Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo sobre física: matérias, revisões, vestibular e empregos

De Isabella, publicado dia 05/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Saiba mais acerca do mundo das exatas

A física é uma das principais ciências da atualidade. Com ela é possível compreender os fenômenos da natureza, desenvolver novas tecnologias, entender determinados acontecimentos do cotidiano e estudar sobre a física do corpo humano, por exemplo.

Devido à sua importância, as matérias de física são bastante cobradas no Enem, principalmente no que diz respeito aos assuntos de fisica mecanica. Além da sua cobrança no Enem, essa área também é repleta de oportunidades no mercado de trabalho, e os físicos sempre conseguem atuar em sua área de formação.

Com o intuito de te ajudar a entender melhor sobre esse mundo da física, neste artigo preparamos um guia falando tudo sobre essa área. Então, vamos lá?

O que a física estuda?

munda da fisica no enem A física estuda sobre diversos segmentos, e os principais são: mecânica, óptica, termologia, ondulatória e eletromagnetismo. Esses assuntos são muitos cobrados na prova de física no enem.

A área de física abrange diferentes matérias. A maioria delas envolve assuntos como fenômenos da natureza, matemática e resoluções de problemas do dia a dia. As principais matérias de física são:

Fisica mecanica

A fisica mecanica estuda os tipos de movimento fisica. Portanto, tudo que envolve as movimentações dos corpos faz parte dos estudos sobre mecânica. Essa área é subdividida em duas: a cinemática e a dinâmica. A primeira estuda a descrição dos movimentos e a segunda estuda as causas que geraram os movimentos.

Termologia

Essa área estuda assuntos que envolvem a temperatura, o calor, a energia térmica e a dilatação. A termologia consiste principalmente nas pesquisas sobre a vibração de partículas, que se for intensa, gera ainda mais calor para o ambiente. As principais escalas termométricas estudadas na termologia são: fahrenheit e celsius.

Essa matéria estuda bastante também sobre as mudanças de estado do corpo: sólido, líquido e gasoso. A termologia tende a ser bastante cobrada nas questões do Enem, então foque nesse assunto, se você for vestibulando!

Eletromagnetismo

O eletromagnetismo, como o nome já diz, estuda sobre: eletricidade e magnetismo. Essa área engloba assuntos como as cargas elétricas em campos magnéticos e variação do fluxo magnético nos campos elétricos. Esse assunto é muito importante para a atualidade, pois envolve pesquisas sobre desenvolvimentos tecnológicos. Inclusive, muitas indústrias utilizam os conhecimentos gerados pelo eletromagnetismo.

Óptica

A óptica é a área da física que estuda os fenômenos da luz. Esse é um dos ramos mais antigos da física e um dos mais importantes também. Três teorias embasam os conceitos se óptica, sendo elas:

  • Princípio da propagação retilínea: a propagação da luz ocorre em linha reta;
  • Princípio da independência de raios de luz: os raios de luz são independentes, e por isso nenhum afeta a propagação do outro;
  • Princípio da reversibilidade da luz: consiste na teoria de que a luz é reversível, de modo que essa possa fazer caminhos inversos.

Ondulatória

Essa área da física estuda os fenômenos ondulatórios e as ondas. Por isso, a ondulatória realiza pesquisas sobre as perturbações que ocorrem no meio. Os tipos de ondas são subdivididos em dois: as ondas mecânicas e eletromagnéticas.

As ondas mecânicas necessitam de um meio para que possam se propagar. Já as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio para se propagar.

Física moderna

Os estudos de física que se iniciaram no século XX são considerados assuntos que fazem parte da física moderna. Essa engloba assuntos como relatividade e quântica. A cada dia mais essa física tem se desenvolvido para proporcionar melhorias para a sociedade.

As matérias de física no ensino fundamental e médio

matérias do mundo da fisica As matérias de física abordadas no ensino médio e fundamental são as mesmas cobradas no Enem! Então, estude sobre física e vestibular!

A física cobrada no ensino médio proporciona para o aluno a oportunidade de compreender o mundo ao seu redor e obter um grande leque de conhecimento. Mas, em compensação, é necessário ter bastante foco e concentração para entender todas as teorias que existem por detrás da área de física. Nesse período escolar, o aluno consegue entender como é possível aprender fisica.

As principais matérias abordadas no período do ensino fundamental e médio são:

  • Eletromagnetismo;
  • Tensão elétrica;
  • Calorimetria;
  • Termodinâmica;
  • Energia e trocas de energia;
  • Eletrostática;
  • Termologia;
  • Ondas, partículas e campos;
  • Quantidades físicas;
  • Gravitação universal;
  • Fisica mecanica;
  • Pressão e estudo dos gases;
  • Energia cinética;
  • Medidas;
  • Estática e hidrostática.

Sabemos que todos esses nomes podem parecer estranhos para você, mas não se preocupe: todas essas matérias são compostas de assuntos que se relacionam com o nosso dia a dia. Então, facilmente você conseguirá compreendê-las.

Para tirar uma boa nota no enem entenda o que é fisica, saiba formulas de fisica enem e foque nas matérias listadas acima. Assim você conseguirá a sua tão sonhada vaga na universidade.

Como passar em física no ensino médio?

Para passar em física no ensino médio é preciso ter bastante foco e persistência. É importante que você compreenda as matérias a fundo, aprenda como estudar fisica e faça exercicios de fisica ensino medio. Assim é possível entender o mundo da fisica e obter uma boa nota no Enem.

O segredo é prestar bastante atenção às aulas, sanar dúvidas como os professores e colegas, assistir a videoaulas e ter curiosidade para aprender física. Assim, você conseguirá passar em física no ensino médio, e ainda com uma excelente nota anual.

Ah, e lembre-se: a física é uma matéria interessante, não é preciso ter preguiça para estudá-la ou “medo” dela. A ideia é que você a relacione com os acontecimentos do cotidiano, os fenômenos naturais e outras coisas. Assim, você terá uma maior compreensão sobre essa matéria.  Os grandes físicos mudaram o rumo da humanidade e influenciaram as grandes revoluções da história!

Se atualmente você tem energia para assistir à televisão, foi porque alguém desenvolveu essa tecnologia. Se você possui óculos, foi porque algum pesquisador desenvolveu as teorias que englobam a óptica. Se você compreende que existem ondas é porque alguém descobriu a existência das mesmas.

Por isso, não há motivos para não gostar da física, pelo contrário: sem ela não seria possível realizar diversas tarefas que você faz hoje. E é por isso que a física é tão interessante e intrigante! Então, está esperando o que para se divertir estudando essa matéria maravilhosa?

Os melhores cursos técnicos de física

Existem diversas Universidades que oferecem os melhores cursos técnicos de física. Normalmente, as pessoas que finalizam o curso técnico atuam em laboratórios e em empresas públicas ou privadas.

Se você deseja fazer o curso técnico de física, busque as universidades e as instituições de ensino da sua região para saber se elas ofertam esse tipo de curso. A maioria das universidades federais oferecem o curso técnico de física, assim como os IF’s (institutos federais).

Universidade de física: o que a física estuda?

universidade para saber como aprender fisica Existem duas principais áreas de física: a de bacharelado e a de licenciatura.

Existem excelentes universidades de física no país, e as principais são as federais, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). Além disso, existem dois segmentos do curso de física, a licenciatura – para quem deseja ser professor de física – e o bacharelado – para quem deseja ser pesquisador e atuar no mercado de trabalho.

As principais matérias abordadas no curso de ensino superior de física são:

  • Cálculo I, II, III e IV;
  • Introdução à Computação;
  • Geometria Analítica;
  • Física Experimental;
  • Álgebra Linear;
  • Química Geral;
  • Termodinâmica;
  • Variáveis Complexas;
  • Teoria Eletromagnética;
  • Noções de Lógica;
  • Análise I e II;
  • Probabilidade e estatística;
  • Introdução à astrofísica e astronomia;
  • Óptica;
  • Mecânica Analítica;
  • Eletrônica Básica I e II;
  • Circuitos Elétricos I e II;
  • Geologia Geral;
  • Mecânica Quântica;
  • Introdução à relatividade;
  • Física Nuclear;
  • Teoria Eletromagnética I e II.

Essas são as principais matérias abordadas no ensino de física, mas existem inúmeras outras. O ideal é que você veja a grade curricular da universidade que deseja entrar antes de se matricular.

Quais são os empregos na área de física?

mercado de trabalho dos ramos da fisica O mercado de trabalho na área de física é cheio de oportunidades. Saiba que dificilmente um físico fica desempregado!

O mercado de trabalho na área de física é repleto de oportunidades. Na grande maioria das vezes, o estudante de física já sai da universidade com um emprego garantido. Isso porque, no Brasil, existe um grande déficit de físicos no mercado, fazendo com exista uma enorme procura por esses profissionais no mercado de trabalho.

O físico pode atuar de diferentes formas: no ensino e na pesquisa, em empresas e em laboratórios. Além disso, existem duas áreas da física, o bacharelado e a licenciatura, como já foi dito anteriormente.

É válido salientar que: a licenciatura é ideal para aquelas pessoas que desejam ser professores e querem atuar na área educacional. Já o ramo de bacharelado é ideal para quem deseja atuar em pesquisas e criar e desenvolver equipamentos e máquina industriais, por exemplo.

Atualmente, a área de atuação do físico se encontra mais ampla. Antigamente, os físicos não atuavam no mercado econômico, e nos dias atuais esses profissionais já podem realizar trabalhos relacionados à economia, aplicando os seus conhecimentos de física e cálculos matemáticos.

Por isso, é possível afirmar que existem inúmeras oportunidades para o profissional que se forma em física, e que a tendência é aumentar ainda mais. Se você está se formando em física ou deseja entrar nessa área, saiba que esse é um excelente segmento de atuação!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar