Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Assuntos mais importantes da área de exatas no Exame Nacional do Ensino Médio

De Isabella, publicado dia 07/11/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Revisão de física para Enem: os principais tópicos

Existem alguns pontos muito importantes que sempre são cobrados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, principalmente na área de exatas. Quando o assunto é fisica e vestibular, por exemplo, é perceptível que assuntos como ondulatória, termodinâmica, fisica mecanica e óptica são muito abordados na prova do vestibular.

Devido a estudos e análises estatísticas, foi percebido que assuntos muito parecidos são cobrados todos os anos no Enem. Por isso, é fundamental que o candidato foque em estudar esses assuntos com o intuito de obter uma boa pontuação na prova. Para isso, é necessário fazer exercicios de fisica ensino medio e ler bons materiais de estudos.

Para ajudar todos os alunos que se encontram no período pré-Enem, nesta matéria listamos os principais métodos de estudos de como aprender fisica e falamos sobre o que a fisica estuda. Aproveite e saiba mais!

Por onde começar a estudar física?

materiais para estudar fisica mecanica Existem diversas videoaulas, livros e materiais de estudos que podem ajudar o aluno a entender os assuntos de física.

Há diversos tipos de materiais que podem auxiliar o aluno que está iniciando os seus estudos no mundo da fisica. É fundamental que o estudante os utilize para conseguir compreender as matérias de física e obter uma boa pontuação no Enem.

Os principais tipos de materiais que devem ser utilizados pelos estudantes para compreender as matérias de física são: livros, materiais de leitura, aulas particulares e videoaulas de fisica para iniciantes. Desse modo é possível compreender com mais facilidade os assuntos da área de exatas no Enem.

Videoaulas de física

A internet pode proporcionar diversos benefícios para o vestibulando e facilitar a vida de todos os estudantes. Isso porque a web contém um grande número de materiais importantes, como as videoaulas. Esse tipo de aula já conquistou um grande número de pessoas que desejam aprender sobre diferentes assuntos, principalmente a respeito do vestibular.

Além disso, as videoaulas são um método de ensino muito democrático: qualquer pessoa pode assisti-las e entender diferentes assuntos do mundo da fisica. Atualmente, os estudos a partir de videoaulas são fundamentais para que o aluno consiga obter uma boa pontuação no Enem. Isso porque existem muitos conteúdos atuais na internet que ajudam o estudante a se dar bem na prova do vestibular.

Livros e materiais de leitura

Os livros e materiais de leitura (como os PDFs) são fundamentais para que o aluno consiga entender os assuntos de física. Separar bons materiais, de linguagem fácil e escritos por autores renomados pode ajudar bastante o aluno no período de preparação pré-vestibular.

Os principais livros da atualidade que são recomendados por grandes especialistas do mundo da fisica são estes a seguir:

  • Física conceitual: Autor Paul G. Hewitt. Ano 2015. Editora Bookman. 12º edição. Esse livro é perfeito para quem procura um conteúdo completo de física e deseja estudar com uma linguagem mais descontraída, simples e acessível;
  • Física para o ensino médio: Autores Kazuhito Yamamoto e Luiz Felipe Fuke. Ano 2010. Editora Saraiva. 1º edição. Esse é o livro ideal para quem deseja resolver várias questões de física, já que há inúmeros exercícios resolvidos no material;
  • Os fundamentos da física: Autores Ramalho, Nicolau e Toledo. Ano 2015. 11º edição. Esse livro é indicado para os iniciantes da física, que estão começando a compreender essa matéria.

Aulas particulares

As aulas particulares são ideais para quem possui muita dificuldade em compreender as matérias de física. Isso porque, com as aulas particulares, os alunos conseguem ter a atenção de um indivíduo expert sobre o assunto só para si, de modo que o professor tenha como principal foco o compartilhamento de conhecimento para um único aluno.

Além disso, o ritmo das aulas particulares é personalizado já que cada indivíduo possui o seu próprio período de tempo para entender determinados assuntos. Alguns alunos conseguem entender a matéria de forma rápida e outros demoram um pouco mais para compreender um assunto específico.

Nas aulas particulares, os professores criam novas estratégias de ensino e focam em compartilhar conhecimento só para uma pessoa. Isso faz com que o professor particular se torne um grande aliado para o desenvolvimento intelectual do indivíduo de forma a ajudá-lo a obter ainda mais conhecimento.

Porque estudar fisica? Quantos pontos valem a prova?

estudar fisica mecanica Há grandes motivos para um aluno estudar física, e os principais são: cobrança no vestibular e maior compreensão de mundo. Isso porque estudando física é possível obter uma boa nota no Enem e também compreender os fenômenos que ocorrem no dia a dia.

Estudar física é importante para termos uma maior compreensão acerca dos fenômenos que acontecem no nosso dia a dia. Estudando os assuntos de física de forma aprofundada, é possível compreender como dá-se a transmissão da energia, a movimentação dos corpos e a execução da força.

Além disso, a física é uma das principais matérias cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio. Na área de exatas são cobradas 45 questões, e essas são distribuídas em matérias como biologia, física e química. O peso de todas essas matérias é muito grande e por isso é necessário estudá-las de forma aprofundada para obter uma boa pontuação no vestibular.

O Enem é um tipo de vestibular que exige que o aluno consiga aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no dia a dia, de modo a compreender os fenômenos do cotidiano. Se o aluno conseguir entender como dá-se os movimentos dos corpos, por exemplo, ele resolverá um grande número de questões no vestibular.

Por isso é importante, sempre que puder, relacionar os assuntos estudados em sala de aula com os acontecidos do cotidiano para obter uma maior compreensão acerca dos assuntos de física. Para obter a aprovação, é fundamental também que o aluno resolva exercicios de fisica ensino medio e leia muitas teorias.

O que mais cai em fisica no enem?

fisica mecanica no enem Uma das principais matérias de exatas cobrada no Enem é o assunto de fisica mecanica. É fundamental que o vestibulando estude essa matéria de forma aprofundada para conseguir a aprovação no vestibular.

Há algumas matérias de física que tendem a ser cobradas em todas as edições do Enem. Os principais assuntos abordados nessa prova de vestibular são estes a seguir:

  • Fisica mecanica;
  • Potência, energia e trabalho;
  • Acústica;
  • Calorimetria;
  • Quantidade de movimento, impulso e análise dimensional;
  • Resistores;
  • Gases;
  • Fluxo, indução e forças magnéticas;
  • Introdução à óptica geométrica e a eletrodinâmica;
  • Interferência;
  • Mudanças de estado do corpo;
  • Movimento circular;
  • Capacitores e geradores;
  • Reflexão da luz;
  • Propagação de calor;
  • Movimentos retilíneos;
  • Magnetismo;
  • Ondulatória;
  • Gravitação universal;
  • Hidrostática;
  • Aceleração e velocidade;
  • Análise gráfica do espaço;
  • Atrito;
  • Lentes e refração;
  • Equilíbrio;
  • Lançamento oblíquo no vácuo.

Se o aluno souber de todos esses assuntos de forma aprofundada, sem dúvidas ele conseguirá obter uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio. É válido ressaltar que os assuntos listados anteriormente são os mais cobrados no Enem, mas existem outras matérias de física que também podem ser cobradas no vestibular.

As questões sobre movimentos dos corpos, equilíbrio e as leis da física são os assuntos mais abordados no vestibular. Para acertar essas questões, o aluno deve saber realizar cálculos de cinemática e até mesmo de hidrostática. Além disso, o vestibulando deve ficar atento ao Princípio de Pascal, as Leis de Newton e as Teorias de Arquimedes e Stevin. Conceitos como atrito, normal, tração, peso e empuxo também são muito abordados no Enem.

As formulas de fisica no enem

formulas de fisica no enem É fundamental que os vestibulandos decorem as fórmulas de física para obter uma boa pontuação no vestibular.

Há algumas fórmulas de física que sempre são cobradas no Enem, e por isso o vestibulando precisa sabê-las decoradas para atingir uma boa pontuação na prova. Estas são as principais fórmulas que podem ser cobradas na sua prova de vestibular:

  • Segunda Lei de Newton: Fr = m.a, sendo “Fr” de força resultante, “m” de massa do objeto e “a” de aceleração obtida;
  • Velocidade média: Vm = s/t, sendo “Vm” de velocidade média, “s” de variação do espaço e “t” de variação do tempo;
  • MRU (Movimento Retilíneo Uniforme): S = So + V.t, sendo “S” de espaço, “So” de espaço inicial, “V” de velocidade e “t” de tempo;
  • Eletricidade: V = R.i, sendo “V” de diferença de potencial elétrico, “R” de resistência elétrica e “i” de intensidade da corrente elétrica;
  • Distância: d = v.t, sendo “d” de distância, “v” de velocidade e “t” de tempo.

Essas são as principais fórmulas de física que podem ser cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio, mas lembre-se: existem também outras fórmulas no mundo da física, e é importante sabê-las para realizar uma boa prova na hora do Enem.

Para ficar craque nas matérias de fisica no enem, o estudante deve resolver o maior número de questões possível, além de prestar bastante atenção às aulas dos professores. No momento de estudar em casa, o estudante precisa deixar de lado qualquer item que tire a sua concentração para focar somente no que interessa.

O estudante deve também estudar os conteúdos antecipadamente em casa e tirar todas as suas dúvidas com os professores e colegas em sala de aula. Isso pode ajudar o vestibulando a se tornar um grande conhecedor dos assuntos de física e se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar