A Física é uma das matérias de exatas mais importantes no ensino fundamental e também no ensino médio. Trata-se de uma disciplina que deixa muitos alunos de cabelo em pé, em razão da complexidade de alguns de seus problemas - vamos combinar que muitos deles são os que mais caem nas provas de vestibulares e Enem...

Mas, é claro, que toda essa "dificuldade" vai caindo por terra à medida em que esse aluno vai se aprofundando na teoria e fazendo da prática algo essencial para, de fato, compreender uma aula de física básica, por exemplo.

E uma das formas de se aprofundar nos estudos de física é aderindo a algumas ferramentas presentes na internet, como por exemplo, canais do youtube e podcasts, onde é possível entender melhor alguns assuntos, a partir de aulas gravadas que misturam a teoria com alguma experiência de física.

É claro que o material que aborda os principais assuntos de fisica que caem no enem, por exemplo,  precisa ser pensado no sentido de que as atividades utilizadas permitam que o aluno possa buscar algo a mais que o complemente no entendimento acerca de como aprender fisica de forma efetiva.

Isso tudo, no entanto, não ofusca o trabalho do professor de exatas que, por sua vez, deve ter essa consciência de saber selecionar os melhores conteúdos de acordo com a necessidade de cada aluno, sendo que esses exercícios possam, inclusive, ser xerocados e entregues para o estudante resolver as operações em casa mesmo. Dessa forma, esse estudante terá maior preparo para as provas de fisica e vestibular.

Principais motivos para usar canais diferenciados de estudo

Todo motivo para uma aula que apresente tudo sobre fisica seja, a rigor, bem-sucedida, é entender a ideia de que a qualidade precisa ser algo inerente na ferramenta que se pretende utilizar como uma espécie de auxilio a esse estudo, principalmente se o objetivo estiver relacionado a planejamento de fisica para iniciantes.

Jovem estudante, com expressão tranquila, se mostra motivada diante de um laptop.
Muitos canais do youtube são praticamente uma espécie de reforço escolar!

No youtube, por exemplo, é possível ficar horas se dedicando a estudar física com vídeos interessantes que, muitas vezes, servem como um reforço escolar. Todavia, há de se ter essa disciplina em saber aproveitar, ou seja, de aproveitar esse conteúdos valiosos como um material de estudo.

Isso tudo é o reflexo dessa revolução tecnológica que, sem dúvida, vem transformando a nossa forma de ter acesso ao conhecimento. Hoje em dia, por exemplo, além de poder pesquisar artigos ou ver vídeos sobre uma determinada disciplina, também podemos encontrar várias opções de aulas particulares de física, por exemplo, com professores capacitados a auxiliar o aluno que está com alguma dificuldade na matéria.

Essa quebra de barreira é algo revolucionário e, por conta disso, podemos inferir que dentre os principais motivos para estudar física com canais diferenciados, se deve à qualidade e o comprometimento que muitos deles têm, além da variedade de tópicos apresentados.

E não é só isso, na internet, por exemplo, é possível ter acesso a cursos online gratuitos de física ou até aqueles com preços acessíveis.

Porém o que vem ganhando muito espaço, até mais do que os vídeos de física do youtube, são os podcasts que trazem explicações e comentários pertinentes acerca de problemas e teorias, os quais são apresentados por profissionais experientes no assunto.

Quais os melhores podcasts de física?

Celular com fones de ouvido plugados.
A cada dia os podcasts vêm se tornando uma excelente opção para quem quer dar um upgrade nos estudos!

Pois é, como já foi dito no final do tópico anterior, os podcasts vêm se tornando excelentes opções para quem precisa se preparar para o vestibular ou algum concurso público.

Dependendo da matéria, é possível encontrar um número razoável de podcasts que trazem explicações pontuais acerca das principais dúvidas dos alunos.

Mas, como este artigo aborda especificamente canais disponíveis para estudar física, selecionamos quatro dos melhores podcasts para estudar exatas que podem ser úteis em qualquer momento. Confira:

  • Fisicast - canal bem interessante que reúne diversos físicos para falarem de forma descontraída e didática acerca dos principais assuntos de Física e da ciência em geral;
  • Biologia Total - apesar do nome, é importante destacar que esse site disponibiliza podcasts de outras disciplinas, inclusive física. Desse modo, o estudante pode ouvir gravações relacionadas a temas, como Cinemática, Dinâmica, Movimento Circular, Gravitação Universal, Trabalho e Energia, Estática e Termologia, entre outros;
  • Podcast Nerd Cursos - com episódios dedicados para auxiliar quem vai prestar o Enem, esse canal é conduzido pela professor e editor Marco Nunes, trazendo dicas não apenas de física como também de química, biologia e ciências humanas;
  • Scicast - criado para auxiliar estudantes que querem se dedicar ao estudos das ciências exatas e humanas, esse podcast apresenta situações diárias que explicam de uma forma bem didática as principais questões de matemática e física.

Sem dúvida, essas dicas listadas são essenciais para você manter os estudos de física em dia, podendo ouvir de qualquer lugar, a qualquer momento, e o que é melhor, fugindo um pouco da correria do dia a dia. Vale a pena experimentar!

TOP 5 canais do youtube para aprender física!

No tópico anterior você teve uma noção de canais de podcasts para estudar física. Neste tópico, no entanto, você vai ficar por dentro dos principais canais do youtube para se aprofundar na matéria e se sentir mais preparado para ser nota 10 na prova!

Tela de um monitor destaca o logo do youtube e um vídeo com a imagem embaçada.
Os melhores canais para aprender física no youtube contam com profissionais experientes na disciplina!

Canal Física 10

Esse canal reúne um grupo de professores especializados em trabalhar as dúvidas dos alunos de uma forma irreverente e criativa. A apresentação do conteúdo de física é feita de uma forma simples e direta para que o estudante venha assimilar o conhecimento da disciplina de uma maneira descomplicada, desconstruído a ideia de que física é uma matéria extremamente difícil, o terror dos estudantes no vestibular.

Minuto da Física

Esse é um canal bem acessado pela galera que também deseja descomplicar a física e se dar bem nas provas e concursos. Cada vídeo apresenta temas relacionados à materia, inclusive exercicios de fisica no ensino medio, os quais são abordados de maneira divertida, dinâmica e rápida. Todos as explicações trazem questões interessantes que, sem dúvida, auxiliam e muito na preparação para a prova.

Ciência Todo Dia

O bacana desse canal é que os assuntos ali abordados são voltados às questões relacionadas ao nosso dia a dia, o que faz com que o "peso" de uma matéria de exata como a física seja deixado de lado e, assim, o processo de compreensão aconteça de uma forma natural, mantendo sempre o cérebro ativo.

Física 2.0

Apresentado pelo professor Davi, o canal Física 2.0 propõe uma série de vídeos que abordam as principais questões da física, a partir de uma forma mais interativa e colaborativa, sempre com a preocupação em trazer explicações objetivas, diretas e com muita didática.

Física do Ensino Médio

Esse é outro canal que vale a pena conferir, pois além de ser uma ferramenta de ensino e divulgação da física para o Ensino Médio, também dispõe de um acervo interessante de aulas ministradas pelo professor Gil da Costa Marques, as quais são bem esclarecedoras.

Ter aulas particulares de física por webcam

Sem dúvida, o reforço escolar é algo de grande importância, ou seja, que pode ajudar muito na aprendizagem do aluno. Diante dos efeitos da pandemia, mais do que nunca isso será necessário, ainda mais com essa questão de quantidade alunos em sala de aula, rodízio, etc.

Seja o que for, o fato é que, ao apresentar o conteúdo, o professor nota que nem todos os alunos conseguem aprender toda a matéria de uma forma completa. Por isso, faz-se urgente ter uma atenção voltada ao estudante que se vê em dificuldades com algumas questões, sendo que as atividades trabalhadas nas aulas de apoio podem ser adaptadas de tal modo que esse aluno venha notar, em pouco tempo, uma melhora considerável acerca de seu desempenho escolar. E uma ferramenta ideal para isso é a webcam, as aulas online...

Até em razão da crise sanitária, as instituições tiveram que se adaptar às aulas online, sendo que o que podemos concluir é que nesse "novo normal" ter aulas particulares por webcam, como um espécie de reforço escolar, é uma opção pertinente a ser considerada.

Rapaz se mostra concentrado em frente ao laptop.
Estudar com webcam é uma das principais tendências do momento em razão de sua praticidade!

Por isso, se você sente que precisa dar um upgrade em exatas, talvez uma solução bacana seja começar com as aulas de física por webcam que, com certeza, resulta numa economia considerável de tempo, em virtude de não haver mais a necessidade de deslocação.

Outro fator importante em relação a ter aulas particulares por videochamadas é que existe uma maior disponibilidade por parte dos professores e os cursos acabam saindo mais baratos já que as despesas com viagem são praticamente zeradas.

Agora, se você já vem fazendo aulas de física pela webcam e ainda não ouviu do professor os principais macetes que podem te ajudar na hora de responder as questões da prova, nós  vamos te dar aquela força e adiantar algumas dessas dicas. Confira:

  • Observe atentamente os enunciados e circule os números apresentados;
  • Reescreva e organize os números que serão usados nos cálculos;
  • Correlacione aquela fórmula com o problema que está a resolver;
  • Faça desenhos que simbolizem os vetores de força;
  • Procure aplicar o cálculo em física em alguma atividade do dia a dia;

Vale sempre ressaltar que manter a calma vai ser essencial para a concentração na hora de resolver aquilo que até então parecia ser impossível de fazer...

Por fim, vale destacar que o interessante em ter aulas particulares de física por webcam é que é possível realizar o curso de qualquer lugar e qualquer momento - basta combinar com o professor o horário certinho.

Isso faz com que o seu processo de estudo fique ainda mais dinâmico, onde o aluno, naquele momento da aula, mesmo distante geograficamente, pode assimilar todo o conteúdo apresentado pelo professor como se ambos estivessem ali, sentados lado a lado.

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.