Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Universidade de física: o que a fisica estuda?

De Isabella, publicado dia 30/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Principais assuntos da faculdade de exatas

O curso superior de física possui duas principais áreas: bacharelado e licenciatura, que podem ser feitas na modalidade de educação à distância ou presencialmente. O curso possui uma duração média de 4 anos e têm uma grade curricular formada por matérias de física e matemática, principalmente.

Os estudantes que decidem fazer bacharelado em física normalmente realizam trabalhos ligados à pesquisa, desenvolvendo atividades na área científica. Os bacharéis em física também podem contribuir com o seu conhecimento para o desenvolvimento tecnológico de máquinas industriais, por exemplo.

As pessoas que decidem seguir a área da licenciatura, normalmente se tornam professores e fazem carreiras em âmbito educacional.

Você tem interesse em saber mais informações sobre o curso superior em física? Continue acompanhando o artigo, pois fizemos um guia completo sobre o curso de ensino superior em física.

Melhores faculdades de física do país

mundo da física estudante Existem excelentes faculdades de física no país! Faça uma pesquisa e escolha a ideal para você!

O estudante de física estuda os fenômenos da natureza e os corpos, de forma ampla. Isso porque os pesquisadores dessa área analisam as partículas subatômicas e até mesmo a imensidão do universo. Além de fazer amplas pesquisas, o estudante de física aplica as leis de física em questões do cotidiano. Esses estudantes podem se especializar em diferentes áreas: astrofísica, física nuclear, acústica e plasma, por exemplo.

O curso de física possui em torno de 4 anos, e no início, os universitários estudam matérias como física básica e matemática. Após o terceiro ano de faculdade, se iniciam os estudos sobre física avançada, física nuclear, físico-química, física cinemática, entre outros.

O mercado de trabalho na área de física é repleta de oportunidades para quem deseja ser professor, seja do nível de educação básica até de nível superior. Isso porque existe uma grande carência de professores de física no Brasil. O mercado de trabalho tem crescido bastante também na área da física médica e em indústrias.

Se você tem interesse em fazer faculdade de física, confira as melhores universidades para estudar no Brasil (possuem 5 estrelas):

  • Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade de Brasília (UnB);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Além dessas renomadas faculdades, existem também diversas outras excelentes universidades que oferecem bons cursos de ensino superior em física. Pesquise as melhores universidades do país, e estude com os melhores professores de física para se tornar um profissional de sucesso.

Quem sabe você não se tornará um grande pesquisador de física, que revolucionará essa área, não é mesmo? Aposte em seu potencial e se destaque profissionalmente!

Áreas de especialização do ensino superior em física

mundo da física universitário Existem diversos segmentos que você pode se especializar na área de física!

Existem diversas áreas de atuação no ramo da física. Entre os principais segmentos está a acústica e vibração. Nesse ramo, o profissional pode desenvolver pesquisas, criar isolantes de som e analisar os níveis de ruído de determinado ambiente.

A física computacional faz a junção da física com a computação. Essa área tende a solucionar problemas industriais e é bastante requisitada. A física ambiental também é uma área que se encontra em ascensão. Os profissionais desse segmento estudam os fenômenos ambientais, como a degradação de um espaço físico, o processo de radiação e o aquecimento global.

Já a área da física nuclear tem como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre energia nuclear, assim como as suas propriedades e riscos. Na área de instrumentação, o profissional cria instrumentos de precisão para outras pessoas fazerem análises e medições em laboratórios.

Outra área bastante em alta é o magnestismo, que desenvolve novas tecnologias para o ramo industrial. E, a óptica, auxilia na produção de aparelhos ópticos e lentes. Por fim, uma área que é bastante nova é a econofísica, que relaciona a economia com a física. Esse ramo resolve problemas e realiza estudos de previsibilidade em relação à economia.

Curso de física

ramos da fisica estudante O caminho mais tradicional da carreira de física consiste no ensino e na pesquisa!

As pessoas que se formam em física podem contribuir com diferentes áreas, mas as principais são do ensino e da pesquisa. Áreas como a engenharia e a computação podem evoluir bastante com os conhecimentos gerados pelos estudos de física. Além disso, os estudantes de física podem contribuir com o desenvolvimento de tecnologia.

Com relação à área de licenciatura, o professor de física pode lecionar em escolas públicas ou privadas, para os alunos de ensino médio ou profissional.

