Considerar que civilizações antigas poderiam prever a existência de planetas e estrelas antes mesmo de vê-las é incrível !

A história da ciência astronômica é fascinante, imaginar que há mais de dois mil anos as civilizações antigas já usavam técnicas e cálculos para monitorar o"céu", prevendo órbitas dos astros e eclipses é incrível.

Todo o conhecimento que temos sobre gravidade, Sistema Solar, estrelas, etc se baseiam em grandes descobertas da cosmologia, astrologia e astrofísica.

Descubra no artigo de hoje tudo que você precisar saber sobre astronomia !

Aristarco de Samos, o primeiro a propor a o modelo heliocêntrico

Aristarco de Samos foi o primeiro estudioso a propor o modelo heliocêntrico do Sistema Solar, colocando o Sol no centro do universo. Na época de Samos, a crença dos estudiosos seguia o pensamento geocêntrico, ou seja, de que o universo girava em torno da Terra.

O modelo heliocêntrico é centrado no sol.
O pensamento geocêntrico fez com que outros pensadores da época seguissem na direção errada por séculos !

No passado, os astrônomos viam os planetas e o sol no "céu", e acreditavam que a Terra poderia ser o centro do universo !

Tycho Brahe observa uma supernova em 1572

Brahe é um astrônomo europeu que marcou a ruptura na história da astronomia em uma época em que ainda prevalecia o respeito pela tradição. Tycho priorizava a observação, sempre com  a preocupação de validar suas hipóteses, e foi dessa forma que se empenhou em cuidar da fabricação e desenvolvimento de seus instrumentos de pesquisas, o que lhe permitiu coletar uma quantidade considerável de dados. Embora fossem a olho nu e com instrumentos rústicos, já eram muito mais avançados do que de seus antecessores. Suas observações da supernova em 1572 o levaram a questionar a imutabilidade do mundo supra-lunar. Na época, ele a chamou de "stella nova", uma nova estrela. Graças as invenções, Brahe esteve entre os cientistas que observou que os objetos "do céu podiam mudar".

Aproveite para aprender mais sobre os astros com aulas de física no curso de física !

O primeiro Telescópio Refrator em 1608

Em 1608, a Europa conheceu a primeira combinação de lentes em um instrumento "tipo telescópio" feito na Holanda pelo fabricante de lentes holandês Hans Lippershey. Todavia, ele não soube explorar todo o potencial que o instrumento poderia realizar. Logo no ano seguinte, Galileu Galilei, com a descoberta do telescópio, utilizou desse conhecimento para construir suas próprias lentes. E foi assim que foi criado o primeiro telescópio refratário, composto por duas lentes na extremidade de um tubo de couro.

Provavelmente, você ouviu falar das grandes descobertas de Galileu Galilei com seu professor de física !

As descobertas de Galileu mudam a maneira como vemos o mundo em 1610

Galileu Galilei se tornou um grande físico, astrônomo e matemático. Inclusive, contribuiu bastante para uma grande revolução na ciência que ocorreram nas primeiras décadas do século XVII. Mas o auge da vida de Galilei ocorreu com a descoberta do telescópio em 1608. Na verdade, um tipo de telescópio chamado perspicilium chegou até as mãos de Galilei, que o aperfeiçoou, tornando-o mais potente que o modelo original (inventando pelo fabricante de lentes holandês). Galileu resolveu usar o seu telescópio modificado para estudar o "céu" e, por isso, conseguiu perceber que vários aspectos do universo não eram como outros pensadores e filósofos afirmavam. Por exemplo, em suas observações, Galileu Galileu percebeu que a Terra não era o centro do cosmo, mas sim o Sol. Ideia já defendida por Aristarco e Copérnico, mas que só Galileu conseguiu provar em 1610.

As descobertas de Galileu mudou a maneira de como vemos o mundo.
Graças ao telescópio de Galileu, hoje temos a certeza de que os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol.

A constatação de Galileu apoiou as observações de Copérnico e Aristarco, ambos contrários a ideia do heliocentrismo !

Isaac Newton publica seu livro sobre a lei da gravitação universal em 1687

Isaac Newton, grande cientista, físico, matemático, alquimista, astrônomo, filósofo e teólogo inglês foi um dos maiores cientistas da história. Newton deixou contribuições bastante relevantes, especialmente, no campo da física e da matemática. A "Lei da gravitação universal" foi um trabalho que explicou as forças que atuam entre todos os objetos celestes, ao mesmo tempo que propunha leis gerais do movimentos. Newton descobriu os fenômenos óticos, como cor dos corpos, natureza e decomposição da luz. Ao formular a Lei da gravitação universal, Newton explicava o movimento de todos os corpos celestes no espaço conhecido em sua época. Além disso, Newton demostrou que é a mesma lei que faz com que os corpos celestes caem todo dia na Terra. Suas ideias serviram de base da física até Einstein, no início do século XX.

Até hoje, as teorias de Newton tornaram-se um modelo de metodologia de investigação para ciências !

Willian Herschel, o descobridor do planeta Urano

Willian tornou-se o maior observador astronômico da História da Humanidade !

Em 1781, William Herschel descobre Urano, ampliando nosso conhecimento do Sistema Solar. Graças a sua descoberta, ele conseguiu uma posição relevante como astrônomo real da corte de Rei George III da Inglaterra. Após inúmeras observações à noite, Herschel percebeu que o suposto "cometa" não desenvolvia a calda e que sua órbita não correspondia a um cometa, mas, sim, a de um planeta. Em 1973, chegou a conclusão de que realmente tinha encontrado um planeta do Sistema Solar: o planeta Urano.

Urano havia sido confundido como uma estrela, mas após ser observado muitas vezes chegou-se a conclusão de que era um planeta !

Joseph van Fraunhofer observa o fenômeno  que leva à análise espectral em 1814

No século XIX, as invenções eram abundantes, e uma das descobertas mais relevantes foi o espectrômetro de Fraunhofer. Em 10 de março de 1814,  Joseph von Fraunhofer conseguiu descrever um fenômeno óptico que seria o fundamento para a análise espectral. Em outras palavras, a espectroscopia estelar analisa a luz pelas estrelas com a finalidade de usar essa evidência para inferir a composição da superfície de um objeto bem distante.

Aproveite suas aulas de fisica para colocar em dia os assuntos de fisica que caem no Enem !

O maior telescópio de todos os tempos descobre a galáxia Whirlpool em 1845

Os instrumentos para observar as estruturas galáticas avançaram bastante ao longo tempo, o conhecimento das distâncias ficou ainda mais fácil com a construção do mega telescópio de Wiilliam Parsons, a maior estrutura criada até hoje. Contudo, o que ficou conhecido como galáxia de Whirlpool foi descoberto em outubro de 1773 por Charles Messier enquanto procurava objetos semelhantes a cometas (muito comum entre os caçadores de cometas). Apenas em 1845, William Parson utilizou um telescópio refletor de 72 polegadas, evidenciando que Whirlpool possuía uma estrutura espiral, a primeira "nebulosa" conhecida por ter uma. Portanto, Parson foi a primeira pessoa a identificar sua estrutura em espiral, mas simplesmente não sabia que se tratava de uma galáxia.

Descoberta de Netuno em 1846

Netuno foi descoberto em 1846, resultado de estudos efetuados sobre o planeta Urano, planeta localizado antes de Netuno em relação ao Sol.

Netuno desperta bastante curiosidade em relação a sua constituição.
Netuno: Um gigante gasoso de coloração azulada !

Enquanto os pesquisadores analisavam o planeta Urano, perceberam que o planeta não seguia o caminho orbital previsto pelos astrônomos. A pesquisa levou a desconfiança de que algum objeto poderia estar afetando a órbita de Urano, com isso, passaram a investigar o fenômeno. E foi através dessas observações que descobriram Netuno. Antes do século XX, apenas a maior lua de Netuno, denominada de Tritão, havia sido descoberta, todas as outras foram reconhecidas bem depois.

O objeto ocasionando no espaço uma atração gravitacional em Urano fez com que fosse descoberto o planete Netuno!

Konstantin Tsiolkovsky teoriza a possibilidade de voo espacial em 1895

Konstantim Eduardovitch Tsiolkovski foi um cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes e da cosmonáutica. Foi um dos principais representantes do movimento filosófico russo conhecido como Cosmismo, e grande parte de sua vida, residiu em uma cabana de troncos. Esse excêntrico russo, tornou possível a realização de voos espaciais em pleno século XXI. Através de cálculos e equações sobre a velocidade necessária para uma viagem espacial, Tsiolkovsy nos mostrou que com apenas um foguete era possível viajar para o espaço.

Saiba tudo sobre física fazendo aulas com um professor particular !

A teoria da relatividade de Einstein em 1905

Albert Einstein é um gênio, e mudou os rumos da ciência !                                                                                                            

A Teoria da Relatividade de Einstein revolucionou a física ao afirmar que a existência do tempo é relativa, já que o tempo se altera conforme certas variantes. Sua teoria da relatividade engloba um conjunto de teorias científicas que explica que o tempo não é o mesmo para todos, ele varia de acordo com a velocidade, gravidade e o espaço. Einstein conduziu o mundo um passo a frente com seu famoso E= MC², que nos permitiu entender melhor a gravidade.

O que mais cai em fisica no Enem ? Descubra fazendo aula de física online !

Edwin Hubble prova que outras galáxias existem em 1932

Edwin Hubble foi um dos grandes astrônomos, ele foi o primeiro a compreender e a comprovar que o Universo em que vivemos é um universo de galáxias. Em 1932, ele determinou que o acreditávamos ser nebulosas eram na verdade galáxias.

Descoberta de que estrelas são principalmente feitas de hidrogênio - 1925

Antes de 1925 ninguém sabia de que as estrelas eram feitas. Em 1925, Cecilia Payne através da espectroscopia mostrou que as estrelas eram compostas, principalmente, por hidrogênio. A descoberta ajudou a entender a formação estelar e a composição química de muitos objetos.

A descoberta do Big Bang em 1927

O Big bang é um modelo cosmológico usado pelos cientistas para explicar a origem e evolução do universo. Segundo a Teoria do Big Bang, o universo teria surgido de uma grande explosão cósmica que criou o espaço e o tempo.

A primeira pessoa a pisar na Lua em 1969

Quando Neil Armstrong andou pela primeira vez na Lua em 1969, provou uma nova era na investigação espacial. A imagem é realmente incrível, e até hoje uma das mais surpreendentes.

A primeira aterrissagem em Marte em 1971

Durante a Guerra Fria, a corrida espacial se tornou o grande símbolo da competição entre os EUA e a União Soviética. A Rússia foi o primeiro a pousar na superfície de Marte, mas apresentou algumas falhas.

Os EUA e a Rússia competiram durante a Guerra Fria para saber quem aterrissaria em Marte primeiro.
A Guerra Fria acabou impulsionando a vontade dos países de explorar o planeta Marte!

Em 1973, a Rússia pousou novamente e desta vez conseguiu se comunicar com a Terra.

Prova da existência de um buraco negro em 1972

Em 1972, Charles Thomas Bolton conseguiu comprovar a existência de um buraco negro, acabando com as especulações.

Primeira imagem de um buraco negro em 2019

A primeira fotografia do buraco negro foi também uma das notícias que movimentou o mundo científico, ela foi tirada em 2019. Lembrando que a gravidade de um buraco negro é forte o suficiente para atrair luz, então tirar essa fotografia não foi tarefa fácil.

Gostou do nosso artigo?

Aproveite para ler outros artigos sobre física, astronomia, matemática, biologia, química ...

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.