Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os empregos na área de física?

De Isabella, publicado dia 26/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Ramos de atuação do físico

A física é considerada uma ciência que estuda sobre variados assuntos, como cinemática, eletricidade, eletromagnetismo, ondulatória e acústica. Além disso, a física pode fornecer conhecimento para diferentes segmentos, como computação e engenharia. Por isso, é possível afirmar que a área da física é bastante ampla.

Diversos segmentos do mercado usufruem dos conhecimentos gerados pelo ramos da física. Instituições ambientais, órgãos de pesquisa, empresas do ramo acústico, observatórios do ramo de astronomia e diversas indústrias ligadas à tecnologia.

Se você gosta de física e deseja conhecer melhor essa área para saber se ela é a ideal para a sua carreira profissional, continue acompanhando o post, pois falaremos sobre empregos nos ramos da física, assim como o mercado de trabalho dessa área.

Curso de ensino superior em física

ramos da fisica ensino superior O nível superior em física é muito amplo, e por isso existem diversos segmentos nessa área!

Existem dois tipos de cursos de ensino superior em física: o bacharelado e a licenciatura. O curso superior em física dura em torno de 4 anos. As principais disciplinas que fazem parte do curso são estas: física básica, mecânica, métodos numéricos, estrutura da matéria, termodinâmica, eletromagnetismo, cálculo e física experimental.

As pessoas que optam pelo bacharelado normalmente se envolvem com o campo da pesquisa, desenvolvendo estudos na área científica, de modo a contribuir com a criação e manutenção de equipamentos e máquinas.

Os estudantes de licenciatura atuam no meio educacional e normalmente se tornam professores. Essa área tem uma grande demanda no país, e por isso os estudantes e formados conseguem obter empregos ou estágios com muita facilidade.

Quando o estudante faz licenciatura, ele estuda matérias que envolvem o ensino, como organização escolar, práticas de ensino e didática. Isso porque eles irão atuar dentro da sala de aula e precisam ter conhecimento sobre o ensino para conseguir lidar com o meio escolar e repassar as informações de forma didática para os alunos.

O estudante de física pode optar por fazer curso presencial ou à distância quando decide iniciar os estudos na física. O ideal é que o estudante consiga dar o máximo de si para conseguir ser um excelente profissional.

No final do curso, os estudantes precisam escrever um TCC (trabalho de conclusão de curso) e aqueles que fazem licenciatura precisam realizar um estágio supervisionado. Para quem deseja ser professor é importante ter no currículo estágios em escolas, pois isso pode ajudar na procura de empregos futuros.

Mercado de trabalho para quem é formado em física

ramos da fisica mercado de trabalho O mercado de trabalho para quem trabalha na área da física é muito amplo e cheio de oportunidades!

Por conta da grande carência de professores de física no Brasil, muitas pessoas optam pela docência. Isso porque há uma grande quantidade de vagas nesse segmento. Já a área de pesquisa na física exige bastante conhecimento e competência, pois essa é bastante concorrida. Normalmente, para se destacar em âmbito acadêmico é necessário ter mestrado e doutorado.

Existem oportunidades também fora da docência. A área da indústria que envolve equipamentos e máquinas precisa bastante de profissionais da área de física. No setor médico, por exemplo, há uma grande demanda para o desenvolvimento de aparelhos de diagnósticos e tratamentos.

Além disso, instituições financeiras e bancos também contratam físicos para fazer análises matemática sobre a bolsa de valores, por exemplo. Os físicos também pode atuar em indústrias da área do telecomunicações e produções de metais e ligas, pois essas são algumas das suas especialidades.

Áreas de atuação do físico

ramos da fisica professor As principais áreas de física envolvem o ensino e a pesquisa! Por isso, muitos estudantes da área desejam se tornar professor de física!

Normalmente, as pessoas que se formam em física querem se tornar professores ou pesquisadores dessa área. Há pessoas que preferem ser professores do ensino médio, e outras que desejam adentrar no mundo acadêmico, se tornando professores e pesquisadores ao mesmo tempo. Os pesquisadores tendem a aplicar as leis da física para fazer as suas pesquisas, de modo a solucionar questões do dia a dia.

Se o físico quiser apenas ministrar aulas no meio escolar para alunos do ensino fundamental e ensino médio, basta fazer licenciatura em física. Mas se o profissional quiser seguir a carreira acadêmica, ele precisa pelo menos terminar um mestrado acadêmico. E, se ele deseja se tornar um grande profissional em sua carreira, pode optar por fazer doutorado e até mesmo pós-doutorado.

Portanto, há duas principais carreiras no mundo da fisica: a docência e a prestação de serviços para empresas, que é ligada à análise de dados e desenvolvimento de equipamentos.

Normalmente, quem escolhe a docência foca em dar aulas sobre fisica no enem, pois atualmente é necessário ter bastante conhecimento sobre a aplicação dessa matéria no vestibular. Estudos sobre o que é fisica, formulas de fisica enem e fisica mecanica fazem parte da docência. Isso porque fisica e vestibular andam juntos!

Principais especializações do segmento da física

ramos da fisica especializações É possível se especializar em diferentes áreas da física! Isso porque essa área é muito ampla e envolve diversos segmentos.

O ideal é que o profissional encontre o segmento da física que mais desperta o seu interesse para depois iniciar a sua especialização. Existem diversas áreas que fazem parte do mundo da fisica, já que essa área é muito ampla e repleta de ramificações. A divisão da física dá-se por: termologia, mecânica, clássica, ondulatória, eletrologia, contemporânea e óptica.

As principais áreas que um físico pode se especializar são:

Física Nuclear

Essa especialização da física estuda toda a estrutura do elemento nuclear, assim como a sua aplicação para gerar energia elétrica. Na física nuclear existem pesquisas acadêmicas que visam o desenvolvimento dessa área. As aplicações de física nuclear envolvem ciências dos materiais e até mesmo energia nuclear.

Fazem parte desse ramo estudos como: tratamento em climatologia, eletrônica, agricultura, geologia e medicina nuclear. No Brasil, existe o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia que visa desenvolver grupos de pesquisas com diferentes Universidades para realizar experimentos e pesquisas na área da física nuclear.

Instrumentação

A área de instrumentação envolve criação e desenvolvimento de instrumentos de precisão para diversas indústrias e para a realização de experimentações. Essa especialização atrai pessoas que desejam realizar experiências e desenvolver novas técnicas na área da física. Esse segmento normalmente envolve pesquisas.

Acústica

As pessoas dessa área trabalham para avaliar o tamanho de ruído e desenvolver equipamentos e utensílios que possam ser utilizados como isolantes acústicos de ambientes abertos e fechados. Normalmente, os profissionais dessa área prestam serviços para indústrias do segmento de som e áudio e desenvolvem produtos que possam fazer sucesso no mercado.

Física biológica

Essa área relaciona a física com a biologia, como o nome já diz. Na física biológica é feita uma análise física acerca dos processos biológicos. Portanto, esse segmento da física estuda os fenômenos biológicos a partir de um âmbito elementar.

Normalmente essa área envolve diversas pesquisas a nível microscópico e se inter-relaciona com diversas outras áreas, como a matemática, a bioquímica, a física teórica e a ciência da computação. É válido salientar que essa é considerada uma nova forma de fazer ciência, e por isso essa área da física ainda é bastante debatida e passa por diversos processos de experimentação.

Física ambiental

A área da física ambiental realiza pesquisas sobre as propriedades do solo e da atmosfera, de modo a relacionar esses estudos com as mudanças de clima. Esse meio estuda ecossistemas, climas, ecologia e sistemas da natureza.

Portanto, a física ambiental visa compreender o funcionamento dos ecossistemas a partir do âmbito de mudanças globais e da relação do homem com a natureza, mais especificamente as ações do homem e a degradação do meio ambiente.

Física médica

O profissional que deseja se especializar em física médica realiza estudos acerca de equipamentos para tratamentos médicos e diagnóstico por imagem. A pessoa especializada em física médica faz procedimentos de segurança, dimensionamento de equipamentos, calibragem de radiação e manutenção de equipamentos por imagem. Nessa área é possível criar novos equipamentos.

É válido salientar que essa área se encontra em alta no país, e que o Brasil necessita de novos profissionais do segmento de física médica.

Astrofísica

Esse é o ramo da física que estuda as estrelas, os planetas, as galáxias e outros corpos que fazem parte do universo. O principal objetivo do estudante de astrofísica é entender o início e descobrir o futuro do universo.

A astrofísica é uma excelente área para quem deseja se tornar pesquisador e desenvolver teorias sobre o universo. As pessoas que estudam sobre astrofísica tendem a descobrir os mistérios que envolvem os planetas, as galáxias e os sistemas do universo. Por isso, a astrofísica é considerada uma das áreas mais interessantes da física.

Óptica

Essa área desenvolve lentes para diversos tipos de aparelho, como as máquinas a laser. Essa área é muito conhecida pelos físicos, e diversos profissionais possuem preferência por ela, devido à sua ampla área de atuação.

Todas essas áreas fazem parte das especializações de física. Após aprofundar o estudo em todas essas áreas, você conseguirá definir a que mais se adequa ao seu perfil. Então, pesquise bastante e depois escolha o melhor segmento de física para você!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar