Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Matérias de exatas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio

De Isabella, publicado dia 30/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Assuntos de física que caem no enem !

Quando os vestibulandos estão se preparando para o Enem, eles procuram estudar as matérias mais cobradas no vestibular já que essas possuem maiores chances de serem abordadas nas questões do exame. Isso acontece principalmente nas matérias de exatas, como a fisica no enem.

Existem alguns ramos da física específicos que costumam ser abordados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Assuntos como fisica mecanica, físico-química e física cinemática são cobrados com muita frequência na prova do vestibular.

A fim de ajudar o candidato do Enem, listamos os assuntos do mundo da fisica mais cobrados no vestibular e algumas dicas para se dar bem na prova. Para saber mais informações sobre esse assunto, continue acompanhando este artigo!

As principais formulas de fisica para o enem

formulas de fisica no enem Algumas formulas de fisica enem costumam ser cobradas todos os anos de vestibular. Por isso, antes da prova, é muito importante decorá-las!

Existem algumas formulas fisica enem que costumam ser cobradas com muita frequência na prova do exame. Isso porque os mesmos assuntos costumam ser abordados todos os anos, mas de formas diferentes. Por isso, os vestibulandos devem saber de forma decorada todas essas fórmulas a fim de fazer uma boa prova e conseguir a aprovação no vestibular. As principais fórmulas são estas a seguir:

Velocidade média

A fórmula de velocidade média é uma das mais conhecidas pelos alunos e também uma das mais cobradas nas questões do Enem. Essa fórmula consiste na definição da velocidade do corpo pela relação do seu deslocamento em um período específico de tempo.

Esta é a fórmula da velocidade média: Vm = s /t. Sendo “s” a variação de espaço, “t” a variação de tempo e “Vm” a velocidade média. Essa é uma das fórmulas mais simples do mundo da física e serve para realizar cálculos quando o corpo se desloca com trechos de velocidades distintas. Assim, essa fórmula é aplicada para que seja calculado o valor médio do percurso total.

Calorimetria

A calorimetria é o assunto de física que estuda os fenômenos relacionados com a transferência de energia, como o calor. A principal fórmula da calorimetria consiste no cálculo da quantidade total de calor em um determinado corpo.

Esta é a fórmula da calorimetria: Q = m . c . t. Sendo “Q” a quantidade de calor sensível, “c” o calor específico da substância que forma o corpo, “m” a massa do corpo e “t” a variação de temperatura. Assim, com essa fórmula é possível descobrir a temperatura de equilíbrio de um sistema de corpos. Então, se alguma questão do exame abordar assuntos relacionados a esse, não deixe de utilizar essa fórmula!

Segunda Lei de Newton

A Segunda Lei de Newton consiste na seguinte afirmação: a força resultante exercida sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo pela sua aceleração. Desse modo, para que um corpo altere o seu estado de movimento é necessário que seja aplicada uma força sobre ele capaz de movimentá-lo.

Está é a fórmula da Segunda Lei de Newton: Fr = m . a. Sendo “Fr” a força resultante, “m” a massa do objeto e “a” a aceleração. Assim, através do uso da fórmula da Segunda Lei de Newton pode-se entender como ocorre o movimento dos corpos, as forças aplicadas sobre eles e os seus efeitos.

As Leis de Newton é um dos principais assuntos abordados no Enem, e por isso o aluno deve focar nessa matéria para conseguir obter uma boa pontuação!

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

O Movimento Retilíneo Uniforme é caracterizado pelo movimento constante, ou seja, sem variações de velocidade, que ocorrem em linha reta. Desse modo, o corpo percorre um espaço em intervalos de tempos iguais com uma mesma distância. Um exemplo muito conhecido sobre esse assunto é quando um corpo se desloca por uma pista retilínea.

Esta é a principal fórmula sobre Movimento Retilíneo Uniforme: S =  So + V . t. Sendo “S” o espaço final, “So” o espaço inicial, “V” a velocidade e “t” o tempo. Assim, pode-se calcular o movimento de um corpo ao longo de uma linha reta, com velocidade constante.

Pressão

De forma mais resumida, a pressão consiste na razão da força aplicada sobre o tamanho da área de aplicação. Com a sua fórmula é possível resolver diferentes questões, como a força da aplicação de um prego na parede, por exemplo. Para realizar o cálculo da pressão de líquidos e gases, é necessário utilizar esta fórmula: P . v = n . R . T. Sendo “p” a pressão, “v” o volume, “N” o número de mols, “R” a constante dos gases perfeitos e “T” a temperatura.

Empuxo

O empuxo consiste na força resultante exercida pelo fluido sobre o corpo. Um exemplo em relação ao empuxo, é quando entramos na piscina e sentimos o nosso corpo boiando. Isso ocorre porque existe a força do empuxo atuando sobre o nosso corpo, de modo a se opor sobre a força peso (que seria a força capaz de afundar o corpo). Esse conceito foi desenvolvido por Arquimedes e é chamado de “Princípio de Arquimedes”.

Esta é a principal fórmula utilizada para descobrir o empuxo: E = d . V . g. Sendo “E” o empuxo, “d” a densidade, “v” o volume deslocado e “g” a aceleração da gravidade. Por conta da sua importância para o mundo da física, essa é uma das principais formulas de fisica enem cobradas no vestibular. Então, não deixe de decorá-la antes de realizar a prova.

Eletricidade

O campo da eletricidade tem uma maior relação com os circuitos elétricos, e é isso que pode ser cobrado na sua prova. Nas questões do Enem, normalmente são cobrados assuntos relacionados com o transporte de corrente elétrica e as funções do conjunto de elementos. Esta é a principal fórmula da eletricidade: V = R . i. Sendo “V” de velocidade, “R” de resistência elétrica e “i” de intensidade da corrente elétrica.

Física mecanica cai no enem ?

fisica mecanica no vestibular O assunto de fisica mecanica é um dos principais do Enem. Todos os anos, as questões do vestibular abordam assuntos relacionados com mecânica.

Mecânica é um ramo da física que caiu em quase todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio: entre os anos de 2009 e 2018. Nesses anos, em torno de 30% das questões de física abordaram assuntos relacionados à fisica mecanica. Por conta da sua importância para esse vestibular, todos os candidatos do Enem devem focar nesse assunto.

A fisica mecanica consiste nos estudos sobre os movimentos e o estado de repouso dos corpos. Esse assunto é subdividido em temas menores e esses tendem a ser muito cobrados no exame:

  • Dinâmica: consiste nos estudos sobre os movimentos dos corpos, sem levar em consideração as causas que geraram o seu movimento. Nesse sentido, são pesquisados assuntos como velocidades médias e gráficos de tempo e velocidade;
  • Estática: consiste nos estudos sobre os movimentos dos corpos, levando em consideração as causas que geraram o seu movimento. Nesse sentido, são estudados assuntos como energia mecânica, Gravitação Universal e Leis de Newton;
  • Cinemática: consiste nos estudos sobre o estado de equilíbrio dos corpos. Nesse sentido, são pesquisados assuntos como fluidos em repouso e equilíbrio de corpos extensos.

Como decorar formulas de fisica ?

fórmulas de fisica mecanica Resolva um grande número de questões de física para decorar todas as fórmulas mais cobradas no Enem!

Para decorar as formulas de fisica enem, nada melhor do que resolver o maior número de questões possível. Isso porque a prática leva à perfeição e o cérebro consegue decorar com mais facilidade as informações que são vistas de forma constante.

O ideal é que o vestibulando resolva diversos simulados, faça experimentos de fisica ensino medio e tente compreender ao máximo como dá-se os assuntos sobre a física para ter mais facilidade em resolver as questões na hora do vestibular. Isso porque o Enem costuma relacionar as questões abordadas na prova com assuntos do dia a dia a fim de que o candidato mostre que compreende a aplicação dos assuntos de física no cotidiano.

Alguns simulados de física online !

simulados de fisica mecanica Fazer simulados de física é uma boa opção para se preparar com bastante foco para o Enem!

Fazer simulados de física é muito importante para o período de preparação para o vestibular. Isso porque a determinação de horas para a resolução das questões, o foco do aluno para responder as perguntas e o clima de prova pode ajudar o aluno no período pré-Enem.

Para fazer isso, existem diversos simulados online que o aluno pode fazer para ter bastante foco no período de preparação. Afinal, nada melhor do que se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio realizando provas parecidas com metodologias eficientes, não é mesmo?

No período de reta final, é importante que o aluno busque realizar os simulados todos os finais de semana a fim de ficar craque na sua resolução. É necessário também que o candidato cronometre o tempo de resolução das questões e analise o que é necessário ter do lado para fazer uma boa prova, como alimentos ricos em açúcar e garrafas de água. Esses treinamentos podem ajudar os alunos a fazerem uma excelente prova de vestibular.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar