Nós temos praticado astronomia há bastante tempo !

Antes mesmo de surgir o primeiro telescópio, diferentes civilizações antigas já conseguiam observar e prever o movimento dos objetos celestes visíveis a olho nu. Essas diferentes civilizações deixaram muitas contribuições e descobertas. 

Portanto, hoje nosso artigo vai mergulhar no espaço para descobrir os avanços da astronomia e outras ciências que investigam o espaço !

Os extraterrestres são reais ?

A vida além do planeta Terra nós fascina há muitos e muitos anos !

Imaginar outras formas de vida, vivendo em algum lugar do universo, é uma assunto que nós intriga desde as antigas civilizações.

Será que a vida além da Terra existe.
Será que estamos sozinhos no universo ?

Já vimos vida alienígena?

Há séculos o homem se mostra bastante entusiasmado em comprovar a teoria de que existe vida em outros planetas. Para a ciência, as chances de encontrarmos uma única forma de vida inteligente são mínimas, visto que a probabilidade é muito maior de encontrarmos formas de vida ainda em estágio microbial. No entanto, muitas pessoas afirmam já terem visto discos voadores.

Que evidência real temos da vida extraterrestre ?

Será que temos evidências reais da vida alienígena ?

Segundo algumas teorias da conspiração, nossos governantes estão escondendo de nós informações sobre a existência de vida em outros planetas. Há várias teorias de que no Estados Unidos abriga as ruínas de objetos voadores não identificados, mais conhecida como área 51, em Nevada. No Brasil, também existem lugares considerados áreas reservadas ao contato com Ovnis.

O que os cientistas sugerem sobre a chance de vida alienígena ?

Cientistas de todos os países têm procurado evidências que comprovem que há vida além do planeta Terra. Baseado nos achados científicos, conheça alguns lugares com condições ideias para o surgimento de outras formas de vida :

  • Marte - Segundo pesquisas científicas, há bilhões de anos, Marte tinha 19 % da sua superfície coberta por um oceano, bem semelhante com o nosso planeta. Água suficiente para cobrir toda a superfície e deixá-la úmida por um longo período de tempo, criando condições ideais para existência de vida em Marte.
  • Luas de Júpiter - Recentemente, foram encontradas evidências científicas de que existe água subterrânea nas luas de Júpiter, isto é, nas luas Europa e Ganímedes. Evidência que sugere que a vida além da Terra pode existir.
  • Enceladus - é um satélite natural do planeta Saturno. Segundo artigos científicos da Universidade do Colorado e Universidade de Cornell, esse satélite também abriga um oceano subterrâneo e possíveis fontes hidrotermais parecidas com as que podem ter gerado vida no planeta Terra. Essas evidências aprontam quem em Encendalus há ingredientes potencialmente ideais para originar vida, como água, calor e moléculas orgânicas.

Por que não encontramos alienígenas ?

Há registros de que em algum momento alguns planetas apresentaram os mesmos ingredientes da vida que o planeta Terra. Então, por que não encontramos alienígenas?

Uma das hipóteses mais provável é a de que não encontramos vida inteligente fora da Terra, porque a vida nesses planetas pode ter sido extinta antes mesmo que as formas de vida evoluíssem. Essa hipótese faz muito sentido, uma vez que acredita-se que assim que a água líquida desapareceu, junto com ela a vida se extinguiu. Para os cientistas, a melhor chance de encontrar vida fora do planeta Terra, seria investigando os planetas mais "jovens". Certamente, os cientistas estão falando de uma forma de vida ainda em estágio microbial e difícil de detectar, bem diferente ao que estamos acostumados a ver nos filmes de ficção científica.

Será que existe vida em outros planetas ?

Descubra o que mais cai em fisica no Enem com o seu professor particular !

De uma nuvem de poeira a um buraco negro, eis tudo que você precisa saber sobre Evolução Estelar

Uma estrela é uma grande e luminosa esfera mantida no espaço por ação da gravidade.

O que são estrelas e como são formadas ?

O Sol é um exemplo de estrela !

Estrelas são corpos celestes com luz própria, semelhantes a esferas gigantes, e compostas de gases que produzem reações nucleares e acabam liberando grandes quantidades de energia. Essas estruturas gasosas majoritariamente compostas por hidrogênio e hélio se formam a partir de nebulosas gasosas existentes nas galáxias.

As estrelas são formadas por nuvens de gás interestelar.
O Sol é a fonte da maior parte da energia do nosso planeta, sem ele, provavelmente, não existiria vida na Terra !

Como as estrelas são formadas ?

Quando uma estrela completa o seu desenvolvimento, essa estrela lança o material do qual é feita de volta ao espaço interestelar. As turbulências, como as causadas por sua explosão, provocam uma intensa saturação em algumas regiões da nebulosa, formando os glóbulos de gás frio. São esses glóbulos que acabam colapsando sob seu próprio peso, dando origem a uma estrela.

O nascimento de uma estrela está diretamente ligado à morte de outras estrelas, isto é, para que uma estrela possa nascer, ela precisa de combustível.

A estrela mais próxima do planeta Terra é o Sol, as outras estrelas são visíveis da Terra somente durante à noite !

Quais são os diferentes tipos de estrelas ?

As estrelas são classificadas de acordo com a sua massa e ao seu brilho. Mediante a isso, elas podem ser:

  • Estrelas de sequência principal;
  • Estrelas gigantes vermelhas;
  • Estrelas gigantes azuis;
  • Estrelas supergigantes;

Quais são os estágio da vida de uma estrela ?

Depois que nasce uma estrela, ela vai apresentar vários estágios de vida.

Resumidamente ...

O ciclo de vida de uma estrela com massa semelhante ao do sol é:

  • Nebulosa Estelar
  • Estrela de sequência principal
  • Estrela gigante vermelha
  • Nebulosa planetária
  • Anã branca

O ciclo de vida de uma estrela maciça é:

  • Nebulosa estelar
  • Estrela de sequência principal maciça
  • Estrela supergigante vermelha
  • Supernova
  • Estrela de nêutrons (ou buraco negro)

As estrelas se formam, liberam grandes quantidades de energia por bilhões de anos e, quando queimam todo o seu combustível, elas explodem em supernovas, se tornam buracos negros ou simplesmente desaparecem.

Se você quiser mais detalhes, consulte nosso artigo: Qual é o ciclo de vida de uma estrela ?

O que você conhece sobre o Sistema Solar ?

O Sistema Solar é composto por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade, em outras palavras, o Sistema Solar é tudo que está no campo gravitacional do Sol.

O nosso Sistema Solar é composto por:

  • Sol - No centro do Sistema Solar está a nossa estrela, chamada de Sol.
  • Os planetas - Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  • Outros objetos celestes - Planetas anões, como plutão, asteroides, cometas e outros objetos são mantidos juntos pela gravidade do Sol.

Além do nosso Sistema Solar, nos temos o fascinante Cinturão de Kuiper.

Veja também nosso artigo: Os corpos Celestes podem ser vistos à noite ?

Saiba como aprender física com aulas de física online !

História das grandes descobertas da astronomia e cosmologia

Todo conhecimento que temos sobre o espaço se baseiam em grandes descobertas da astrologia, astrofísica e cosmologia, além dos primeiros povos a observar o espaço.

As antigas civilizações já se preocupavam em descobrir os fenômenos da natureza.
As civilizações mais antigas já tinham conhecimento de alguns fenômenos astrológicos !

Acompanhe algumas das principais descobertas da astronomia:

Aristarco de Samos,  o primeiro a propor o modelo heliocêntrico

Aristarco de Samos foi o primeiro estudioso a propor um modelo heliocêntrico do Sistema Solar, colocando o Sol no centro do Universo.

Galileu prova o heliocentrismo em 1610

Até o século XVI, os estudiosos estavam realmente convencidos de que o universo girava em torno da Terra ( modelo geocêntrico ). E embora Aristarco e Copérnico tenham teorizado que a Terra girava em torno do Sol, foi Galileu Galileu que comprovou com seu telescópio que a Terra não era o centro do universo, mas sim o Sol. Isso literalmente mudou os rumos da ciência para sempre.

Isaac Newton publica seu livro sobre a lei da gravitacional universal em 1687

Newton, ao observar uma maçã cair de uma árvore, chegou a conclusão de que a maçã assim como outros corpos são atraídos para a Terra sem que tenham qualquer velocidade inicial. Sendo assim, para ele, a Terra deveria ter uma força de atração que obrigavam os objetos a cair em sua direção. Essa mesma força de atração é a que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra, e os planetas ao redor do Sol.

Joseph van Fraunhofer conseguiu descrever um fenômeno óptico em 1814

Joseph van Fraunhofer fez da astrofísica uma disciplina relevante ao criar o espectrômetro. Com essa invenção, ele conseguiu descrever um fenômeno óptico que seria o fundamento para a análise espectral.

A Teoria da Relatividade de Einstein de 1905

Em 1905, Einstein muda o rumo da ciência com sua teoria da relatividade geral. Essa teoria revolucionou a física ao afirmar que a existência do tempo é relativa, uma vez que o tempo se altera conforme certas variantes. Portanto, o tempo não era o mesmo para todos.

Descubra os principais marcos da astrofísica fazendo aula de física !

Qual é a diferença entre astrofísica, astronomia e cosmologia ?

Os seres humanos têm praticado astronomia há muitos milênios. As diferentes civilizações de todas as partes do mundo já se preocupavam em descobrir os fenômenos que aconteciam no "céu". Atualmente, nós estamos muito mais evoluídos nas técnicas para observação do espaço.

A astronomia preocupa-se em descobrir novos objetos astronômicos.
A astrofísica, astronomia e a cosmologia são ciências que se dedicam a estudar o espaço !

Acompanhe a diferença entre as três ciências:

Astronomia

A astronomia é considerada uma das ciências mais antigas, ela surgiu a partir da observação dos astros. Hoje, essa ciência se preocupa em estudar o Universo e os fenômenos que nele ocorrem, desde a sua origem e formação. Para descrever o que veem, os astrônomos usam técnicas de observação bastante tradicionais, como telescópios altamente sofisticados.

Astrofísica

A astrofísica é uma ciência que visa entender os mais diversos objetos astronômicos por meio das leis da física. O que significa que essa ciência usa a física para explicar os processos e a mecânica do universo, usando teorias como: fusão nuclear, mecânica quântica, termodinâmica, física de partículas, etc.

Cosmologia

A cosmologia é a ciência que estuda a origem e o desenvolvimento do Universo, desde a sua origem a sua eterna expansão. Em outras palavras, a cosmologia propõe analisar o Universo como um todo, mostrando passado, presente e o futuro.

Você também pode descobrir mais sobre esse assunto em nosso artigo sobre as Grandes descobertas no espaço !

E não se esqueça de procurar um professor de fisica para fazer aulas de fisica !

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ana

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector