Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Principais matérias de exatas para o vestibular

De Isabella, publicado dia 31/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > O que mais cai na prova de física do ENEM ?

Sabemos que o período pré-vestibular não é fácil. Juntamente com uma grande quantidade de matérias para estudar, existe a ansiedade, o nervosismo e a vontade de conseguir realizar um dos maiores sonhos profissionais de todo estudante: a aprovação no vestibular. Quando ocorre a chamada de classificação, os alunos aprovados se emocionam, olham para trás e percebem que todo o esforço valeu a pena.

Mas, o percurso para chegar até a aprovação exige muito foco e determinação por parte do estudante. Ele precisa criar bons planos de estudos, determinar objetivos e não deixar que nada atrapalhe o seu foco. Nesse momento, o estudante deve pensar que nada mais importa, a não ser a aprovação no vestibular.

Para ajudar todos os vestibulandos que estão focados, mas ainda possuem dúvidas em relação às matérias de fisica no enem, separamos os principais assuntos que podem ser cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio e também falamos tudo sobre fisica! Para saber tudo isso, continue acompanhando o artigo!

Tudo que você queria saber sobre física no Exame Nacional

preparação para a prova de fisica no enem É fundamental que o aluno foque nas principais matérias cobradas no Enem para conseguir uma boa pontuação. Além disso, o vestibulando precisa resolver uma grande quantidade de exercícios e deixar o nervosismo de lado!

Se analisarmos as provas do Enem aplicadas desde o ano de 2019, percebemos que há assuntos que sempre são cobrados nesse vestibular. Os temas mais recorrentes de física são: energia, eletricidade, termofísica e fisica mecanica. O aluno deve focar principalmente em eletricidade, energia e mecânica para obter uma excelente nota. Temas relacionados com energia térmica, leis de Newton, eletricidade, transformações de energia e circuitos elétricos são os mais cobrados em prova.

Já que os temas mais recorrentes são poucos, o aluno deve aprofundar os seus estudos neles a fim de obter uma boa pontuação. Para conseguir a aprovação, é fundamental também que o estudante esteja antenado com as notícias mais atuais e fique atento às situações do cotidiano. Isso porque o Exame Nacional do Ensino Médio costuma cobrar conteúdos que tenham relação com os acontecimentos do dia a dia.

É preciso também que o aluno tenha muita atenção com os enunciados e consiga analisar tabelas, gráficos e figuras, pois esses costumam cair muito no Enem. Essa análise é muito importante, pois nesses gráficos e tabelas podem haver informações muito importantes e cruciais para a resolução das questões do vestibular.

Matérias como óptica e fenômenos ondulatórios também costumam ser cobrados nesse vestibular, por mais que seja em menor porcentagem. Normalmente, as questões cobradas sobre esse assunto envolvem contas de energia elétrica, potência dos aparelhos (domésticos ou industriais), consumo de energia, propagação de ondas eletromagnéticas, energia térmica e hidrostática.

Existem diferentes formas que esses conteúdos podem ser cobrados, e por isso o vestibulando deve estar preparado para tudo. E lembre-se: ao estudar uma matéria, tente sempre relacioná-la com os acontecimentos do cotidiano, se possível. Assim é possível ir com uma boa bagagem para fazer a prova de fisica no enem.

Fisica no vestibular: se preparar para o dia da prova !

dia da prova de fisica no enem Nos dias que antecedem o dia da prova, o vestibulando precisa relaxar e descansar. Nesse momento, o foco deve ser manter a tranquilidade e a concentração no vestibular!

Quando pensamos no dia da prova do vestibular, sentimos uma sensação de nervosismo e ansiedade, não é mesmo? Para que o aluno consiga relaxar, existem algumas dicas básicas que podem ajudá-lo. Primeiro é necessário que o candidato realize todo o seu processo de preparação com antecedência, estudando todas as matérias e lendo todas as informações que constam no edital do enem.

No dia do Enem, não há mais nada que precise ser feito, e por isso esse é o momento de relaxar. Nos dias que antecedem o vestibular, o estudante deve realizar estas atividades listadas a seguir:

  • Descansar a mente;
  • Ficar mais recluso ou conversar com familiares e amigos mais próximos (essa decisão dependerá somente no candidato);
  • Respeitar o horário de todas as refeições;
  • Se alimentar somente com comidas saudáveis;
  • Dormir cedo;
  • Fazer a simulação do trajeto da sua casa até o local de prova.

Nesse momento, é importante que o aluno fique distante de que qualquer atividade que possa causá-lo estresse ou ansiedade. Além disso, o vestibulando precisa ficar próximo de pessoas que sejam positivas e aumente o seu astral. Isso porque o candidato precisa ter bastante energia e animação para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

A maioria dos casos de branco em provas ocorre por conta do nervosismo do aluno, e por isso ele precisa estar relaxado para conseguir resolver as questões do Enem. Então faça exercícios físicos, realize atividades que promovam bem-estar, mantenha uma alimentação saudável (sem pular as refeições) e tenha uma rotina tranquila, longe de estresse e programas muito cansativos. Deixe para curtir as festas depois da aprovação do vestibular!

Revisão para Enem: os principais tópicos de exatas

revisão sobre fisica no enem Quando o assunto é exatas no Enem, o aluno deve ficar preparado para relacionar as teorias vistas em sala de aula com os acontecimentos do dia a dia. Além disso, o candidato precisa saber de forma decorada todas as fórmulas e ler muito sobre o meio ambiente.

A respeito de biologia no Enem, os assuntos mais cobrados no vestibular são ecologia, educação ambiental, citologia e imunologia. Esses assuntos são abordados relacionando-os com contextos que envolvem agricultura, economia e saúde. Além disso, essas questões costumam vir acompanhadas de imagens e gráficos que precisam ser analisados para que o aluno consiga resolver a questão.

Para fazer uma boa prova de biologia, os vestibulando precisam se atualizar acerca dos últimos acontecimentos e analisar as notícias do dia a dia. Além disso, o candidato precisa relacionar todas essas notícias com os conhecimentos sobre biologia adquiridos em sala de aula, ou seja, com os conteúdos biológicos. Uma boa opção para tornar o processo de aprendizado mais consistente, é o desenvolvimento de mapas mentais sobre os conteúdos de biologia.

Em relação aos conhecimentos de química, matérias como físico-química, química orgânica e química geral costumam ser muito cobradas no Enem. O ideal é que o aluno tenha um foco maior nas matérias de ligações químicas, estruturas atômicas, separação de misturas, estequiometria, reações químicas, eletroquímica, termoquímica, radioatividade, equilíbrio químico, funções químicas e isomeria espacial e plana.

As questões do Enem costumam ser cobradas relacionando esse assunto com o meio-ambiente e suas consequências. Por isso é importante que o aluno fique atento a todas as notícias que podem aparecer nos noticiários a respeito do meio ambiente e tudo o que o envolve.

Física pro ENEM, quais os pontos mais importantes?

pontos mais importantes de fisica no enem Há algumas matérias de física que sempre são cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio. O vestibulando precisa ficar atento para estudá-las com profundidade!

Fisica mecanica

De forma simplificada, a fisica mecanica estuda os tipos de movimento fisica. Por isso essa área de estudo é muito extensa e muito cobrada no vestibular. Alguns acontecimentos do cotidiano podem ser explicados a partir dos estudos sobre mecânica, como:

  • Trajeto das partículas;
  • Corpos em queda livre;
  • Funcionamento das máquinas;
  • Escoamento dos fluídos;
  • Lançamento de projéteis e trajetória dos foguetes.

Além disso, a fisica mecanica é subdividida em duas: cinemática e dinâmica. A cinemática pesquisa sobre os movimentos dos corpos sem levar em conta as suas causas. Já a dinâmica pesquisa sobre os movimentos dos corpos levando em conta as suas causas, fazendo experiência de fisica.

Trabalho e energia

A energia é primordial para que consigamos nos manter vivos, e por isso precisamos extrair a energia dos alimentos para ficar de pé. Isso também ocorre com diferentes corpos, e é sobre isso que a área de energia da física estuda. Por conta da importância da energia para a humanidade, o homem sempre foi em busca de procurar formas de gerá-la. A partir disso descobriu-se que as quedas d’água geram energia, assim como a queima de combustíveis.

Já o trabalho consiste na aplicação de uma força necessária para colocar um corpo em movimento. Isso gera uma transformação de energia, de forma simultânea. Quando existe a aplicação de uma força e o deslocamento de um corpo, pode-se afirmar que houve a realização de trabalho.

Termologia

A termologia é a área da física que estuda o calor e os seus efeitos gerados na matéria. Por conta disso, esse ramo da física estuda as manifestações de calor, o resfriamento, o aquecimento e as mudanças de estado físico (que ocorre quando o corpo perde ou recebe calor).

A respeito desse assunto, costumam ser cobradas questões no Exame Nacional do Ensino Médio ligadas a escalas termométricas, como a escala Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Além disso, são abordados assuntos sobre o calor latente, o calor sensível e a dilatação superficial, linear e volumétrica. Para conhecer mais sobre esse assunto, o aluno pode realizar experimentos de fisica ensino medio ou utilizar instrumentos de fisica interativa.

Sabendo de todos os assuntos listados nesta matéria, o aluno conseguirá resolver a maior parte das questões da área de exatas do Enem e poderá obter a aprovação no vestibular. Depois é só comemorar a conquista desse sonho!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar