Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os físicos mais célebres do mundo?

De Marcia, publicado dia 18/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Conheça os físicos que fizeram a diferença para a humanidade

Frequentar as aulas de física pode não ser a tarefa mais agradável do mundo, mas a importância dessa ciência para a humanidade é inegável. Prova disso são as grandes descobertas, como a teoria da relatividade e a gravitação universal.

Talvez esses grandes físicos, que realizaram tais descobertas, tenham sido alunos normais em sua época escolar. Até certo ponto, eram pessoas comuns, como eu e você, mas que tinham uma inteligência excepcional e uma grande paixão pela física.

É claro que você não precisa se apaixonar pela física tanto quanto eles. Aliás, gostar da matéria em uma medida que torne as aulas suportáveis já é um começo. Mas à medida que o seu interesse aumenta, você vai perceber como as coisas fluem muito melhor quando envolvem amor e dedicação.

Para você se inspirar, separamos abaixo um resumo com os principais físicos de todos os tempos. Acompanhe!

Físicos famosos: Albert Einstein e sua importância histórica

Criador da equação mais famosa do mundo, relevante para a descoberta da mecânica quântica, desenvolvedor da teoria da relatividade… assim foi o famoso físico alemão Albert Einstein, que praticamente mudou o conceito da linearidade do tempo.

Albert Einstein é um dos nomes mais falados na aula de física.

Pela teoria da relatividade, o tempo não passa na mesma velocidade para todos. Ele passa mais rápido para quem está correndo do que para quem está parado, por exemplo. Entretanto, como essa diferença é mínima, normalmente não nos damos conta dela. Mas o não conhecimento dessa questão poderia provocar um atraso significativo no horário dos satélites que monitoram os aviões, por exemplo.

Quando descobriu que as leis de Newton não satisfaziam pequenos átomos, Einstein, juntamente com outros estudiosos, começou a desenvolver a mecânica quântica. Assim, surgia uma nova era relacionada à física: a física moderna. A era clássica de Galileu Galilei e Isaac Newton agora cedia espaço a uma outra vertente. Seus estudos relacionados à física atômica teriam fornecido as bases para a construção da bomba atômica.

Você sabia que Einstein já esteve no Brasil? Ele veio ao Rio de Janeiro em 1925 e sua estadia incluiu a visita a alguns importantes pontos turísticos culturais, alguns debates e participação em programa de rádio. Depois, seguiu para outros países da América Latina, sempre falando da importância da física, de maneira simples, para se fazer entendido pelo cidadão comum.

Seu trabalho e dedicação lhe renderam um prêmio Nobel da física, em 1921. Além disso, também foi contemplado com outros troféus e medalhas, além de receber homenagem de meios de comunicação distintos.

Hoje, existe um prêmio que leva o seu nome e um elemento da tabela periódica chamado “einstênio”. Um verdadeiro exemplo de dedicação e amor pela física.

A influência de Stephen Hawking no estudo da física atual

Stephen Hawking foi comparado com Einstein quando tinha apenas 6 anos de idade. Nascido na Inglaterra, o menino demonstrava inteligência excepcional desde cedo, quando logo na primeira infância, se interessava pela construção de trens de brinquedo.

Seu pai era médico e queria que o filho seguisse seus passos. Mas a sua vontade era outra: queria estudar matemática e, na falta dessa opção na universidade que escolheu, acabou cursando física. Hawking ganhou uma bolsa para a graduação e, a partir daí, não parou mais de estudar, tendo se tornado mestrado, doutorado e pesquisador.

Aos 21 anos, descobriu que padecia de uma doença degenerativa, que reduzia drasticamente sua expectativa de vida. Entretanto, contrariando a medicina, viveu até os 76 anos. Mas a doença lhe causou a perda progressiva dos movimentos do corpo. Em seus últimos anos, movimentava apenas os músculos de uma das bochechas, o que lhe permitia se comunicar através de um computador especial.

Seus estudos sugeriam que nem tudo o que cai em um buraco negro está perdido para sempre. Segundo ele, é possível recuperar a radiação emitida por corpos engolidos por tais estruturas. Entretanto, as informações sobre esses corpos, essas sim, jamais poderiam ser recuperadas.

Dizia ainda que cada partícula que cai em um desses buracos, leva consigo um pouco de sua energia, sugerindo que eles poderiam desaparecer após o contato com muitos corpos. Além das pesquisas, Hawking se dedicava a escrever livros. Ele queria que a física se tornasse acessível a todos através de suas publicações.

Stephen Hawking publicou alguns livros durante sua trajetória.

Enquanto muitos se preocupavam em estudar o Big Bang, ele desejava entender o que havia antes de sua origem. Sua doença jamais foi empecilho para que ele se tornasse um nome lembrado de geração em geração, pela diferença que fez na história das descobertas da física.

Marie Curie: seu legado e suas descobertas científicas

Para provar que a física não é um campo destinado exclusivamente aos homens, surgiu Marie Curie. Ela conseguiu entrar em uma universidade em uma época na qual esses ambientes eram destinados apenas ao sexo masculino e foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel da física.

Foi graduada na Universidade de Paris, em física, química e matemática. Casou-se com Pierre Curie (daí a origem do seu sobrenome), que também era físico, recebendo a sua ajuda para conseguir um espaço para trabalhar.

Após a viuvez, ela passou a ocupar o cargo de professor que até então era do marido. Ela também foi a primeira mulher a se tornar professor universitária à época.

Marie Curie é conhecida pela descoberta de dois elementos químicos: o polônio (que recebeu esse nome em homenagem à terra natal de Curie) e o rádio (cujo nome deriva de radiação). Aliás, Marie Curie foi a primeira a cunhar o termo “radiação”.

Abriu-se então um novo campo para a ciência: os estudos relacionados a radioatividade. Ela defendia que os raios-X deveriam ser usados em prol da humanidade e enviou máquinas móveis de radiografia aos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, para tratar os soldados feridos.

Se hoje em dia, temos acesso fácil a exames de raio-X, devemos tudo isso a Marie Curie. Os tratamentos de quimioterapia também tiveram sua influência. Contraditoriamente, Curie faleceu de leucemia, causada pela superexposição a radiação que o seu trabalho lhe exigia.

Max Planck, o pai da mecânica quântica!

Max Planck tinha interesse pela física desde cedo e persistiu em estudá-la na faculdade, mesmo depois de ouvir de um professor que tratava-se de um campo já demasiadamente defasado. Ele sempre foi um excelente aluno e mesmo após descobrir seu talento musical, ainda preferiu a física.

Seus principais estudos estavam relacionados à física quântica. Dedicou-se a estudar os corpos negros, até descobrir a lei da radiação quântica, que se referia a radiação desses corpos. Foi o primeiro a quantizar a energia, em partículas que mais tarde seriam chamadas de fótons.

O cálculo da energia passaria então a ser feito a partir de uma fórmula que levava em consideração o comprimento da onda e a temperatura do corpo.

E=h.f é conhecida e utilizada até hoje como a “constante de Planck”. Ela teria ajudado a resolver o problema da catástrofe ultravioleta.

Podemos considerar que Planck e Einstein trabalharam juntos, já que um reconhecimento mútuo os teria levado a algumas descobertas.

Planck se opôs ao nazismo e Hitler, o que fez com que seu filho fosse acusado por um atentado ocorrido contra o líder à época. Foi então condenado à execução.

Desde então, o pai perdeu a vontade de viver, e passou seus últimos anos na simplicidade, em uma pequena cidade, ao lado da esposa.

Física, eletricidade e Nikola Tesla

Você acreditaria se eu lhe dissesse que não foi Thomas Edison que inventou a luz? Na verdade, essa e muitas outras descobertas pode ser atribuída a Nikola Tesla, embora ele nem sempre tenha sido reconhecido pelos seus feitos.

A Bobina de Tesla é uma das invenções mais conhecidas na física.

Tesla e Edison travaram a chamada “guerra das correntes”, enquanto esse defendia a contínua e aquele, a alternada. Ao final, o sistema considerado mais eficiente foi a corrente alternada de Tesla. Por isso, ele pode ser considerado o pai da eletricidade.

Outra invenção notável do físico foi a lâmpada fluorescente, que foram popularizadas como uma alternativa mais luminosa e barata.

A Bobina de Tesla, descoberta em 1890 possibilitou o funcionamento dos primeiros transmissores de rádio. Em geradores de alta tensão, ela é utilizada até hoje. Tudo isso, a partir de um sistema simples que poderia ser reproduzido até mesmo de forma caseira, se não fosse o risco de queimaduras.

Ao final de sua vida, desenvolveu uma doença que lhe deixou extremamente sensível à luz, privando-o de vivenciar sua própria invenção.

O maior físico do mundo: saiba tudo sobre Isaac Newton!

O nome de Isaac Newton está associado a lei da gravitação universal. Ele foi um dos mais importantes físicos da história, já que trata-se de algo que praticamente rege o universo.

Newton já nutria interesse pela matemática desde cedo. Tanto que ele se recusou a tocar os negócios da família quando do falecimento do padrasto. O pai havia falecido alguns meses antes do seu nascimento. Estudou física, ora na universidade, ora sozinho na casa de interior na qual vivia com a mãe.

Newton foi um grande gênio, à frente da sua época.

E ao que tudo indica, a história da maçã que ele viu cair de uma árvore é verídica. A ideia de estudar a gravidade teria surgido a partir de tal fato. Essa lei explicaria por que a órbita dos planetas que são atraídos pelo Sol tem a forma elíptica.

Além disso, descobriu também a lei da inércia, a lei da dinâmica e a lei da ação e reação – conhecidas como as três leis de Newton.

Viu só como não faltam inspirações para você frequentar suas aulas de física? E você, que já gosta da matéria, teria mais algum físico inspirador em especial? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar