O universo é gigantesco e, por isso, as ferramentas que dispomos ainda não dão conta de desvendar todo o seu mistério, nem toda a complexidade que o rege !

Imaginar outras formas de vida, com inteligência superior a nossa, vivendo em algum lugar no universo, nos fascina ao mesmo tempo que nos enche de receio. Será que um dia nosso planeta corre o risco de ser invadido por extraterrestres?

Para a ciência, as chances de encontrarmos uma única forma de vida alienígena inteligente são mínimas, e mesmo com essa ínfima possibilidade, há séculos o homem se mostra bastante entusiasmado em comprovar a teoria de que há vida em outros planetas.

Se você faz parte do time de pessoas que não acredita em vida inteligente fora da Terra, saiba que as evidências científicas podem nos provar que extraterrestres podem, sim, existir. Por isso, hoje nosso artigo oferece uma análise científica para descobrir se estamos ou não sozinhos no universo !

Já vimos vida alienígena ?

Você já viu um ET? Muitas pessoas afirmam ter visto !

Quando criança, você costumava assistir filmes sobre extraterrestres e se questionar sobre a possibilidade dos marcianos já terem cruzado o seu caminho nas ruas? Certamente, se você acredita em seres do espaço, as chances são nulas de ter perdido as principais teorias da conspiração relacionadas à alienígenas.

Entre elas, está a famosa área 51, conhece?

Segundo as principais teorias da conspirações relacionadas a alienígenas, nossos governantes estão suprimindo informações sobre a existência de vida em outros planetas.Há várias teorias de que nos Estados Unidos abriga as ruínas de objetos voadores não identificados, conhecida como Área 51, em Nevada.

Quais são as chances de ver um extraterrestre ?
Muitas pessoas afirmam já terem sido abduzidas por extraterrestres !

Pessoas em diferentes partes do mundo afirmam já terem tido algum tipo de contato imediato, desde aqueles que relatam terem visto "disco voadores", que observaram tripulantes no óvni, aos que alegam ter sido abduzidos e curados por extraterrestres. Só no Brasil, houve inúmeros casos de supostos avistamentos de óvnis ou alienígenas. Todavia, nenhum desses casos puderam ser explicados cientificamente.

O que dizem alguns teóricos ...

Escritores e cientistas modernos têm procurado em todo o mundo evidências que comprovem o contato entre humanos com extraterrestres. Um dos debates mais promissores, e controversos, gira em torno da vida alienígena na interpretação de textos e obras de artes antigas.

Há quem acredita nas evidências de contato antigo entre humano com vida além da Terra nos hieróglifos das pirâmides egípcias e nas pinturas rupestres, em Val Camônica, na Itália. Outros pesquisadores, sugerem que nossas religiões modernas nasceram a partir do contato com os extraterrestres.

Entretanto, tudo isso, não passa de mera especulações !

Que evidência real temos da vida extraterrestre ?

A existência de vida além do planeta Terra, com criaturas mais fortes e mais evoluídas intelectualmente, é uma questão que ronda nossas mentes há séculos. Contudo, a pergunta mais relevante para qualquer estudioso astrofísico, interessado em desvendar os mistérios do planeta, diz respeito à prova: Será que temos evidências reais da vida alienígena ?

Baseado em evidências científicas, conheça os lugares com condições ideias para o surgimento de outras formas de vida:

Asteroides e cometas

Certamente seu professor de física ou biologia levantou as hipóteses para a existência de vida na Terra. De acordo com uma das teorias, os cientistas acreditam que a vida no planeta azul  teve início há bilhões de anos em um lago. Segundo essa teoria, essa lagoa era formada por substâncias químicas vindas da atmosfera e um forma de energia necessária para a formação de aminoácidos (responsáveis pela produção de proteínas).

E de onde vieram os aminoácidos ?

Segundo pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão, os aminoácidos responsáveis pela vida na Terra podem ter sido formados a partir da colisão de cometas ou asteroides. O que pode ser um indício de que o mesmo pode ter acontecido na formação de outros seres em outras partes do universo.

Água em marte

O Centro Espacial Goddard, na Nasa, aponta que há bilhões de anos, Marte tinha 19 % da sua superfície coberta por um oceano. Vale mencionar que o oceano atlântico ocupa aproximadamente 17 % da Terra. Segundo a pesquisa, Marte teria água suficiente para cobrir toda a superfície, chegando a atingir profundidades superiores a 1.600 metros em algumas regiões.

Acredita-se que com esse grande volume de água, Marte tenha ficado úmido por um longo período de tempo, assim criando condições ideias para existência de vida no planeta. Para o autor da pesquisa, Michael Mumma, provavelmente, essa evidência já sugere que o planeta possa ter sido habitável.

Será que tem vida em Marte ?
Em setembro de 2016, a Nasa anunciou que encontrou evidências de que tem água líquida em Marte !

Mais evidências de que há vida no planeta vermelho...

Segundo dados da Universidade de Colorado Boulder,  EUA, há evidências de que existiu um lago em Marte há 3,6 bilhões de anos. Esse talvez tenha sido um dos últimos locais com água na superfície do planeta vermelho. Estudos feitos com mapeamento digital e a análise mineralógica do cloreto de sal presente no planeta apontam que o lago durou uns 200 milhões de anos a mais do que acreditavam os cientistas. Com base na grande extensão e espessura do sal, a equipe de pesquisadores pressupõe que o lago tenha aproximadamente 8 % da salinidade dos oceanos do planeta Terra. Outra forte evidência de que o planeta vermelho pode ter sido habitável durante uma boa parte de sua existência.

Água nas luas de Júpiter

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, e o quinto planeta mais próximo do sol. Ele possui mais 67 satélites naturais, dos quais se destacam os quatros maiores descobertos por Galileu Galilei. Três deles, Europa, Ganímedes e Calisto, chamam a atenção dos astrofísicos, acredita-se que eles podem ter vastos oceanos sob suas geladas superfícies.

No entanto, a maior evidência da presença de água nas luas de Júpiter foi encontrada no satélite natural Europa. Segundo dados da agência espacial, Europa pode ter tido ou ainda tem um oceano subterrâneo. Também foi encontrada água subterrânea na lua Ganímedes. São evidências científicas de que a vida além da Terra pode existir.

A água líquida é o principal requisito para ter vida na Terra !

Enceladus

Enceladus é um satélite natural do planeta Saturno. Segundo artigos científicos da Universidade do Colorado e Universidade Cornell, ambas nos EUA, esse satélite também abriga um oceano abaixo de sua camada grossa de gelo. Nos artigos científicos, há relatos de possíveis fontes hidrotermais, bem parecidas com as que podem ter gerado vida na Terra. Observações recentes confirmam essa hipótese. Para os cientistas, em Enceladus há ingredientes potencialmente ideais para originar vida, como água, calor e moléculas orgânicas.

Sinta-se à vontade para procurar um professor de física para iniciantes, descubra como estudar fisica de maneira eficiente com um de nossos superprofessores !

O que os cientistas sugerem sobre a chance de vida alienígena ?

A principal evidência de que não estamos sozinhos no universo é a lógica, em um universo imenso com inúmeros planetas, as chances de haver vida além da Terra, embora reduzido, se sustenta em evidências.

Há registros de que em algum momento alguns planetas apresentaram os mesmos ingredientes da vida que o planeta Terra !

Na década de 1950, o físico Enrico Fermi chegou a manifestar sua insatisfação com a falta de contato com os extraterrestres, tal frustração ficou conhecida como Paradoxo de Fermi. Segundo ele, em um universo com tantas estrelas e planetas parecidos com o nosso planeta Terra, por que não encontramos sinais de civilizações extraterrestres?

Ao longo dos anos, diversos cientistas tentaram encontrar respostas para essa pergunta. Para Aditya Chopra e Charles Lineweaver, astrônomos da Universidade Nacional da Austrália, uma hipótese possível seria a de que nunca encontramos vida inteligente fora da Terra, pois a vida nesses planetas foi extinta antes mesmo que evoluísse a esse ponto.

Provas de que há vida alienígena.
Para alguns cientistas a maior parte da vida existente no Universo é microbial e quase impossível de detectar !

Essa hipótese faz bastante sentindo, uma vez que acredita-se que a maioria dos planetas rochosos e com água chegaram um dia a ter condições necessárias para abrigar vida. Segundo alguns cientistas, muitos perderam essa capacidade durante o seu primeiro bilhão de anos. Marte se tornou frio ao longo dos anos, e Vênus, muito quente. Assim, a água líquida desapareceu, e junto com ela a vida se extinguiu.

A melhor chance de encontrar vida fora do planeta Terra seria investigando os planetas mais "jovens", com menos de um bilhão de anos de existência. Obviamente, estamos falando de uma forma de vida microbial e difícil de detectar, bem diferente do que estamos acostumados a assistir nos filmes de ficção científica.

Por que encontrar vida extraterrestre é tão complicado?

As condições para o surgimento de vida é um processo complexo e, muitas vezes, incomum. Mesmo que não tenhamos a completa certeza de como a primeira forma de vida se originou, nós temos um modelo que sugere que planetas rochosos e úmidos oferecem as condições ideais para o surgimento de vida.

Se há vida na Terra, por que não poderia existir vida em outros planetas?
Quais são as evidências que comprovam que existe vida em outras planetas ?

Se os cientistas encontraram diferentes exoplanetas com suspeitas de que poderiam ser capazes de sustentar alguma forma de vida, qual é a explicação para não encontrarmos extraterrestres ?

Uma das respostas mais prováveis é que, devido a idade do universo e seu tamanho, existe poucas chances de que quaisquer forma de vida possam  estar na mesma trajetória de evolução que a da Terra. A vida extraterrestre pode ser apenas pequenos seres microscópios. E na menor das hipóteses, os alienígenas podem ser tecnologicamente desenvolvidos, possuindo máquinas que não poderíamos entender.

Gostou desse artigo ?

Fique à vontade para conhecer outros em nossa plataforma, descubra também os assuntos de física que caem no enem e saiba como aprender fisica para vestibulares !

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

4,67/5 - 3 nota(s)
Loading...

Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.