Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que a física estuda ?

De Isabella, publicado dia 30/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Conteúdos da área de exatas

A física é considerada uma das áreas mais fascinantes das ciências. Isso porque a física permite que os estudantes consigam entender como se dão os fenômenos da natureza e os acontecimentos do cotidiano, assim como todo o universo ao seu redor.

Todas as pessoas que estudam física, ou melhor as propriedades das matérias e da energia, conseguem ter uma maior compreensão acerca do universo, e por isso essa ciência é tão importante. Para que seja possível compreender melhor os elementos do universo, os estudos sobre a física envolvem observações, experimentações e formulas de fisica enem.

Por isso aprender física é tão necessário. Então, vamos compreender melhor essa ciência? Na matéria de hoje falaremos tudo sobre o mundo da fisica. Confira e saiba mais!

Por que aprender física?

A física é considerada uma das ciências mais antigas da humanidade. Essa área de estudo é bastante vasta, pois estuda desde a estrutura dos elementos até o funcionamento da máquinas que estão presentes no nosso dia a dia. A partir dos estudos sobre a física, os alunos podem entender os conceitos distintos de temperatura e calor, compreender como se dá a transformação de energia e como ocorre a transmissão de imagem para uma TV digital, por exemplo.

Para que seja possível compreender melhor os fenômenos da física, é necessário também entender um pouco de outras matérias,como a química e a matemática, pois a física é considerada multidisciplinar. Por meio da relação da física com outros áreas, o aluno consegue entender diferentes fenômenos da natureza.

Muitas pessoas consideram o estudo da física bastante abstrato por conta da quantidade de teorias, conceitos e fórmulas existentes. Mas através dessa matéria é possível explicar diversos fatos do cotidiano. Por isso, através do estudo da física, o estudante consegue entender o mundo ao seu redor.

Por onde começar a estudar física?

Existem quatro principais métodos para estudar física: lendo livros, realizando experiência de fisica, assistindo a aulas online e resolvendo exercícios da matéria. Em relação aos livros, uma boa opção é estudar pelos livros didáticos indicados pela sua escola. Você também optar por estudar pelos livros clássicos de física e pelas obras de grandes cientistas como estas a seguir:

  • Breve história do tempo (Stephen Hawking);
  • Buracos negros e universo bebés – e outros ensaios (Stephen Hawking);
  • A natureza do espaço e do tempo (Stephen Hawking);
  • Aos ombros dos gigantes – as grandes obras da física e astronomia (Stephen Hawking);
  • De Motu (Galileu Galilei);
  • La Bilancetta (Galileu Galilei);
  • Princípios matemáticos da filosofia natural (Isaac Newton).

A respeito das aulas online, você pode optar por assistir videoaulas de fisica para iniciantes, para compreender o básico da matéria e depois aprofundar os seus estudos. Mas não esqueça: primeiro entenda o que é física, e depois comece a estudar sobre essa área!

Resolver questões e realizar experiências em laboratório também podem te ajudar a entender a matéria de física. Essas são dicas importantes se você deseja tirar uma boa nota de física no enem. Estude bastante essa matéria, pois a fisica e vestibular são importantes para a sua carreira profissional.

Principais descobertas da física

Existem alguns marcos que ocorreram na história da física que favoreceram o desenvolvimento científico e promoveram o avanço da humanidade. Esta é a linha do tempo, ressaltando as principais descobertas da física:

Em 250 a.C., foi desenvolvido o Princípio de Arquimedes. O cientista descobriu que, quando um corpo é imerso em um fluido, uma força vertical é exercida para cima, possuindo o mesmo peso do líquido e atuando sobre o objeto submerso. Já no período d.C, em 1514, Nicolau Copérnico desenvolveu uma teoria acerca do Sistema Solar, ressaltando que o Sol é o centro do universo e que as órbitas são circulares.

No ano de 1613, foram desenvolvidos por Isaac Newton, alguns conceitos básicos sobre a Lei da Inércia que embasaram a completa teoria que temos hoje, acerca da força exercida pelos corpos. Em 1687, foram criadas as Leis de Movimento e Gravitação Universal desenvolvidas também por Newton. Nessa mesma época, o escritor criou a obra “Princípios matemáticos da filosofia natural”. Nesse livro existem as três Leis de Newton e a Lei da Gravitação Universal.

Em 1785, Charles Coulomb desenvolveu a Lei de Coulomb. Esse estudioso criou a equação para calcular a força de atração entre dois corpo carregados. Já em 1803, foi desenvolvida a Teoria Atômica a partir dos estudos de Lavoisier (desenvolvedor da Lei da Conservação da Massa), Proust (criador da Lei das Proporções Definidas) e Dalton.

Em 1806, Young desenvolveu os estudos sobre energia cinética, relatando que existe uma grandeza relacionada à movimentação dos corpos e a quantidade de movimento. Em 1831, Faraday desenvolveu os estudos sobre indução eletromagnética a partir da percepção do fluxo do campo magnético.

Em 1838, Weber e Gauss descobriram a existência de um campo magnético e em 1843, Von Mayer, Thomson e Kelvin lançaram a Lei da Termodinâmica, indicando a existência da conservação de energia. Em 1851, Clausius desenvolveu a Segunda Lei da Termodinâmica, sendo responsável pelo desenvolvimento dos estudos sobre a entropia.

Em 1887 foram descobertas as ondas eletromagnéticas por Heinrich Hertz e em 1895, Rontgen descobriu o raio-X. Já em 1896, Becquerel descobriu a existência da emissão de radiação por determinados corpos radioativos. E em 1897, Thomson realizou a descoberta do elétron.

Em 1905, Einstein deu um show: o gênio desenvolveu três grandes artigos sobre efeito fotoelétrico, movimento browniano e estudos básicos sobre relatividade especial. Em 1911, Rutherford descobriu do núcleo atômico. E em 1916, desenvolveu estudos sobre a relação tempo-espaço, criando a teoria da relatividade geral.

Em 1980, Feynman desenvolveu os computadores quânticos e em 2015 foram identificadas as ondas gravitacionais. E neste ano, foram capturadas algumas imagens do buraco negro, sendo um grande passo para o desenvolvimento de mais teorias da física.

Principais áreas da física

Existem diversas áreas da física que são estudadas no período do ensino fundamental e médio. Esses assuntos devem ser estudados com afinco para que o estudante consiga obter a aprovação no Enem.

Mecânica

fisica mecanica no enem Estude fisica mecanica, pois essas é uma das matérias mais cobradas no Enem!

A fisica mecanica é uma área que estuda a movimentação e o estado de repouso dos corpos. A mecânica se divide em três áreas: a dinâmica, a estática e a cinemática. É válido salientar que o assunto de mecânica é um dos mais cobrados pelo Enem e outros vestibulares.

A partir dos estudos sobre fisica mecanica é possível compreender os seguintes assuntos:

  • Escoamento dos fluidos;
  • Trajetória das partículas e dos foguetes;
  • Trajetórias dos corpos em queda livre;
  • Movimentação das máquinas e equipamentos.

A cinemática é a área da fisica mecanica que estuda a movimentação dos corpos, sem levar em consideração as causas que geraram esses movimentos. Já a dinâmica estuda as causas que geraram as movimentações dos corpos. Por fim, a estática estuda as condições (intensidade da força e medidas) que fazem o corpo se manter em equilíbrio. Diversos conceitos de estática são explicados a partir das Leis de Newton.

Movimento Ondulatório

Essa é a área que estuda os movimentos ondulatórios, as formas e os meios de propagação das ondas. Pelo fato das ondas estarem presentes na maioria dos estudos da física, essas são muito importantes para o entendimento dessa área.

Os principais conceitos dessa área são: as ondas mecânicas e os pulsos ondulatórios. As primeiras transportam energia, sem uso das moléculas. E o segundo são deformações que ocorrem em um ponto material após a ocorrência de uma agitação.

Óptica

fisica no enem óptica A óptica estuda a formação de imagens!

A óptica estuda o processo de formação das imagens, pesquisando elementos como ultravioleta, infravermelho e luz visível. A partir dos estudos sobre óptica é possível estudar fenômenos como as ondas de rádio, os raio-X e micro-ondas. Os campos de estudo da óptica envolvem:

  • Óptica quântica: essa área da óptica estuda a relação entre as matérias e as ondas eletromagnéticas;
  • Óptica eletromagnética: estuda as ondas eletromagnéticas, dando ênfase em pontos importantes da física, como os fenômenos de polarização e de anisotrópicos, a reflexão e a transmissão;
  • Óptica ondulatória: analisa o tamanho e a frequência da onda, com ênfase na interferência e na difração;
  • Óptica geométrica: estuda a transmissão da luz a partir dos espelhos e lentes, com ênfase na refração e na reflexão.

Eletricidade

fisica no enem eletricidade A área de elétrica estuda os fenômenos elétricos, como a geração de energia em lâmpadas.

Eletricidade é a área da física que estuda os fenômenos magnéticos e elétricos. Estes são os principais conceitos do ramo da eletricidade:

  • Eletrostática: estuda os fenômenos gerados pelas cargas elétricas que se encontram em repouso;
  • Eletrodinâmica: estuda os efeitos gerados pelas cargas elétricas que se encontram em movimento;
  • Eletromagnetismo: estuda os efeitos que ocorrem no ambiente no qual as cargas elétricas estão inseridas, quando elas se encontram em movimento.

Física Moderna

fisica no enem universo A física quântica é uma das principais áreas da física moderna!

No fim do século XIX, diversos conceitos de física que são estudados atualmente já tinham sido desenvolvidos. Nesse período, Bohr, Einstein e Planck aprimoraram as pesquisas sobre a física moderna. Os principais assuntos desse período consistem na Teoria da Relatividade e na Física Quântica. Além disso, o Princípio da Incerteza também foi desenvolvido nessa época.

Se você quiser obter uma boa prova no Enem, saiba como se deu o desenvolvimento da física ao longo dos tempos, e entenda como essa matéria consegue se relacionar com os acontecimentos do cotidiano. Seguindo essas dicas, você conseguirá tirar uma excelente nota, e certamente terá uma vaga nas principais universidades do país.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar