Uma vez que vivemos na era da modernidade, em que tudo acontece a uma velocidade incrível, sabemos que a maioria dos jovens adoram estar conectados dia e noite para não perder nenhuma novidade. Mas vocês imaginavam que é possível aprender via aplicativos?
Os celulares podem funcionar como uma grande distração para quem tenta se aprofundar na matéria mas não consegue. Porém, com o avanço das novas tecnologias, podemos utilizá-los como um grande aliado.
Sendo assim, com a ajuda do seu aparelho é possível aumentar a sua produção, melhorar as suas notas e te ajudar a entender tudo sobre física e vestibular!
Muitas pessoas têm bastante dificuldade em conseguir aprender de uma forma mais tradicional, ou procuram técnicas e maneiras mais interessantes de reforçar um assunto mais específico.
Listamos abaixo, em nosso artigo, os melhores apps que contém diversos temas bem explicados e contam com exercícios para você entender tudo de uma maneira bem mais simples.

Quais os benefícios dos aplicativos para aprender física ?

Celulares podem se transformar em um grande aliado durante o aprendizado.
Uma grande quantidade de aplicativos para estudar estão disponíveis e a boa notícia é que a maioria deles pode ser usada de forma gratuita, mas fique atento ! Algumas funcionalidades extras podem ser pagas.
O bom é que, como é pelo celular, você consegue praticar em qualquer lugar: no ônibus, no sofá, durante uma viagem… as opções são infinitas.
De maneira cativante, no sentido de incorporar os conhecimentos, as ferramentas ajudam na objetividade da assimilação do conteúdo pelo estudante e, diferentes do no material impresso, os aplicativos sofrem melhorias e atualizações constantes! Sendo assim, o estudo da matéria se torna mais fácil.

Quando você está estudando online, um dos maiores desafios está em manter a concentração nos estudos e não dispersar nas redes sociais, nos jogos ou nas outras funcionalidades do computador ou celular.

O que é um bom aplicativo de exatas ?

Alguns pontos são de extrema importância na hora de escolher um app para te ajudar a estudar física!
A proposição de temas é o primeiro fator a se pensar. O que cai mais em física no Enem? Física mecânica? Físico-química? Física em vestibular? Física Interativa? Procure se informar se a aplicação escolhida abrange um ou mais sujeitos ao qual você esta interessado em se aprofundar.
Outro ponto importante é a seleção de níveis, afinal, você não vai começar estudando astro física sem antes saber o que é física e como estudar física, por exemplo.
Dê preferência a aplicativos que sejam lúdicos, que privilegiem a chamada gamification (maneira interativa de engajar, comprometer e aprender). A assimilação de conteúdo é consideravelmente mais fácil quando feita desta forma. E por último, mas não menos importante, verifique se suas aplicações te oferecem as opções de lembretes, ou alertas. Assim você poderá montar um plano de estudos baseado em seus horários disponíveis.

O primeiro passo para obter sucesso ao estudar e revisar via apps é montar um cronograma com datas e disciplinas. Você pode, por exemplo, fazer uma tabela com os temas de física específicos que devem ser estudados em determinados dias.

Como e quando optar pelo uso de app de física para estudar ?

Sem dúvida, adotar uma aplicação para o aprendizado da física, é um diferencial. Os aplicativos podem vir a complementar os conteúdos já ensinados anteriormente e ajudam a assimilar de forma lúdica o conteúdo que foi aprendido.
A utilização de apps é indicada para as pessoas que encontram dificuldade com o material impresso e não contam com muito tempo disponível para revisar, sendo assim a revisão, ou aprendizado, podem ser feitos em qualquer lugar. Basta ter um smartphone e acesso a internet, ou as vezes o acesso online nem se faz necessário.

 

O pêndulo de Newton pode ser utilizado para explicar alguns conceitos da mecânica, como a conservação de energia e o momento linear. Os pêndulos ficam a uma distância em que as esferas, quando em repouso, encostam umas nas outras.

Lista dos principais aplicativos para estudar física:

Phun

Você acredita que estudar física é muito chato? Se você pensa assim é porque você ainda não conhece a aplicação Phun.
Este app é a mais pura mistura de diversão com aprendizagem. Um bom jogo com toda a intuição da física básica e da física mecânica.
Com ele você pode utilizar modelos já prontos, criar suas próprias experiências e descobrir como funciona este universo envolvente.
Imagine, poder interagir com todos os objetos a sua volta, interferindo nas leis da física? Fazer simulações e criar efeitos realistas. Bom, com este aplicativo você é capaz de fazer tudo isto e tudo o mais que sua criatividade pode te permitir.
Você poderá gerar planos, esferas, correntes, molas, fixar pontos e tornar resistência do ar. De início a aplicação pode parecer bem trabalhosa, mas com um pouquinho de prática você aprende a por todas as suas ideias em prática. Embora não tenha um objetivo a ser fixado; a aplicação pode te render horas a fio estudando movimentações e interações físicas.
Entre alguns conceitos envolvidos na aplicação estão a gravidade, a movimentação de fluidos e a tão conhecida leis de Newton: inércia, F=ma, ação e reação.

PhEt

A aplicação PhEt - Physics Education, é um app desenvolvido pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que tem como objetivo promover a educação nas principais leis da física através de uma série de simulações divertidas e interativas, feitas com Java.

Trajetórias de projétil, ondas eletromagnéticas, construção de circuitos elétricos, efeito estufa, força e atrito são apenas algumas das simulações incluídas no Phet.

Uma das vantagens do app Phet é que ele pode ser acessado off-line: você pode criar um ícone de acesso direto na sua área de trabalho. Outro ponto forte é que você pode usar qualquer navegador da Web para poder explorar e executar suas simulações!

FlaiL

O aplicativo FlaiL talvez seja uma das ferramentas mais interessantes desta lista. O jogo, sim este é um app em que você aprende jogando, não tem o melhor dos gráficos e tem cara de jogo antigo, dos anos 80 e anos 90!
Ele é um game de táticas e muito raciocínio, pois são oitenta fases com diversos obstáculos e lógicas diferentes para testar suas habilidades. Apesar de cada fase ter um objetivo – chegar até uma luz vermelha é um exemplo– todas possuem um item que a torna ainda mais difícil que a anterior. Isso porque, às vezes a força da gravidade está ao contrário (viu aí a física atacando novamente?), ou seja, ao invés de cair, você sobe.
Uma das grandes vantagens deste app é a jogabilidade: você pode fazer partidas em até três pessoas simultaneamente.
Desafiar as leis da física nunca foi tão divertido!

Look física

Voltado para um público que está as portas do Enem, o Look Física é um aplicativo muito utilizado por alunos e professores. Esta ferramenta conta com uma interface bem simples de utilizar. Com cinco abas, ele reúne fórmulas básicas usadas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Cada aba contém um ramo da matéria, como mecânica, óptica, ondulatória, termologia, elétrica etc. Um adendo: este app, infelizmente, não conta com exercícios a serem resolvidos, mas conta com várias fórmulas já prontas para serem consultadas. O aplicativo é gratuito!

Weight

O Weight é um aplicativo para o ensino de física bem específico e direcionado para o ensino sobre peso, massa e força da gravidade relacionado ao efeito e altitude comparando múltiplos planetas.
O professor tem uma variedade de instrumentos e através da queda livre de um corpo os alunos podem entender o efeito da gravidade em diferentes cenários. Este aplicativo oferece amplas oportunidades para experimentar vários cenários e comparar os resultados entre os planetas e as altitudes variadas, incluindo cenários de microgravidade e quase ausência de gravidade.
Interativamente, por exemplo, você pode pesar objetos e comparar massa na Terra, na Lua e em outros planetas usando balança, balança de mola e balança de prato
Está em inglês, mas é muito intuitivo e fácil de usar. E o melhor, ele é de graça.

 

O professor de exatas mais inteligente de todos
O famoso cientista Albert Einstein foi capaz de estabelecer a relação de proporcionalidade entre massa e energia por meio da sua fórmula mundialmente conhecida: E = mc².

Nunca se esqueça: para poder estabelecer uma rotina e se comprometer a cumprir um tempo mínimo de estudo diário utilizando as aplicações como ponto de apoio pode parecer bastante difícil no começo. Depois de algum tempo utilizando as aplicações todos os dias, isso se tornará um hábito. Você perceberá que, ao revisar o conteúdo ensinado, seu raciocínio ficará muito mais afiado, de forma que os problemas de Física não serão mais tão desafiadores quanto antes.

Boa sorte e bons estudos!

 

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

4,60/5 - 5 nota(s)
Loading...

Thalita

Jornalista brasileira radicada na França! Apaixonada por moda e culinária, viajante em busca de novas experiências e tendências!