Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As matérias de física no ensino fundamental e médio

De Isabella, publicado dia 28/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Conteúdos de exatas no período escolar

No período do ensino fundamental e médio é possível ter uma maior compreensão sobre os assuntos básicos de física, de modo a compreender os fenômenos da natureza e o funcionamento de diversos objetos, principalmente máquinas e equipamentos.

Esses assuntos de física que são vistos no período do ensino fundamental e médio costumam ser cobrados no Enem, e por isso os vestibulandos precisam dar uma atenção especial para essas matérias a fim de conseguir obter a aprovação no vestibular.

Se o seu objetivo é compreender as matérias de física no ensino fundamental e médio, você está no lugar certo. Neste artigo, explicaremos os principais assuntos abordados no período escolar e ainda falaremos sobre o modo de aplicação da fisica no enem. Então, confira e saiba mais!

A física no ensino fundamental

aula de fisica no enem Durante o ensino fundamental são cobradas as matérias básicas de física. Nessa época, os alunos conhecem os conceitos que envolvem essa área.

Os assuntos de física cobrados no ensino fundamental normalmente envolvem os conceitos básicos sobre essa área. Inicialmente são cobrados os conceitos de fisica mecanica, e o aluno começa a compreender como se dá a movimentação dos corpos, estudando as Leis de Newton e outros assuntos. Durante o ensino médio esses assuntos são mais aprofundados.

No período do ensino fundamental, as crianças entendem como ocorrem os movimentos, a aceleração e a velocidade de um corpo. Além disso, assuntos como impulso, potência, trabalho, força peso e força de atrito também são abordados. Por isso a área de dinâmica também é estudada durante essa época.

O período do ensino fundamental serve para dar início aos estudos de física, e por isso os alunos começam a ter uma maior compreensão da matéria nessa época. Já no ensino médio, os jovens estudantes começam a aprofundar esse assunto, e compreendê-lo melhor para conseguir entender como ocorrem o funcionamento das coisas e os fenômenos da natureza.

Experimentos de física do ensino médio

fisica mecanica no ensino médio As matérias de física no ensino médio envolvem assuntos como: mecânica, termodinâmica, óptica, eletromagnetismo, física nuclear e astronomia.

No período do ensino médio, os professores costumam fazer diversos experimentos de física para que os alunos tenham uma maior compreensão sobre a aplicação dos conceitos de física no dia a dia. Por isso, nesse período normalmente são realizadas aulas em laboratórios e de campo. As principais matérias de física do ensino médio são estas:

Mecânica

A mecânica é uma das principais áreas da física, pois estuda os movimentos dos corpos. A física cinemática é uma das sub-áreas da fisica mecanica mais cobradas no Enem, e estuda os movimentos dos corpos que não dependem de suas massas.

Na cinemática são estudados conceitos como movimento de projéteis, velocidade, aceleração, movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento vertical e movimento circular.

É possível explicar a fisica mecanica por meio de acontecimentos que acontecem no dia a dia e até mesmo para explicar os movimentos planetários. O movimento que ocorre quando aceleramos um carro em uma pista de corrida, por exemplo, é explicado a partir da fisica mecanica.

Termodinâmica

Após a descoberta pelos cientistas de que é possível utilizar o calor para gerar energia, desenvolveu-se os estudos sobre a termodinâmica. Por isso, essa matéria foi estudada com mais afinco no período da revolução industrial e após a criação da máquina à vapor.

A termodinâmica ainda é amplamente estudada, pois os cientistas querem aprofundar as suas pesquisas em relação à transformação e otimização de energia. Isso porque a termodinâmica estuda as trocas de calor que ocorrem entre os corpos e o ambiente e as propriedades do calor e dos gases.

Óptica

A óptica é a área da física que pesquisa os fenômenos relacionados à luz e também elementos como ondas eletromagnéticas, espelhos e lentes. Além disso, a óptica estuda o comportamento da luz em meios diferentes e o funcionamento dos telescópios, microscópios, óculos e outros instrumentos ópticos.

Eletromagnetismo

É necessário também ter bastante conhecimento sobre o conteúdo de eletromagnetismo para fazer uma boa prova do Enem. Essa área da física pesquisa os fenômenos dos campos elétricos e magnéticos. Os assuntos sobre eletromagnetismo são bastante utilizado no nosso dia a dia, pois o seu conceito é usado em equipamentos elétricos e aparelhos de telecomunicação.

Física nuclear

As pesquisas sobre física nuclear ficaram bastante em evidência durante o período da Segunda Guerra Mundial quando foram desenvolvidas as bombas atômicas. Os estudos que possibilitaram a criação dessa bomba foram desenvolvidos por Albert Einstein.

A física nuclear diz respeito à interação do núcleo com os átomos de um elemento físico. Isso porque os átomos são carregados de energia e a partir dela é desenvolvida a energia nuclear para a criação da bomba.

É válido salientar que essa área da física não estuda somente as bombas, pois a radiação é um assunto também pesquisado pela física nuclear. A partir dessa matéria também é possível entender como dá-se as funcionalidades da informática e da eletrônica.

Astronomia

A astronomia é o campo da física que estuda os sistemas planetários e os corpos celestes. Nessa área são estudadas a gravitação, as Leis de Newton e as Leis de Kepler. Os conteúdos de astronomia são complexos e muitos vastos, e por isso existe uma especialização na faculdade de física para compreender melhor os assuntos de astronomia.

Essa é uma ciência que trata os corpos celestes, o espaço e o tempo, a origem e os movimentos dos objetos celestes e os fenômenos naturais.

Como aprender física?

livros para estudar física mecanica Existem diversos meios para conseguir aprender os conteúdos de física, como livros de física, aulas online e resolução de exercícios.

Fazer uma excelente prova de física no enem é muito importante para conseguir um bom resultado no vestibular, por isso os alunos que farão o Enem precisam dominar os assuntos de física. Principalmente os alunos que desejam seguir carreira na área de exatas, como engenharia, matemática, estatística ou a própria física, devem focar nessa matéria.

Mas, assim como em outras matérias, é necessário se esforçar bastante para aprender os assuntos de física. Estas são as principais formas de aprender essa área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Livros de física

Para quem gosta de ir a fundo nos estudos de física, a melhor opção é estudar através dos livros. Você pode acessá-los pela internet, por meio de e-books, ou ler o próprio livro físico. Entre os materiais mais antigos e importantes de física estão:

  • Princípios matemáticos da filosofia natural de Isaac Newton;
  • Sobre as revoluções da esferas celestes de Nicolau Copérnico;
  • Discurso do método de René Descartes.

Para quem se interessa pela física moderna, o ideal é estudar as obras do gênio Stephen Hawking. Em especial, a obra “Uma breve história do tempo”. Esse livro é considerado um compilado sobre o universo da física, pois fala sobre as origens do universo até o funcionamento das partículas. Essa obra é didática e simplificada, por isso facilmente é possível compreender os pensamentos de Hawking.

Para livros didáticos, existem uma infinidade de obras. Se você for estudar para física no enem, pesquise pelos livros que sua escola usa, pois isso pode te ajudar bastante a entender melhor os assuntos dessa matéria. O ideal é que você estude por livros que abordem todo o conteúdo cobrado no período de ensino médio.

Aulas de física online

Outra opção para estudar física é através de aulas online. Esse é o método de estudo ideal para quem vai prestar vestibular. Isso porque a matéria de física é muito interessante, mas também é considerada muito complexa para ser aprendida individualmente.

Se você ainda não sabe muito sobre essa matéria, opte por assistir aulas de fisica para iniciantes, pois essas podem apresentar uma linguagem mais acessível, sendo ideal para quem deseja aprender o básico para depois se aprofundar na matéria.

Exercícios de física

Fazer exercícios de fisica ensino medio é crucial para aprender as matérias de física. Se você for fazer vestibular, o ideal é focar nas questões que tendem a ser cobradas no Enem, e resolver provas passadas. Para prestar a prova do vestibular é necessário que você saiba os conceitos dos conteúdos de física, mas também saiba resolver as questões que envolvem esses assuntos, sabendo fazer as contas e desenvolver as formulas fisica enem.

Física e vestibular

fisica mecanica na prova de vestibular A matéria de física é uma das mais importantes do Enem! Então estude bastante esse assunto e obtenha uma boa nota!

Você está se preparando para o vestibular? Temos algumas dicas para te dar: primeiro entenda de forma aprofundada o que é física, depois compreenda os conceitos dos assuntos dessa matéria, e por fim decore as formulas de fisica enem.

A fisica no enem costuma ser abordada de forma simplificada, e normalmente as matérias cobradas envolvem estudos sobre os fenômenos da natureza, as movimentações dos corpos e o funcionamento dos aparelhos elétricos, por exemplo.

Então, ao estudar os assuntos de física, tente sempre relacioná-los com os acontecimentos do cotidiano, pois isso pode facilitar a sua vida no momento das resoluções das questões do vestibular. Após estudar com bastante foco é só comemorar a aprovação e seguir uma carreira profissional de sucesso!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar