Nós já sabemos que esta é, em geral, uma das matérias que mais causa medo a todas as pessoas que estudam. Mesmo parecendo ser uma disciplina super difícil, você realiza cálculos mais do que imagina durante todo o seu dia a dia. Até assistindo televisão, no conforto da sua casa, é possível aprender mais e se exercitar, além de conhecer a história de grandes nomes importante na história e se inspirar neles para treinar muito mais.

Buraco negro e o mundo visto do espaço e estudado pelos fisicos
Hawking disse que "não há fronteiras para a diligência humana". Esta tal citação se conecta com a ideia de que o universo seria um estado sem condições de contorno. Entretanto, a ideia acaba por ser apenas uma nova proposta de condição inicial do universo.

1 - A Teoria de Tudo, baseado na biografia de Stephen Hawking

O físico teórico Stephen Hawking (8 de janeiro de 1942 a 14 de março de 2018) foi um cientista britânico, professor e autor que realizou um grande trabalho inovador em física e cosmologia, e cujos livros ajudaram a tornar a ciência acessível a todos. Aos 21 anos de idade, enquanto estudava cosmologia na Universidade de Cambridge, ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa grave, a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Parte de sua história de vida foi retratada no filme de 2014 A Teoria de Tudo, que falaremos aqui neste artigo.

O título do filme é uma menção direta à ideia das chamadas teorias finais, as quais seriam capazes de explicar todos os fenômenos da natureza com um único formalismo. A afeição de Hawking por esta ideia aparece no filme, por exemplo, quando ele faz uma pergunta retórica a Dennis Sciama, seu orientador de doutorado: não seria bom se houvesse uma simples equação que pudesse explicar tudo? Mas infelizmente, até o momento, as teorias de unificação são apenas um sonho.

Há uma postura filosófica e científica por trás das ideias de busca da construção de uma teoria completa, irretocável e capaz de explicar tudo. No longa-metragem, Hawking demonstra esse desejo na sua jornada pela busca da teoria de tudo, embora sua produção científica não se enquadre propriamente nesse ramo de pesquisa.

Apesar do título, o filme não desenvolve o assunto de teorias de unificação. A trama tem um enfoque pessoal, centrado nas relações e nos desdobramentos da vida do casal. A história foi inspirada no livro Travelling to infinity: my life with Stephen, que escrito por Jane, o que nos permite reinterpretar o título como as visões e lembranças (a teoria) dos fatos e acontecimentos (de tudo) na vida de Jane e Hawking.

Para os amantes de ciência, é inevitável a atração por assistir ao filme. Por isso, vale ressaltar que há pouca informação sobre os trabalhos de Hawking durante o longa. Alguns diálogos são inteligentes e sarcásticos, como a explicação de Hawking sobre o que é cosmologia. Outra informação importante: você não deve esperar um filme melodramático; ao contrário, ele é bem equilibrado, com pitadas de humor, demonstrações de estima e também toda a narrativa da difícil luta contra a sua doença avassaladora.

Como a abordagem dos temas científicos é escassa, fora um detalhe ou outro, não há qualquer ressalva quanto aos conceitos descritos no filme. Contudo, é praticamente impossível abordarmos temas como buracos negros, início do universo e natureza do tempo sem aflorar o interesse até dos mais desinteressados.

Vale a pena assistir a este filme!

Pendulo de newtom em prata para aprender fisica
O Pêndulo de Newton é um dispositivo que recebe o nome do físico, por demonstrar empiricamente a conservação do momento e da energia.

 

2 - Isaac Newton – o último mágico

Isaac foi o mais brilhante físico e matemático de sua época. Com apenas 26 anos, ele foi professor em uma das melhores universidades do mundo; quando morreu, aos 84 anos, ele era considerado o cientista mais poderoso da Europa. Coisa rara, ele tinha recusado tomar ordens religiosas, ao contrário da tradição dos professores de até  então, e vivia em sociedade, ocupando cargos bastante influentes.

Apesar desse poder imenso, nunca chegou a publicar metade do que escreveu em vida: diversas notas dispersas, cadernos, rascunhos de livros, cálculos, uma vida inteira de trabalho. Não publicou e nem queria publicar.

Para conhecer um pouco mais da história dele, aconselho assistir ao filme Isaac Newton, O Último Mágico! O documentário, que foi produzido pela BBC, retrata a vida de um dos maiores físicos do mundo e como ele chegou a importante formulações, tais como a Lei da Gravitaçao Universal e as 3 Leis de Newton, que envolvem aceleração, inércia e força. O filme também retrata o seu lado astrônomo, você sabia que ele foi responsável pelo telescópio que usamos até hoje? Além disso podemos conhecer seu lado alquimista e ocultista, daí vem o título do filme. Não deixe de conferir!

3 - O incrivel Particle Fever, sobre o funcionamento do acelerador de partículas

Assim como filme de Newton este é um documentário, mas ao contrário dele, este trata de um tema bastante contemporâneo! Ele cumpre a difícil missão de explicar o funcionamento do acelerador de partícula LHC (Large Hadron Collider). O diretor do documentário, Mark Levinson visitou o centro de pesquisas que abriga o LHC (Cern) diversas vezes entre os anos de 2007 e 2012, quando os cientistas encontraram o Bóson de Higgs.

O documentário tem uma linguagem acessível, que consegue transmitir com precisão o conhecimento sobre técnicas e procedimentos para qualquer um, inclusive para quem não entende de física. Ele acompanha mais de perto alguns dos cientistas que fazem parte do projeto, que pode representar a grande descoberta de todos os tempos ou um assombroso e caro fracasso.

A obra é indicada para quem quer aprender mais da física moderna, o cotidiano científico, a divisão de átomos em micropartículas e os mais controversos dilemas sobre o nosso universo.

o que a fisica estuda: astronauta em marte
Cientistas há muito tempo especulam sobre a possibilidade de vida em Marte, devido à proximidade e algumas similaridades do planeta, com a Terra.

4 - Perdido em Marte

Este filme é uma ficção científica que mostra a exploração do universo pelos seres humanos. Nesse filme, um astronauta fica preso em Marte após uma tempestade de poeira, a qual seus companheiros acreditam tê-lo matado. Sozinho e perdido no planeta vermelho, esse homem deve enfrentar uma série de desafios para sobreviver nesse novo mundo.

O interessante é que o astronauta, formado em botânica, elabora estratégias com base em todos os seus conhecimentos científicos para sair dessa situação, como a construção de uma estufa para plantar batatas. Interessante, não?

Questões relacionadas às mais diversas dinâmicas orbitais, radiação, reações químicas e tecnologia aeroespacial são cruciais dentro deste filme, trazendo informação e entretenimento simultaneamente. Você não pode deixar de conferir!

tipos de movimento fisica e o astronauta no espaco
Astronauta da NASA durante spacewalk.

5 - Interestelar

Finalizando nossa lista de filmes imperdíveis na área de física, vamos falar sobre Interestelar! Esta produção, dirigida e roteirizada pelos irmãos Nolan (conhecidos por dirigir Inception, Dunkerque, Batman Begins entre outros),  foi bastante elogiada e vencedora de um Oscar! Com um enredo apocalíptico, a obra mostra o planeta Terra prestes a entrar em colapso pela falta de alimento e água: em paralelo a esses acontecimentos, temos o aumento de doenças e pragas que assolam as poucas terras cultiváveis.

Por conta disso, alguns cientistas estão em busca de um novo planeta para habitar, quando se deparam com a possibilidade de desbravar o planeta Saturno. A equipe de tripulantes da missão é formada por uma bióloga, um ex-piloto da Nasa, um cientista, um físico planetário e dois robôs, que precisam avaliar as condições de outros planetas para que a espécie humana continue sobrevivendo.

Embora não se tenha a figura de um importante cientista físico no centro da trama, o filme Interestelar faz uso de diversas teorias que conhecemos ainda hoje em dia, algumas que foram criadas e descobertas, como por exemplo, por Stephen Hawking. Isso aconteceu porque um dos colaboradores da produção, Kip Thorne, foi colega de trabalho de Hawking e é um dos maiores especialistas científicos norte-americanos sobre os temas abordados no longa-metragem. É por essa razão que assuntos como ondas gravitacionais, buraco negro e relatividade geral são tão bem explicados e, principalmente, aplicados ao longo das cenas presentes no filme.

Viu só como não faltam longas sobre física para você ver e, de quebra, impulsionar o aprendizado sobre os mais diferentes conceitos aprendidos em sala de aula? Portanto, não deixe de assistir a todas as nossas sugestões! Como você pode verificar que muito além de trazer conhecimentos específicos sobre a área, essas obras trazem histórias de personagens e acontecimentos que representam o desenvolvimento desse campo de conhecimento e algumas de suas maiores polêmicas.

E se você tem outras dicas de produções cinematográficas para compartilhar conosco? Se sim, então venha deixar um comentário no nosso post e nos diga se você gostou e nos indique mais filmes no mesmo estilo e gênero!

Prepare a pipoca e bom filme!

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

4,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Thalita

Jornalista brasileira radicada na França! Apaixonada por moda e culinária, viajante em busca de novas experiências e tendências!