Tópicos
A física é considerada uma das áreas mais fascinantes das ciências. Isso porque a física permite que os estudantes consigam entender como se dão os fenômenos da natureza e os acontecimentos do cotidiano, assim como todo o universo ao seu redor.
Todas as pessoas que estudam física, ou melhor as propriedades das matérias e da energia, conseguem ter uma maior compreensão acerca do universo, e por isso essa ciência é tão importante. Para que seja possível compreender melhor os elementos do universo, os estudos sobre a física envolvem observações, experimentações e formulas de fisica enem.
Por isso aprender física é tão necessário. Então, vamos compreender melhor essa ciência? Na matéria de hoje falaremos tudo sobre o mundo da fisica. Confira e saiba mais!
Por que aprender física?
A física é considerada uma das ciências mais antigas da humanidade. Essa área de estudo é bastante vasta, pois estuda desde a estrutura dos elementos até o funcionamento da máquinas que estão presentes no nosso dia a dia. A partir dos estudos sobre a física, os alunos podem entender os conceitos distintos de temperatura e calor, compreender como se dá a transformação de energia e como ocorre a transmissão de imagem para uma TV digital, por exemplo.
Para que seja possível compreender melhor os fenômenos da física, é necessário também entender um pouco de outras matérias, como a química e a matemática, pois a física é considerada multidisciplinar. Por meio da relação da física com outros áreas, o aluno consegue entender diferentes fenômenos da natureza.
Muitas pessoas consideram a pesquisa da área da física bastante abstrata por conta da quantidade de teorias, conceitos e fórmulas existentes. Mas através dessa matéria é possível explicar diversos fatos do cotidiano. Por isso, através do estudo da física, o estudante consegue entender o mundo ao seu redor.
Por onde começar a estudar física?
Existem quatro principais métodos para estudar física: lendo livros, realizando experiência de fisica, assistindo a aulas online e resolvendo exercícios da matéria. Em relação aos livros, uma boa opção é estudar pelos livros didáticos indicados pela sua escola. Você também optar por estudar pelos livros clássicos de física e pelas obras de grandes cientistas como estas a seguir:
- Breve história do tempo (Stephen Hawking);
- Buracos negros e universo bebés - e outros ensaios (Stephen Hawking);
- A natureza do espaço e do tempo (Stephen Hawking);
- Aos ombros dos gigantes - as grandes obras da física e astronomia (Stephen Hawking);
- De Motu (Galileu Galilei);
- La Bilancetta (Galileu Galilei);
- Princípios matemáticos da filosofia natural (Isaac Newton).
A respeito das aulas online, você pode optar por assistir videoaulas de fisica para iniciantes, para compreender o básico da matéria e depois aprofundar os seus estudos. Mas não esqueça: primeiro entenda o que é física, e depois comece a estudar sobre essa área! Você também pode se aprofundar e se tornar um profissional na área da física!
Resolver questões e realizar experiências em laboratório também podem te ajudar a entender a matéria de física. Essas são dicas importantes se você deseja tirar uma boa nota de física no enem. Estude bastante essa matéria, pois a fisica e vestibular são importantes para a sua carreira profissional.
Principais descobertas da física
Existem alguns marcos que ocorreram na história da física que favoreceram o desenvolvimento científico e promoveram o avanço da humanidade. Esta é a linha do tempo, ressaltando as principais descobertas da física:
Em 250 a.C., foi desenvolvido o Princípio de Arquimedes. O cientista descobriu que, quando um corpo é imerso em um fluido, uma força vertical é exercida para cima, possuindo o mesmo peso do líquido e atuando sobre o objeto submerso. Já no período d.C, em 1514, Nicolau Copérnico desenvolveu uma teoria acerca do Sistema Solar, ressaltando que o Sol é o centro do universo e que as órbitas são circulares.
No ano de 1613, foram desenvolvidos por Isaac Newton, alguns conceitos básicos sobre a Lei da Inércia que embasaram a completa teoria que temos hoje, acerca da força exercida pelos corpos. Em 1687, foram criadas as Leis de Movimento e Gravitação Universal desenvolvidas também por Newton. Nessa mesma época, o escritor criou a obra "Princípios matemáticos da filosofia natural". Nesse livro existem as três Leis de Newton e a Lei da Gravitação Universal.
Em 1785, Charles Coulomb desenvolveu a Lei de Coulomb. Esse estudioso criou a equação para calcular a força de atração entre dois corpo carregados. Já em 1803, foi desenvolvida a Teoria Atômica a partir dos estudos de Lavoisier (desenvolvedor da Lei da Conservação da Massa), Proust (criador da Lei das Proporções Definidas) e Dalton.
Em 1806, Young desenvolveu os estudos sobre energia cinética, relatando que existe uma grandeza relacionada à movimentação dos corpos e a quantidade de movimento. Em 1831, Faraday desenvolveu os estudos sobre indução eletromagnética a partir da percepção do fluxo do campo magnético.
Em 1838, Weber e Gauss descobriram a existência de um campo magnético e em 1843, Von Mayer, Thomson e Kelvin lançaram a Lei da Termodinâmica, indicando a existência da conservação de energia. Em 1851, Clausius desenvolveu a Segunda Lei da Termodinâmica, sendo responsável pelo desenvolvimento dos estudos sobre a entropia.
Em 1887 foram descobertas as ondas eletromagnéticas por Heinrich Hertz e em 1895, Rontgen descobriu o raio-X. Já em 1896, Becquerel descobriu a existência da emissão de radiação por determinados corpos radioativos. E em 1897, Thomson realizou a descoberta do elétron.
Em 1905, Einstein deu um show: o gênio desenvolveu três grandes artigos sobre efeito fotoelétrico, movimento browniano e estudos básicos sobre relatividade especial. Em 1911, Rutherford descobriu do núcleo atômico. E em 1916, desenvolveu estudos sobre a relação tempo-espaço, criando a teoria da relatividade geral.
Em 1980, Feynman desenvolveu os computadores quânticos e em 2015 foram identificadas as ondas gravitacionais. E neste ano, foram capturadas algumas imagens do buraco negro, sendo um grande passo para o desenvolvimento de mais teorias da física.
Gostando de conhecer tudo sobre física ?
Principais áreas da física
Existem diversas áreas da física que são estudadas no período do ensino fundamental e médio. Esses assuntos devem ser estudados com afinco para que o estudante consiga obter a aprovação no Enem.
Mecânica

A fisica mecanica é uma área que estuda a movimentação e o estado de repouso dos corpos. A mecânica se divide em três áreas: a dinâmica, a estática e a cinemática. É válido salientar que o assunto de mecânica é um dos mais cobrados pelo Enem e outros vestibulares.
A partir dos estudos sobre fisica mecanica é possível compreender os seguintes assuntos:
- Escoamento dos fluidos;
- Trajetória das partículas e dos foguetes;
- Trajetórias dos corpos em queda livre;
- Movimentação das máquinas e equipamentos.
A cinemática é a área da fisica mecanica que estuda a movimentação dos corpos, sem levar em consideração as causas que geraram esses movimentos. Já a dinâmica estuda as causas que geraram as movimentações dos corpos. Por fim, a estática estuda as condições (intensidade da força e medidas) que fazem o corpo se manter em equilíbrio. Diversos conceitos de estática são explicados a partir das Leis de Newton.
Movimento Ondulatório
Essa é a área que estuda os movimentos ondulatórios, as formas e os meios de propagação das ondas. Pelo fato das ondas estarem presentes na maioria dos estudos da física, essas são muito importantes para o entendimento dessa área.
Os principais conceitos dessa área são: as ondas mecânicas e os pulsos ondulatórios. As primeiras transportam energia, sem uso das moléculas. E o segundo são deformações que ocorrem em um ponto material após a ocorrência de uma agitação. Tudo isso é aprendido nos cursos técnicos de física!
Óptica

A óptica estuda o processo de formação das imagens, pesquisando elementos como ultravioleta, infravermelho e luz visível. A partir dos estudos sobre óptica é possível estudar fenômenos como as ondas de rádio, os raio-X e micro-ondas. Os campos de estudo da óptica envolvem:
- Óptica quântica: essa área da óptica estuda a relação entre as matérias e as ondas eletromagnéticas;
- Óptica eletromagnética: estuda as ondas eletromagnéticas, dando ênfase em pontos importantes da física, como os fenômenos de polarização e de anisotrópicos, a reflexão e a transmissão;
- Óptica ondulatória: analisa o tamanho e a frequência da onda, com ênfase na interferência e na difração;
- Óptica geométrica: estuda a transmissão da luz a partir dos espelhos e lentes, com ênfase na refração e na reflexão.
Eletricidade

Eletricidade é a área da física que estuda os fenômenos magnéticos e elétricos. Estes são os principais conceitos do ramo da eletricidade:
- Eletrostática: estuda os fenômenos gerados pelas cargas elétricas que se encontram em repouso;
- Eletrodinâmica: estuda os efeitos gerados pelas cargas elétricas que se encontram em movimento;
- Eletromagnetismo: estuda os efeitos que ocorrem no ambiente no qual as cargas elétricas estão inseridas, quando elas se encontram em movimento.
Física Moderna

No fim do século XIX, diversos conceitos de física que são estudados atualmente já tinham sido desenvolvidos. Nesse período, Bohr, Einstein e Planck aprimoraram as pesquisas sobre a física moderna. Os principais assuntos desse período consistem na Teoria da Relatividade e na Física Quântica. Além disso, o Princípio da Incerteza também foi desenvolvido nessa época.
Se você quiser obter uma boa prova no Enem, saiba como se deu o desenvolvimento da física ao longo dos tempos, e entenda como essa matéria consegue se relacionar com os acontecimentos do cotidiano. Seguindo essas dicas, você conseguirá tirar uma excelente nota, e certamente terá uma vaga nas principais universidades do país.