Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os melhores cursos técnicos de física

De Isabella, publicado dia 04/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Profissionalizantes da área de exatas

Os cursos técnicos são uma excelente opção para quem deseja se inserir no mercado e não passar tanto tempo estudando em um curso de nível superior, que normalmente demanda 4 ou 5 anos do aluno. Isso porque os cursos técnicos são em torno de 1 ou 2 anos e os estudantes conseguem aprender diferentes matérias nesse período.

Então, você ficou interessado em iniciar um curso técnico de física? Para saber mais informações sobre esse assunto, continue acompanhando o artigo. Explicaremos tudo acerca desses cursos, que têm atraído tantas pessoas que são amantes da física e desejam adentrar no mercado de trabalho com mais facilidade.

O que o físico faz?

curso técnico de como aprender física As tarefas do físico incluem: cálculos, análises e raciocínios.

O estudante que termina o curso de licenciatura em física pode lecionar em escolas, ensinando jovens do ensino fundamental e médio. A pessoa que finaliza esse curso também pode trabalhar fazendo pesquisas em âmbito educacional.

Por conta da carência de profissionais dessa área, o mercado de trabalho possui uma grande absorção por esses estudantes. E, por isso, muitas vezes eles são contratados até mesmo antes de terminarem o curso superior de licenciatura em física.

Enquanto o profissional formado em licenciatura desempenha as funções de lecionar, as tarefas de pesquisas ficam à cargo dos bacharéis em física. Muitas vezes, as pessoas que fazem bacharelado em física acabam também se especializando no mercado acadêmico, atuando como professor universitário.

É válido salientar que no Brasil existe um grande investimento em pesquisas na área de física. Isso porque o maior foco do Estado e das indústrias é que as tecnologias avancem, e isso só é possível através de pesquisas, seja na área de física ou em qualquer outro segmento.

Quando as pesquisas de física avançam e são gerados novos conhecimentos, diversas áreas são beneficiadas, como os segmentos do ramo médico, industrial, de computação, de engenharia, entre outros.

As pessoas que fazem curso técnico em física normalmente atuam em laboratórios. As principais tarefas desempenhadas por elas são:

  • Manipulação de soluções;
  • Processos laboratoriais;
  • Análise e interpretação de informações;
  • Realização de exames laboratoriais;
  • Elaboração e confecção de laudos;
  • Coleta e preparação de material.

Essa é a área ideal para quem gosta de fazer análises e pesquisas sobre determinados materiais. Portanto, quem é curioso, gosta de fazer cálculos e resolver questões de raciocínio, iniciar o curso técnico de física é uma boa opção.

Principais cursos técnicos de física

curso técnico de fisica mecanica Existem excelentes cursos técnicos de física no mercado!

Você  pode fazer cursos técnicos de física em diferentes lugares: universidades, faculdades, instituições e centros educacionais. É preciso escolher qual oferece os melhores materiais, tem os melhores professores e atende às suas necessidades como estudante.

Diversas faculdades e institutos federais oferecem cursos de física que possuem bastante qualidade. Existem também cursos técnicos em diversas faculdades particulares.

Quais as matérias são abordadas nos cursos de física?

Existem algumas matérias que são comuns a quase todos os tipos de cursos de física. Estes são os principais assuntos abordados nos cursos de física:

  • Cálculo;
  • Introdução à física;
  • Geometria Analítica;
  • Introdução à química;
  • Fisica Mecanica;
  • Eletricidade e Magnetismo;
  • Óptica;
  • Eletromagnetismo;
  • Termodinâmica;
  • Computação aplicada à física;
  • Mecânica Quântica;
  • Física Estatística;
  • Matemática;
  • Álgebra Linear;
  • Experiência de fisica em laboratório;
  • Fisica Moderna;

Essas são as principais disciplinas abordadas no curso de física. Mas é válido salientar que a aplicação delas não é comum a todos os cursos e universidades. Por isso, é necessário pesquisar antes para confirmar quais são os assuntos cobrados no curso que você deseja se matricular.

No curso técnico laboratorial, o aluno irá aprender as seguintes funcionalidades:

  • Titulações;
  • Cromatografias;
  • Preparos de soluções;
  • Conhecimentos químicos e físicos para serem aplicados no laboratório;
  • Manuseio do material de laboratório;
  • Análise do objeto estudado.

Modelos de cursos técnicos

curso técnico de fisica no enem Existem dois principais modelos de ensino para o curso técnico de física: o método de educação à distância e o presencial.

Existem dois principais métodos de realizar um curso técnico de física. O mais popular é o curso técnico presencial e o outro é o curso técnico à distância, com videoaulas online (essa é uma boa opção para quem não possui tempo para se deslocar e prefere estudar sozinho, com o auxílio de um professor à distância).

O mais recomendado é que você escolha o método de ensino que mais se adeque ao seu estilo de vida e atenda às suas necessidades. Assim é possível que você dê o máximo de si e obtenha uma excelente base para se tornar um profissional de sucesso.

Além disso, antes de se matricular, verifique se a instituição é reconhecida pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) para ter mais segurança em relação à sua formação e saber se o seu curso possui qualidade. Veja também se o curso alinha teoria e prática, pois dessa forma é possível ter um maior aprendizado.

Curso técnico presencial

No curso técnico presencial, você precisará se deslocar todos os dias até o local de ensino. Nesse lugar, existirão professores de física (em sua maioria profissionais que possuem mestrado e em alguns casos doutorado) que te ensinarão as principais matérias da área de física, e você terá colegas de classe para trocar ideias e compartilhar conhecimento.

Esse é o método de ensino mais comum da atualidade. Pelo fato desse ser o modelo mais tradicional, muitas pessoas optam por ele.

Os cursos técnicos presenciais são oferecidos na maioria das vezes em universidades e instituições de ensino. Existem excelentes cursos no mercado que te proporcionarão uma grande assistência para que você possa se tornar um grande físico.

Curso técnico à distância

No curso técnico à distância, os alunos assistem a videoaulas online, possuem acesso a materiais digitais e podem estudar na hora que preferir. Somente as aulas de experimentos em laboratório são realizadas presencialmente, assim como as provas.

Esse é um método de ensino inovador, que propicia uma maior inclusão para as pessoas que não possuem muita disponibilidade de tempo para estudar. Além disso, o curso técnico à distância possui uma mensalidade mais acessível, quando comparado aos valores do curso técnico presencial.

Muitos cursos de física de educação à distância oferecem animações e games para estimular a interatividade e gerar mais conhecimento para o aluno. Essa dinamicidade oferecida pelos cursos proporciona maior interação e interesse por parte dos alunos.

Além disso, o modelo de educação à distância é uma boa opção porque há muito mais flexibilidade, o aluno pode estudar vinte quatro horas por dia e não existe limite de acesso, sendo possível assistir às videoaulas quantas vezes quiser.

Isso pode melhorar o desempenho do aluno, tornando-o um excelente profissional na área de física. Por isso, muitas vezes, o curso de educação à distância é a melhor opção para o estudante.

Mercado de trabalho na área de física

curso técnico de fisica no enem O mercado de trabalho na área de física possui muitas vagas, pois existem poucos profissionais graduados nessa área.

O mercado de trabalho na área de física é muito amplo. Os profissionais podem trabalhar no segmento de pesquisa e ensino, assim como criar máquinas e equipamentos para indústrias. Além disso, uma área que está bastante em alta é o mercado de econofísica, no qual os físicos fazem parametrizações acerca da economia aplicando os seus conhecimentos de física.

Por isso existem inúmeras possibilidades de atuação do físico no mercado. Sem falar que, também existem muitas vagas, principalmente na área de professor para dar aulas sobre fisica no enem, o que é fisica, formulas de fisica enem e fisica e vestibular, afinal existe uma grande demanda para poucos estudantes formados em licenciatura de física.

Os cursos técnicos de física são uma boa opção para quem deseja trabalhar em laboratório, fazendo análises na área de físico-química, preparação de soluções e adequação de material e deseja fazer um curso mais específico, que demanda menos tempo de estudo quando comparado a um curso de nível superior.

É válido salientar que o segmento de física é considerado um mercado em expansão, e por isso existem várias oportunidades nessa área. Primeiro porque há poucos físicos graduados e segundo porque as pessoas estão cada vez mais encontrado diversos meios de aplicação dos conhecimentos de física – antes não se considerava fazer análises econômicas a partir de informações geradas pela física.

As pessoas que se formam em física e possuem uma boa qualificação, dificilmente ficarão desempregadas. No Brasil, há uma grande demanda de físicos e pouca oferta, ou melhor, poucas pessoas que conseguem se graduar nessa área.

Um setor que tem crescido bastante atualmente é o de fotônica, pois essa área estuda as propriedades da luz, desenvolvendo e criando objetos de iluminação, como lasers e leads. Por isso, essa é uma boa área de especialização.

O retorno financeiro proporcionado pelos cursos de física são muito relativos: existem profissionais que ganham muito bem pelo fato de possuírem mestrado, doutorado e pós-doutorado. Normalmente esses profissionais atuam como pesquisadores e professores em universidades ou prestam serviços para indústrias, criando, desenvolvendo e mantendo equipamentos e aparelhos industriais.

Os profissionais que se formam em técnicos de laboratório podem prestar concurso público, atuar em clínicas, hospitais, laboratórios e empresas públicas ou privadas.

Portanto, se você deseja iniciar os estudos no segmento de física, saiba que essa é uma excelente área de atuação e que existem inúmeros empregos no mercado de trabalho, o que é uma grande vantagem.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar