Sabemos bem pouco sobre o universo !

Não é de hoje que o espaço é um grande mistério para os cientistas. Realmente, há mais perguntas do que respostas quando se trata dos fenômenos envolvidos no universo: como as forças gravitacionais funcionam ? o que é exatamente o buraco negro? O que causou o Big Bang ? Como se formam as estrelas ? As viagens intergalácticas serão realidade em um futuro bem próximo ?

Todas as perguntas acima necessitam de técnicas avançadas de pesquisa e, muitas vezes, nem mesmo as maiores mentes da ciência teriam todas as respostas para nos dar. Acompanhe nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre astronomia, cosmologia e astrofísica, as três ciências responsáveis pela investigação do espaço !

O que é astronomia ?

Ainda há muito a saber sobre o Universo !

A astronomia é  considerada a mais antiga das ciências, ela surgiu a partir da observação dos astros. Atualmente, essa ciência estuda o Universo e os fenômenos que nele ocorrem, desde a sua origem e formação.

Hoje a astronomia esta dividida em vários ramos.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, a astronomia passou a elevar a qualidade de suas pesquisas !

Como surgiu essa ciência ?

A astronomia surgiu a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano. Grande parte do conhecimento que temos hoje sobre astronomia foi baseado na observação dos astros e fenômenos visíveis a olho nu, como o sol, a lua, as fases da lua e a noite, etc. No passado, esses astros e os fenômenos originados por eles eram confundidos com deuses.

As civilizações mais antigas já tinham conhecimento de alguns fenômenos astrológicos !

Os Chineses, babilônicos, egípcios e os gregos já observavam o "céu" para determinar a contagem do tempo, utilizando o sol e a lua para elaborar calendários, definir os melhor período para o plantio e a colheira, assim como para se localizar no espaço. Os gregos antigos eram excelentes nessa ciência diversos filósofos realizaram pesquisas, chegando a formular teorias sobre o universo, algumas dessas teorias foram contestadas, outras são aceitas até hoje como, por exemplo, a teoria Heliocêntrica de Aritarco de Samos, no século III AC; A teoria da esfericidade da Terra, de Pitágoras; e a explicação sobre as fases da lua e os eclipses solar e lunar de Aristóteles.

Com o passar do tempo a astronomia foi se fortalecendo como ciência e se afastando do senso comum e das religiões !

Outros ramos da astrologia

Nos últimos anos, o desenvolvimento científico e tecnológico tornaram a astrologia mais informatizada, hoje os telescópios são capazes de fotografar com precisão milhares de estrelas, enviar sondas exploradora para vasculhar outros planetas e produzir uma série de informações relevantes para contribuir na qualidade da pesquisa astronômica. A astronomia foi a fonte de conhecimento para o surgimento dos demais saberes:

  • Cosmologia;
  • Astrofísica;
  • Astrobiologia;
  • Planetologia, etc;

Atualmente, a astronomia é um ciência bastante consolidada no mundo !

Aproveite para fazer aulas de fisica com um professor particular !

O que é astrofísica ?

A astrofísica é uma ciência que visa entender os mais diversos objetos astronômicos por meio das leis da física. Essa ciência se desenvolveu a partir do século XVIII, quando os instrumentos passaram a ser muito mais específicos para a realização de suas observações. Entre as ferramentas utilizadas por essa ciência estão os telescópios, radiotelescópios, lunetas, telescópios espaciais, etc.

Usando a física para entender o espaço

Enquanto a astronomia existe desde as civilizações antigas, a astrofísica surgiu bastante tempo depois, tentando usar as leis da física para descrever e explicar os objetos tão diversos no universo. O primeiro a trazer a física para a astronomia foi o astrônomo alemão Johannes Kepler, com suas leis de Kepler para o movimento planetário. Sua lei de Kepler tentava explicar o universo por meio de teorias da física.

Até hoje, Kepler é considerado o primeiro astrofísico !

A astrofísica usa a física para entender o espaço.
A astrofísica usa as leis da física para descrever e explicar o Universo !

Entre os conceitos da física envolvidas nessa ciência, estão: a relativa, física quântica, termodinâmica, física atômica e molecular, entre outras coisas.

Quais são objetivos da astrofísica?

Entre os objetivos da astrofísica estão:

Quais são as linhas de pesquisa da Astrofísica ?

As linhas de pesquisa da Astrofísica são inúmeras:

  • Astrofísica de altas energias -  estuda os raios-X e raios gama emitidos pelos corpos celestes;
  • Astrofísica óptica e infravermelho - é o ramo que observa as radiações eletromagnéticas emitidas por estrelas e galáxias na região do infravermelho e do visível do espectro eletromagnético.
  • Física do meio interplanetário - é o campo que investiga os efeitos da atividade solar desde as proximidades do Sol até a órbita de Júpiter.
  • Radiofísica - é responsável por desenvolver pesquisas astronômicas a partir de dados colhidos por meio de radiotelescópios;
  • Ondas gravitacionais - é o campo que analisa as ondas geradas no espaço-tempo por meio da colisão de corpos celestes muito massivos.

A astrofísica emprega princípios tanto da  física como da química no estudo de objetos astronômicos com a finalidade de descobrir fenômenos diversos envolvendo as estrelas, planetas, buracos negros, etc.

Descubra tudo sobre física com aula de física online !

O que é cosmologia ?

O que conhecemos como Cosmologia é um outro ramo da astronomia. Diferente da astrofísica, ele não analisa o universo apenas por meio da física, mas propõe analisá-la como um todo. Na Cosmologia visa-se mostrar o passado, o presente e o futuro do Universo.

A cosmologia na história

Acredita-se que a Cosmologia teve início na antiguidade com uma ligação entre símbolos rupestres e interpretação religiosa. Os primeiros homens que habitam as cavernas já tentavam dar sentido a alguns corpos celestes, como o Sol e Lua. A civilização egípcia acreditava que a Terra era plana, enquanto os gregos perceberam que cada corpo celeste poderia ter um movimentos regido por leis naturais.

Os saberes que temos hoje sobre o universo é resultado dos notáveis avanços no conhecimento que foram surgindo ao longo do tempo. Entre as grandes descobertas estão: a Via Láctea em forma de disco, em 1700, e a posição do nosso Sistema Solar na Via Láctea , em 1918, por Lloyd Shapley.

Sinta-se à vontade para fazer um curso de física online !

Propostas de um modelo cosmológico do Universo

Durante a história da Cosmologia, muitos cientistas pensavam em como solucionar a questão da expansão do Universo. Em 1917, Willem de Sitter desenvolveu um modelo não estático do Universo, considerado o marco da Cosmologia. No entanto, os astrônomos Arthur Eddington, Georges Lemaîter e Alexander Friedmann estiveram trabalhando em outros modelos que mostrassem que o Universo estava expandindo, entre 1922 a 1927. Somente em 1929 Edwin Hubble conseguiu apresentar um trabalho mostrando que as galáxias do Universo estavam, de fato, se distanciando aos poucos de nós.

Alguns cientistas acreditam que o Universo é estático.
A expansão do universo ainda é uma questão amplamente estudada e debatida pelos cientistas !

Modelos cosmológicos

Modelo cosmológico padrão - De acordo com o modelo cosmológico padrão, o Universo tem uma estimativa de aproximadamente 13, 7 bilhões de anos de idade. Sua composição é de 4 % de matéria comum em forma de gás, poeira, estrelas e outros corpos celestes, 22% de matéria escura e 74 %  de energia escura. Para esse modelo, o Universo está em expansão acelerada, de forma homogênea, ou seja, nenhuma posição no espaço é diferente dos outros espaços e isotópica, isto é, suas características são as mesmas em qualquer direção.

Modelo cosmológico alterativo - Segundo esse modelo o Universo não estaria em expansão e a energia escura poderia ter vários tipos de constituintes. A constante cosmológica é um valor matemático, proposto inicialmente por Albert Einstein para compreensão de um universo estacionário.

Atualmente, a Cosmologia tem voltado seus estudos em testar hipóteses sobre a origem, desenvolvimento e futuro do universo. Nesse sentido, o Big Bang é uma de suas principais preocupações, assim como a possível expansão do Universo.

Será que existe vida em outros planetas ?

Quais são as principais diferenças entre astronomia, astrofísica e cosmologia ?

Astronomia, astrofísica e cosmologia são ciências relacionadas que se dedicam a estudar o espaço. A astronomia é uma ciência que estuda os objetos que estão no Universo, verificando as posições, movimentos, luminosidade, características dos astros, etc.

A astrofísica é a ciência que estuda o universo utilizando conceitos da física.
Astronomia, astrofísica e cosmologia são as principais ciências que se dedicam a estudar o espaço.

A astrofísica é a ciência que busca explicar a origem, evolução e as características das galáxias, planetas, buracos negros, estrelas, nebulosas e outros objetos no universo, assim como os processos que ocorrem neles, sob a ótica da física. A cosmologia estuda a origem e o desenvolvimento do Universo, desde sua origem até sua eterna expansão.

E qual a diferença entre essas ciências?

Astrônomos e astrofísicos estudam praticamente as mesmas coisas, a diferença é que os astrofísicos buscam compreender o Universo sob a ótica das leis da física. Enquanto os cosmólogos estudam o universo como um todo, desde quando ele se formou, suas grandes estruturas e como acontece sua evolução. Todavia, muito do que as teorias pretender responder, são dúvidas fundamentais da cosmologia e, portanto, cada uma dessas ciências corrobora com as pesquisas do outro.

Gostou desse artigo ?

Fique à vontade para acompanhar outros artigos de nossa plataforma Superprof !

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.