relações Exteriores para a promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira no exterior. Presente em quarenta e quatro países em cinco continentes, é formada por vinte e quatro Centros Culturais, quarenta Leitorados e cinco Núcleos de Estudo.

Os Centros Culturais Brasileiros (CCBs) são extensões de embaixadas em que se oferecem cursos de língua portuguesa, bem como de dança, música, culinária e artes plásticas, entre outras atividades. Atualmente, existem treze centros nas Américas, seis na África, três na Europa e dois no Oriente Médio.

Os Leitores são professores universitários que atuam em instituições estrangeiras de ensino superior, nas quais promovem a língua e a cultura brasileiras. As vagas são oferecidas por meio de edital, publicado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Uma pré-seleção dos candidatos, feita pela CAPES, é submetida às universidades estrangeiras, que escolhem o leitor. Os selecionados para dar aulas de português no Exterior recebem bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.  O programa tem início previsto para agosto de cada ano. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição no Exterior e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.

Confira alguns requisitos para dar aulas de português no exterior no programa Leitorado:

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
  • Possuir atestado de bons antecedentes no Brasil e, caso resida no exterior, no país de residência;
  • Possuir diploma na área exigida
  • Ter experiência em ensino de português
  • Possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira
  • Possuir comprovante válido de proficiência no idioma definido pela instituição no Exterior

Também integram a rede cinco Núcleos de Estudos Brasileiros (NEBs), que funcionam em embaixadas e consulados na Guiné Equatorial, na Guatemala, no Paquistão e no Uruguai. Os NEBs oferecem cursos de português e promovem atividades ligadas à cultura brasileira.

Desde 2011, a Rede vem, ainda, auspiciando, em vinte e cinco países, atividades voltadas à comunidade brasileira no exterior, com o objetivo de impulsionar o estudo língua portuguesa como língua de herança.

Programa Talentos Globais

Outra oportunidade para atuar como professor de português para estrangeiros é o programa da AIESEC, organização que visa o movimento de liderança jovem no mundo.

Em suma, o Talento Global é uma experiência internacional em empresas durante 3 a 12 meses em que o jovem tem a chance de viver o ambiente profissional e corporativo. As grandes áreas de atuação do Talento Global são: Ensino de Idiomas, Tecnologia da Informação e áreas de Administração, como finanças, gestão, RH e marketing. Para o processo, é necessário alguns requisitos como: inglês avançado e experiência na área que quer atuar. Nessa experiência, o intercambista recebe uma bolsa-auxílio para cobrir os custos básicos durante o período de intercâmbio.

Você não precisa ser estudante ou recém-formado para esse intercâmbio. O que é necessário é ter entre 18 e 30 anos, com inglês avançado e experiência prévia na área de Ensino de Línguas.

Programa Capes/Fullbright

Por fim, há o  programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright. Ele oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse.

Confira os requisitos:

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar