Como todos nós sabemos, aprender é uma atividade em que focar na eficiência é mais benéfico do que na quantidade. Trabalhar muito uma matéria, prática chamada pelos especialistas de “overlearning”, pode vir a prejudicar o aprendizado. Os tablets e outros meios eletrônicos, como telefones celulares e computadores, podem ser ótimos pela conveniência e portabilidade. Porém, pesquisas sugerem que os materiais ditos "tradicionais" ainda têm vantagem. Mais de 90% de alunos entrevistados em um estudo desenvolvido pela Universidade de Lanceister, na Inglaterra, disseram preferir uma cópia impressa a um dispositivo digital quando se trata do aprendizado de algo pela primeira vez.

Quer saber tudo sobre aprender física de forma lúdica? Conheça os livros mais interessantes sobre o tema!

Quais os livros mais legais de física mecânica?

A escolha de um bom livro de Física é muito importante, visto o que você quer aprender. Numa situação de sala de aula, a escolha é e deve ser feita pelo professor que certamente, num caso ideal, escolheu o livro levando em conta alguns fatores tais como: objetivos a serem atingidos (vestibular? Enem? concurso publico?), o nível dos alunos, a carga horária, o custo e a disponibilidade para venda.
Há também o caso em que os alunos querem estudar por conta própria, que é o que estamos falando neste artigo. Podemos dar como exemplo aqui o livro Física Clássica Volume 1: Mecânica -  Este é um livro completo! Explica com todo um detalhamento os conceitos, exemplifica, traz exercícios de diferentes níveis de compreensão e sempre apostando em uma progressão de dificuldade, de modo que o estudante consiga resolver todos os exercícios e problemas sem ter que ficar constantemente retomando a parte teórica.

movimentos-cotidianos
A mecânica estuda todos os tipos de movimento que ocorrem em nosso cotidiano.

Livros da historia de físicos famosos

Biografias são ótimas opções para se viajar no tempo e pela história e as que contam a vida de físicos famosos são ainda mais interessantes... A Física influencia diretamente o nosso dia a dia, desde as pequenas até as complexas criações. Graças a essa área de conhecimento, hoje temos, por exemplo, eletricidade, geladeiras, carros e motores. Geralmente os estudantes conhecem as teorias e fórmulas que os físicos famosos desenvolveram, porém não sabem os detalhes de suas vidas, bem como as características de suas trajetórias acadêmicas até alcançar o sucesso. Diferentemente do que imaginamos, suas vidas não são conhecidas apenas por brilhantismos e bons desempenhos acadêmicos — há também momentos de desapontamento e fracassos.

Uma das biografias mais interessantes da Física, não que as outras sejam desinteressantes mas este é bastante completo, é a biografia de Stephen Hawking: O livro "Minha breve historia" conta a trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato apresenta o leitor a um personagem quase nunca vislumbrado nos livros anteriores - o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o menino brincalhão que já apostou com um colega de classe sobre a existência de um buraco negro no universo; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia. Este livro discorre sobre os desafios que precisou enfrentar após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ele explica que a ideia de uma morte prematura o incitou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais.

visita-faculdade-holanda
Albert Einsten durante visita a Universidade de Leiden, na Holanda, em fevereiro de 1920.

Outra dica é a biografia de Albert Einstein que se baseia em numa coleção de cartas divulgadas em 2006, vinte anos depois da morte de sua enteada, conforme ela havia determinado em testamento. Escrita pelo jornalista Walter Isaacson e amplamente elogiada pela crítica, esta biografia revela um Einstein absolutamente avesso a qualquer tipo de dogma. Foi esse espírito rebelde que permitiu o nascimento da teoria que revolucionaria a física. O conteúdo das cartas desnuda a  parte mais íntima da vida de uma mente genial. Um homem simples e adorável, porem ao mesmo tempo impertinente e distante, Einstein mantinha relacionamentos pessoais difíceis, segredos e diversos casos extraconjugais, além de desprezar a guerra e se divertir com a aura de celebridade que pairava sobre ele.

Livre de amarras, Einstein podia explorar sua curiosidade, traço fundamental de sua personalidade e, em suas próprias palavras, essencial para seu brilhantismo; A obra nos revela o menino curioso, o estudante genial e desobediente que se apaixona pela colega de curso, o funcionário do escritório de patentes que revoluciona a física, o homem atormentado por problemas conjugais, um pai muitas vezes ausente, o físico por fim reconhecido no mundo todo, o militante pacifista e sua busca frustrada pela 'teoria do campo unificado'.
Estas são apenas duas de diversas outras biografias de físicos famosos, escolha a que mais te atrai e vem contar para a gente o que você achou!

Livros de física para crianças

Que tal aprender física brincando? Os livros de ciências para crianças abordam, entre outros assuntos, como o Universo começou e como pode terminar; o conceito de ano-luz; as estrelas e seus diferentes tipos; o Sol e os planetas que compõem o Sistema Solar; as teorias físicas e tudo que engloba este mundo! Logo abaixo daremos algumas dicas de livros que podem dar uma boa base a introdução das crianças a física.

Estudando-fisica-na-infancia
O estudo de ciências para as crianças terá sempre a importância de fazê-las observar o mundo de uma forma completamente nova.

A Liga Da Matéria - Os Super Hádrons Desvendam A Física Quântica

Os heróis deste livro “os Super Hádrons” se metem em uma grande aventura para desvendar o sumiço do Super Lépton, enquanto revelam os mistérios da natureza e a história da origem da Física Quântica. Neste livro, as criança também aprendem as mais incríveis facetas do Universo da dualidade onda-partícula.

Física - a Matéria Que Importa!

Física, Astronomia e as matérias de ciências em geral não são o seu forte? Com os livros da Coleção Ciência Fácil, as crianças poderão aprender o que é física sem medo e garantir uma boa nota no seu boletim! Imagine que a Física seja uma comunidade habitada por uma galera mega legal que controla todo o Universo. Neste livro a Física escancara as portas desse mundo incrível e dá as boas-vindas a você.

Isaac Newton e sua maçã

Newton vai ser famoso pela historia da maça até o fim dos tempos.  Mas por quê isso? Todo mundo sabe que um dia ele se sentou à sombra de uma macieira e levou uma maçãzada na cabeça, o que o levou a descobrir a lei da gravidade. Só que a história é mais cumprida e muito, mas muito mais interessante do que isto, como mostra este livro divertido e instrutivo.

30 Conceitos Essenciais Para Crianças

Planetas, luas, astros, missões espaciais e outros mistérios do espaço sideral povoam a imaginação das crianças. Neste livro, elas terão uma divertida introdução à astronomia. Cada tópico é apresentado com seus fatos principais. Na sequência, um resumo explica a ideia com o auxílio de ilustrações. Por fim, no quadro das missões, há ainda a chance de descobrir teorias sobre o espaço e fazer experimentos interessantes, para testar os conceitos vistos, como simular os efeitos do colapso de uma supernova e fazer crateras como a de Mercúrio, ou seguir as sugestões de pesquisa para descobrir mais sobre cada tema.

Física para o Enem

Física é uma das disciplinas em que os alunos tem mais dificuldade na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse exame, são cobradas 15 questões de Física, muitas vezes englobando conhecimentos multidisciplinares com aplicações ao dia a dia. Algumas dicas podem ser de extrema importância para que você se saia bem durante o concurso.

É bem importante saber as fórmulas para ganhar tempo durante a prova. Se for possível, desenhe todas as forças envolvidas no exercício. Atente-se e leia com cuidado o enunciado de cada questão e responda exatamente ao que ela pede. Esteja afiado em ondulatória e circuito, pode ter certeza que elas estarão presentes, visto que elas são cerca de 45% das questões. Tenha muita atenção com as medidas utilizadas e transforme-as caso as opções exijam. Muitas vezes, realizamos todos os cálculos de maneira correta, aplicamos todas as equações necessárias e ainda assim não chegamos ao resultado correto. Nestas situações, o erro do problema está relacionado com as unidades. Por exemplo, um erro comum em exercícios de física é esquecer de converter metros por segundo (m/s) para quilômetros por hora (km/h), o que acarreta em um resultado totalmente equivocado, ainda mais se tratando de questões de múltipla escolha. Portanto, devemos prestar muita atenção com a mudança.

estude-para-o-enem
Para otimizar seu tempo não se esqueça de revisar e, montar um plano de estudos personalizado às suas necessidades.

Treinar a leitura é muito importante! Em diversas ocasiões temos o conhecimento de todas as equações e variáveis que regem o problema, mas não conseguimos resolvê-lo pois não entendemos o que o problema está pedindo. Desta forma, a interpretação de um problema, seja da física ou de qualquer outra ciência, é uma das partes principais para a sua resolução, talvez sendo até a parte principal do problema! Deste modo, vale a pena treinar a leitura, e também dedicar o tempo para entender o que a questão está pedindo!

Uma outra boa opção para estudar física é resolvendo questões de física e vestibular anteriores. O importante é resolver os exercícios e variar em todas as dificuldades das questões. Um outro conselho é destacar todas as grandes, fórmulas e expressões matemáticas para memorização.
Abaixo listamos 13 tópicos que você não pode deixar de estudar se quiser obter uma boa nota em sua prova:

Mecânica
Dinâmica, leis de Newton 
Cinemática

Estática
Trabalho, energia e potência
Energia e eletricidade
Térmica, elétrica, mecânica, cinética, potenciais 
Potência, leis de Ohm  

Termologia
Escalas termométricas 
Calorimetria, calor específico, calor latente  

Óptica
Óptica geométrica, espelhos planos e esféricos, leis de Gauss 
Lentes esféricas e as correções de defeitos visuais  

Ondas
Fenômenos ondulatórios, refração, reflexão, difração da luz 
Ondas mecânicas e eletromagnéticas  

Magnetismo e eletromagnetismo
Imãs, bússolas, campo magnético da Terra, fontes de campo magnético, Faraday e fluxo magnético

Gostou do artigo? Não hesite em compartilhar e fazer perguntas na nossa caixa de comentários! Até breve.

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Thalita

Jornalista brasileira radicada na França! Apaixonada por moda e culinária, viajante em busca de novas experiências e tendências!