Curso de bacharelado de física

No curso de bacharelado de física é possível se especializar em diferentes segmentos, de acordo com os interesses e planos de carreira do estudante. Estas são algumas especializações da área de bacharelado em física:

  • Bacharelado em física aplicada;
  • Bacharelado em física médica;
  • Bacharelado em geofísica;
  • Bacharelado em física biomédica.

O bacharelado em física aplicada consiste na aplicação de teoremas de física para a resolução de problemas em máquinas e equipamentos industriais. Já o bacharelado em física biomédica possui ênfase na aplicação dos teoremas de física para a prevenção de doenças.

O bacharelado em física médica consiste em atividades relacionadas com serviços clínicos e hospitalares. Por fim, o bacharelado em geofísica possui ênfase nos estudos sobre a estrutura da terra, mais especificamente as propriedades físicas e a composição da terra.

Curso de licenciatura em física

O curso de licenciatura em física possui o objetivo de formar futuros professores. A grade curricular desse curso é formada por disciplinas de física e matemática, e também matérias de âmbito pedagógico para desenvolver a didática dos alunos.

Os alunos que pretendem se formar em licenciatura precisam realizar um estágio supervisionado em sala de aula. Essa experiência ajuda os alunos a entenderem como dá-se a aplicação do conhecimento de física em âmbito educacional, dando aulas sobre fisica e vestibular e formulas de fisica enem.

As principais matérias do curso de licenciatura em física são:

  • História da educação;
  • Didática;
  • Teorias de aprendizagem;
  • Políticas educacionais;
  • Gestão escolar;
  • Psicologia da educação.

Independente do curso de ensino superior, seja licenciatura ou bacharelado, existem algumas disciplinas que são comuns aos dois tipos. Isso porque essas matérias são obrigatórias para que o estudante se forme na área de física. Veja as mais importantes:

  • Mecânica analítica e quântica;
  • Fisica interativa e experimental;
  • Cálculo;
  • Probabilidade e estatística;
  • Programação;
  • Química;
  • Fisica mecanica;
  • Eletromagnética;
  • Algoritmos e álgebra linear;
  • Fenômenos físicos.

Esses são os principais assuntos de física estudados ao longo da faculdade. Se você se interessa por essas matérias, talvez iniciar o curso de física seja uma boa opção. Pesquise e analise para posteriormente escolher a melhor área para a sua carreira profissional.

É possível fazer o curso de física à distância ou presencialmente. Se você não possui tempo suficiente para se deslocar para a faculdade todos os dias, estude pelo método EaD. Assim, você conseguirá se tornar um excelente físico através dos estudos em casa.

O dia a dia de um físico

mundo da física profissional O cotidiano de trabalho do físico é repleto de números, cálculos e raciocínios!

Se você acha que o dia a dia de um físico é repleto de cálculos matemáticos, teorias e números, você está completamente certo! A rotina de um físico é formada por raciocínios e cálculos, independente da área de atuação do profissional.

A única diferença entre a área de licenciatura e de bacharelado é a forma de aplicação do conhecimento de física. Na licenciatura, o profissional leciona e compartilha o seu conhecimento e no bacharelado, os físicos desenvolvem pesquisas e as aplicam para resolver problemas do cotidiano.

Se você pensa em se especializar na área da licenciatura, comemore: existem inúmeras oportunidades e vagas no mercado de trabalho de professores de física no Brasil. Já os estudantes que decidem fazer bacharelado podem trabalhar em diferentes segmentos industriais, como na indústria petrolífera, biomédica e de automóveis. Mas independente do que você escolher, dê o melhor de si para se tornar um bom profissional!

Por que estudar física?

Iniciar os estudos no segmento de física é importante para entender o que é física, e compreender essa área que é bastante ampla e repleta de nuances. Através do estudo da física é possível entender como os fenômenos naturais atuam e as características dos elementos do universo.

Quem é curioso, apaixonado pelos mistérios da natureza e gosta de cálculos pode perceber a física como a área ideal para aplicar todo o seu conhecimento. Portanto, caso você se identifique com essas características, estude a possibilidade de iniciar a graduação em física, pois essa é uma excelente área de formação.

O Brasil possui inúmeras oportunidades na área de física, tanto para ser professor quanto para ser pesquisador. A demanda para físicos é enorme em cursinhos de fisica no enem, escolas públicas, escolas particulares, universidades, instituições financeiras, departamentos de tecnologia, indústrias e laboratórios. Por isso, saiba que se você se graduar nessa área, terá um mundo de oportunidades nesse país, e emprego não irá faltar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar