Seu filho sabe o que é a tabela periódica? Eles entendem a gravidade, magnetismo ou estados da matéria? Eles sabem quem é Isaac Newton e tudo sobre a lei do movimento de Newton? Você já conversou com seu filho sobre a Terra e os planetas em nosso sistema solar?

Se a resposta for não, não se preocupe! Seu filho ainda pode se tornar um grande cientista.

Estamos prestes a ver como - com uma variedade de jogos científicos, atividades científicas, idéias de projetos para feiras de ciências e experimentos científicos - é divertido ensinar jovens cientistas fatos científicos relacionados à Física.

Forme os futuros cientistas na sua sala de aula

O que é física?

A física é um ramo da ciência que estuda matéria e movimento (das menores moléculas e átomos às maiores estrelas e do universo) e como elas interagem com energia e forças. Física não é uma ciência fácil. É um assunto enorme e complicado que incorpora muitos ramos, como eletricidade, astronomia, movimento, ondas, som e luz . Mas por que as crianças precisam conhecer o mundo e essa ciência interessante com tanto detalhe?

A ciência não é normalmente descrita pelos jovens estudantes como a matéria mais divertida e a Física é geralmente vista como uma área desafiadora da ciência, à frente da Biologia e da Química, por exemplo.

No entanto, com o uso de jogos, experimentos de laboratório e outras atividades divertidas para ajudar a explicar a Física, a maioria das crianças concorda que a ciência para crianças é um assunto fascinante e divertido. Além disso, a maioria das crianças não cresce amando espaço, carros, modelos de avião? Esse interesse será alimentado ainda mais por aprender sobre os assuntos importantes cobertos por um currículo de Física.

Os físicos, cientistas especializados em Física, usam testes e pesquisas científicas para explicar como o mundo ao nosso redor funciona, o que é fascinante para todos, independentemente da sua idade. Muitas de nossas tecnologias modernas derivam de descobertas científicas - os engenheiros desse campo usam a física para ajudar a projetar aviões, carros, satélites, edifícios e eletrônicos, como computadores e telefones celulares.

Se as crianças já são fascinadas pela mecânica, a Física Quântica certamente as atrairá.

Aqui estão os principais tópicos que crianças e adultos estudarão como parte de qualquer curso de Física:

  • Movimento
  • Eletricidade
  • Energia
  • Astronomia
  • Ondas e som
  • Luz e óptica
  • Física Nuclear e Relatividade

Agora vamos descobrir mais sobre como as instituições que oferecem Física abordam o ensino de física para jovens estudantes!

Que tal entender melhor como é formado o mundo?

Física Quântica Para Crianças

Um dos principais tópicos sobre os quais as crianças aprenderão na aula de Física é a Mecânica Quântica ou Física Quântica, o ramo da Física relacionado a pequenas partículas. O que poderia ser mais perfeito para essas pessoas pequenas e em crescimento do que começar com os menores átomos fundamentais?

Na escala minúscula de átomos e elétrons, muitas das equações da mecânica clássica que as crianças ou seus pais podem ter aprendido no passado se tornam irrelevantes. Na mecânica clássica, os objetos existem em um local específico em um momento específico, mas na Mecânica Quântica, os objetos simplesmente existem em uma névoa de probabilidade. Isso significa que eles só têm uma certa chance de estar em um determinado ponto, outra chance de estar em outro ponto e assim por diante. Não parece muito científico ou preciso, não é mesmo?

De maneira controversa, ao longo de algumas décadas, o conjunto inicial de explicações matemáticas de experimentos que a matemática da mecânica clássica não pôde explicar emergiu no início do século XX e, em seguida, vários cientistas contribuíram para a fundação de três princípios revolucionários que gradualmente se tornaram aceitos como verdadeiros entre 1900 e 1930.

Os professores ensinarão seus alunos sobre esses três princípios revolucionários que se enquadram no ramo da Física Quântica e que são:

1 - Propriedades quantizadas:

Certas propriedades, como posição, velocidade e cor, às vezes só podem ocorrer em valores específicos e definidos, como um mostrador que 'clica' de um número para outro. Isso desafiava uma suposição fundamental da mecânica clássica, que dizia que essas propriedades deveriam existir em um espectro suave e contínuo. Para descrever a ideia de que algumas propriedades 'clicaram' como um mostrador com configurações específicas, os cientistas cunharam a palavra 'quantizada'.

2 - Partículas de luz:

Às vezes, a luz pode se comportar como uma partícula. Isso foi recebido inicialmente com críticas severas, pois era contrário a 200 anos de experimentos mostrando que a luz se comportava como uma onda, bem como ondulações na superfície de um lago calmo. A luz comporta-se de maneira semelhante, pois ricocheteia nas paredes e se curva em torno dos cantos, e que as cristas e vales da onda podem somar ou cancelar. Cristas de ondas adicionadas resultam em luz mais brilhante, enquanto as ondas canceladas produzem escuridão. Uma fonte de luz pode ser pensada como uma bola em uma vara sendo imersa ritmicamente no centro de um lago. A cor emitida corresponde à distância entre as cristas, que é determinada pela velocidade do ritmo da bola.

3 - Ondas de matéria:

A matéria também pode se comportar como uma onda. Isso foi contrário aos aproximadamente 30 anos de experimentos que mostram que a matéria (como elétrons) existe como partículas.

Mesmo em brinquedos que parecem simples, existem muitos princípios físicos

Experiências de física para crianças

As crianças gostam de fazer perguntas. Mesmo aos dois ou três anos de idade, quando começam a falar, muitas crianças começam a responder a qualquer coisa que você diz com 'por quê?'!

Suas mentes curiosas se desenvolvem a partir do momento em que nascem e passam os primeiros anos tentando absorver o máximo possível do mundo. Isso não para quando eles começam a escola e começam a aprender sobre assuntos e conceitos inteiramente novos; na verdade, isso os deixa mais interessados ​​em explorar mais sobre o mundo em que vivem.

Em um mundo ideal, pais e professores querem incentivar as crianças a sempre:

  • ouvir
  • observar
  • explorar
  • experimentar
  • reinventar
  • testar
  • avaliar
  • questionar
  • pensar criticamente
  • e mais…

Graças à física e às muitas perguntas que incentiva, fazer as crianças pensarem fora da caixa não é tão difícil quanto parece à primeira vista, especialmente quando você introduz um experimento divertido na mistura, em vez de apenas trabalhar a partir de planilhas.

De catapultas a foguetes, estrelas a planetas, você encontrará algo que anima as crianças a aprender sobre Física em casa ou na sala de aula, basta começar! Dê uma olhada em algumas das divertidas experiências, jogos e questionários que descobrimos, que podem contribuir para a diversão de educar seus filhos sobre Física!

Dos foguetes ao sistema solar, haverá algo no currículo de Física que atrairá seu filho.  Com a ajuda dessas atividades práticas, incentive seus filhos a fazer previsões, discutir o que viram e aprenderam e testar novamente suas idéias para absorver o máximo de informações possível. A ciência costuma ser uma coisa misteriosa para as crianças contemplarem e, naturalmente, elas adoram descobrir as coisas por conta própria (com sua ajuda e supervisão, é claro!).

Existem tantos tipos diferentes de experimentos científicos interativos que podem ser tentados na sala de aula ou em casa, mas aqui está apenas uma idéia que deve começar a dar o pontapé inicial em termos de descobrir mais sobre o movimento. Além disso, a maioria das pessoas já terá o equipamento necessário, o que significa que isso pode ser facilmente configurado como uma atividade diurna rápida depois da escola, durante o fim de semana ou nas férias escolares.

Pode até valer a pena fazer isso uma noite para se juntar a alguma preparação física ou lição de casa, para que seu filho possa ir no dia seguinte e contar ao professor o que aprendeu.

Desafio de engenharia da queda de ovo

Do que você vai precisar? Ovos, Materiais artesanais, como caixas de papelão, algodão, esponjas, etc

Como funciona? O objetivo deste projeto científico é criar um recipiente que coloque com segurança um ovo cru (ou cozido, se preferir menos bagunça) no chão quando ele cair do alto.

A beleza deste projeto é que você pode permitir que as crianças sejam tão criativas em seus projetos quanto quiserem, transformando a fase inicial em mais uma arte conjunta. Você pode incluir alguns desafios ou regras sobre como eles devem usar uma caixa de papelão no design ou usar esponjas.

Você também pode definir critérios para o desenho de cada projeto. Para aumentar o sucesso da sua exploração, dê um tema ao seu ovo, colorindo a casca ou decorando a sua "nave". Outra possibilidade divertida é tentar soltar os ovos de diferentes alturas. O estofamento de ovo que resiste a mais quedas é o vencedor!

A física do Ensino Médio pode ser mais fácil se começar cedo a curiosidade

Jogos de Física para Crianças

Não são apenas os experimentos e descobertas extremamente impactantes, mas desfrutar de alguns jogos divertidos de ciências também pode ajudar seu filho a aprender mais sobre ciência e tecnologia.

Há uma variedade de atividades online gratuitas para experimentar na forma de aplicativos, sites e outros softwares, com algo para todos os gostos e idades. Se seu filho é fascinado por animais, carros, plantas, espaço, ímãs, luz, música, bolhas, reações químicas ou outros tópicos relacionados à ciência, você certamente encontrará uma atividade educacional que os manterá entretidos.

Aqui temos algumas sugestões de alguns dos aplicativos e jogos disponíveis para você e seus filhos experimentarem.

A maioria dos jogos é grátis ou relativamente barata para baixar. Procure aplicativos ou jogos divertidos que seus filhos possam desfrutar enquanto aprendem algo muito importante sobre o mundo.

  • Aplicativo: Máquinas da Tinybop - iOs e Android - Faixa etária: 4+

O aplicativo apresenta os elementos da mecânica básica - alavancas, polias, rodas e eixos, parafusos, planos inclinados e cunhas - que são usados ​​para resolver pequenos quebra-cabeças lúdicos de física, como quebrar pedregulhos de gelo abertos com cunhas ou usar alavancas para cercar para um castelo. Você sabe, coisas típicas do mundo real que seu filho talvez tenha que enfrentar um dia. :)

  • Aplicativo: Thinkrolls - iOs e Android - Faixa etária: 3-8

O título do aplicativo de física refere-se às bolas que as crianças selecionam para começar o jogo. O personagem rola através dos níveis, encontrando obstáculos que são superados pela aplicação criativa de conceitos básicos de física (por exemplo, faça algo cair, salte e pise em outra coisa) Não há pontuação para que as crianças não fiquem competitivas - apenas mais inteligentes.

  • Crayon Physics Deluxe - Linux, Mac e Windows - Faixa etária: 8+

Os pais precisam saber que o Crayon Physics Deluxe é um jogo de quebra-cabeça que pode ensinar aos seus filhos um pouco de física online. A brincadeira é baseada em desenhos, em que o cursor se torna um giz de cera e, depois que você desenha algo, ele imediatamente assume massa e peso. Os quebra-cabeças começam fáceis, mas ficam cada vez mais difíceis.Embora crianças de 6 e 7 anos possam jogar os primeiros níveis, os últimos são melhores para crianças a partir de 8 anos Como não há história por trás do jogo, este é um game melhor jogado por crianças que gostam de fazer quebra-cabeças.

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 3 nota(s)
Loading...

Ligia

Jornalista e especialista em educação e comunicação digital. Apaixonada por aprender, gosta de conhecer novos lugares, ler, escrever e entender como as coisas funcionam.