Aprender Física de uma forma descontraída é algo que, sem dúvida, pode vir a melhorar as chances de assimilação tanto da teoria quanto da prática, afinal, alguns experimentos de física do ensino médio, por exemplo, permitem que as abordagens sejam mais lúdicas.

E como a tecnologia é uma realidade presente em grande parte da rotina dos estudantes, essa possibilidade de utilizar ferramentas que auxiliem no ensino da física é algo ainda mais real, pois nos tempos atuais aprender via aplicativos já se tornou algo corriqueiro.

Para se ter uma ideia, os celulares podem funcionar como uma grande distração para quem está a fazer aula básica de física, por exemplo, permitindo com que esse estudante tenha maior acesso às explicações dos conteúdos que o auxiliem no entendimento e, assim, obtenha maiores chances de melhorar suas notas e a entender, de fato, tudo sobre física.

Tendo em vista que muitas pessoas possuem certa dificuldade em conseguir aprender física de uma forma mais tradicional, reunimos neste artigo alguns tópicos que abordam temas essenciais para motivar os estudantes a se organizarem nos estudos e a trilharem um caminho mais tranquilo que permita a compreensão de como compreender o Ensino Experimental da Física.

Quais os melhores aplicativos de física?

Uma mão está a segurar um smartphone que mostra na tela vários aplicativos disponíveis.
Os aplicativos estão entre as principais ferramentas para estudar física!

Não poderíamos deixar de pontuar, logo de cara, um tipo de ferramenta mais acessada pela garotada que busca como se preparar para uma prova de Física, por exemplo, ou seja, os aplicativos que ensinam física. Confira alguns dos mais utilizados:

  • Phun - Este app mistura diversão com aprendizagem. Com ele você pode utilizar modelos já prontos, criar suas próprias experiências e descobrir como funciona este universo envolvente. Pode também interagir com todos os objetos à sua volta, interferindo nas leis da física, fazendo simulações e criando efeitos realistas. Entre alguns conceitos envolvidos na aplicação estão a gravidade, a movimentação de fluidos e a tão conhecida leis de Newton: inércia, F=ma, ação e reação;
  • PhEt - Este app é desenvolvido pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que tem como objetivo promover a educação nas principais leis da física através de uma série de simulações divertidas e interativas, feitas com Java. Trajetórias de projétil, ondas eletromagnéticas, construção de circuitos elétricos, efeito estufa, força e atrito são apenas algumas das simulações incluídas no Phet. Uma das vantagens do app Phet é que ele pode ser acessado off-line: você pode criar um ícone de acesso direto na sua área de trabalho. Outro ponto forte é que você pode usar qualquer navegador da Web para poder explorar e executar suas simulações;
  • FlaiL - Este é um app em que você aprende jogando. É claro que ele não tem o melhor dos gráficos e possui um aspecto de jogo antigo, mas ao mesmo tempo é bem envolvente por ser um game de táticas e com muito raciocínio, afinal, são oitenta fases com diversos obstáculos e lógicas diferentes para testar suas habilidades. Uma das grandes vantagens deste app é a jogabilidade: você pode fazer partidas em até três pessoas simultaneamente;
  • Look Física - Este é um aplicativo muito utilizado por alunos e professores que conta com uma interface bem simples de utilizar. Com cinco abas, ele reúne fórmulas básicas usadas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Cada aba contém um ramo da matéria, como mecânica, óptica, ondulatória, termologia, elétrica etc. Embora este app não conte com exercícios a serem resolvidos, ele conta, no entanto, com fórmulas já prontas para serem consultadas;
  • Weight - Este é um aplicativo para o ensino de física bem específico e direcionado para o ensino sobre peso, massa e força da gravidade relacionado ao efeito e altitude comparando múltiplos planetas. Além disso, ele oferece amplas oportunidades para experimentar vários cenários e comparar os resultados entre os planetas e as altitudes variadas, incluindo cenários de microgravidade e quase ausência de gravidade. Interativamente, por exemplo, você pode pesar objetos e comparar massa na Terra, na Lua e em outros planetas usando balança, balança de mola e balança de prato.

Livros sobre física, evolução da ciência e história de físicos famosos

Quando o professor é bem-sucedido na escolha de um livro para as aulas de Física, o seu trabalho ao longo do ano flui de uma melhor maneira, tendo me vista algumas questões a serem sempre consideradas nas abordagens, em que podemos destacar os objetivos a serem atingidos, o nível dos alunos e as estratégias planejadas.

E dentre os livros sobre física, vale destacar o título "Física Clássica Volume 1: Mecânica" que explica detalhadamente os conceitos e exercícios de diferentes níveis de compreensão, sempre apostando em uma progressão de dificuldade, de modo que o estudante consiga resolver todos os exercícios e problemas sem ter que ficar constantemente retomando a parte teórica.

Jovem estudante está na mesa a estudar um livro e segurando uma caneta.
Os livros são essenciais não somente nas aulas, mas também para serem estudados em casa como um reforço!

Já para quem quer estudar tudo sobre física, em especial sobre a evolução dessa disciplina de exatas, vale a pena adquirir biografias que, por sua vez, são ótimas opções para se viajar no tempo e conhecer ainda mais sobre os grandes ícones da ciência.

Desse modo, vale destacar uma das biografias mais interessantes da Física que conta a história de Stephen Hawking no livro: "Minha breve historia". Essa obra apresenta a trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional.

Outra dica interessante é a biografia de Albert Einstein que, escrita pelo jornalista Walter Isaacson e amplamente elogiada pela crítica, revela através de suas cartas um Einstein absolutamente avesso a qualquer tipo de dogma. O conteúdo, no entanto, desnuda a parte mais íntima da vida de uma mente genial, um homem simples e adorável, porém ao mesmo tempo impertinente e distante.

Por fim, é pertinente dar destaque a um livro voltada às crianças, chamado "A Liga Da Matéria - Os Super Hádrons Desvendam A Física Quântica", onde as crianças aprendem as incríveis facetas do Universo da dualidade onda-partícula.

Os melhores filmes sobre física

Uma mão segura um controle remoto que aponta para uma televisão onde tem escrito Netflix.
Outra forma de aprender tudo sobre física é vendo filmes que contam a história de grandes cientistas da área!

É claro que não poderíamos deixar de destacar aqui os melhores filmes sobre física. Por isso, se você curte ficar no conforto de sua casa vendo os streamings, vale a pena anotar algumas sugestões que, de certa forma, vão fazer você aprender física ainda mais, além de conhecer a história de grandes nomes importante na história e se inspirar neles para treinar muito mais. Confira:

  • A Teoria de Tudo - Este filme é baseado na biografia de Stephen Hawking e faz uma menção direta à ideia das chamadas teorias finais, as quais seriam capazes de explicar todos os fenômenos da natureza com um único formalismo;
  • Isaac Newton – Este é um documentário produzido pela BBC que retrata a vida de um dos maiores físicos do mundo e como ele chegou a importante formulações, tais como a Lei da Gravitação Universal e as 3 Leis de Newton, que envolvem aceleração, inércia e força;
  • O Incrível Particle Fever - Este também é um documentário que explica o funcionamento do acelerador de partícula LHC (Large Hadron Collider), trazendo uma linguagem acessível, que consegue transmitir com precisão o conhecimento sobre técnicas e procedimentos para qualquer um, inclusive para quem não entende de física. A obra é indicada para quem quer aprender mais da física moderna, o cotidiano científico, a divisão de átomos em micropartículas e os mais controversos dilemas sobre o nosso universo;
  • Perdido em Marte - Este filme é uma ficção científica que mostra a exploração do universo pelos seres humanos. A narrativa apresenta um astronauta que fica preso em Marte após uma tempestade de poeira, a qual seus companheiros acreditam tê-lo matado. Sozinho e perdido no planeta vermelho, esse homem deve enfrentar uma série de desafios para sobreviver nesse novo mundo. O interessante é que o astronauta, formado em botânica, elabora estratégias com base em todos os seus conhecimentos científicos para sair dessa situação, como a construção de uma estufa para plantar batatas;
  • Interestelar - Este filme mostra o planeta Terra prestes a entrar em colapso pela falta de alimento e água, além do aumento de doenças e pragas que assolam as poucas terras cultiváveis. Embora não se tenha a figura de um importante cientista físico no centro da trama, o filme Interestelar faz uso de diversas teorias que conhecemos ainda hoje em dia, algumas que foram criadas e descobertas, como por exemplo, por Stephen Hawking.

Youtube e podcasts para aprender física

E para finalizar nossa lista de sugestões para estudar ciência de forma diferenciada, selecionamos alguns canais que podem dar aquela forcinha na sua preparação para as provas de física, por exemplo.

Comecemos, então, com os podcasts:

  • Biologia Total - Este site disponibiliza podcasts de outras disciplinas, inclusive física. Desse modo, o estudante pode ouvir gravações relacionadas a temas, como Cinemática, Dinâmica, Movimento Circular, Gravitação Universal, Trabalho e Energia, Estática e Termologia, entre outros;
  • Podcast Nerd Cursos - Este canal é conduzido pela professor e editor Marco Nunes e traz dicas não apenas de física como também de química, biologia e ciências humanas;
  • Scicast - Este canal de podcast apresenta situações diárias que explicam de uma forma bem didática as principais questões de matemática e física.
Câmera destaca parte do corpo de uma moça com um tênis branco, segurando um celular com fones de ouvido plugados nele.
A cada dia, os podcasts vêm se tornando uma excelente opção de estudos a qualquer hora e em qualquer lugar!

Agora, confira os principais canais do youtube para te ajudar nos estudos de física:

  • Canal Física 10 - Este canal reúne um grupo de professores especializados em trabalhar as dúvidas dos alunos de uma forma irreverente e criativa. O conteúdo é bem direto, auxiliando o estudante na disciplina de uma maneira descomplicada, desconstruído a ideia de que física é uma matéria extremamente difícil;
  • Minuto da Física - Este é um canal bem acessado pela galera que também deseja descomplicar a física e se dar bem nas provas e concursos. Todas as explicações trazem questões interessantes que, sem dúvida, auxiliam e muito na preparação para a prova;
  • Ciência Todo Dia - Este canal traz assuntos com questões relacionadas ao nosso dia a dia, o que faz com que o "peso" de uma matéria como a física seja deixado de lado e o processo de compreensão aconteça de uma forma natural;
  • Física 2.0 - Este propõe uma série de vídeos que abordam as principais questões da física, a partir de uma forma mais integrativa e colaborativa, sempre com a preocupação em trazer explicações objetivas, diretas e com muita didática;
  • Física do Ensino Médio - Este é outro canal que vale a pena conferir, pois além de ser uma ferramenta de ensino e divulgação da física, também dispõe de um acervo interessante de aulas ministradas pelo professor Gil da Costa Marques, as quais são bem esclarecedoras.

Agora que você está por dentro das principais ferramentas para os seus estudos de física, é só escolher aquela que mais lhe convém e se preparar para tirar 10 nas provas das escolas, concursos e vestibulares!

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.