Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como passar em física no ensino médio?

De Isabella, publicado dia 23/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Principais matérias cobradas no período pré-vestibular

A física é considerada uma das ciências mais antigas. Essa área abrange assuntos que tratam desde a física molecular até a evolução do universo. Por isso, os princípios da física conseguem explicar os fenômenos que ocorrem no dia a dia. O estudo da física serve para termos uma maior compreensão sobre a natureza, os avanços tecnológicos e as constantes mudanças que ocorrem no mundo.

Além disso, a física é importante para que os alunos consigam entender algumas situações do cotidiano a partir dos teoremas físicos, de modo que eles se sintam atraídos pela ciência e tenham uma maior compreensão acerca da natureza.

No Brasil, atualmente o estudo da física se inicia no ensino médio, sendo geralmente a matéria que os alunos sentem mais dificuldade. Isso ocorre principalmente porque as pessoas consideram essa matéria difícil, o que transmite uma imagem negativa da física.

Mas a realidade é que é possível compreender os assuntos de física de forma simples e fácil, basta ter foco e persistência. Então, vamos entender melhor os princípios físicos? Confira esta matéria, pois falaremos sobre como aprender física!

O que a física estuda no ensino médio?

fisica mecanica no ensino médio São diversas as áreas da física estudadas durante o ensino médio!

As áreas da física que são estudadas no ensino médio são simples e pouco aprofundadas, diferentemente da física abordada nas universidades. Mas, mesmo assim é necessário estudar bastante para entendê-las e compará-las com as situações e os acontecimentos que ocorrem no nosso dia a dia.

As principais matérias de física estudadas no ensino médio são cobradas no vestibular. Por isso, você deve prestar bastante atenção ao estudá-las e pesquisá-las. O ideal é que você sempre se concentre durante as aulas e faça exercicios de fisica ensino medio.

Além disso, não esqueça de sanar dúvidas e ler bons livros ao longo do caminho. Pois o terceiro ano é um período árduo, no qual o principal objetivo é relembrar as matérias já estudadas.  As principais matérias de física cobradas durante o ensino médio são:

  • Fisica mecanica;
  • Eletricidade e magnetismo;
  • Óptica;
  • Ondulatória;
  • Termologia.

Elas não são um difíceis e por isso facilmente você pode aprendê-las. É só seguir as nossas dicas e ter bastante foco.

Fisica mecanica

fisica mecanica para o enem Mecânica é um dos principais assuntos de física!

Mecânica é o ramo da física que estuda o movimento dos corpos e as suas causas. Para compreender esse assunto é necessário estudar as seguintes matérias:

  • Movimento uniforme: é o deslocamento feito com velocidade constante e em linha reta;
  • Movimento uniformemente variado: é o deslocamento realizado com velocidade que varia de maneira regular;
  • Movimento circular uniforme: é o deslocamento feito com trajetória circular e módulo de velocidade constante.

Outro assunto que costuma ser bastante cobrado no ensino médio é as Leis de Newton, e por isso você precisa compreender bastante o significado dessas leis, assim como os seus teoremas.

Primeira Lei de Newton

A Primeira Lei de Newton afirma que se a ação da força resultante em um corpo for nula, esse continuará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

Isso porque quando um corpo se encontra em movimento retilíneo uniforme ou em repouso, esse continuará no mesmo estado, se não houver forças aplicadas sobre ele que o faça mudar de estado.

Segunda Lei de Newton

Já a Segunda Lei de Newton, também conhecida como o princípio fundamental da dinâmica, afirma que a aceleração e a força resultante exercida sobre um objeto sempre terão o mesmo sentido e direção, mas esse conceito é diferente quando se trata da velocidade. Isso porque se o módulo da velocidade diminuir ao longo da trajetória do objeto, os vetores da velocidade e da força terão sentidos diferentes e opostos.

Terceira Lei de Newton

Por fim, a Terceira Lei de Newton, mais conhecida como a teoria da ação e da reação, afirma que toda força exercida sobre um objeto terá como resposta uma outra força de reação que possui a mesma direção e valor, mas que age no sentido oposto.

Eletricidade e magnetismo

As questões sobre eletricidade e magnetismo costumam ser cobradas no Enem e essa matéria é estudada durante o período do ensino médio, principalmente. Em relação a esse ramo da física é importante estudar os seguintes assuntos:

  • Circuitos elétricos;
  • Consumo de energia elétrica;
  • Determinação da potência dissipada por resistores;
  • Leis de Ohm.

É necessário conhecer também os teoremas e as equações que envolvem o campo magnético, dando ênfase nas seguintes matérias: indução e campo magnético terrestre.

A indução consiste na formação de corrente elétrica a partir de um condutor que se encontra imerso em determinado campo magnético. Já o campo magnético terrestre é uma área que se encontra ao redor do Planeta Terra e é influenciado pelo campo de energia do magnetismo terrestre.

Óptica

Na óptica, assuntos como reflexão e refração costumam ser os mais importantes e cobrados no vestibular. Além disso, esse é o assunto básico de física para iniciantes. Os fenômenos na óptica costumam ocorrer no nosso dia a dia, e por isso eles tendem a aparecer nas questões de vestibular. Os principais fenômenos são estes:

  • Formação de imagens;
  • Formação de eclipses;
  • Arco-íris.

A reflexão consiste na propagação da luz após a mesma incidir sobre uma superfície ou um objeto. Já a refração consiste na transmissão da luz por meios diferentes.

Além disso, a óptica é divida em duas partes: geométrica e física. A primeira estuda a propagação da luz através dos raios. Já a segunda estuda o comportamento das ondas na luz.

Ondulatória

ondulatória e fisica no enem Ondulatória é uma importante matéria de física aprendida durante o ensino médio!

Ondulatória é um dos principais assuntos de fisica que caem no enem. Esse ramo da física que estuda as ondas, seja as eletromagnéticas ou até mesmo as do mar. É necessário que você foque nestes fenômenos ondulatórios:

  • Refração;
  • Difração;
  • Espectro magnético;
  • Efeito Doppler.

Além disso, as ondas possuem diversas classificações. As ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio para se propagar, já as eletromagnéticas precisam de um meio para fazer a sua propagação.

As ondas unidimensionais se propagam em uma única direção. As bidimensionais podem se propagar em duas direções. Já as tridimensionais podem se propagar em diversas direções.

As ondas longitudinais possuem deslocamento e vibrações paralelas. Já as transversais têm propagação e direção perpendiculares.

Após compreender melhor essas classificações, esse assunto se torna mais simples. Depois é só entender melhor as características das ondas, pois as mesmas são formadas por período, frequência, velocidade, amplitude e comprimento de onda.

Termologia

Na área da termologia é preciso dar ênfase nos assuntos que envolvem o calor, a temperatura e os seus efeitos. Isso porque a termologia consiste nos estudos sobre equilíbrio térmico, transferência de calor, mudanças de estado físico e transformações de estado. É preciso focar nos seguintes assuntos:

  • Escalas termométricas;
  • Dilatação térmica;
  • Leis da termodinâmica;
  • Propagação de calor.

Além disso, você também precisa diferenciar os tipos de calor. O calor sensível é a forma de calor capaz de alterar a temperatura de determinado corpo. Quando um corpo obtém calor sensível, a sua temperatura tende a aumentar. Já quando um corpo libera calor sensível, a temperatura dele diminui.

O calor latente é a quantidade de calor capaz de mudar o estado físico de um corpo. Portanto, quando há a transferência de calor latente, a temperatura do corpo não varia, apenas ocorre alterações em seu estado físico.

Essa transmissão de calor pode ocorrer através de três meios: a condução, a convecção e a radiação. A primeira consiste na transmissão de calor por intermédio do contato entre as superfícies. A segunda transmite o calor através da formação de correntes. E a terceira realiza a transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas.

Estudando todas as matérias citadas acima, que são os principais ramos da física, você terá mais chances de tirar boas notas durante o ensino médio, e também obter a aprovação no Enem.

Física e vestibular

grupos de estudos para aprender tudo sobre fisica Forme grupos de estudos para conseguir obter uma excelente nota no Enem. As matérias podem se tornar mais fáceis quando se estuda com amigos!

Você está se preparando para o vestibular? Existem algumas dicas que você deve seguir para conseguir fazer uma boa prova!

A física no enem normalmente envolve questões que relacionam os teoremas dos grandes cientistas e os acontecimentos do dia a dia. Então procure observar os acontecimentos ao seu redor e relacione-os com os seus conhecimentos de física. Assim, você conseguirá fazer uma boa prova.

Estude também sobre o que é fisica, decore formulas de fisica enem e estude o máximo de matérias que puder, fazendo resumos e revisando. Dessa forma, você não esquecerá os diversos assuntos de física que caem no Enem ao longo do tempo e conseguirá acertar a maioria das questões.

No mais, tire dúvidas com os seus professores, converse com colegas, faça grupos de estudos e preste bastante atenção nas aulas sobre física. O ideal é que os assuntos fiquem claros na sua mente para que não surjam dúvidas durante a resolução das questões na hora da prova.

Seguindo as nossas dicas sobre fisica no enem, não tenha dúvidas de que conseguirá um bom resultado. Depois é só comemorar a aprovação no vestibular e realizar o seu sonho de entrar em uma universidade!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar